Revista Zap Imóveis » Reforma & construção

Textura em paredes e fachadas

publicado em 26/01/2008 às 0:00 ,
atualizado em 26/01/2008 às 0:00
por Mariana Londres | Fonte: Jornal da Tarde

Comentar
DivulgaçãoPrédio projetado por Paulo Lisboa com revestimento em textura acrílica

Conhecido popularmente como grafiato, a massa acrílica riscada ou textura riscada ou em relevo ganha cada vez mais adeptos, principalmente para o revestimento de paredes externas e de fachadas.

O termo grafiato vem do nome de uma textura da marca Reviplast e acabou virando sinônimo de textura riscada, como aconteceu com diversos produtos como as palhas de aço (Bombril) e os alvejantes (Cândida).

O principal motivo da popularidade da massa acrílica é a sua durabilidade, o que, em fachadas e paredes externas, é potencializado pela repelência à água. Dentro de casa, a textura virou moda, mas fabricantes e arquitetos garantem que a preferência dos consumidores ainda é para o uso externo.

“Dentro de casa o grafiato pode ser usado, mas sem excesso. Em um ambiente mais rústico, como uma casa de praia e combinado com um piso de pedra, por exemplo, o resultado é muito bom”, explica o arquiteto Paulo Lisboa, vice-presidente de planejamento da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea).

Outro ponto forte da textura é o custo-benefício. Apesar de ser mais cara do que a tinta acrílica, a massa acrílica ébem mais barata que outros revestimentos e oferece uma boa proteção para as fachadas, especialmente em prédios, que têm áreas maiores para serem revestidas. “A textura é uma boa solução, principalmente para regiões como São Paulo. Pode ser composta com outros materiais, até de custo maior, e fica
valorizada na composição”, diz Lisboa.

O segredo da durabilidade e da resistência à intempéries da textura é a sua composição, uma resina misturada com cargas minerais quartzoladas de diversas granulometrias a com os pigmentos que dão a cor ao material. Além da durabilidade, a textura praticamente não desbota.

No mercado, são várias as opções do ‘grafiato’. A Suvinil tem
disponível o Texturatto  Renaissance e outras texturas com granulações menores. A Sherwin Williams tem uma textura acrílica chamada texturarte, com cores prontas e mais de mil cores que podem ser feitas pelo sistema Color (tintométrico), o mesmo que faz as cores das tintas da marca.

Há ”mil” opções de cores

Divulgação Casa projetada por Gislene de Paula

A arquiteta e decoradora Gislene de Paula é adepta da textura riscada, ou massa acrílica, para fachadas. “O resultado é tão
bom que estou fazendo na minha própria casa”, diz Gislene.

Para a arquiteta, as grandes vantagens são a durabilidade e o efeito visual, “O efeito é bonito e é um material que dura. É mais caro que a tinta acrílica, mas dura bem mais”, explica. “A questão do acabamento também é importante, a parede não precisa estar lisinha, o grafiato faz o acabamento”, diz.

Dentro de casa, a arquiteta prefere evitar a textura. “Dou preferência a paredes lisas e composição com cores”, completa.

Das cores, a arquiteta Gislene prefere o branco, mas o grafiato
pode ser encontrado no mercado em até mil opções de cores. Se o morador enjoar da cor ainda pode repintar.

Segundo o coordenador da Suvinil Eder Pereira, basta fazer uma limpeza com jato de água e pintar por cima, com qualquer tinta, menos as tintas com acabamento brilho. A limpeza, aliás, deve ser feita periodicamente para tirar o pó. A textura acrílica riscada será um dos temas discutidos pela Associação
Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea) em março,
em um seminário sobre fachadas na capital paulista.

 

 

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentário (1)


  • Francesco disse:    ( 15.03.2012 às 9:18 )

    Gostaria de saber quais as patologias mais comuns em fachadas pintadas com textura. ja vi varias fachadas de predios descascados!
    Como proceder na aplicação para não aparecerem descascados??
    Grato



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel