Revista Zap Imóveis » Reforma & construção

Saiba quais reformas precisam de autorização da prefeitura

Antes de ampliar o seu imóvel é necessário pedir autorização aos órgãos responsáveis. Veja o que deve ser feito para não ter a obra embargada

Tags:

arquiteto

,

autorização

,

auxílio policial

,

avariada

,

área interna da casa

,

árvore

,

caçambas

,

calçada

,

calculadas

,

casa própria

,

Casa&

,

cobrar

,

construção

,

construção civil

,

cumprir lei

,

DESPESAS

,

embargo

,

imóvel

,

interna da casa

,

irregular

,

medidas

,

Minha casa

,

morador

,

notificar

,

obra

,

própria casa

,

prefeitura

,

proprietário

,

reclamar

,

reforma

,

reforma geral

,

regras

,

responsável pela obra

,

taxa

,

vistoriar

publicado em 14/01/2013 às 8:20 ,
atualizado em 14/01/2013 às 8:38
por Verônica Lima | Fonte: ZAP Imóveis

Comentar

Você comprou uma casa mas, acredite, ela não é apenas de sua responsabilidade. Antes de fazer uma grande reforma ou cortar uma árvore é preciso pedir autorização para a Prefeitura. O ZAP Imóveis consultou a advogada Katia Peperaio para explicar o que deve ser feito antes de mudar o visual do seu imóvel e assim evitar multas. É importante lembrar: as leis mudam para cada cidade. As regras abaixo valem para São Paulo.

Procure saber o que deve ser feito antes de mudar o visual da sua residência (Fotos: Thinkstock)

Preciso pedir autorização para trocar o piso da calçada em frente a minha casa?
Katia Peperaio:
Não, mas deverão ser observadas as exigências da Prefeitura. Por lei, o proprietário da casa é o responsável pela manutenção e reforma da calçada à frente de seu imóvel, e para reformá-la deverá observar normas de segurança e utilizar os seguintes materiais autorizados pelo municipalidade:   bloco de concreto intertravado; ladrilho hidráulico; placa pré-moldada de concreto; concreto pré-moldado ou moldado “in loco”. Os pisos de pedra e mosaico português só podem ser mantidos em áreas de preservação histórica, não são mais permitidos em áreas comuns.

O morador pode rebaixar a guia da calçada quando quiser?
Katia: Para rebaixar a guia é preciso que seja feito o pedido também na Prefeitura, que emitirá uma guia de vistoria. Na sequência, um engenheiro irá vistoriar o local para averiguar se é viável ou não o rebaixamento da guia e, caso aprove o pedido, será emitida uma guia de execução, e o rebaixamento será realizado pela própria Prefeitura que, para tanto, cobrará do responsável o valor das despesas, a serem calculadas por m² de calçada.

No caso da calçada avariada ou irregular, a Prefeitura poderá notificar o proprietário?
Katia:
Sim. A prefeitura pode intimar o dono a arrumá-la em 30 dias. Se ultrapassar o prazo determinado, a Prefeitura passará a cobrar uma multa mensal, cujo valor varia de acordo com a ocorrência e o tamanho da calçada.

Ao alterar o tamanho da casa e até de fazer uma reforma geral, quais são os passos que o proprietário tem que tomar para não infringir a lei?
Katia: Toda vez que o proprietário desejar realizar qualquer acréscimo ou supressão de área do imóvel em relação à planta original, deverá solicitar um Alvará de Aprovação de Reforma junto à Prefeitura, mediante a apresentação de um projeto que observe as regras relativas ao respectivo zoneamento, feito por um arquiteto que será o responsável pela obra. Só após a concessão do Alvará é que a obra poderá ser realizada.
É preciso também cuidar do canteiro de obras. Não é permitido obstruir a passagem de pedestres nas calçadas. Deverá ser contratada uma empresa de caçambas cadastrada na Prefeitura.

Para retirar uma árvore da área interna da casa, o proprietário precisa pedir autorização?
Katia: Sim. Para a remoção de árvore plantada na área interna do imóvel deverá ser feita uma solicitação na respectiva subprefeitura, sendo que o engenheiro da Prefeitura irá ao local averiguar e emitir um laudo, caso seja aprovada a remoção da árvore, a Prefeitura emitirá um ofício que autoriza o proprietário a removê-la.

É preciso ficar atento as regras para não causar problemas aos vizinhos

E se ela estiver na parte externa?
Katia: Caso a árvore esteja na parte externa do imóvel, a remoção e poda da árvore será de responsabilidade da Prefeitura, e o pedido poderá ser feito através do site www.prefeitura.sp.gov.br. Nos casos de manutenção e segurança não é cobrada taxa, mas se a remoção for necessária, em razão, por exemplo, de alteração de passagem solicitada pelo proprietário, será cobrada taxa.

O que pode acontecer com o proprietário que não cumprir a lei?
Katia:
Quando o proprietário descumprir as exigências legais, será penalizado. Em quase todas as hipóteses ele poderá sofrer multa, poderá também sofrer o embargo de obra irregular que esteja em andamento, ser obrigado a regularizar a obra que não esteja sendo realizada de acordo com as exigências legais, pagar pelo reparo que a Prefeitura teve que fazer em seu lugar, bem como ter problemas para conseguir um alvará de funcionamento de seu estabelecimento, se for comercial, ou ver negado o financiamento para a venda do imóvel cuja planta original foi alterada sem aprovação da Prefeitura, dentre outros casos.

Posso reclamar se a obra do vizinho estiver me atrapalhando?
Katia: Caso o responsável pela obra não cumpra as exigências legais, pode-se fazer uma denúncia na Prefeitura, sendo que o fiscal do órgão irá averiguar a obra. Se constatar irregularidades, lavrará um Auto de Embargo e Infração e aplicará a multa pecuniária correspondente. Caso necessário poderá também solicitar auxílio policial para cumprir a medida. O embargo só será suspenso após a eliminação das infrações que o motivaram e o pagamento da multa imposta. O vizinho também poderá acionar  o responsável pela obra na Justiça, para obrigá-lo a cumprir as exigências legais, e também pleitear eventual prejuízo material ou moral que tenha sofrido ou evitar  iminente prejuízo que possa vir a sofrer.

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (351)


  • cristian farid disse:    ( 12.07.2014 às 22:39 )

    Queria saber,que começei uma obra e frente da casa ficará no final da rua .so que o vizinho construiu na calçada uma area toda corberta e fechada ocupando toda a minha frente da atual casa a ser construida e ele falou que ninguem tira essa pois ele mora pela lateral do terreno que estou construindo


  • Revista Zap Imóveis disse:    ( 10.07.2014 às 18:40 )

    Olá Orlando,

    confira o link a seguir para saber sobre retirada de árvores: http://revista.zap.com.br/imoveis/saiba-quais-reformas-precisam-de-autorizacao-da-prefeitura/


  • orlando de jesus disse:    ( 08.07.2014 às 21:55 )

    as dicas sao importantes mas e qto a arvore plantada proxima a divisa de dois imoveis e que cause sujeira no vizinho. existe lei para que seja retirada.


  • Revista Zap Imóveis disse:    ( 20.05.2014 às 12:04 )

    Olá Claudia,

    o melhor a se fazer é consultar um advogado especialista em imóveis.


  • claudia rossi disse:    ( 15.05.2014 às 3:00 )

    no fundo da minha casa fiz uma laje pra tomar sol fiz um muro de 1,50 ao redor,agora minha vizinha esta reclamando que eu vou olhar na casa dela,e que ela vai na prefeitura sera que vai dar algum problema pra mim? obrigada


  • elvira disse:    ( 07.05.2014 às 13:15 )

    aqui no jardim imperador na praia grande estão cortando muitas arvores acho absurdo com o calor que faz aqui ainda cortam as arvores eu queria saber se alguem pode impedir isso.


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.02.2014 às 16:21 )

    Olá Maite. Você pode entrar em contato com a Prefeitura para saber que providências podem ser tomadas a respeito deste caso.


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.02.2014 às 11:12 )

    Olá Célia. Não temos uma lista de profissionais para indicar aos leitores, mas você pode buscar referências em seu círculo de amigos e familiares.


  • Célia disse:    ( 07.02.2014 às 0:17 )

    Gostaria de saber se por um acaso vcs tem um engenheiro de confiança para me indicarem com urgência sou do Rio de janeiro !!


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.02.2014 às 17:07 )

    Olá Rosemary. Procure a ajuda de um profissional, como o engenheiro, que possa analisar sua obra e verificar o que pode ser feito para regularizá-la.


  • Caroline Pereira disse:    ( 03.02.2014 às 15:06 )

    Olá Andrea. Procure um advogado de sua confiança e exponha essa situação. Ele poderá ajudá-la.


  • Andrea cardinal disse:    ( 02.02.2014 às 16:57 )

    Oi estou precisando de uma ajuda de um advogado; tenho 4 vaos abertos moro no 2 andar e esse vao aberto dxado pelo arquiteto cai literalmente tudo que jogarem de cima para baixo no minha sacada. Posso fazer algo?, posso fechar esses vaos para minha seguranca e de minha familia com acidentes futuros?


  • Rosemary disse:    ( 28.01.2014 às 18:23 )

    Olá, gostaria de saber sobre a minha obra, ela foi construida há quatorze anos sem escritura e hoje eu quero regularizala mas fique sabendo que o fato de ela ter sido construida parte dela em cima de uma galeria de esgoto a obra não pode ser regularizada.


  • Caroline Pereira disse:    ( 27.01.2014 às 11:47 )

    Olá Eduardo. Por favor, procure um engenheiro para avaliar a possibilidade de realizar essa obra. Antes de iniciar a construção é preciso contar com a análise desse profissional.


  • Caroline Pereira disse:    ( 27.01.2014 às 11:02 )

    Olá Jeniffer. Por favor, consulte um profissional do setor de construção (um engenheiro, por exemplo) para avaliar a possibilidade de se fazer ou não a obra em seu terreno. Obrigada!


  • Caroline Pereira disse:    ( 27.01.2014 às 10:52 )

    Olá Beatriz. Neste caso, procure a ajuda de alguma engenheiro para avaliar a segurança da obra. Ou converse com o vizinho e procure saber se ele tem autorização para a obra.


  • beatriz bartz disse:    ( 24.01.2014 às 22:04 )

    Boa noite,no terreno que moro tem 4 casas 2 terreas e 2 em cima. Uma das de cima tirou o telhado e quer construir em cima,pode? Quais direitos eu tenho sabendo que a casa não tem vigas e foi construída parede em cima de parede.


  • Caroline Pereira disse:    ( 24.01.2014 às 16:29 )

    Olá Simone. No momento não temos uma lista de profissionais que oferecem esse serviço gratuitamente. Mas você pode buscar, entre seus conhecidos, uma indicação mais econômica e acessível.


  • Jeniffer Pimenta disse:    ( 21.01.2014 às 15:46 )

    Gostaria de saber se é possível construir na área da lateral do meu imóvel de esquina. tenho um sobrado com 2 números um 00A e o outro 00B e o B só tem uma churrasqueira, mas queria construir uma nova casa. é possível? Obrigada!


  • Maite disse:    ( 19.01.2014 às 20:25 )

    Moramos em uma casa de esquina e temos problema quanto a vizinhos que deixam madeiras e outros lixos na calçada. Sem falar em carros que estão parados se deteriorando. Quais providencias podemos tomar?


  • Simone Gomes disse:    ( 14.01.2014 às 9:52 )

    Quero fazer uma obra por cima da casa de minha sogra,mas preciso de um engenheiro civil para avaliar se a estrutura suportará a obra.
    Não tenho como pagar.Onde emcontro um para fazer essa avaliações grátis,quais os papeis necessário?


  • Caroline Pereira disse:    ( 14.01.2014 às 9:40 )

    Olá Viviane. Peça para um profissional de construção ou um especialista, como o arquiteto, para avaliar sua casa e a possibilidade de realizar essa obra.


  • Viviane disse:    ( 12.01.2014 às 14:23 )

    Olá,

    Moro em Peruibe em uma casa geminada e gostaria de saber se posso ter uma cobertura com telha de eternit e sustenção de madeira no fundo da minha.

    Obrigado

    Viviane


  • Eduardo Rodrigues disse:    ( 10.01.2014 às 14:57 )

    Boa Tarde ! Gostaria de uma orientação de como proceder: moro em um sobrado constituído de um Apartamento no térreo e o meu no 1ºandar. A lage onde se localiza a unica caixa dagua e o telhado seriam um 2º andar. Gostaria de construir nesse 2º andar um comodo e uma area aberta e elevar o telhado.
    Agradeço pela ajuda e aguardo uma resposta. Att. Eduardo


  • Caroline Pereira disse:    ( 08.01.2014 às 15:33 )

    Olá Ricardo. Por favor, consulte algum profissional do setor imobiliário que tenha profundo conhecimento da lei e da área citada por você. Ele poderá sanar sua dúvida com mais precisão.


  • Ricardo Henrique disse:    ( 08.01.2014 às 10:00 )

    Bom dia,
    Solicito-vos informar acerca da previsibilidade, ou não, de isenção de acréscimo de IPTU no caso da construção de cobertura empregando unicamente telha-vã, conforme o inciso IX da Legislação da ZE-5 (Recreio dos Bandeirantes).
    Pode ser construída esta cobertura?
    Existe limitação de tamanho?
    É amparada em lei sua construção?
    Grato.


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.01.2014 às 10:00 )

    Olá Sandra. Você precisa verificar essa questão com um profissional de construção, como arquitetos, engenheiros etc. Ele deve fazer a análise do espaço com as técnicas necessárias.


  • sandra santos disse:    ( 05.01.2014 às 20:49 )

    na varanda da minha casa (garagem ) posso fazer laje de piso e construir um comercio em cima ?


  • Caroline Pereira disse:    ( 03.01.2014 às 16:40 )

    Olá Leonardo. Essa é uma pergunta que precisa ser respondida pela própria prefeitura da sua cidade. Por favor, entre em contato com a equipe.


  • LEONARDO disse:    ( 29.12.2013 às 16:01 )

    Gostaria de saber se para demolir uma casa residencial e construir outra no mesmo terreno, preciso pagar alguma taxa ou imposto a prefeitura (teresina-PI), ou autorização.


  • Caroline Pereira disse:    ( 26.12.2013 às 16:47 )

    Olá Josimar. Se a prefeitura não autorizou, tente constatar o que pode ter impedido a obra e tente resolver a situação.


  • Caroline Pereira disse:    ( 26.12.2013 às 16:45 )

    Olá Cátia. Você pode expor esse caso para o seu advogado. Ele pode orientá-la sobre a melhor providência a ser tomada.


  • Caroline Pereira disse:    ( 26.12.2013 às 16:18 )

    Olá Lucyene. Converse com o síndico. Ele poderá ajudá-la a resolver essa questão.


  • lucyene aragao disse:    ( 20.12.2013 às 3:51 )

    olá,boa noite se areforma do apt de vizinho me der um prejuizo financeiro ex: com as batidas frequentes n o apt minha cristaleira cedeu da parede e quebrou todos cristais que devo fazer.desde ja agradeço esperoresposta Lucyen Aragao


  • Caroline Pereira disse:    ( 18.12.2013 às 17:26 )

    Olá Adriana. Confira a viabilidade desse projeto com o condomínio que administra o prédio ou com o proprietário. Consulte a autoridade que detém ou administra o imóvel.


  • Caroline Pereira disse:    ( 18.12.2013 às 16:45 )

    Olá Gentio. Consulte algum profissional do setor imobiliário ou algum especialista em imóveis para avaliar a intenção de vocês e verificar se é viável ou não.


  • Caroline Pereira disse:    ( 11.12.2013 às 12:11 )

    Olá Ana Maria. O ideal é pedir ajuda de um profissional da construção civil – um engenheiro ou arquiteto, por exemplo – para avaliar a viabilidade dessa obra.


  • Gentio disse:    ( 03.12.2013 às 21:03 )

    moro ne uma viela que só tem uma entrada e e tem oito casas nessa viela
    e todos combinaram de fazer um portão, sendo assim todos estão de acordo, sendo que de dia vai ficar aberto e anoite fechado, o que agente precisa para fazer o portão pode fazer sem pobrema? se não guais as formas legais para fazer


  • Adriana da Silva disse:    ( 02.12.2013 às 16:37 )

    Boa Tarde ! Gostaria de uma orientação de como proceder: moro em um sobrado constituído de lojas no térreo e no 1ºandar (um apartamento do lado direito e outro do lado esquerdo).Não há condomínio e as despesas com água e luz das escadas são divididas.Como o vizinho não costuma pagar em dia, gostaria de colocar um hidrometro individual e também acabar com a única caixa dágua que fica na minha laje e vive com infiltração para o meu apartamento, de forma que cada um deva ter a sua própria caixa dágua.
    Agradeço pela ajuda e aguardo uma resposta. Att. Adriana


  • josimar batichotio disse:    ( 02.12.2013 às 13:11 )

    preciso demolir um salao mais a prefeitura nao altorizou fechar a calcada pelo menos para derrubar pode ate machucar alguem que vai estar passando tao perto o que eu faco por favor muinto obrigado


  • Ana Maria disse:    ( 01.12.2013 às 20:20 )

    Gostaria de fazer uma alteração em minha casa que é um sobrado germinado
    são três ,o meu é o primeiro de esquina.A pouco tempo descobri que não posso subir meu colchão queen, a escada tem degraus altos e o colchão prende no pé direito ,após muito pensar a unica solução é cobrir a garagem com laje e abrir uma porta lateral no quarto, minha idéia será fechar com vidro e cobrir.Isso tornará minha casa irregular.Posso suspender o telhado da casa e usar pra área de lazer?


  • Catia disse:    ( 29.11.2013 às 8:33 )

    bom dia! eu moro em um quintal, no qual a vizinha comprou uma das casas que tem. Ela esta mexendo no espaço de servidão, para aumentar a casa dela e invadindo o meu espaço exclusivo… ja denuncie na prefeitura 2 vezes e nada. O que faço? espero pela prefeitura ou denuncio na policia? e se a prefeitura aparecer e eu nao estiver em casa para mostrar o espaço invadido? eu volto a trabalhar em alguns dias… obrigado!


  • alessandra amorim disse:    ( 26.11.2013 às 7:41 )

    OLÁ.MORO EM VILA MAIS NO COMEÇO DESSA VILA EXISTE UMA LADEIRA,QUEM DESCE DO SEU LADO DIREITO DESSA LADEIRA HÁ CASA INVADIDAS QUE AGORA MORADORES PAGAM SEU IPTU E NO FINAL HÀ UMA VILA NA QUAL EU MORO.QUERIA SABER O SEGUINTE COMO POSSO COLOCAR UM PORTÃO,E TAMBEM SABER SE É PROIBIDO COLOCAR CARRO DE EMPRESA NA VILA RESIDENCIAL,POIS SÃO 18 CASAS EX:1CASA TEM 2 CARROS(CARRO DE PASSEIO E CAMINHONETE),1CASA TEM 2CARROS PASSEIO,1CASA TEM 1CARRO DE PASSEIO ,1CASA TEM 1 CARRO DE PASSEIO,1CASA TEM 1CARRO DE PASSEIO,1CASA TEM 1 CARRO DE PASSEIO,1CASA TEM 1CARRO DE PASSEIO,1CASA TEM 1CARRO DE EMPRESA,1CASA TEM UM CARRO DE EMPRESA.QUERIA ESCLARECER ESSA DÚVDA SE PODE OU NÃO ESTACIONAR CARRO DE EMPRESA,nA VERDADE CADA MORADOR SO TM DIREITO A UMA VAGA E QUE NÃO OBEDECEM E AGORA ESTÃO COLOCANDO MOTOS E CARROS DE MORADORES QUE MORAM NAS CASA INVADIDAS COMO RESOLVER ESSA CITUAÇÃO..TEM MAIS COISAS DEPOIS COLOCO….OBRIGADO


  • Caroline Pereira disse:    ( 25.11.2013 às 16:38 )

    Andréia, consulte o profissional que realizou o projeto de sua residência ou que tocou a obra. Talvez eles possam dar uma solução sem prejudicar o vizinho.


  • Caroline Pereira disse:    ( 25.11.2013 às 16:33 )

    Olá Janeide. Procure a ajuda de um mestre de obras ou algum arquiteto/engenheiro para avaliar a área que você quer fechar. É sempre bom ter a opinião de um profissional antes de iniciar um projeto assim.


  • Andréia disse:    ( 22.11.2013 às 20:40 )

    Fiz um financiamento de minha casa e já esta pronta mas estou com um problema em que foi levantado uma parede ao lado do muro do vizinho e ficou uma fenda onde entra agua da chuva e vai prejudicar minha parede com umidade e fui pedir autorização ao dono do terreno para colocar um rufo com pingadeira nesta fenda para proteger minha parede e o muro dele mas ele não autoriza a colocar o que devo fazer?


  • Caroline Pereira disse:    ( 21.11.2013 às 14:44 )

    Elisandra, conte com a ajuda do seu advogado para resolver esse caso. Ele pode informar quais são os seus direitos e o que pode ser feito em relação ao problema.


  • Janeide disse:    ( 20.11.2013 às 9:30 )

    Bom dia!

    Gostaria de saber se posso fechar os fundos do meu geminado. Tem uma pequena área aberta e gostaria de fechar para não chover e poder guardar a coisas lá.


  • elisandra avila disse:    ( 20.11.2013 às 8:12 )

    Moro em um beco e minha casa é a ultima, meu vizinho quer fazer o portão da garagem dele bem encostado do meu, atrapalhando minha passagem e impedindo que eu deixe meu carro na frente do meu portão,pois o o portão dele é dois ou três metros de distancia do meu.O que posso fazer,e quais os meus direitos?sendo que pago imposto do meu terreno.


  • Caroline Pereira disse:    ( 18.11.2013 às 11:04 )

    Olá Ademir. Vamos repassa seu comentário para a equipe de redação e verificar a possibilidade de desenvolver outras e novas reportagens sobre o assunto. Obrigada!


  • Caroline Pereira disse:    ( 18.11.2013 às 11:03 )

    Ademir, vamos considerar sua sugestão e verificar a possibilidade de desenvolver outras e novas reportagens sobre o assunto. Obrigada!


  • Ademir disse:    ( 17.11.2013 às 23:52 )

    Uma coisa que não vejo é comentarios sobre toldos e coberturas.Enfrentamos muito o problema de o que pode e não pode.em relação a coberturas de policarbonato e lona e tambem sombreadores.Aguardo resposta.


  • Ademir disse:    ( 17.11.2013 às 23:42 )

    Porque quase não se comenta sobre toldos e cobertura em policarbonato e sombreadores?Sou vendedor de toldo e sempre deparo com as seguintes perguntas:Se eu fizer uma cobertura de policarbonato aqui na minha area de luz a prefeitura vai me cobrar como area coberta? aha e se ue fizer em lona?São muitas as perguntas e nem todas as cidades tem a mesma legislação.O que podem me ajudar nisso?


  • Mary Morgana disse:    ( 17.11.2013 às 16:02 )

    Boa tarde! Moro em uma casa de 360 m2 de dois pavimentos e tem uma edícula nos fundos. Gostaria de subdividi-las em 3 casas…a de dois pavimentos tornando 2 casas e a edícula uma terceira…Gostaria de orientação para autorização da prefeitura para a obra.


  • Ana disse:    ( 13.11.2013 às 21:35 )

    no terreno ao lado da minha casa um casal esta construindo quatro casas com construção irregular, Eu o solicitei que não colocasse janelas para o meu quintal e ele nao esta respeitando e se não bastasse agora no segundo andar colocou 02 janelas de frente para o meu banheiro no qual da janela dele da para ver tudo no meu banheiro. o que fazer? A quem denunciar?


  • Rosimeire da Silva Oliveira disse:    ( 13.11.2013 às 14:06 )

    Meu vizinho está construindo uma laje debaixo da minha janela mesmo sem minha autorização, e isso me deixa sem segurança também não tem autorização da prefeitura o que devo fazer.Obrigado.


  • raquel disse:    ( 10.11.2013 às 10:34 )

    bom dia! meu vizinho está fazendo algumas reformas em sua casa para instalar um consultorio odontologio onde ja tambem funciona um bar de torcedores de times de futebol a noite. os pedreiros estao trabalhando inclusive aos sabados e domingos. minha mae nao permitiu que um deles entrasse (por serem pessoas estranhas ameaçando nossa segurança) para realizar um procedimento do nosso lado no muro,pois, o vizinho sempre nos denigriu e o bar dele ja nos deu muitos problemas de barulho e ja tentamos varias vezes conversar e pedir para diminuir. ele tambem agride verbalmente minha mae de 70 anos chamando-a de velha idiota, devia morrer logo, entre outras coisa; desde entao este vizinho e os pedreiros vem nos difamando e nos agredindo com palavras chulas enquanto trabalham do outro lado do muro. gostaria de saber o que posso fazer ja que se eu chamar a polica NAO VAI RESOLVER NADA ja chamei na epoca do barulho do bar e piorou mais. somos duas mulheres sendo minha mae viuva e eu com duas crianças; temo por nossas vidas e integridade imocional principalmente da minha mae que tem uma doença grave e degenerativa e vem piorando muito por causa desse estresse. por favor alguem me ajude a resolver esse problema da melhor forma e com segurança para minha familia!!!!!


  • Edilson disse:    ( 07.11.2013 às 18:04 )

    Gostaria de saber se:uma obra irregular e sem planta tem possibilidade de ser regularizada por meios ilegais ou mesmo legais, se sim o que posso estar fazendo para garantir meus direitos,pois a obra tampará toda a minha área de serviço e cozinha, sendo que minha residência esta totalmente regularizda perante a prefeitura de sao bernardo do campo, sp.obrigado


  • ALDEMIR TARDELLI disse:    ( 07.11.2013 às 14:10 )

    Atualmente moro em uma viela com seis casas, os moradores resolveram colocar um portão na viela para maior segurança, acontece que nesta viela temos uma casa que esta de frente para a rua, porém com uma entrada lateral, ao qual é utilizada como entrada e saída destes moradores, o que no meu ver seria a sétima casa, com isto, gostaria de saber, o correto não é dividir as despesas deste portão em sete ao invés de seis, pois mesmo tendo seis casas temos uma casa que possui acesso a esta viela, e outro detalhe é permitido ter acesso uma vez que esta casa não tem vinculo com esta viela?


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.11.2013 às 11:50 )

    Cira, relate esse problema à empresa que administra o condomínio, que poderá resolver essa questão.


  • Cira carla disse:    ( 07.11.2013 às 8:11 )

    Moro em um condomínio residêncial sendo a ultima casa dentro do condomínio n4,minha vizinha abriu 2buracosna sua parede de frente a meu portão colocando15 tijolos de vidro e 4tijolos vazados ,nos deixandoconstrengidos,poa a mesma nos faz provocações,o que devo fazer.


  • FRANCISACA RIBEIRO disse:    ( 05.11.2013 às 17:05 )

    Boa tarde! estou reformando minha casa,retirei algumas paredes que estavam rachadas e levantei outras no lugar, fechei uma área da frente da casa pois entrava muita água quando chovia, e construí um banheiro E ARRUMEI O TELHADO. PRECISO DA AUTORIZAÇÃO DO CREA? PRECISO COMUNICAR A PREFEITURA/ moro no Piauí


  • Sindy disse:    ( 05.11.2013 às 15:40 )

    comprei uma casa onde o vizinho construiu a casa no muro , oque até ai não me incomoda, o problema é que tem uma calha do pavimento superior dele que fica dentro do meu quintal e visualmente é feio e me sinto invadida, posso fazer já que o mesmo não retira a mesma?


  • Caroline Pereira disse:    ( 04.11.2013 às 16:56 )

    Tainah, a melhor forma de resolver essa questão é buscar a ajuda de um especialista do setor imobiliário ou até um advogado. Eles podem avaliar esse caso com mais precisão e apontar uma saída para vocês.


  • Emerson disse:    ( 02.11.2013 às 23:28 )

    Saudações. Financiei minha casa pela CEF, ela é uma “meia água” com garagem na frente. Acontece que meu querido vizinho construí seu barraco justamente no meu muro de arrimo, alegando que invadi seu terreno. Contratei um agrimensor e tirei a dúvida: descobri que o construtor invadiu 10cm p/ dentro do terreno alheio! O QUE FAZER? O MURO É MUITO FINO, FICO SEM PRIVACIDADE NENHUMA!


  • Caroline Pereira disse:    ( 01.11.2013 às 17:40 )

    Olá Artagnan. Você pode procurar uma consultoria jurídica ou imobiliária para sanar essa dúvida. Eles poderão analisar esse procedimento.


  • Oi desejo saber, o vizinho demuliu a casa, para fazer outra mas n/ foi na prefeitura p/ avisar, colocou uma plana falsa, de uma arquiteta, n/ tem data de validade e o nº de processo é o mesmo que o nª de processo, a sua construção esta me prejudicand disse:    ( 28.10.2013 às 9:02 )

    Oi desejo saber, o vizinho demuliu a casa, para fazer outra mas n/ foi na prefeitura p/ avisar, colocou uma plana falsa, de uma arquiteta, n/ tem data de validade e o nº de processo é o mesmo que o nª de processo, a sua construção esta me prejudicando, com rachaduras e infiltração de água, o meu muro rachou de cima em baixo, ele disse que o fiscal da prefeitura veio mas acho que ele deve ter soltado grana na mão do fiscal. Qdo se vai demolir uma casa, isso deve ser informado ao vizinho nao caso da arquiteta? Outro dia eu estava reclamendo p/ o pedreiro dele sobre o prejuizo que estou tendo foi qdo ele disse que a arquiteta nunca veio na obracomo pode uma coisa dessa? Isso esta em Diadema na Rua george rex roth, 170 Jardim Padre Anchita 09951270 SP Aguardo um contato


  • Artagnan Costa disse:    ( 27.10.2013 às 7:43 )

    Na minha ausencia, a Eletrobras ativou uns padrões de luz da minha vizinha, no meu muro, sem minha permissão. Ao consultar A eletrobras fui informado pela mesma que ” ..quando solicitada para fazer a ligação ela só verifica se os padrões estão dentro das especificações técnicas de iluminação não importando a localização”.Estranhei esse procedimento, isso tá certo???
    Atenciosamente,
    Artagnan


  • Tainah A.Franco disse:    ( 23.10.2013 às 10:14 )

    Boa Tarde!Meu pai tem casa propria e nos fundos ele construiu outra casa e essa casa nao consta na planta isso e errado?Se for errado o q posso fazer e onde ir se puder destruir ela pois essa casa esta dando muita briga entre irmao e gostaria de resolver?Grata Tainah


  • katia disse:    ( 21.10.2013 às 12:41 )

    oi – posso fechar o tijolo vasado da minha vizinha que da diviza do meu muro ,e bem na garagem, da da minha casa ,nossa eu perdi toda a minha privacidade…. oque eu devo fazer ?


  • sergio disse:    ( 18.10.2013 às 18:48 )

    Boa noite, o meu vizinho fez obras em casa dele. E ele agora tem o pátio dele que está encostado a parede da minha casa mais alto do que o chão da minha casa. Ele pode fazer isso ?


  • luciana kelli faria disse:    ( 16.10.2013 às 1:34 )

    moro em aparecida do norte, cidade potim . estou construindo uma casa mas em meu quintal tem uma gigantesca árvore, sua raiz esta alta,com formigueiro,caindo galhos porque esta árvore é muito velha (+ de 25 anos).
    com minha reforma a raiz pode danificar minha casa, tenho três filhos pequenos tb moram outras famílias no mesmo quintal, estamos lutando para conseguir cortar (tirar) esta árvore do meu quintal.
    minha vontade de tirar a arvore é que ela esta perigosa, podendo cair ois caem galhos todo hora, correndo erigo de cair em alguém ou ema criança.
    estou pedindo ajuda , estou preocupada tb me disseram que a prefeitura não tirar preciso pagar e o valor é + ou – 2.000,00 não posso pagar.
    Por favor se alguém puder vir analisar a árvore agradeço muito.

    grata

    luciana


  • IARA BARBOROW disse:    ( 10.10.2013 às 17:37 )

    para aumentar o muro dos lado da minha casa precisa de alfara.( entrou ladão pelo mesmo).


  • cadu disse:    ( 09.10.2013 às 22:30 )

    Boa Noite…
    É possivel o sindico mudar a minha garagem do apartamento só porque eu não aceitei fazer a cobertura e por não ter dinheiro ? ele tirou minha garagem de frente do meu bloco e colocou em frente a portaria do predio, cerca de 1.000 mtrs do meu apt, e só fui ver isso quando cheguei de viagem pois trabalho viajando, e comprei esse apt Minha casa minha vida. mais pago tudo em dia, minha parcelas, meu iptu, condominio e etc. aguardo resposta. Obrigado


  • Adriana C.A.Marques disse:    ( 01.10.2013 às 18:55 )

    Boa Tarde!! gostaria de saber quem é que paga o engenheiro da prefeitura o vendedor ou o comprador, por ex: estou comprando uma casa nova o dono falou pra liberar a minha mudança tenho que esperar o engenheiro dá um ok e eu que tenho que paga-lo.. isso esta correto


  • Solange disse:    ( 26.09.2013 às 18:42 )

    Em uma reforma de imóvel comercial fechada com tapumes dá direito a que não estacionem em sua garagem ?


  • Luis Freire disse:    ( 18.09.2013 às 18:58 )

    Olá, quero comprar uma casa, mas preciso saber o que fazer se a casa tiver a area construida diferente do que esta na escritura. Porque o proprietario do imovel, aumentou 2 comodos, (quarto e banheiro). O que devemos fazer? O atual proprietario deve ir a prefeitura? Paga-se uma multa? Ou o imovel nao pode ser vendido devida a alteração?

    Att, Luis Freire.


  • Claudinei Bonomi disse:    ( 15.09.2013 às 9:39 )

    Meu vizinho fez uma sacada no quarto odos fundos da casa e construiu uma parede para isolar esta sacada virada para minha casa e do vizinho que fica realmente ao lado dele. Esta parede tampou a visão que tínhamos, além disto como ainda não foi feito acabamento na parte de trás da “parede”, ficam aqueles tijolos expostos virados para nosso quintal( o que dá uma má impressão muito grande). ELE PODE FAZER ISTO, MESMO NÃO PEGANDO MEU MURO? O QUE DEVO FAZER?


  • Egléia Marcondes de Paula disse:    ( 10.09.2013 às 13:56 )

    Tem um edificio ao lado da minha casa que estão trocando o revestimento. A quantidade de areia grossa e pedaços pequenos que está caindo na minha casa é insuportável. O que fazer? Quais orgãos fiscalizam esse tipo de obra? posso pedir apoio da policia?


  • Ana Barros disse:    ( 05.09.2013 às 6:40 )

    Preciso reformar o escritório com troca de piso de tapete para colocação de piso em placas duraflex feito através de cola, pintura geral e colocação de divisórias em placas e painéis de madeira. Esse tipo de reforma precisa de autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro?


  • Karine Silva disse:    ( 04.09.2013 às 20:47 )

    Estou tentando arrumar minha calçada porém o vizinho deixa seu carro estacionado encima da minha calçada, fui obrigada a colocar um bloco de cimento na calçada para impedir os estragos, porém ele tenta retirar. O que eu faço??


  • Kátia disse:    ( 28.08.2013 às 22:19 )

    Boa noite. Fiz um financiamento habitacional na CEF e depois de aprovado alterei algumas coisas na minha casa. Cobri as áreas da frente e fundo e coloquei cerâmica em tudo. o financiamento foi aprovado em fevereiro/2013 e a casa está apresentando alguns problemas (tais como rachaduras, afundamento de piso). Ao ler o contrato vi que lá fala que não pode ser feita alteração sem prévia aprovação da CEF. O que fazer neste caso?


  • Tezinha disse:    ( 24.08.2013 às 12:33 )

    Ola Bom dia! Queria que vcs me tirassem uma duvida, eu comprei um apartamento no térreo e com isso peguei um bom pedaço de terreno aonde é meu por direito no qual ja murei, a pergunta é:eu posso fazer uma churrasqueira no meu quintal pq o meu AP fica de fundo pra um muro que é de outro condomínio que fica atrás do meu!


  • Nilson da Silva disse:    ( 23.08.2013 às 14:56 )

    Amigo, moro em um Condominio que todas as casas tem dois andares e a minha casa tem uma Sacada em um dos Quarto dos fundos que da a visão para o Bairro, pois a minha casa fica na rua da parte alta do Condominio. O meu vizinho dos Fundos da Minha Casaque mora na rua de baixo e tem a casa de 2 andares, esta construindo um sotão ou um andar acima desse segundo andar que vai tirar a visão da minha sacada, alterando totalmente o projeto original da casa. Ele pode fazer isso? A Obra esta irregular e ele vai subir uma parede que vai além da altura do telhado dele que vai incobrir a visão da minha sacada


  • solimar lioncio albuquerque disse:    ( 22.08.2013 às 13:13 )

    Tenho uma obra de um restaurante fazendo parede com a minha casa. pelo que sei a obra foi embargada e eu já fiz também reclamação já que estão danificando a minha casa com infiltração, rachaduras já que não construiram nenhuma parede.qd fui conversar ele alegou que parte do terreno de minha casa pertence ao seu imóvel. como devo proceder, a quem procurar para fazer uma medição, já que esse imóvel eu heidei do meu pai (casa antiga)


  • Rosa Maria da Silva Nunes disse:    ( 21.08.2013 às 22:46 )

    Tenho que pedir permisão para podar uma arvore em minha residencia pois esta mesma esta enroscando nos fios de luz pois a cee não quer ligar a luz


  • ana paula disse:    ( 16.08.2013 às 10:02 )

    Gostaria de saber quais as implicações de agregar a varanda à sala, isto é, retirar a porta de vidro que divide tais ambientes. qual o dispositivo legal que rege a questão, principalmente junto à PREFEITURA??


  • Anônimo disse:    ( 16.08.2013 às 10:00 )

    quero saber quais as implicações junto a prefeitura, inclusive quanto ao iptu, de optar por abrir minha varanda, isto é, agregá-la à sala.Qual é o dispositivo legal que rege a questão???


  • Cristiane disse:    ( 12.08.2013 às 13:53 )

    Boa tarde! Moro na última casa de uma vila onde tem um largo p/ manobra dos carros. Meu carro fica estacionado encostado na janela da minha sala, assim como os demais moradores e o síndico transformou esta área de retorno em estacionamento, alugando p/moradores q tem + de 1 carro. Até não me encomodava qd tinha 2 carros, mas agora ele resolveu colocar 3 e com isso fico com um espaço bem apertado p/estacionar meu carro entre a janela e o carro de um outro morador. Além de não ter essa aprovação em ata, tem alguma lei q informea distância q deve ter para se estacionar próximo a uma janela? Tem moradores q param o carro e ficam, me passando a sensação de q estão observando tudo dentro da minha casa.


  • juliana disse:    ( 07.08.2013 às 21:48 )

    oi meu vizinha quer ser o dona dar rua que nos moramos ela tem uma casa velha com um muro grande na frente e todas as pessoas que para o carro ela amiaça e xinga agora seu marido quebrou a calçada e alega que e quia rebaixada e nao teve liçensa da prefeitura de guarulhos onde moro ela poderia fazer tau obra


  • juliana disse:    ( 07.08.2013 às 21:44 )

    oi meu vizinha quer ser o dona dar rua que nos moramos ela tem uma casa velha com um muro grande na frente e todas as pessoas que para o carro ela amiaça e xinga agora seu marido quebrou a calçada e alega que e quia rebaixada e nao teve liçensa da prefeitura agora que devemos fazer


  • Renato Ferrari disse:    ( 28.07.2013 às 11:56 )

    Bom Dia

    Recentemente foi construindo em frente a minha casa, uma unidade bancária que colocou iluminação externa muito forte e direcionada para a rua, fazendo com que minha casa fique totalmente iluminada inclusive no interior. Isto é permitido? Existe uma norma que regularize iluminação externa de vizinhos? Qual o orgão responsável pela fiscalização?
    Desde já agradeço à atenção.

    Att
    Renato Ferrai


  • paulo antonil disse:    ( 22.07.2013 às 10:22 )

    tenho um casa,valparaiso de goias pretendo fazer uma laje na area da frente,pois pretendo fazer uma quitinete acima,da laje, posso fazer a laje sem autorizaçao?


  • joao disse:    ( 19.07.2013 às 19:40 )

    moro em caucai ce, qual medida(distância) por lei devo deixar entre o muro da minha casa e a rua?


  • Luiz Carlos Romani disse:    ( 19.07.2013 às 14:42 )

    Descordo que calçadas são de responsabilidade do proprietário do imovel, até porque é inconstitucional qualquer lei municipal que determina este feito, vejamos:as calçadas integram o rol de bens públicos municipais e, nessa condição, devem ser construídas e mantidas pelo Poder Público municipal.Constituição Federal de 1988 é expressa ao atribuir a competência do ente público, em cada uma das esferas federativas, para conservar o patrimônio público respectivo.
    ISTO POSTO; Nula a afirmação veiculada nesta revista.


  • Isabela disse:    ( 18.07.2013 às 22:12 )

    Quero fazer uma ação de Plantio de mudas de arvores onde trabalho. Preciso pedir autorização para plantar mudas nas ruas e praças?


  • Silvana disse:    ( 16.07.2013 às 13:54 )

    Por favor meu prédio tem 4 andares e vai fazer reforma da fachada eu preciso de alvará da prefeitura?


  • fernando disse:    ( 15.07.2013 às 10:01 )

    meu vizinhi está fazendo uma obra gigantesca no apto dele, que fica na cobertura , trocando piso, paredes, tudo, o problema é o barulho o dia todo , maquinário pesado , marretadas,brocas , parafuseiras e etc.. gostaria de saber o que posso fazer ? é barulho o dia todo , e ele disse que está dentro do direito dele, eu não suporto mais , já está há tres ou quatro meses, e vai ficar mais uns tres.


  • simara disse:    ( 15.07.2013 às 9:42 )

    Possuo um terreno e há muitos anos atras foi plantada uma arvore (mangueira). Atualmente tenho tido muitos problemas devido ela ser muito alta, como por explo: sujeidade na casa do vizinho trincas no piso do quintal etc…Solicitei a remoção da arvore na PMSP e fui informada que nao sera possivel a remoção somente a poda, porém a poda e realizada com frequencia mas o problema continua. Gostaria de saber se consigo a aprovação em outro orgão.
    Obrigada
    Simara


  • minda disse:    ( 14.07.2013 às 5:13 )

    QUANTAS PERGUNTAS SEM RESPOSTAS !!!!!


  • fatima albano disse:    ( 13.07.2013 às 16:25 )

    quero denunciar um vizinho que esta utilizando o meu muro para subir 10 metros tirando toda a claridade de minha casa .ELE NEM TEM REGISTRO DA CASA POIS É POSSE.O QUE FAZER PARA EMBARGAR ESTA OBRA.


  • fatima albano disse:    ( 13.07.2013 às 16:21 )

    quero denunciar o meu vizinho o terreno dele é de posse não tem documento e ele esta fazendo um muro de 10 metros utilizando o meu muro tapando a claridade de minha casa,sem necessidade só porque não quer que ninguem olhe para o seu quintal e também está arrancando uma árvore muito antiga.aguardo resposta,


  • Cidália disse:    ( 11.07.2013 às 17:25 )

    Moro em um sobrado sem fundos. o vizinho que mora atrás construiu um terraço (com churrasqueira), com abertura bem em cima do meu telhado, cuja telha é transparente e às vezes dá para eu ver que tem alguém andando lá em cima. É correto esse tipo de construção?Grata


  • Rosamaria disse:    ( 07.07.2013 às 1:17 )

    Moro em uma casa sobrado com altura para a rua dos fundos de 15 metros dá de fundos com um terreno de 1500 metro de largura e 29 de profundidade. Pergunto é possível construir um prédio “grudado” em nossas casas sendo que a profundidade do terreno è pequena para abrigar um prédio de 12 andares com 4 apartamentos por andar? Um arquiteto ou engenheiro por FAVOR me oriente em quais órgãos devo recorrer? Obrigado


  • Andriny Dias disse:    ( 04.07.2013 às 19:36 )

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, para construir uma casa de madeira nos fundos da minha casa de alvenaria é preciso se precaver a respeito de alguma norma ou lei que venha proibir, a construção desta casa? Caso exista gostaria de saber o que devo fazer para ficar tudo nas normas. Obrigada.


  • karol disse:    ( 30.06.2013 às 10:48 )

    Olá minha vizinha da casa atraz da minha levantou mais um imovel na parte de cima da casa dela e fez uma janela bem de frente para o meu quintal dos fundos não tenho mais privacidade oque fazer? aguardo uma resposta com urgencia obrigada…


  • germinio disse:    ( 26.06.2013 às 3:49 )

    boa tarde

    estou muito agustiado de um caso peco uma ajuda ,
    o meu pai pretende costruir uma casa no meu terreno para min e os meu irmao , acho se eu digo Nao terei a desanimar os meus irmao , como posso respinder ?


  • ELISA ROCHA MARINHO disse:    ( 22.06.2013 às 12:31 )

    A DEZ ANOS COMPREI UMA CASA DE 1 QUARTO DE LAGE E TELHA NO 2º ANDAR DE UM PREDIO COM 4 APTO,NA QUAL FUI ENFORMADA PELO VENDEDOR QUE PODERIA COSTRUIR EM CIMA.2 ANOS APOS A COMPRA PELA CAIXA,HOUVE UM VAZAMENTO E EU E O VIZINHO AO LADO, TIVEMOS QUE RETIRAR AS TELHAS E REFAZE O TERRAÇO.APROVEITANDO ASSIM P/FAZER O QUARTO DE MINHA FILHA.POREM NA ESCRITURA VEM DESCRITO AREA ABERTA DE USO COMUM AS 4 APTO.E OS MEUS 2 VIZINHOS DE BAIXO NÃO DEIXARAM EU E O DO MEU LADO COSTRUIR 1 QUARTO.ELES PODEM ENBARGAR ESSA CONSTRUÇÃO,COMO DEVO PROCEDER.MORO NO RIO DE JANEIRO.MEU APTO JÁ FOI QUITADO E QUANDO COMPREI,O TERRAÇO NÃO ERA ABERTO E OS VIZINHOS DE BAIXO NÃO AJUDARAM NA OBRA.


  • Adriana disse:    ( 21.06.2013 às 15:53 )

    Olá,por favor, gostaria de saber se meu vizinho tem que subir o muro ou se sou eu, o quintal dos fundos da casa dele é na direção do meu quarto, algum tempo atrás ele colocou uma churrasqueira com a chaminé virada pro meu lado, agora ele ta construindo uma casa em cima da dele que o quintal também ficara virado pro meu quarto, naum tenho privacidade nenhuma pois os pedreiros sujam meu quintal e não limpam, as pessoas fumam la e jogam as bitucas de cigarros pra cá, as crianças soltam pipa e pulam para minha laje e todo final de semana tem folia com churrasco.Já tentei conversar e ele simplesmente me virou as costas, o que devo fazer?


  • Anônimo disse:    ( 20.06.2013 às 13:28 )

    Pra que perguntar se não obtemos respostas?!


  • Bianca Nascimento disse:    ( 19.06.2013 às 8:01 )

    Bom Dia,
    Gostaria de saber quem deve reformar a rua da minha residencia. A Companhia Sabeso, quebrou praticamente a rua inteira para colocar marcadores de agua, e ja faz 2 meses que a rua ficou depredada e ninguém foi reformar. Como posso agir, onde devo recorrer para obter informações. Se possivel me responder a esta mensagem via e-mail (bianca.ct@hptmail.com). Grata, Bianca Nascimento


  • CLÉCIO CABIDO PINHEIRO disse:    ( 19.06.2013 às 6:17 )

    quero saber se a prefeitura pode cobrar iptu de minha varanda aberta , qual artigo


  • Dayvid disse:    ( 17.06.2013 às 21:57 )

    Olá fiz uma reforma na minha casa fiz um primeiro andar e estendír 60 centímetro na parte de cima da casa minha vizinha disse que nao podia q ia ligar pra prefeitura o q fazer.


  • juliana disse:    ( 14.06.2013 às 7:45 )

    Meu esposo iniciou uma obra onde construiu 4 cômodos 4X4 e algumas reformas, devido a falta de pagamento e sem a proprietária da casa legalizar a obra junto a Prefeitura contratando um engenheiro para fazer a planta ele não terminou o serviço. Agora a proprietária entrou em juízo alegando que ele abandonou a obra. Como podemos agir? Precisamos da resposta urgente pois a audiência e na próxima semana.


  • deya disse:    ( 12.06.2013 às 12:22 )

    minha vizinha tem umas arvores encostada no meu muro e meu muro rachou e ta levantando por causa da raiz posso cortar ou oque eu tenho q fazer. desde ja muito obrigada


  • marli sueli barreto disse:    ( 10.06.2013 às 10:59 )

    ola meu esposo se separou a 10 anos atraz e foi feito a separaçao do imovel ficando a frente com ele a aparte dos funtos para ela o juiz teterminou k deixasem uma passagem de aceso nao estipulando o quando agora eles querem k derrubamos a parete para deixar 3 metros fora a fora mais perdemos muito pois tem em media 2;50 o k fasso abraço se puder me dar um parecer ficarei grata


  • Igor Eikiti disse:    ( 04.06.2013 às 14:31 )

    ola, tenho uma duvida, quero fazer um quarto em minha laje, ela fica rente a calçada, posso fazer uma janela pra rua sendo rente a calçada ou tem alguma lei que proibe isso?


  • Edson Luiz de Oliveira disse:    ( 04.06.2013 às 12:14 )

    sou proprietário de uma casa em condomínio, e todas as unidades terão que fazer a cobertura da garagem em suas unidades.a minha pergunta é:pode o condomínio obrigar que seja feito por uma única empresa?ou apaenas definir o padtão.


  • Flavia Viana disse:    ( 28.05.2013 às 11:53 )

    Olá bom dia!

    tenho uma duvida há 15 anos atras compramos uma casa que foi desmembrada em 2 sendo nas sequintes dimesões 5,5 de largura por 27 de comprimento, portanto minha vizinha informou que irá fazer uma reforma em sua casa e ira utilizar a parede que e de nos duas ou seja aquela velha “parede e meia”.Quais são meus direitos com relação a isso? Ele pode pegar 15 cm da minha residencia? ou so o tamanho do tijolo para dividir?


  • Roseny Aparecida Antonio disse:    ( 24.05.2013 às 13:56 )

    Preciso saber tenho um comercio, que já esta construido a 5 anos, só que agora a proprietária vizinha está comentando que foi construido grudado na parede dela ficou como divisoria, uma unica parede oque devo fazer está certa pode continuar assim oq faço?


  • Val disse:    ( 24.05.2013 às 12:30 )

    Moro em rua que ao lado e um buffet e a dona rebaixou a guia e colocou placa de proibido estacionar, porém a garagem nao abre, nao entra e nem sai carro, ela tem este direito de rebaixar a guia , so para ter o espaço pra ela.


  • Maria disse:    ( 24.05.2013 às 0:10 )

    Ola no site da prefeitura de guarulhos tem algum lugar para contatat um fiscal? tem um cara que fechou a rua com tijolos porque a casa dele era na esquina e tinha muita gente que passava ali e agora ele ta bem e a populaçao e as crianças que estudam nas ruas paralelas tem que dar a volta ao mundo pra ir pra escola, por que o safado fechou o caminho. queria fazer uma denuncia anonima porque o cara é perigoso da casa. aguardo uma resposta por favor. obrigada


  • Rosele Santos disse:    ( 14.05.2013 às 20:50 )

    Na verdade não é um comentario é uma pergunta de urgencia.Minha mae mora em uma casa que tem uma area de calçada grande por ser localizada em uma praça circular,e o vizinho abriu uma garagem para o terreno da calçada dela,ela tem 73 anos e meu pai 70 e é doente com essa contruçao indevida eles só estao parando no hospital ,porque o cara que esta fazendo a obra ta fazndo de mal.Ja levamos para Blitz um orgao que tem aqui em sao luis -ma e ninguem consegue resolver,porque eles dizem que nao tem nenhuma lei que diz que ele esta errado,por ser a calçada publica.S e é publica porque ele pode construir para o terreno dos outros e minha mae que e a dona da area nao pode mandar fechar.Nao sei mais o que fazer por favor me orientem.Me digam se tem uma lei pra impedi-lo e manda-lo fechar a garagem.


  • isaias disse:    ( 13.05.2013 às 20:54 )

    ola tenho uma duvida meu vizinho aumentou sua casa so que ele fez a parede colada na divisa .entrou no fim da obra ele entrou no meu patio sem permissao pois eu nao estva em casa ,quando cheguei a noite me deparei com a cerca de arame farpado cortada as arvores que tinha ali.quais sao os meus direitos sobre este acontecimento pois agora nao quero que faça o reboco pro meu lado e como cobrar o prejuiso
    obrigada pela sua atençao me ajudem.


  • adriana disse:    ( 10.05.2013 às 7:52 )

    Bom dia, moro no ibura de baixo, na vila do sesi. peço que algum orgão competente dome providencias por favor, por que alguns moradores se achão dono das ruas e estao fazendo queba-molas irregular, podendo provocar um acidente, danificar o veiculo e facilitar para asaltos durante a noite, principalmente um quebra-molas que tem na rua principal, na pintor agenor de albuquerque cesar, o condutor do veiculo tem que parar totalmente o veiculo, quem fez o quebra-mola foi o dono da bar. Peço por favor que algum orgão competente dome providencias, obrigada.


  • Manoel Nilson Gama disse:    ( 09.05.2013 às 23:53 )

    boa Noite!!!

    Gostaria de saber a resposta, da pergunta, que fiz no dia 06/05/13
    Obrigado.


  • DINAURA AP.BARBOSA disse:    ( 07.05.2013 às 10:57 )

    Bom Dia!
    Tem um imóvel comercial ao lado do meu que fez uma amplição na frente com estrutura de metal e gesso sem alvará informando que neste tipo de estrutura não é necessário autorização da prefeitura isto procede?


  • Manioel Nilson Gama disse:    ( 06.05.2013 às 21:53 )

    A Garagem da minha casa é de telha canaletão,gostaria de saber se posso troca atelha por uma lage de congreto,sem autorização da prefeitura


  • antonio carlos gomes disse:    ( 06.05.2013 às 20:57 )

    ONDE ENCONTRO AS RESPOSTAS PARA ESSAS PERGUNTAS, TEM COISAS QUE ME INTERESSAM SABER, PODEM ME RESPONDER, GRATO


  • erika disse:    ( 30.04.2013 às 11:11 )

    estou reformando minha casa, aos finais de semana, porque todos trabalham, minha vizinha disse que não posso reformar aos finaias de semana, gostaria de saber se tem lei que me impeça a não fazer essa reforma, que seria pintura, trocas de alguns pisos que alias tricandos depois da reforma da casa dela.


  • Felipe A. de Souza disse:    ( 29.04.2013 às 13:58 )

    Estou fazendo minha casa, é um sobrado no terreno do meu sogro.
    Eu mesmo fiz o desenho, não arquiteto e nada.
    A minha casa está já com as lajes.
    O meu vizinho está criando problemas pois está afetando a casa dele: caindo gesso e azulejo mal colocado.
    Ele falou que vai denunciar a prefeitura para embargar a obra.
    Gostaria de saber: O que irá acontecer se esse vizinha denunciar a obra na prefeitura lembrando que a minha casa n tem planta e nada.

    Desde já agradeço


  • GELSON disse:    ( 26.04.2013 às 20:00 )

    EM FRENTE MINHA RESIDENCIA TEM UMA ÁREA QUE PERTENCE A PREFEITURA,( A CASA TEM 15 METROS DE FRENTE E A ÁREA TEM 6 DE LARGURA)A PREFEITURA PODE FAZER DOAÇÃO OU VENDA DESSA ÁREA PROS MORADORES DA RUA ? MORO EM SANTA CRUZ DE MINAS – MG.
    AGUARDO RESPOSTA E
    MUITO OBRIGADO


  • Alexandre Sanches disse:    ( 25.04.2013 às 21:14 )

    Se for uma reforma simples ou dentro da casa, suprimindo ou aumentando, qualquer solicitação de alvara só vai lhe trazer dor de cabeça. Faça o que tem que ser feito e pronto. Se houver qualquer problema é só ir na prefeitura e regularizar. É muito mais rapido e barato


  • israel da silva disse:    ( 24.04.2013 às 8:12 )

    Quero construir um muro que divide minha casa com outra. O vizinho disse que não posso usar tijolo vazado, isso é verdade? Mesmo eu rebocando os dois lados?


  • israel da silva disse:    ( 24.04.2013 às 8:09 )

    preciso fazer um muro paralelo ao do meu vizinho,é preciso autorizaçao da prefeitura?


  • tamyris disse:    ( 17.04.2013 às 10:31 )

    Ola..minha casa possui os muros laterais e do fundo, preciso de autorizaçao para fechar a frente da minha casa e colocar portao? e tambem vou precisar de autorizaçao para levantar os muros que ja existem 1 metro a mais de comprimento.? obrigado..


  • janete disse:    ( 09.04.2013 às 16:07 )

    eu morro em petropolis so eu estou querendo saber se eu posso pedir para um advogado ir na minha casa que meu vizinho fez uma janela vira para o meu quintal eu quero saber se isso e certo me de uma ajude.


  • Djéssica disse:    ( 08.04.2013 às 13:58 )

    Boa Tarde,
    Meu terreno é bem grande, gostaria de construir mais uma casa para duas pessoas morar no fundo do quintal, preciso pedir a autorização da prefeitura?


  • Eduardo martins correa disse:    ( 06.04.2013 às 19:46 )

    Minha obra foi embargada,fui na prefeitura e o local e baixa renda e fui informado que não tem como legalizar devido as medidas e agora o que fazer.


  • Mirisan J do Nascimento disse:    ( 03.04.2013 às 20:02 )

    Meu apto tem uma área externa que é recoberta somente com telhas, pretendo substituir essas telhas por uma laje de isopor. Preciso pedir autorização a prefeitura?


  • Eloisidei disse:    ( 03.04.2013 às 19:28 )

    Meu vizinho está construindo uma casa e fechou a minha area me deixando de ar e iluminação, está tudo escuro aqui e era o unico lugar que ventilava, isso é legal?


  • vitor Renato Giozza disse:    ( 02.04.2013 às 13:57 )

    Tenho um vizinho que plantou 15 árvores no seu pátio, e estas agora já estão com cerca de 5 metros de altura perturbando meu direito de visualização paisagistica, posso entrar com algum procedimento processual??


  • Maria Isabel disse:    ( 30.03.2013 às 23:56 )

    Boa noite,
    Meu vizinho construiu uma calçada enfrente a sua casa até o meio da rua pública(que é uma rua estreita), onde há passagem de carros dos outros vizinhos. A calçada é tão alta que os carros tem que passar devagar , metade passa por cima da calçada e a outra metade do carro passa fora da calçada, deixando o carro todo bem inclinando. O carro passa se arrastando na calçada. Os moradores já reclamaram com ele e não adiantou nada. Esses moradores são pessoas que difíceis de lidar. Onde podemos recorrer, sem que eles saibam quem denunciou? Isto porque eles podem vir perseguir quem os denuncie. POR FAVOR, ISSO É URGENTE, OBRIGADO


  • JOSE PAULO DA COSTA VELOSO disse:    ( 29.03.2013 às 15:35 )

    Quero saber como tomar uma atitude na forma da lei.Meu vizinho a muitos anos construiu as paredes de sua casa em cima do meu muro e varios banheiros e lavatorios ao londo do meu muro que ja caiu e eu levantei varias vezes e continua vazando aguas para o meu quintal, de forma que ja pedir providencias, ja reclamei e ele faz ouvido de mercador,no inicio ele me impos um “TERMO DE AUTORIZAÇÃO PERANTE A PREFEITURA PARA ELE CONSTRUIR AS PARADES E BANHEIROS DA CASA DELE ECIMA DO MEU MURO. Diante destes fatos, o que devo fazer e começar por onde?

    Atenciosamente,

    José Paulo


  • Valmir de Oliveira disse:    ( 27.03.2013 às 10:54 )

    Olá bom dia? Gostaria de saber o teor da lei que o prefeito sancionou em que os prédios e condominios serão obrigados a fazer obras de conservação e manutenção de fachadas e empenas laterais como tambem muros e calçadas. O meu interesse e porque sou sindico no predio onde moro e que esta precisando de reformas, tenho tido dificuldades para fazer estas obras pois os condomino sempre reclamam, já que agora é LEI então estou precisando para levar para reunião e ver se o pessoal se sencibilizam para a famosa COTA EXTRA. Imagino que muitos sindicos farão a mesma pesquisa pois só com esta lei poderemos executar as obras necessárias e colaborar com o prefeito. por favor me enviem. Um forte abraço e muito obrigado VALMIR


  • luis filipe silva azevedo disse:    ( 27.03.2013 às 10:49 )

    gostaria de saber, se quando estou reformando minha casa, posso colocar areia e brita na porta da residencia,obstruindo a passagem de pedestre na calçada,
    e se existe alguma maneira de denunciar?


  • Edison disse:    ( 27.03.2013 às 8:29 )

    Tenho um apartamento da COHAB onde a sala era muito grande e o quarto muito pequeno, logo fechei uma parte da sala com uma parede e abri uma porta no meu quarto para ter acesso a este novo espaço, formando uma espécie de closet. Posso ter algum tipo de problema com o condomínio ou prefeitura a respeito desta alteração? Onde posso encontar algum tipo de legislação a respeito de obras em imóveis da cohab? Obrigado.


  • marion geniff disse:    ( 25.03.2013 às 21:53 )

    minha vizinha construiu sua casa no 3ºandar e construiu sua varanda pra dentro do meu quintal perdi totalmente minha privacidade pois abro minha porta e dou de cara com os amigos dela olhando pra dentro do meu quintal de frente pra minha sala eu tenho o direito de pedir pra fechar a varanda


  • Nayara disse:    ( 25.03.2013 às 10:10 )

    Bom Dia,
    estou tendo muitos problemas em relação ao apartamento que está sendo contruído na frente da minha casa, tem dia que chega caminhões e caminhões para trabalhas as 04:00 hrs da manhã, já conversamos com alguns trabalhadores sobre isto e eles disseram que iriam reportar ao responsável pela obra, mas de nada adiantou. Além, deles copmeçarem a trabalhar as 04:00 hrs eles gritam demais, conversam alto e bem embaixo da janela do meu quarto, gostaria de saber que horas a obra pode começar? se tem alguma forma de denunciá-los pelo incômodo que estou tendo?. Obrigada


  • Rita Cássia de Souza disse:    ( 24.03.2013 às 12:05 )

    Preciso reformar minha casa, trocar as janelas, tirar os azulejos que são antigos e gostaria de derrubar uma parede que dá para sala para ampliar a garagem, isso é possível?


  • joao augusto disse:    ( 23.03.2013 às 18:40 )

    Para aumentar o quarto de sua casa meu vizinho aproveitou o muro, que por sinal foi eu que mandei construir, e construiu a parede do quarto em cima do muro. como devo proceder?que órgão devo procurar?existe alguma lei que proiba ou regulamente esse fato?


  • eliana disse:    ( 23.03.2013 às 16:53 )

    ahaha cada idiotice prq na quebrada onde eu moro cada um faz a casa do jeito que quiser?? eu construi uma mansão com piscina coberta e aberta em um terreno de 20 metros de frente por 60 metros de fundo de casas que eram da cohab (eu fui comprando as casas do lado da minha que foram sendo vendidas) a casa tem 3 andares sendo que embaixo é só garagem pra caber todos os carros que minha familia tem! nào pago iptu por ser local de periferia e baixa renda e fiz toda a casa sem arquiteto sem engenheiro e nunca ninguém veio me multar!A parte boa de morar em uma mansão na quebrada é essa vc faz tudo o que quiser e ainda tem a segunrança do local feita por marginais como moro aqui desde a decada de 80 ninguém pode mexer com ninguém aqui dentro da quebrada! enquanto vários troxas pagam mil impostos eu moro em mansão na quebrada e não pago nada nem segurança e ai de alguém entrar aqui no bairro e mexer com qualquer vizinho!! é morto no mesmo dia!


  • jane disse:    ( 23.03.2013 às 11:26 )

    Bom dia,minha casa fica de fundos em uma vila, ao lado tem outra vila com casas. avizinha fez uma igreja evangelica no terraço dela. com direito a caixa de som e gritarias.trabalho o dia todo e quando chego em casa não consigo descansar já que o terraço é aberto e o barulho e enorme. gostaria de saber o que fazer ou a quem procurar. já que imagino que isso é ilegal. desde já agradeço.


  • Paula disse:    ( 22.03.2013 às 10:26 )

    Tenho um apto no 3 andar de uma casa de vila que foi dividida em 3 aptos. Os dois moradores de baixo fizeram sacadinha na frente da casa e agora estou bloqueada e o acesso de içamento para fazer uma mudança da minha casa esta impossível. Estou tendo dificuldades em alugar meu imóvel porque futuros inquilinos não querem o transtorno e nem o risco de fazer uma mudança. O que posso fazer? Eles podem fazer isto? E os meu prejuizos e meus direitos?
    Obrigada, No aguardo. Paula


  • Edi disse:    ( 21.03.2013 às 11:52 )

    bom dia
    Estou reformando/ampliando minha casa geminada (independente). A obra é totalmente regular. Mas minha vizinha, invejosa, denunciou minha obra à Prefeitura. Os fiscais foram lá, e na maior falta de educação e grosseria, nos mandou providencia a “placa” (responsáveis) para colocar na frente da minha obra… Gostaria de saber se esses fiscais da prefeitura podem entrar na casa das pessoas desse jeito (com ignorância e grosseria) e nos obrigar a providenciar engenheiros, arquitetos, etc. Não tenho condições de pagar esses profissionais, minha obra não alcança os 50% do imóvel… Qual a solução para meu problema?
    Obrigada pela ajuda.


  • EDUARDO MARTINS CORREA disse:    ( 19.03.2013 às 16:49 )

    MINHA OBRA FOI DENUNCIADA,FUI NA PREFEITURA PARA TENTAR LEGALIZAR E ELES DISSERAM QUE NÃO TEM COMO DEVIDO AS MEDIDAS. O MEU TERRENO POSSUI 6 CASAS ESTAVA LEVANTANDO MAIS DUAS, O QUE DEVO FAZER.


  • mery disse:    ( 14.03.2013 às 10:28 )

    bom dia, a minha vizinha puxou entre a casa dela e a rua da calçada uma biroska, sendo que quando as pessoas passa em frente da birosca que estar na calçada ela faz ameaças. Essa obra estar certo, podemos fazer imovel quase em cima das calçadas
    . obrigada.


  • Gilberto disse:    ( 11.03.2013 às 19:25 )

    Olá, estou comprando uma casa porém irei fazer uma garagem com cobertura em telha (mesmo modelo da casa). NEste caso é necessário acionar a prefeitura com projeto de engenheiro? Se for de policarbonato, é o mesmo procedimento?


  • Debora da Silva Ferreira disse:    ( 11.03.2013 às 15:52 )

    Coloquei uma janela no meu quarto que dar para a área de serviço da minha casa, sendo que tem um vizinho da outra rua que se sente incomodado,pois,reclama não poder tomar banhor a vontade no quintal de sua casa por causa da minha janela, gostaria de saber se sou asegurada por lei a respeito da janela do meu quarto dar para minha área de serviç e não para a do vizinho?


  • Denise disse:    ( 11.03.2013 às 15:48 )

    Boa tarde,
    Estou fazendo uma obra totalmente regular no meu imovel porem minha vizinha resolver fazer uma denuncia a Prefeitura. Gostaria de saber se o “fiscal da prefeitura” poderia ter entrado em minha casa sem autorização e fotoguafa-la. Qual o caminho a tomar.
    Obrigada.


  • FRANCISCO UILA MOURA disse:    ( 11.03.2013 às 12:01 )

    BOM DIA DRa. KATIA MORO EM UM QUARTO NA FRENTE DA CASA DA MINHA MÃE O TAMANHO E DE 5 X 4,E ESTOU PENSANDO EM FAZER UM EMPRÉSTIMO PARA FAZER UM COMPARTIMENTO EM POIS MORO COM MINHA ESPOSA E UM AFILHADO ESTA PEQUENO, A PERGUNTA E O QUE PRECISO FAZER PARA A VIZINHA NÃO ACHA RUIM. DESTE JÁ AGRADEÇO


  • Maria de Fátima disse:    ( 09.03.2013 às 22:11 )

    Olá, moro em uma cada alugada em uma vila , a minha casa é a ultima, e a janela da cozinha do meu vinho fica de frente para a janela do meu quarto, e eles a mantem sempre aberta tirando minha privacidade, sera que tem algum jeito pra que eu possa fazer com que eles mudem a janela de lugar? Por favor me ajudem. Obrigada


  • Jacqueline disse:    ( 08.03.2013 às 17:28 )

    Moro numa casa de 2 andares numa vila residencial, onde existe uma área de servidão, onde cada um fez, varanda, cobertura para carros, entre outras. Contamos também com uma rua de vila, por onde transitam os carros dos moradores. Estou querendo colocar uma escada externa , que de acesso ao 2 andar , de modo que os acessos dos pavimentos sejam independentes. Há alguma legislação sobre isso?


  • leone disse:    ( 07.03.2013 às 23:38 )

    oi.
    tenho uma duvida!
    moro em uma casa e essa é a ultima casa da vila, no corpo da casa ja tem uma vaga para meu carro, na frente, tem espaço para mais um carro, pois fica no corpo da vila, e pelo fato de ser a ultima casa ninguem usa, só eu. gostaria de saber se posso colocar no documento da casa essa vaga?

    grato
    Leone Fonseca


  • Isabel Candiani disse:    ( 06.03.2013 às 17:54 )

    minha casa tem 11 m de fundos e ela foi construida bem na divisa do outro terreno , agora quero deixar um corredor de 1,30 de largura e fazer outra parede com aberturas de portas e vitros, posso fazer isso e quanto de colunas tenho que colocar


  • Marcia disse:    ( 06.03.2013 às 17:19 )

    Moro em um predio de 3 andares com 3 apartamentos. Precisamos fazer reforma em toda a área externa do predio.A prefeitura tem como financiar essa reforma? Por sermos apenas 3 moradores fica muito cara a obra. Mo na cidade Rio de Janeiro.


  • Marcineia Ferreira da Silva disse:    ( 04.03.2013 às 23:42 )

    Boa Noite,por favor preciso de uma resposta,pois minha mãe assinou um Alvará de uma loja no nome de uma vizinha sem o consentimento dos filhos e já faz 2 anos e só agora que descobrimos isto o que será que acontece com a loja? Pois não entendo muito deste assunto por favor alguém pode explicar o acontece com isso?


  • maria vera lucia mendes borges disse:    ( 04.03.2013 às 17:03 )

    Estou construindo muro na frente de casa. O Lote tem 15m de frente. O muro ficou com 2,80m.O portão para carro tem 4m e não tem trava em cima, mas colocamos o trilho para o portão correr. O pedreiro está cobrando para fazer 15m. Questionado ele disse que é certo cobrar a construção do vão do portão. Preciso de orientação.
    Desde ja afradeço mque puder ajudar. Inclusive se tem lei para eu olhar , ou tabela de preço.
    Obrigada,
    Vera


  • Joilson Caetado dos Reis disse:    ( 03.03.2013 às 12:32 )

    bom dia
    karla
    Eu tenho um sobrado , que mora o meu irmão. e agora vou casar e estou querendo dividir o sobrado, colocar 2 relógio de água e luz. Qual o procedimento que devo tomar dez de documentação e da obra civil?
    ja estou comprando o material necessário para fazer a obra.
    estou com um pouco de pressa nesta obra pois o meu filho nasceu. o que ja posso esta adiantando?
    agradeço deis de já a sua atenção
    tenha uma ótima semana.
    fica com Deus.


  • ademar disse:    ( 01.03.2013 às 23:40 )

    comprei um sobrado geminado porque gostei da faixada do conjunto, só que um dos vizinhos resolveu alterar o muro na frente e do meu lado, o que posso fazer?


  • Ana disse:    ( 28.02.2013 às 21:32 )

    Olá. Comprei um apartamento de 1 quarto num condomínio de 5 andares< financiado pela caixa.Como o imovel é bem grande (65m²) gostaria de fazer um segundo quarto e colocar uma baneira no banheiro. Quais procedimentos devo tomar para não ter problemascom a prefeitura? É obrigatório contratar um arquiteto?


  • francilene disse:    ( 26.02.2013 às 14:04 )

    Comprei um imóvel no segundo andar,mas a minha garagem é conectado com o primeiro andar ,quando entro na minha garagem a uma meia parede com uma grande que automaticamente dá acesso a varanda do meu vizinho primeiro andar ,antes nessa grande possuia uma tela ,ou seja eu não tinha nenhum contato com o mesmo.Agora a vizinha retirou essa tela afirmando que amesma estava por motivo de poeira e nessa varanda possui duas janelas em forma de bascul numa altura de 60 cm cada ,ele vive me importunando ,vianjo tudo o que eu faço e para ela ter acesso a minha residência é so ter acesso a grande.eu posso levantar uma parede nesse caso


  • Nalda Andrade disse:    ( 26.02.2013 às 13:46 )

    Sou designer de interiores com parceria de um arquiteto para assinar e autorizar reformas pela prefeitura,faço projetos completos do começo até o final na decoração,com mão de obras especializada.(11)973335070


  • Rosana Macedo disse:    ( 23.02.2013 às 19:51 )

    Boa noite.
    Meu vizinho está demolindo e/ou reformando, um sobrado que fica nos fundos da casa da frente, apenas aos finais de semana, perturbando o sossego de todos, além de pedaços de tijolos e cimento que caem no meu quintal, o proprietário não se incomoda com o transtorno que está causando. A obra não possui acompanhamento de profissionais da área (o proprietário esta construindo da forma que lhe vem na cabeça),o que põe em risco a minha casa, as pessoas que estão ajudando na obra trabalham sem nenhuma proteção, correndo risco de acidente. Portanto se trata de uma construção sem o amparo legal. Já efetuamos reclamação junto ao CREA e a Prefeitura, porem os dois orgãos não tomaram atitude. Qual seria o proximo passo.


  • Marcos Deyvid disse:    ( 23.02.2013 às 13:14 )

    Meu vizinho de fundo construiu uma casa em cima de sua casa deixando uma varanda na parte de trás quase dentro do meu quintal, tirando totalmente a minha privacidade. Pois as vezes fica pessoas na varanda assistindo o que passa na televisão do meu quarto. Apesar dela estar dentro do terreno dela isso é permitido.


  • NILDA BERNARDO disse:    ( 19.02.2013 às 16:27 )

    moro guarulhos em sobrado de esquina na avenida passa muito carro onibus e caminhao o pior que onibus passa em cima da calçada e quebrou tudo consertei coloquei piso onibus veio e quebrou tudo arrumei outro pedeiro ele colou um ferro encheu de comcreto e me fez a calçada terminou de tarde 14hs quando foi 1630 onibus derrubou o ferro e quebrou a calçada fui falei com fiscal achei o motorista que fez isto falou que empresa vai pagar refis a calçada de novo pois dois dia do conserto o onibus quebrou minha calçada o que fazer a quem procura para me ajudar obrigado nilda


  • Renato Martins disse:    ( 19.02.2013 às 10:39 )

    Olá ,estou alugando um imóvel e na parte do fundo tem um quintal e gostaria de fazer uma laje, preciso do alvará de reforma? Quanto tempo demora para tirar? Posso fazer a reforma só com o protocolo?
    Muito obrigado.


  • luciana perez disse:    ( 16.02.2013 às 16:44 )

    boa tarde gostaria de uma informação se possivel agradeço desde ja, eu gostaria de construir um salão em cima da minha garagem, mas fiquei sabendo que não posso subir paredes,o que faço pois preciso de paredes, sera que posso fazer de alvenaria e vidros ou mesmo as sim preciso pedir autorização na prefeitura.


  • Moises Nascimento disse:    ( 16.02.2013 às 15:03 )

    Olá, boa tarde. Preciso fechar uma passagem com um muro de 1m de altura e 80cm de largura porque a casa do vizinho tem a frente para outra rua mas ele so quer passar pela minha porta- um bêco de 80cm de largura. Como devo proceder?


  • Maria Aparecida disse:    ( 15.02.2013 às 10:25 )

    Moro de lado para uma rua particular, ou seja, é um terreno que virou rua, e nunca poderá ser fechada porque dá acesso as casas que ficam nos fundos da minha casa, o que na verdade é uma grande viela, a parede da minha casa virou o muro deles, desta rua, gostaria de saber se parte superior da minha casa posso abrir janelas laterais de acesso para esta rua, lembrando que mesmo que eles viessem a fazer muro nunca alcançariam essas janelas por se tratar de uma parede muita alta, quero saber se posso fazer seriam 3 janelas pequenas apenas para melhorar a ventilação da minha casa, qual orgão responsável devo procurar para me assegurar, desde já agradeço.


  • Liana Pereira Ferreira da Silva disse:    ( 15.02.2013 às 9:58 )

    Bom dia, moro na cidade de itaperuna/rj em um prédio de 3 andares, só que não é pago condominio, pois no prédio era só da familia. só que eu moro no 3º andar e tivemos que fazer uma reforma pq teve infiltração e como já íamos reformar, optamos pr fazer um terraço com uma parte aberta para piscina e a passagem para esse terraço não é em área comum do prédio. só que o apartamento do 2º andar foi vendido para um terceiro que não é da familia e ele diz que tem direito a uso do terraço, que pagaria 1º terço do valor para o uso do mesmo. Gostaria de saber se isso procede ou só o 3º andar que tem diretio ao uso com o pagamento do IPTU?


  • eurico disse:    ( 14.02.2013 às 23:05 )

    ola moro em são paulo e no quintal da minha recidencia estao fazendo obras irregulares na parte superior da casa da frente estou tendo muitos problema e ate mesmo risco de queda pois ha paredes com ate 2 metros de altura sem nenhuma coluna fora vazamentos da parte superior para a residencia de baixo onde vive criança e o cheiro de umidade e mofo é muito grande a minha familia que mora na recidencia esta tendo varios problemas de saude inclusive bebe ja ficou internado pelo cheiro de mofo…..etc
    por gentileza quero uma solução o mais rapido possivel pois ja não aguento a infestação de ratos na minha recindencia que orgão devo procurar ! obrigada


  • Oliveira disse:    ( 14.02.2013 às 14:03 )

    Prezados Senhores:Comprei um imovel pequeno,porém banheiro claro e arejado. Hoje estou no escuridao, e abafada, está sendo fechada a área de ventilaçao, pois a síndica resolveu coloar telhado alegando àgua de chuva no 1º andar. Isto está correto? o prédio existe a 50 anos e só agora a água encomoda? Qual a soluçao para clarear a minha cozinha, e o banheiro. grata.


  • jessica disse:    ( 07.02.2013 às 19:43 )

    meu vizinho e eu juntamos as nossas terras para fazer uma garagen so que precisamos fazer um documento e gostaria de ajuda de alguen me enformando qual documento devo fazer qual documento certo espero ajuda de alguem muito grata pela atençao


  • Marciano Bruxel disse:    ( 07.02.2013 às 17:01 )

    comprei um terreno faz uns 16 meses e quando comprei o mesmo ele tinha uma informação urbanística, hoje eu estou a fim de construir a prefeitura pode mudar de ideia não autorizando construir por ser uma areá de preservação?


  • STELA disse:    ( 07.02.2013 às 0:40 )

    COMPRAMOS DOIS TERRENOS UM AO LADO DO OUTRO E CONSTRUIMOS UMA IGREJA,A PREFEITURA LIBEROU O ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO NUM LOTEAMENTO E FOMOS A PRIMEIRA CONSTRUÇÃO DO BAIRRO ,AGORA NOVOS MORADORES QUE COMPRARAM DEPOIS DE NÓS ENTRARAM NA JUSTIÇA ALEGANDO QUE O BAIRRO É RESIDENCIAL ,OQUE PODE ACONTECER CONOSCO,PORVENTURA TEREMOS QUE PARA DE FAZER CULTOS,E DE QUEM É A RESPONSABILIDADE NOSSA OU DA PREFEITURA


  • carla emilia disse:    ( 06.02.2013 às 0:14 )

    oi boa noite estou querendo fazer uma fundação pra contruir uma laje com dois quarto mais meu terreno é decido por issi vou fazer as colunas tem algum poblema mi responda por favor é urgente obrigada


  • alcione disse:    ( 03.02.2013 às 23:06 )

    Olá, comprei dois terrenos em sc praia capão do cravo,quando fui medir verifiquei que uma casa de outra familia invade 15m do terreno ( esta casa foi doada pela prefeitura). Na prefeitura me disseram que esta casa foi construida conforme mapa da praia Azul (praia que fica ao lado, pois o terreno fica na divisa das duas praias). A quem recorrer? o IPTU está em dia. Nao sei o que fazer.


  • Shirley T. disse:    ( 03.02.2013 às 17:43 )

    comprei uma casa em 05/88 pela CEF faltam 4 meses para terminar, só que tem o saldo devedor que só aumentou.
    que devo fazer..Obrigado


  • kleber luiz movio disse:    ( 02.02.2013 às 20:10 )

    Boa noite, preciso de uma dica..,na minha casa já tem 01 portão garagem e 01 social, agora quero fazer outra entrada do lado oposto ao atual, ou seja, ficarei com 02 portões garagem e o atual social no meio. “preciso” fazer projeto e avisar a prefeitura ? Desde já obrigado pela atenção. abraço e sucesso


  • myrian disse:    ( 31.01.2013 às 14:34 )

    Quero substituir a cobertura da minha garagem por laje preciso de autorização prefeitura?


  • Kelly disse:    ( 31.01.2013 às 8:15 )

    Olá! Moro em São Paulo e estou pensando em cobrir a garagem de minha casa, mas ainda estou em dúvida se será no sistema abre-fecha ou fixa. Para esse tipo de obra é necessária a autorização da Prefeitura?


  • silvia disse:    ( 30.01.2013 às 15:34 )

    Meu vizinho comprou a casa ao lado da minha. São casas geminadas e minha parede e a dele são a mesma. Ele quebrou a casa por dentro está tudo no chão, não tem paredes, telhado, etc. Esta parede que dividimos, do lado dele está ao tempo mas estão aparecendo infiltrações no meu lado prejudicando uma reforma recentemente feita. Ele não dá andamento na obra, não quer conversar para tentarmos resolver a situação que aparentemente é simples e também a obra é irregular. Como e para quem denunciar?


  • Nadia disse:    ( 30.01.2013 às 9:56 )

    Por favor, preciso de autorização da prefeitura para fazer obra de modernização do elevador, onde o mesmo chegará a cobertura? atualmente , o elevador vai até o andar inferior a mesma. Obrigada por responder


  • Lia disse:    ( 30.01.2013 às 1:48 )

    Boa Noite! Dra. Katia. Venho através desta pedir- lhe duas orientações. Minha residencia fica em um terreno de esquina com entrada e saída para ambas ruas. Tenho minha residencia na rua principal e fiz um sobrado nos fundos do terreno com divisa da calçada e divisa com fundo do terreno do vizinho. Esse sobrado com divisa da rua, tem no 1 andar um espaço de varandinha com abertura para rua e divisa de terreno , ambos de 1 metro e meio de abertura . Como o terreno do vizinho que é em declive, sendo mais baixo que o meu terreno… Esse 1 andar com essa abertura ficou com 6 metros de altura da rua e com aproximadamente 7 metros da divisa de terreno com o vizinho. Meu vizinho exigiu que eu faça uma parede neste espaço de 1 metro e meio que tem 7 metros de altura aproximadamente desta divida que seria muro. Gostaria muito de duas orientações. Sou obrigada a isolar este espaço??? Posso fazer uma parede com tijolos vazados decorados??? OBS: Tenho toda documentação e planta regular. Desde já, agradeço imensamente as respostas. Tudo de bom para você, obrigada.


  • Aparecida Ferreira disse:    ( 28.01.2013 às 19:46 )

    Olá, gostaria de saber…o que fazer?
    Moro em um sobrado no primeiro andar e o vizinho de cima passou a utilizar ao sótão,( sem licença na prefeitura, com embargos nas obras que fez,mas com consentimentos…)area das cxs dágua e retirou telhado,,, e agora quer fazer uma cozinha com instalação e instalar GÁS, o prédio ficou cheio de infiltrações. To preocupada e nem acesso tenho às minhas caixas…


  • luciana disse:    ( 28.01.2013 às 2:23 )

    Por favor moro numa residência há mais de 30 anos numa residencia no bairro do pacaembú, minha dúvida é se ,cair uma árvore, acidentanmente e danifica oa calçada, de que é a responsável pelo conserto do pavimento da calçada? O proprietário, ou a prestadora q danificou? Desdejáobrigada.Boaboite.


  • neusa disse:    ( 27.01.2013 às 15:09 )

    moro em um apartamento que o banheiro da minha suíte dá para a sacada do apto. do lado, ou seja:se estou tomando banho, vejo tudo o que se passa na sacada desse apto, pois ela é toda de vidro. Quando comprei o imóvel não ví a tal varanda, o corretor abriu a porta do wc e não fui até o box blindex, olhei + à distância. Passado algum tempo que estava morando neste apto. Uma vez estava tomando banho e ví duas pessoas conversando na tal varanda.os moradores colocar uma “cortininha” para impedir a visão do meu wc, mas não sei se o tecido impede a visão ou ainda é transparente, pois nunca fui no apto. deles. É claro que qdo eles colocaram a cortininha, é porque sabiam que não estavam certos em fazer a varanda naquele lugar.
    Nunca reclamei, mesmo porque não os vejo.
    Agora, resolvemos (meu marido e eu) comprarmos uma casa (não pelo motivo da tal varanda) e não conseguimos e um dos motivos é a tal varanda que quando o pretendente à compra vê já sai de fininho. Há mais de um ano que anuncio, as pessoas interessam, mas quando vêem não querem. Podem ter outros motivos também por não querer, mas acho que meu ap. não tem defeitos de construção a não ser o da tal varanda. A quem deve procurar pra resolver o problema. O síndico, que nunca vejo, a prefeitura, um advogado. Por favor, me ajudem.


  • Candida Sacramento disse:    ( 26.01.2013 às 18:13 )

    Comprei uma casa (1º andar) financiada pela CEF com 2 quartos, com muito sacrifício para conseguir a entrada (empréstimo na CEF). O engenheiro que fez a perícia, encontrou áreas com infiltração. Tive que pagar um absurdo para vedar toda a área. Fui aconselhada a cobrir a laje, para não perder o meu investimento. Porém, resolvi fazer mais dois quartos pequenos e um banheiro em cima, colocando uma escada helicoidal saindo no quartinho da frente. A ampliação será menos de 50% da área construida. O mestre de obras olhou as sapatas e estruturada casa em baixo e nada encontrou que pudesse ser perigoso, apesar do fundo da acesso a despenhadeiro e a moradora de baixo está reforçando as colunas do fundo. Farei o serviço na parte da frente da construção, por prevenição. A lei diz que até 50%, não é necessário que a prefeitura aprove. O que me aconselham? Grata pelo retorno


  • alan delon disse:    ( 26.01.2013 às 12:32 )

    tenho um vizinho que fez um primeiro andar com janelas para o meu terreno, e ele aproveitou o espaço que era pra ser o muro e fez a casa dele (primeiro andar), tomando totalmente a minha privacidade, isso sem falar que a esposa dele não pode escutar nada que corre pra ver o que é.só queria umas orientações, não quero confusão com ele pois eu sou evangélico, quero só esta por dentro das coisas porque eles são muito abusados. vc´s podem me orientar em alguma coisa? agradeço um forte abraço fiquem na paz do senhor Jesus.


  • paulo bezerra disse:    ( 26.01.2013 às 11:53 )

    Minha mãe tenhe uma casa, eu quero construir outra encima, eu posso fazer um novo documento para essa casa de cima?


  • Jadson disse:    ( 25.01.2013 às 14:46 )

    Boa tarde, comprei uma casa e ela tinha um tanho de 62,40m² com toda sua documentação correta mas ouve um aumento de 30,87m² na casa o que eu faço para regularizar esse acrecemo pois preciso para poder transferir o imóvel para o meu nome? E o que é o DISO e averbação.
    Espero que possa me ajudar.
    Muito obrigado.


  • SLOVENIA disse:    ( 25.01.2013 às 12:21 )

    ESTOU FAZENDO UM DUPLEX(02 APARTAMENTOS) E GOSTARIA DE SABER SE O RECUO DO APARTAMENTO SUPERIOR É IGUAL AO DO TÉRREO,POIS FIQUEI SABENDO QUE O RECUO DO APARATAMENTO SUPERIOR TERÁ QUE SER MAIOR QUE O DO TÉRREO,CASO SEJA PRECISO,GOSTARIA DE SABER DE QUANTO É O RECUO SUPERIOR?


  • Fabio Dominguez de Freitas disse:    ( 24.01.2013 às 16:01 )

    No meu predio de 9 andares , o meu apto é o 901 , sendo que o 903 e 905 são corbeturas .O detalhe é : O 905 tem a cobertura sobre a area do seu apartamento , já o 903 tem toda a area do seu apartamento e a do meu 901 ! Olhei os iptus dos dois apartamentos e eles tem o mesmo valor e mesma metragem !! O que eu devo fazer para tambem usar a parte de cima do meu apartamento ?


  • Celso Coimbra Rodrigues disse:    ( 24.01.2013 às 11:37 )

    Ola.. Minha casa é germinada e esta alienada a Cx Econômica e meu vizinho esta pretendendo fazer um puxadinho na parte de traz da casa e com isto estará tirando o meu sol. Não estou de acordo com a obra, que devo fazer?


  • LEILA MARCIA disse:    ( 23.01.2013 às 15:45 )

    Boa tarde! Tenho um problema muito serio com um vizinho. A casa dele fica em cima e o meu terreno com a casa fica abaixo da dele. Ele tem as janelas e a varanda viradas pra minha casa e meu quarto e do meu filho,eu e minha família não temos nenhuma privacidade.Quando a campanhinha toca eles vão primeiro do q agente. E fora ameaças de morte do irmão dele e sobrinho (a ameaça tem o vídeo do sobrinho).Já foi chamada policia 2 vezes.A minha filha vai casar e dei uma parte do terreno pra ela construir, só q ele falou q ninguém vai construir no meu terreno não. Acho q ele tá doido. Pagamos pela casa temos escritura e todos documentos. Ele muito nem tem documentação nenhuma.Ele é abusado d +. Ele fica no muro dele cospe no meu quintal, fica olhando, quando faz festa as pessoas ficam debruçadas no muro, é impressionante q as pessoas não tem, um pingo de respeito ficam olhando mesmo na cara de pau. Descobri q ele tirou uma foto do meu marido de cueca no nosso quarto,e fica mostrando as pessoas, será q não tem uma pessoa sensata q não fala pra ele q isso é errado? Se tivesse como mandar algumas fotos e vídeo pra vcs verem o q nos temos q passar com esse vizinho,abusado e a família dele amigos.Tenho um acervo de tudo q ele faz e a sua família.É uma coisa louca. Fui a prefeitura e eles vão notificar ele para fechar.Mais ele diz q a prefeitura não manda nele não. Eu sei q a prefeitura só vai ficar notificando ele e sei q ele não vai fechar, alguma coisa vai ter q acontecer, se eles não matarem agente. Já tentamos vender mais ninguém quer comprar por causa da casa dele. To no beco sem saída, me ajudem por favor… bjs e desde já agradeço por ter um lugar pra desabafar.Aceito qualquer ajuda… preciso de um engenheiro pra autorizar a obra da casa da minha filha. Moro no Rio de Janeiro / São gonçalo
    meu e-mail: leila_marci@hotmail.com


  • rosilda disse:    ( 19.01.2013 às 18:55 )

    Comprei um apartamento e a moradora de cima quer que eu tire a minha caixa dágua de cima da laje dela,gostaria de saber se ela tem esse direito já que quando comprei o apartamento a caixa dágua já ficava lá.


  • alexandre silva disse:    ( 18.01.2013 às 15:38 )

    EU TENHO CONSORCIO


  • luciana disse:    ( 17.01.2013 às 10:18 )

    oi o meu vizinho fez uma casa na parte de cima da dele so;,so que ele colcou uma janela que da pro meu quintal e tira minha total privacidade.Que orgão publico devo procurar.Obeigada


  • Angélica disse:    ( 16.01.2013 às 14:16 )

    Olá,estou querendo fazer um financiamento de um imovel,é dever do dono entregar o apartamento pintado?


  • Leandro disse:    ( 16.01.2013 às 9:13 )

    Bom dia!

    Comprei uma casa que contem 3 pavimentos sendo que o terceiro pavimento é uma cobertura. Posso fazer o telhado ou preciso de autorização da prefeitura?


  • Rita Caldeira disse:    ( 14.01.2013 às 18:34 )

    Boa tarde

    A casa ao lado está sendo reformada.
    Sua parede é extrema com meu terreno e ten uma janela virada para a porta de minha casa.A casa foi alugada para uma confeitaria com produção própria e eu pedi para que colocassem tijolos de vidro para fechar a tal janela. Qdo era residencia não tinha problema mas agora vai ter máquinas industriais que fazem barulho.Eles são obrigados a fechar?


  • Anônimo disse:    ( 14.01.2013 às 17:10 )

    Meu vizinho tem uma casa do outro lado da rua e construiu uma oficina de carro do lado da minha casa, que fica de frente com a casa do mesmo vizinho ,a rua de minha casa é residêncial e só existe essa oficina que incomoda muito com o barulho do funcionamento da mesma além do som alto das músicas , cheiro forte de solda e outros produtos como tintas fumaça de carro ,barulho intenso de cachorro latindo,além de outros barulhos como a conversa deles dentro da oficina , e ainda construiu em uma parte do terreno que me perntence, o barulho é visto em vários horários do dia inclusive já ouvimos barulhos desde as 4 da manha , as 10 da noite em dias e intervalos alternados , além do barulho de onibus que ele estaciona do lado dessa oficina que todos os dias apartir das 5 da manha e as veses até 4 da manha . Diante disso como devemos agir ? já falamos com eles sobre alguns pontos como o cheiro forte e o incomodo do cachorro além do problema da construção em terreno alheio ,mas ele só dá sinais de resolver apenas a parte do terrenno que esta construido em terreno alheio no caso , construido em meu terreno.


  • gilberto v. de sousa disse:    ( 14.01.2013 às 17:08 )

    O PESSOAL SÓ RECLAMA DAS CALÇADAS,PRECISA RECLAMAR TAMBEM DOS PORTÕES QUE ABREM PARA O LADO DE FORA,E OS CALHÕES QUE JOGAM A AGUA DA CHUVA NAS CALÇADAS,NO DIA DE CHUVA A PESSOA VAI PARA O MEIO DA RUA PARA NÃO TOMAR CHUVA E ACABA SENDO ATROPELADO PELOS CARROS.


  • Eli disse:    ( 14.01.2013 às 16:15 )

    Oi!! eu estou comprando um geminado e o banheiro é muito pequeno, queria saber se posso modificar quebrando e fazendo outro. o que devo fazer e se tras algum problema por a casa ser financiada pela caixa


  • laila disse:    ( 14.01.2013 às 15:54 )

    oi gostaria de saber sobre meus direitos sobre uma obra que vem sendo efetuada pelo meu vizinho.Ele depois de quase vinte anos morando aki resolveu contrir uma outra casa no fudo da propriedade dele so que essa casa vai fechar duas janelas da minha casa.quria saber se essa obra pode ser embargada pela prefeitura ja q esta vai trazer transtornos pra mim e minha familia


  • oswaldo vilela disse:    ( 14.01.2013 às 15:26 )

    Tenho um telhado de calhetão cobrindo minha garagem,posso tirá-lo e fazer uma cobertura de laje e em cima da mesma fazer outro ambiente.Preciso pedir autorização da prefeitura,caso eu queira vender o imóvel terei algum problema de documentação…


  • Valerio disse:    ( 14.01.2013 às 14:14 )

    Boa tarde acho que nem todas as denuncias são fiscalizadas no final do ano passado fiz uma denuncia de uma construção invadindo parte da rua e nem siquer veio alguem da prefeitura acho que eles fiscalizam apenas area nobres e esquece do bairros mais simples.


  • maria do carmo costa disse:    ( 14.01.2013 às 14:13 )

    Há alguns anos foi construído um pequeno prédio ao lado da minha casa e alguns moradores, sem respeito algum,por mais que eu implore, sempre jogam todo tipo de lixo em meu quintal, como cascalhos de pequenas reformas, restos de comida, bolacha e bala, chiclete mastigado,medicamentos em comprimidos,papel higiênico sujo de fezes,plásticos, vidros,pedaços de panos sujos e vários outros objetos. Uma das moradoras, inclusive, instalou uma janela na parede que dá para o meu quintal.


  • annie avila disse:    ( 14.01.2013 às 14:07 )

    BOA TARDE. MORO NUM PREDIO RESIDENCIAL NA AV. ANGELICA E HA UM ANO HA UMA OBRA DE UM PREDIO COMERCIAL GRUDADO NO MEU PREDIO. NADA CONTRA MAS OS TRABALHADORES FICAM OLHANDO, FALAM PALAVRÕES, ALEM LOGICO DO BARULHO INFERNAL. A NOSSA SÍNDICA É UMA OMISSA. PORTANTO, GOSTARIA DE SABER QUAL PROCEDIMENTO E ATÉ MESMO, SABER SE A OBRA É REGULAMENTADA, TIPO, ALI PODE HAVER PREDIO COMERCIAL? A HORAS ELES PODEM COMEÇAR A TRABALHAR? PARABENS PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. OBRIGADA.


  • luciano lino disse:    ( 14.01.2013 às 13:46 )

    O muro do lado de minha casa esta construido no meu terreno o vizinho usou o muro para construir o seu rancho e em cima do muro ele construiu a parede da casa dele sem minha autorizaçao o que devo fazer????


  • Valneide da Silva disse:    ( 14.01.2013 às 13:41 )

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber moro em casa e a minha garagem é coberta pelas telhas eternit,gostaria de estar fazendo uma laje, preciso da altorização da Prefeitura e como deve proceder.

    Grata,
    Neide


  • jj disse:    ( 14.01.2013 às 12:33 )

    é uma palhaçada isso só par arrancar mas dinheiro do povo, e vai pros bolsos deles, usam nosso dinheiro e nem dão satisfação só Deus sabe onde é que vai a grana, agora querem que nos demos satisfação, vão plantar banana, rsrsr


  • Claudenir Gomes disse:    ( 11.01.2013 às 10:22 )

    A uma semana que o vizinho está fazendo uma reforma da sua casa, e o que vem incomodando é o barulho de batidas que se inicia cedo demais,às 6:30hs e a minha filha de dois anos mal consegue dormir. Que procedimento devo tomar haja vista que não há consciencia deste mesmo depois de ja ter solicitado iniciar estas batidas pelo menos 8hs? Claramente ja vi que esta obra não tem autorização dos órgaos responsaveis.


  • Rosemeri disse:    ( 06.01.2013 às 9:42 )

    Oi!! eu estou comprando um germinado e o banheiro é muito pequeno, queria saber se posso modificar quebrando e fazendo outro. o que devo fazer e se tras algum problema por a casa ser financiada pela caixa


  • RENILSON disse:    ( 04.01.2013 às 13:26 )

    Boa tarde, eu posso abrir um portão nos fundos da minha casa o qual dá acesso a rua que fica por traz da minha casa?


  • roseli de fatima milani disse:    ( 01.01.2013 às 11:07 )

    O muro do fundo de minha casa esta construido no meu terreno o vizinho de fundo usou o meu muro para construir o seu rancho e em cima do meu muro ele fez uma carreira de tijolo sem minha autorizaçao o que devo fazer????


  • ana livia disse:    ( 17.12.2012 às 22:24 )

    olá,minha mãe me deu uma parte do terreno pra fazr minha casa,ai fiz uma casa 5×6 ,só que n sabia qu tinha que pedir autorização,o que eu faço,vou pagar multa,mesmo comprovando que n tenho condições de pagar uma arquiteto ou engenheiro..me ajude obrigada


  • Elisangela disse:    ( 04.12.2012 às 9:03 )

    meu vizinho está construindo um ´sobrado comercial nos fundos da minha casa e está colocando uma grande janela que dá p/ fundos da minha casa o que irá acabar com toda a minha privacidade pois conseguirá visualizar meu quarto e banheiro dos fundos assim como quarta das minhas filhas o que devo fazer ? pois acabará com toda a privacidade uma vez que o local será determinado p/ fins comerciais. aguardo retorno obg


  • Jaqueline M disse:    ( 18.10.2012 às 7:52 )

    Meu cunhado sofreu um acidente vindo a óbito dias depois, ele estava andando na calçada de um edificio quando um vaso de planta cai na cabeça dele, disseram que a área estava sinalizada, acontece que se estivesse com sinalização apropriada, ou com uma sinalização realmente eficiente, ele não teria passado, pois ele é daquelas pessoas que seguem regras, do tipo passar no sinal vermelho, atravessar na faixa, andar pelo viaduto de pedestres, como devemos agir?


  • Silvia disse:    ( 08.10.2012 às 13:39 )

    Estou com uma infiltração na parede de meu quarto e pela segunda vez não concigo achar onde ou o se tem ou nao canos porali.
    A saida seri a planta do apartamento ou do predio só que não temos!
    Onde eu poderia obter?
    OBRIGADA!!!!!!


  • Leideval Souza Alencar disse:    ( 30.09.2012 às 17:55 )

    Fiz um portao eletronico que avancou 30 cm na minha calcada. Fiz olhando varios portoes similares na cidade, nao busquei instrucao, nao fui avisado pela empresa do portao.
    Resultado multas constantes da prefeitura Santo Andre.
    Quero regularizar, como proceder?

    Observei que a propria prefeitura determina que deve ter 4,50 metros de comprimento para vaga de veiculo, da minha casa, deve ter agora 4,20 m


  • maria luiza disse:    ( 20.09.2012 às 20:07 )

    se existe planta de casa de 07 de largura e 08 de comprimento com 02 guarto 01 banheiro 01 sala 01 conzinha


  • maureen x. santos disse:    ( 11.09.2012 às 22:25 )

    olá gostaria de saber como posso tirar a licença para aumentar um banheiro nos fundos do meu sobrado, não quero problemas com outros moradores.
    obrigada


  • dirceu ferreira do nascimento disse:    ( 10.09.2012 às 13:10 )

    eu comprei um sobrado na planta eu queria saber se a imobiliaria que eu comprei e responsavel ate a entrega do imovel porque a impreitera esta sem dinheiro para terminar.


  • FLÁVIO LIMA disse:    ( 10.09.2012 às 6:25 )

    MINHA CALÇADA É CONSERVADA E PROTEGIDO POR MI. GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCAR GRADES DE PROTEÇÃO?


  • Dalva Delgado disse:    ( 31.08.2012 às 13:07 )

    Minha calçada mede 4 metros e eu quero colocar um portão. Quanto de espaço eu posso utilizar desta calçada para instalar o portão


  • Felipe tolotto disse:    ( 29.08.2012 às 18:54 )

    O proprietaria ao lado do barracão que eu alugo esta em construção, e acaba afetando a parede do meu imovel(uma grande trinca).Ha quem devo recorer?Qual postura devo tomar?
    Obrigado… parabens pelo trabalho


  • Alexandre disse:    ( 29.08.2012 às 13:20 )

    No terreno que faz divisa com minha casa no fundos tem um prédio que desde o dia 07 de agosto de 2012 começou a quebrar uns tijolos lá na cobertura (seria o quarto ou quinto andar, não sei dizer ao certo porque o térreo é o estacionamento)e começou a cair pedaços de tijolos em minha casa, reclamei, o zelador disse que limpava, expliquei para ele que em minha casa tem criança, eles não colocaram nenhuma protreção (telas ou outras proteções) Conclusão, já tive que chamar a polícia duas vezes em minha casa, já chamei a Defesa Civil, Perdemos a privacidade nos fundos de minha casa, e eles só sabem dizer que vão limpar, o que é obrigaçao mesmo. Mas e risco para minha casa, a falta de segurança, como fica? Me perguntam se a obra é regular, não sei dizer, sei que está colocando em risco pessoas e animais em minha casa.


  • Regina Paladino disse:    ( 28.08.2012 às 20:06 )

    Moro em um prédio que possui uma linda e imensa árvore em frente, está árvore foi tombada pelo patrimônio. Ocorre que ela possui imensas raízes que estão subindo e arrebentando o muro. O que devo fazer?


  • irene guimaraes vaz machado disse:    ( 28.08.2012 às 15:04 )

    oi! meu vizinho esta fazendo uma varana no segundo andar que da pra ver tudo o meu quintal, tira toda a minha privacidade vejo direto quando estou na rede de casa homens falando alto arrumando calhas ,acho meu vizinho bem folgado quando chega material coloca na minha frente (calçada) sem pedir quero saber o que eu faço não aguento mais me ajude por favor desde já obrigada!!!


  • patricia disse:    ( 25.08.2012 às 19:17 )

    queria saber se minha vizinha pode abrir uma janela que dar aceso ao meu telhado


  • renee blanquet disse:    ( 18.08.2012 às 9:22 )

    meu vizinho fiz uma obra iregular.a fiscalizaçao passou e multo mas ele continuo a construçao.,o que fazer?


  • Roberta Alves disse:    ( 17.08.2012 às 15:08 )

    Tenho a mesma pergunta de uma pessoa acima, comprei um sobrado geminado financiado com a documentação toda em ordem porém desejo fazer algumas alterações neste, gostaria de saber como fazer sem ter problemas futuros com a venda deste caso eu deseje, para que continue regular no caso de uma futura venda, gostaria de saber também se cobrir a garagem com laje isso torna a casa não aceitável num próximo financiamento, desde de já agradeço muito sua resposta se possível.


  • Sonia Verissimo disse:    ( 17.08.2012 às 10:14 )

    Para demolir a laje de uma casa germinada com a dos vizinhos precisa de autorização da prefeitura e quais danos podem ocorrer nas casas ao lado se forem executadas por pedreiros leigos.


  • Jane Camacho disse:    ( 15.08.2012 às 18:38 )

    Eu tenho um comercio(loja). A calçada da minha loja é domínio de quem, ou seja posso dispor da minha calçada sem prejudicar a passagem dos pedrestes?


  • Renato Pinto de sousa disse:    ( 13.07.2012 às 21:52 )

    comprei uma casa geminada quero fazer uma laje na garagem e uma cobertura na laje posso.


  • Renato Pinto de sousa disse:    ( 13.07.2012 às 21:50 )

    comprei uma casa geminada e quero fazer uma laje na garagem e uma cobertura da laje posso.


  • sergiuo disse:    ( 12.07.2012 às 22:14 )

    ACHO ENGRAÇADO ELES NOS ROUBAM, USAM DINHEIRO PARA ESTAGIO DO CURINTHIUANS VE SE PEDEM NOSSA AUTORIZAÇAO.
    AGORA PARA LIMPAR NOSSO TERRENO OU ALGUM REPARO EM CASA OU MESMO CONTRUIR TEMOS QUE DAR SATISFAÇAO E PAGAR TAXA ISSO E MUITO VERGONHOSO.


  • Pedro disse:    ( 10.07.2012 às 23:55 )

    é uma palhaçada, a reforma simples na minha casa por conta fica 8 mil(mao de obra e material)…se eu colocar prefeitura, arquiteto, como manda a papelada, vai pra 25.000,00…


  • Norma disse:    ( 03.07.2012 às 21:06 )

    Boa noite,
    Moro em um apartamento de apenas um quarto e pretendo dividir a sala para fazer mais um quarto, isso pode acarretar em algum problema para o imóvel ou prédio, e também é necessário alguma autorização da prefeitura? Obrigada


  • Elis Cristina Gomes disse:    ( 02.07.2012 às 8:07 )

    Estou querendo construir dois quartos em cima da minha casa original. Não seria um 1º andar completo… Quais providências devo tomar??? Tenho q pedir autorização da prefeitura????


  • wendel disse:    ( 30.06.2012 às 9:56 )

    o dono da casa que eu loco, esta reformando a casa comigo dentro! oque devo fazer?


  • Val Menin disse:    ( 27.06.2012 às 23:20 )

    Boa noite,

    Sou Designer de Interiores, estou fazendo o projeto que seria o Hall de Entrada do Prédio, o prédio é misto (residencial e comercial); A reforma será: rebaixo de teto em gesso, retirada de revestimento da parede e colocação de papel de parede, pintura e lixar o piso; A minha pergunta seria – preciso pedir autorização para Prefeitura? Caso negativo, qual seria o nº da Lei para eu apresentar para o síndico do prédio, provando não ser necessário a autorização da Prefeitura para execução da Reforma.
    Fico no aguardo.
    Atenciosamente
    Val


  • myrian disse:    ( 27.06.2012 às 9:47 )

    Quero tirar a cobertura de amiantro e fazer uma laje na garagem e aproveitar o espaço para fazer uma área preciso de autorização???obrigada


  • Juliana Pontes disse:    ( 18.06.2012 às 21:31 )

    Preciso tirar as telhas de brasilite da minha garagem e bater laje. Preciso pedir autorizacao?


  • Juliana Pontes disse:    ( 18.06.2012 às 21:29 )

    Vou tirar as telhas de brasilite da minha garagem e quero bater uma laje. Posso fazer sem pedir nenhuma autorizacao ou não?


  • elizangela lima disse:    ( 18.06.2012 às 13:12 )

    eu tenho uma casa duplex e quero dividi-la vou fazer uma em cima e outra em baixo. quero saber se preciso de licenciamento da prefeitura e como proceder?? obrugada!!!!


  • Patricia da Silva disse:    ( 13.06.2012 às 21:28 )

    Boa Noite, Financiei uma casa, porém a mesma está regularizada na prefeitura, pretendo aumentar uma suite no fundo e um jardin de inverno, gostaria de saber por favor, se um dia eu quizer vender a casa e realizando esse aumento no fundo é nescessário alteração da planta e novamente pagar para regularizar uma nova aprovação com esse aumento?


  • Izabel Cristina disse:    ( 11.06.2012 às 17:51 )

    Sou síndica e uma unidade pretende derrubar uma parede de um quarto que ficaria menor e com isso aumentar a sala. Pela planta a alteração não irá afetar pilastras ou vig. Gostaria de saber se neste caso é necessário exigência de ART do Crea.


  • cleito azevedo nobrega disse:    ( 10.06.2012 às 16:15 )

    NO PREDIO ONDE MORO E TANTAS REFORMAS QUE CHEGA A TREMER O PIZO DE TANTAS MARRETADADS QUE DAO ISSO SEM NEN UMA AUTORIZAÇAO E SEM ENGENHEIRO RESPONSAVEL ISSO E LEGAL


  • Laura disse:    ( 11.05.2012 às 18:44 )

    Prezados Srs!!
    Moro em um apartamento em condomínio, quero quebrar a parede da sala que dá para a cozinha e fazer uma cozinha americana, tirarei mais ou menos uns 2 metros de largura e de altura até a altura da porta da mesma, todos os outros condòminos j´[a fizeram essa reforma…agora na minha vez a síndica exigiu que eu apresente uma ART antes de fazer a reforma. É certo ela mje exigir isso!!! é realmente nescessário sendo que todos fizeram e não teve problema algum, quem tem que fazer isso e quanto custaria para faze-lo. Por favor, se for possível gostaria de uma orientação, obrigada.
    ATT,
    Laura.


  • João Fernandes Fraga disse:    ( 30.04.2012 às 20:27 )

    Nos fundos do meu terreno e do meu vizinho
    passa um córrego, a Prefeitura Municipal construi uma gale-
    ria e colocou uma laje sobre o córrego, porém o meu vizinho
    colocou um portão na frente e fez uma garagem, colocando em
    cima da laje colunas e uma cobertura de telhas.
    Pergunto ele pode construir em cima de um
    córrego, ainda construi um murro de divisa, ficando sómente
    ele com uma garagem.
    OBS: As despesas com a colocação da laje /
    foi dividida com os proprietários.


  • Allan Davi disse:    ( 30.04.2012 às 19:29 )

    A exato 6 anos atrás, minha sogra comprou um terreno e construiu uma casa ( inacabada ), só que tem um muro com pelo ou menos 1,20m de altura e em más condições ( o que segura o muro são raízes de árvores ) que dá para a calçada da rua , ela já foi na prefeitura várias vezes tentar resolver o caso desse muro e não resolveram nada (falaram que iam mandar um arquiteto e até agora não foi ninguém lá ), a pergunta é:
    o que ela realmente tem que fazer? ela pode derrubar o muro ( ñ tem como prejudicar o acesso do pedestre )e fazer um novo muro com as mesmas formas?
    toda vez que ela tenta fazer uma coisa a mais na casa , sempre denunciam e ela passa por constrangimentos desnecessários e o muro ñ afeta nada nem ninguém , o problema é o que estar segurando o muro, são raízes da arvore e pode vir a prejudicar a minha sogra e ela ñ tem como continuar com a obra no momento até resolver esse caso do muro.


  • barbara disse:    ( 29.04.2012 às 20:53 )

    tem um telhado na minha calçada e da vizinha,pois foi ela mesma quem fez ,como faço para denuncia


  • Elizete Novais disse:    ( 25.04.2012 às 14:42 )

    Boa tarde!
    Eu moro em xique xique bahia e gostaria muito de saber se eu posso fazer uma garagem na calçada da minha casa e deixar um metro de calçada para os pedestres,a minha casa é própria.
    Obrigada


  • miranda t l batista disse:    ( 23.04.2012 às 9:57 )

    comprei um terreno e estou construindo uma casa esta no ponto de laje e um fiscal da prefeitura veio aqui e me pediu o projeto da casa nao tenho pois comecei a construçao como todo pobre fazendo uma casa simples 2 quartos sala cozinha,dai ele disse que tenho que ir na prefeitura o que devo fazer??????????????


  • Ana Lucia disse:    ( 20.04.2012 às 23:47 )

    Meu amigo ampliou acasa dele para cima, bateu laje e criou um andar superior com quartos, ele nao ampliou para os lados somente para cima. A obra esta pronta,meu amigo e sua familia moram lá, porem falta rebocar por fora. Existe a possibilidade de embargo e quanto custuma ser a multa, dentro do perimetro urbano de sp, zona sul/centro. E como proceder de agora pra frente para regularização do imovel, ja q tem mais herdeiros e uso fruto de terceiros.


  • MARCELA disse:    ( 12.04.2012 às 15:07 )

    Moro num apartamento térreo, todos apartamentos tem sacada nas laterias, pois o meu ap não tem sacada , então que torna o quarto maior, só que a janela que o quarto possui não chega á bater ventilação nesse lado que fica o cantinho do meu filho, será possível já que fica na lateral eu abrir uma janela?? ao lado tem a janela do meu quarto, depois vêm a janela do banheiro, ao lado a janela da sala e depois a janela da cozinha,as janelas ficam tdo no corredor lateral onde é passagem dos banhistas… então pergunto se é possível eu abrir uma janela na lateral , debaixo das sacadas dos outros apartamentos.


  • amilton oliveira costa disse:    ( 02.04.2012 às 20:17 )

    Presiso trocar o telhado da minha garagen por laje preciso licenca


  • Elisa Avila disse:    ( 02.04.2012 às 16:53 )

    Boa tarde…comprei uma chácara e preciso remover algumas arvores…sei que preciso de autorização…o que devo fazer?? Me dirigir até a prefeitura da respectiva cidade??


  • Gerwin Marocke disse:    ( 21.03.2012 às 22:44 )

    Olá,gostaria de obter uma informação sobre quarto alugado,tenho uma inquilina que alugou um quarto e agora não paga,como faço para despejala???Não fiz nenhum contrato e não dou recibo.


  • Fabio B. dos Santos disse:    ( 05.03.2012 às 21:42 )

    Oi quero construir no terreno do meu pai, e o terreno tem 126m2, e tem 38m2 de area construida, agora quero fazer a garagem e construir um sobrado no quintal, e o IPTU vem insento,qual a providencia que devo tomar ! desde já agradeço.


  • sandra disse:    ( 27.02.2012 às 17:12 )

    construi em cima da casa da minha mae não fui a prefeitura ja terminei a contruçãop queria saber se mesmo assim poderiam enbargar,tenho um vizinho que ta me enchendo o saco e falando que vai na prefeitura mas acho que vamos juntos ele tem uma estufa de funilaria e nem tem filtro para jogar a fumaça no ar então ele está prejudicando o meio anbiente e esta preocupado com minha obra


  • aparecida dias machado disse:    ( 25.02.2012 às 10:06 )

    tenho q ter outorizacao para fazer reformar no interior de minha casa?


  • aparecida dias machado disse:    ( 25.02.2012 às 10:03 )

    tenho q ter licenca para fazer uma reforma interna em minha casa?


  • Jassa Mello disse:    ( 24.02.2012 às 11:31 )

    Boa tarde, preciso com urgência dessa informação.
    Minha prima quer construir o primeiro andar da casa onde mora, porém a casa é herança para 10 irmãos.
    Dúvidas:
    A reforma antes de ser realizada tem que ser registrada na prefeitura?
    Como é de herdeiros qual será o procedimento?
    A escritura da casa para registro na prefeitura tem que constar o nome de todos os herdeiros ou poderá ser intitulado um por procuração como responsável legal?

    Desde já agradeço sua atenção.
    Fico no aguardo de um retorno.


  • José Carlos Regges disse:    ( 18.02.2012 às 21:00 )

    No condominio onde resido são 14 predios de 4 andares com telhado de telhas tipo calhetão, o condominio esta querendo retirar definitivamente o telhado e fazer impermeabilização na laje. Este local não esta preparado para dar vazão das aguas pluviais. Existe alguma lei que impede a retirada das telhas? precisa de um projeto para tal reforma? O que e necessario fazer se o serviço for realizado, para termos as garantias junto a lei. Sou morador do ultimo andar, a laje de cobertura sem uma proteção termica não afetera a estrutura e o calor pode ficar insuportavel dentro do apto.
    Resido em Interlagos – São Paulo – SP.
    Agredeço antecipadamente pela resposta.


  • José Domingos Costa disse:    ( 16.02.2012 às 20:55 )

    Gostaria de saber que tipo de reformas feitas em apartamentos, necessitam de autorização da Prefeitura


  • Marília disse:    ( 14.02.2012 às 0:02 )

    Gostaria de saber se é proibido por janelas no sobrado virada pra casa do vizinho.


  • Luciano Henrique disse:    ( 12.02.2012 às 14:05 )

    Boa tarde, eu moro eu um sobrado geminado e conversei com os vizinhos da minha esquerda e direita para cobrirmos as nossas garagens com laje. Eles acham a idéia interessante mas gostaria de informações para executarmos essa obra de forma legal. Ficarei muito grato pelo retorno.


  • jarlene pereira disse:    ( 09.02.2012 às 20:00 )

    O VISINHO CONSTRUIU EM APROVEITANDO O MURO QUE ELE MESMO FEZ, QUANDO MUDEI PARA LÁ ELE JÁ HAVIA CONSTRUIDO, A CAÍDA DA ÁGUA ESTÁ VIRADA PARA O MEU QUINTAL. O QUE DEVO FASER E A QUEM RECORRER?


  • elaine disse:    ( 09.02.2012 às 19:26 )

    Meu vizinho que mora na rua atras da minha casa esta fazendo obra em sua casa mais os entulhos ele esta jogando atras da minha casa com a ultima chuva caiu uma barreira enorme caiu na minha casa por pouco nao derrubou a parede entrou agua foi horrivel. No dia 09/02/2012 tinha um homem cavando nessa rua ou seja o predeiro da obra,quando fomos ver nao existe mais rua eles acabaram com esta ruazinha na verdade e um caminho mais nao existe mais eles taparam a rua jogando os entulhos dessa obra. Estou com muito medo e preciso de uma soluçao naos sei se e com voces pois se vier chuva com certeza vai descer tudo pra minha casa nos colando em risco. Aguardo uma resposta e desde ja agradeço.


  • fernanda disse:    ( 07.02.2012 às 13:35 )

    tenho um terreno e uma planta da casa que eu mesma fiz, preciso levar essa planta a prefeitura para solicitar algum tipo de alvará para construir?!
    GRATA!


  • luar disse:    ( 31.01.2012 às 23:24 )

    posso fazer reforma de minha casa sem precisar ir a prefeitura pedir autorização?


  • KATIA disse:    ( 30.01.2012 às 11:05 )

    Bomdia

    por gentileza gostaria de saber quais os documentos e procedimentos necessarios para construir uma casa.
    Meu terreno tem um banheiro interditario onde ja solucionei o problema, o que devo fazer para desinterditar.
    preciso fazer uma sala e dois quartos encima da sala da minha mae, precisod e RGI, qa casa é do meu pai nao tenho documentos somente iptu pagos no meunome.
    por favorme repsonder


  • izabel rubira disse:    ( 29.01.2012 às 7:22 )

    Preciso de autorização da prefeitura para fazer reforma no meu apartamento?
    Se eu mudar o local de uma parede preciso de autorização?
    grata
    izabel rubira


  • Marina disse:    ( 26.01.2012 às 16:57 )

    O Dono do “prédio” de dois andares que moro está fazendo uma reforma no andar de cima há mais de um mês,o barulho e a sujeira são insuportáveis,fora que os pedreiros tocam o nosso interfone o tempo inteiro,entram aqui em casa,fazem sujeira,tem duas britadeiras e martelos na minha cabeça o dia inteiro ele não tem a menor consideração com a minha família aqui embaixo,ele não nos ofereceu nenhuma solução e nós não temos condições de nos mudar daqui no momento.Nessa semana furaram um cano na área externa e na suite da minha mãe,quebraram o gesso e agora ta tudo despencando aqui dentro de casa com o risco de algum pedaço do teto cair sobre as nossas cabeças(acho que é proposital terem deixado o teto assim para sairmos daqui)…A filha dele vem aqui direto nos ofender…tem uma caçamba aqui na porta…tá tudo sujo,não tem como pedestre usar a calçada porque tem entulho e areia pra todo lado…Ah…e o carro da minha mãe apareceu arranhado hoje!Eu não consigo nem escrever uma reclamação decente graças ao barulho infernal da reforma,eu não consigo me organizar só estamos tendo prejuízo..a Conta de água virá cara e as aulas voltaram no mês que vem..Como estudar no meio disso tudo?


  • maria da graca de souza disse:    ( 26.01.2012 às 14:28 )

    gostaria de saber quais os procedimentos para demolir uma casa antiga no meu terreno


  • Rafaela disse:    ( 26.01.2012 às 13:20 )

    Eu comprei um terreno,e agora a vizinha esta afirmando que ela tem 2 metros pra dentro do meu terreno,mais ela não esta querendo mostrar a documentação do terreno dela para ver se realmente tem parte do terreno dela no meu,se eu for na prefeitura eles podem me ajudar a resolver este problema.


  • Mirian disse:    ( 20.01.2012 às 18:35 )

    Olá,,, compramos uma casa cujo a calçada esta regular mas terrível, tem três pés de Hibisco cujo a flor dura somente um dia e cai deixando a calçada escorregadia e com muito limbo, pois são muitas flores, já contratei jardineiro para poda-las inúmeras vezes em vão, uma vez que pretendemos arrumar a calçada, gostaria de saber como proceder para solicitar a retirada das plantas e substituir uma das guias por uma guia com saída de água (aquelas com um buraco no meio)??? Desde já obrigada.


  • eurides de moura disse:    ( 20.01.2012 às 13:35 )

    fiz um questionamento EM 10/01/12, até p momento não obtive resposta.
    Lamentavél.


  • paula disse:    ( 17.01.2012 às 21:12 )

    tenho uma clinica e fiz um projeto de reforma que previa uma placa na lteral bem grande ,durantte o desenrolar do projeto a´prefeitura colocou uma enorme placa de transito bem em frente a onde eu ia colocar a placa mandei um oficio para a prefeitura e parece que eles nao vao retirar o que fazer p renmover essa placa


  • Moraes disse:    ( 17.01.2012 às 15:45 )

    Quero fazer uma reforma em minha residência recém comprada, só que a casa é geminada e portanto compartilha o mesmo telhado com o vizinho, o telhado é de duas águas uma para frente e outra para os fundos, como tenho intenção de utilizar o espaço embaixo do telhado erguendo as paredes já existentes e passando o telhado para uma água no sentido do meu corredor, terei que erguer a parede da divisa mais alta que a do vizinho, posso separar os telhados e para esta reformo preciso de alvará de reforma.

    Grato

    Moraes


  • eurides de moura disse:    ( 10.01.2012 às 14:25 )

    Meu vizinho, fez uma reforma e construi um quarto nos fundos com a janela do quarto voltado para minha casa tirando a nossa privacidade.
    Tambem mudou o banheiro e vitro esta voltado para minha casa. Reformou outro quarto também voltado para minha casa.
    Tudo isso esta na divisa do muro que separa a casa a 1,5m.
    Existe regulamentação para este caso?
    Com certeza, não foi regularizado juntoa Prefeitura de São Paulo.
    O que devo fazer.


  • Mario disse:    ( 02.01.2012 às 16:41 )

    O terreno ao lado da minha casa foi vendido, o proprietario dividiu, de um lado fez eztacionamento e o outro uma pessoa da familia esta construindouma casa sem licença e sem respeitar a distancia entre a muro colocou porta e janela viradas p minha casa a menos de 1 metro, aterrou o terreno e fica quase da cintura p cima acima do meu muro , sem falar q colocou um cano na lage q joga agua diretamente no muro.o muro esta tdo dentro do meu terreno (eu q construi) , minha filha fica com a janela o tempo todo fechada, devido ao estacionamento criado. gostaria de saber coo proceder


  • Luciano Arnold disse:    ( 21.12.2011 às 14:13 )

    Olá, comecei uma reforma no meu apartamento recém-comprado, e gostaria de saber se preciso de autorização da prefeitura. Na área externa, a reforma consiste basicamente na troca de um telhado que há sobre o quintal dos fundos e no telhamento de uma edícula que há no fundo do terreno e antes só tinha laje. Se a autorização for necessária, como faço para regularizar a situação da obra?


  • cristina disse:    ( 19.12.2011 às 16:11 )

    Gostaria de saber se preciso pedir autorização da prefeitura para aumentar 01 metro a mais do muro da minha casa, pois ele é muito baixo e preciso aumentar ele mais um pouco pra minha segurança.
    obrigada


  • cristina disse:    ( 19.12.2011 às 16:07 )

    Gostaria de saber a minha obra foi embargada, por falta de regularização da obra,recebi uma multa e não regularizei ainda. mesmo assim eu poderia fazer troca de piso no interior da minha residencia, e fazer um pequeno telhado.


  • Patricia disse:    ( 19.12.2011 às 15:59 )

    Gostaria de saber se preciso pedir autorização da prefeitura pra levantar um metro a mais do meu muro de divisa da casa. pois esse muro tem 01 metro de altura e quero levantar mais um metro, pq os viinhos costuma pular no meu quintal na minha ausencia, então com um muro de 02 metros de altura vou ter mais segurança e privacidade.

    Atenciosamente,
    Patricia.


  • Reginaldo disse:    ( 05.12.2011 às 18:45 )

    Gostária de saber, se para fazer ou seja destelhar a casa, colocar piso e um chuveirão e fazer como um terraço aberto, é preciso regularizar e ou pedir autorização a prefeitura do Rio de Janeiro?


  • francisca a p chagas disse:    ( 30.11.2011 às 22:55 )

    A preifeitura de sto Andre, so e rapida se for p multar, estou a 10 diasesperando um fiscal p ver uma obra q esta sendo feita do lado da minha casa,sendo q ados fundos ja foi interdditada dia 28 pela defesa civil,nem vem fiscal men tem indentificaçao de engenheiro nesta obra. o iptu,aumenta o mes qvem , tambem vai ter eleiçoes.vamos prestar bem atençao nestas pessoas q querem se reelegerem. pretendo abrir um processo indennizatorio contra aprefeitura, se algo mais acontecer a minha. estou indignado com o prejuizo q estou tendo. vou por as fotos no youtube, se nada for feito ate sesta feira, esta tudo documentado.


  • Maria Joseneide disse:    ( 20.11.2011 às 18:37 )

    Comprei uma casa e aumentei a cozinha e fiz um telhado na área externa, eu não sabia que precisava pedir autorização a prefeitura. O que devo fazer para acertar isso?: Obrigada


  • Ribeiro disse:    ( 19.11.2011 às 17:58 )

    Por gentileza, alguem poderia me mandar no meu email a resposta da pergunta a seguir: Preciso fazer uma casinha de botijão de gas do lado de fora da casa, isso irá alterar a planta da minha casa ou não? sera uma caixinha de 1 mt de altura X 1,5 de comprimento X 1 de largura, por gentileza me ajudem nessa duvida, grato Ribeiro lopes.drops@gmail.com


  • odacio vicente de lima disse:    ( 25.10.2011 às 11:46 )

    Para trocar a telha da minha casa é preciso documentação? Se sim, quais são?


  • Glaucia disse:    ( 20.10.2011 às 16:22 )

    Precisando de dinheiro? Acesse o site http://www.frpromotora.com/promotora44606367 e veja opções de empréstimos consignados da FR Promotora.


  • gisele disse:    ( 18.10.2011 às 17:39 )

    No caso de deixar recuos e vc constroi nesses recuos ,o vizinho fez uma denuncia,mas ja estava feito e veio uma multa.
    Gostaria de saber se depois de paga a multa tem que desmanchar,ou se nao desmanchar quero saber se pode continuar vindo mais multas.


  • Julio – Rio de Janeiro. disse:    ( 15.10.2011 às 22:33 )

    Boa Noite, estou com um problema, gostaria de um auxilio.
    O proprietario da loja de baixo do meu apartamento, esta construindo uma cobertura de telhas sobre a calçada, que esta deixando meu apt.que não tem grade nas janelas sem segurança, o nivel da cobertura, chega proximo da minha janela, para variar agora ele esta colocando uma estrutura de ferro no beral da telha para colocar autdoor, que esta tampando toda visão que tinha da rua, porque a altura chega a + ou – 1 metro e meio de altura depois da telha. Gostaria de saber se ele pode construir essa cobertura e colocar esse autdoor sem autorização de prefeitura ou como posso saber se tem autorização. Como posso denunciar caso esteja irregular. Um abraço.


  • giovanna.c.k disse:    ( 09.10.2011 às 21:34 )

    olá , tenho um imóvel onde a guia nao é rebaixada e a prefeitura só vai dar a licença se eu fizer 4 metros para tras da calçada e nao da para fazer isso por que se nao vai ter que mexer na casa inteira , como faço para sair desta situaçao ???????


  • luciane disse:    ( 08.10.2011 às 21:09 )

    eu gostaria de saber se uma obra enbargada o que devo fazer chamaram a defesa civil assim foi dito porque eu nao estava la tem duas semanas e nem tem papel nenhum como ele estiveram la
    eu tenho que saber o que fazer presciso construir minha casa
    obrigado boa noite


  • tania disse:    ( 28.09.2011 às 10:34 )

    Olá, comprei uma casa composta de 3 andares sendo que na escritura consta a regularização apenas do 1º andar, desejo regularizar o restante, por favor informar passo a passo como devo proceder pois sou leiga neste assunto e não gostaria de ser explorada por curiosos.

    Desde já agradeço


  • andreza disse:    ( 23.09.2011 às 23:07 )

    oi´preciso de uma resposta,estou reformando minha casa retirei o telhado de telha canal e colocamos laje,fiz uma escada que dá acesso a parte de cima da laje mas a casa continua no mesmo desenho,mesmo assim um fiscal passou lá e deixou uma intimação pr comparecer-mos na prefeitura não vejo irregularidades na obra como devo agir por favor me responda obg…


  • eliane alves de souza disse:    ( 18.09.2011 às 15:51 )

    tenho um vizinho morrando em cima da minha casa e ele quer por laje so que em cima no tem estrutura e nem colunas sufisiente como fao para ver se posso ser prejudicada?


  • disse:    ( 16.09.2011 às 18:56 )

    Boa noite, por favor gostaria de saber quais as consequencias se eu no pagar uma multa que a prefeitura quer impor se eu nao contratar um arquiteto e regularizar um pequeno telhado., obrigado.


  • neusa disse:    ( 16.09.2011 às 14:15 )

    Gostaria de saber se para reformar o telhado de minha casa preciso de solicitar licena a prefeitura…


  • claudia disse:    ( 14.09.2011 às 13:14 )

    Ol!Eu moro numa casa que esta como terreno sem casa mas,tem trs casas no terreno bem antigas que mora meus filhos e eu ,mas o outro meu filho quer fazer uma garagem,e em cima construir um quarto e cozinha.Ele pode ir a prefeitura e pedir uma autorizao dessa parte que vai construir.
    (Observao tem escritura do terreno)


  • vanessa disse:    ( 28.08.2011 às 19:10 )

    gostaria de ampliar minha casa, porm no sei o que realmente devo fazer para que eu no tenha que pagar nenhuma multa, por estar fazendo algo errado.


  • Fernando Roberto disse:    ( 25.08.2011 às 10:15 )

    Gostaria de construir uma casa no meu terreno, qual procedimento que orgo na prefeitura posso procurar, tem ulgum orgo publico que disponha de um engelheiro para fazer os calculos?


  • VIVIANE disse:    ( 14.06.2011 às 16:26 )

    Quero comprar uma casa mas falam que ela esta em area de tombamento que no posso mexer na faixada mas e nos fundos posso construir uma lage e construir um dormitoria que que mude a frente da casa posso fazer reforma interna da casa

    obrigada


  • maria magre disse:    ( 28.05.2011 às 14:59 )

    boa tarde fiz uma casa sem autorizao da prefeituraa quatro anos mas agora resolvi colocar lage a casa tem um recuo frontal de 5 metrosmas a lage vai ate o poto, eo fiscal quer que eu desmache a lage,mas a lage a cobertura da garagem gostaria de saber se sou obrigada a desmanchar a lage ja feita,e qual seria o valor da multa da prefeitura se no desmanchar,municipio Bertioga -So paulo


  • ELIANA CASTRO LIMA PARIZOTTO disse:    ( 15.04.2011 às 23:18 )

    ol em 14/42011 estou com serios problemas ,meu visinho desmatou o terreno dele a noite aterrou tambem a noite fez um tapume em todo o terreno ,e assim construiu ,at ai tudo bem p ele …
    pra mim comeava uma tortura ,ele pediu p meu esposo se podia usar nsso muro , -ele disse se vc for aterrar eu prefiro que vc faa o seu muro …
    entao ele fez so que com usn 3 a 5 cm de distancia do meu muro e todas as vazes que chve .[ e em BERTIOGA OQUE MAIS ACONTECE] minha casa vira um rio…
    minha rua mais parrece o tiete,uma vez que o visinho do outro lado deixou um espao aberto na vala da rua ,cada um deles construiram uma calada ignorante o trator passou e nivelou a caida dagua pra essa vala .em 6 anos o trator passou fazendo o trabalho dele duas vezes .
    minha casa que de uma cnstruao antiga ficou abaixo do nivel da rua.ja pedi ajuda p todos a quem me indicaram ,mais nada foi resolvido.
    a prefeiyura manda todo ano seus impstos a ser pagos por nz.
    mais quando a nssa vez de cobrar ficamos a DEUS DAR ,sem saber mais oque fazer po ajuda ,por favor ,alguem me diz oque devo fazer eu ja estou meio que perdida em meio a tanta agua e prejuiso…


  • Sandra Regina Maravalli disse:    ( 13.04.2011 às 22:18 )

    Veja a denncia que fiz e depois de quanto tempo houve resposta:
    N da solicitao: 9728020 – Subprefeitura Aricanduva.
    Dia 19 de janeiro de 2011 pedi vistoria de obra.
    Dia 20 de janeiro a sra. fiscal compareceu e no ficou 5 minutos na frente da obra.
    Reclamei na Ouvidoria da Prefeitura perguntando o porque dela no ter feito a vistoria
    Olha a data da resposta: 19 de janeiro a 11 de maro (legal!)
    Data da Solicitao: 19/1/2011
    Situao da Solicitao: Servio Efetuado
    Data da Concluso: 11/3/2011
    Providncias:
    No foi constatado obra em andamento no local.
    Ora, por isso ela no fez a vistoria? Mas lgico – quando a fiscal veio estava por terminar e a o tal negcio – corre que a gente no embarga …
    Mas, eu pergunto somente uma coisa.
    Ela viu a obra e notou que era irregular – no multou em nada????
    Ajuizei ao para que o vizinho arrume os estragos na minha residncia, mofo por causa de rufos colocados bem no final da obra – tm-se que pagar advogado, perito.
    Evidentemente que ele arrumou, depois da obra terminada, um arquiteto que se responsabilizou “perante o CREA” – e da, preciso entrar na Justia para requerer Ao Demolitria?
    Agradeo a ateno.
    Srm.-


  • Beth disse:    ( 21.03.2011 às 21:55 )

    boa noite,
    minha casa est situada acima de uma outra, independente. Meu telhado esta quebrado e esta dando goteiras em minha casa em epoca de chuvas, entao quero troca-lo e ao mesmo tempo quero subi-lo pra fazer um terrao com churrasqueira, mas o vizinho debaixo est se opondo.
    Os imoveis sao independentes e nao se trata de condominio.Meu vizinho tem direito de se opor a essa obra?Pra fazer essa pequena reforma, tenho q pedir autorizao Prefeitura. Desde j, agradeo.


  • disse:    ( 06.03.2011 às 20:44 )

    Prezados consultores, tenho uma casa (sobrado) em uma esquina e esta casa possui 2 janelas na sala (uma grande e outra mdia). Gostaria imensamente de retirar a janela grande e, no local, fechar esse espao com tijolos e depois reboc-lo e pint-lo. Poderia fazer isso sem autorizao da prefeitura? Obrigada, desde j. Gostaria que a resposta fosse encaminhasa ao meu email pessoal:
    marciaolj@uol.com.br.

    Obrigada novamente.


  • simone disse:    ( 19.11.2010 às 16:28 )

    Pretendo montar um comrcio em frente a minha casa,quais so os procedimentos que devo tomar? Obrigado


  • Marcelo disse:    ( 15.11.2010 às 22:01 )

    Olá tenho um apartamento cobertura e quero fazer uma area de espaço gourmet com telhado,além da autorização da prefeitura preciso tambem da autorização do condominio?


  • Marluce Farias disse:    ( 25.10.2010 às 1:00 )

    Prezados consultores, moro em Recife / PE. moro nunha casa de herdeiros, aonde este imvel muito antigo e j fui em diversos cartorios e no consigo encontrar o registro do imvel.(REGISTRO GERAL DE IMVEIS).ENTO NINGUEM TEM COMO PROVAR QUE DONO DO IMVEL ENQUANTO SE RESOLVE POSSO FAZER BENFEITORIAS NESTE IMVEL USADO. tenho que ir em qual orgo para solicitar autorizao para ajeitar o imvel. preciso que voces me indique o que devo fazer na Prefeitura do Recife.


  • edmilson farias monteiro disse:    ( 24.09.2010 às 11:18 )

    o novo proprietario do apartamento acima do meu iniciou obras com derrubada de paredes etc. alem do barulho insuportavel,esta aparecendo infiltracoes nos banheiros do meu apartamento,portas que comecam a emperrar e ate curto ciecuito ocorreu.ha necessidade de alvara para tal obra.alem de cobrar os prejuizos o que posso fazer para embargar tal obra ,que continuam.


  • Graziele disse:    ( 21.09.2010 às 19:40 )

    Tenho uma casa no litoral e estou prescisando trocar o telhado que esta com cupim, e gostaria de saber se presciso de autorizacao da prefeitura para realizar a troca.
    Aguardo retorno no e-mail.Obrigada


  • Suellen disse:    ( 20.09.2010 às 16:14 )

    Estou construindo um garagem e aumentando a altura do muro, tenho que pedir autorizao da prefeitura?
    Conversei com minha visinha que aumentaria o muro e ela no se opos, mais agora que esta quase tudo pronto ela esta reclamando, ate ja coloquei telhado na garagem, ela pode exigir que desmanche?
    E se eu fizer o muro pelo o meu lado dentro do meu terro ela pode reclamar da altur? Tem Altura maxima?
    Obrigada


  • Sidnei disse:    ( 16.09.2010 às 13:09 )

    Eu tenho uma obra para fazer em minha casa, porm essa obra ir precisar mexer no terreno do vizinho, e por isso, gostaria de fazer um contrato de acordo entre partes. Vocs tem algu8m modelo para me indicar??
    Grato


  • Cristiano disse:    ( 07.07.2010 às 14:02 )

    Boa Tarde,

    J comecei uma construo sem planta regularizada e j coloquei telhado. Apenas est sem janelas. O fiscal pode embargar a obra?


  • Andre M disse:    ( 21.06.2010 às 11:25 )

    sou arquiteto e trabalho com regularizaes em sp, infelizmente no funciona, mesmo sendo obrigado atender legislaes na qual os prprios tcnicos da prefeitura no entendem (se entendessem saberiam explicar e analisar mais rpido), impossivel ser bem atendido, pessoas mal educadas e mal informadas, s aprovam processos de interreses deles mesmos,tenho processos de 2004 onde o tcnico diz que est analisando, como pode haver analise de 100m em 6 anos, tem ser um pais falido mesmo, uma pena pois profissinais como eu poderiam fazer plantes nos rgos publico ajudando a agilizar os processos, porem a burocracia gera mais renda para os politicos,.. tenho vergonha do meu pais.


  • BRUNO disse:    ( 10.05.2010 às 16:27 )

    boa-tarde
    E no caso de quem quem comeo e j cobriu a casa o fiscal pode multar ou embargar a obra , qual o risco que tenho de receber algum tipo de multa em So Paulo ?


  • jorge disse:    ( 10.05.2010 às 10:01 )

    Como devo proceder se a prefeitura questionar uma reforma em minha casa, que uma casa antiga sem documentao de planta pela
    prefeitura por favor me envie uma opinio profissional, obrigado de antemo…


  • Armando disse:    ( 01.05.2010 às 13:56 )

    E como fica o respeito a constituio estadual “Emenda n16 de 25/11/2002″
    Artigo 1
    paragrafo 4- vedado aos municpios ,nas suas legislaes edilicas ,a exigncia de apresentao da planta interna para edificaes unifamiliares .No caso de reformas , vedado a exigncia de qualquer tipo de autorizao administrativa e apresentao da planta interna para todas as edificaes residenciais,desde que assistidas por profissionais habilitados.


  • disse:    ( 27.04.2010 às 19:47 )

    Tenho uma dvida:o condomnio onde moro sofrer reforma em todo o andar trreo por motivo de infiltrao.Para isso teremos que remover algumas rvores de porte mdio do jardim,plantando-as novamente depois.H, nesse caso, necessidade de autorizao da Prefeitura?


  • Fabiana disse:    ( 11.04.2010 às 21:43 )

    Tem uma casa pra ser liberada pra caixa teve que passar por um raparo na documentao da planta, porque tinha dois comodos que no estava incluso na documentao. O engenheiro j assinou falta so a prefeitura liberara.
    Quantos tempo pode levar tudo?
    Qual o preo dessa documentao?
    Muito obrigado pela ateno.
    Tenha um timo dia.


  • neguinha disse:    ( 01.03.2010 às 20:54 )

    Reformei minha casa desde afundao colunas tudo ok quero construir a parte de cima (sobrado) moro a 33 anos no local sempre paguei imposto, porem no possuo escritura no tenho condies finaceiras de pagar aquiteto se fizer sem autorizo da prefeitura terei a obra embargada???


  • valdirene m. neves disse:    ( 03.02.2010 às 16:24 )

    meu vizinho quer construir encima do meu murro o que posso fazer para impedir


  • regina frança disse:    ( 19.01.2010 às 10:28 )

    eu tive minha casa alagada por consequencia da chuva pois o telhado da minha casa tem muitos problemas. chamei uma firma e a condenou, gostaria de saber, se posso aproveitar para fazer um terraço , ja que o custo é o mesmo e o beneficio sera melhor. obrigada


  • Fatima disse:    ( 15.12.2009 às 11:03 )

    Quero construir um muro que divide minha casa com outra. O vizinho disse que não posso usar tijolo vazado, isso é verdade? Mesmo eu rebocando os dois lados?


  • Raphael disse:    ( 10.09.2009 às 11:01 )

    Tudo é um círculo vicioso. As pessoas não pedem autorização e já vão iniciando as obras, as vezes até escondida pq a Prefeitura de São Paulo assim como todo orgão público espalhado pelo Brasil são viciados em burocrácia e corrupção. Neste país sem vergonha tudo é mais devagar… As vezes tá tudo certinho mais sempre acabam achando defeitos ou falhas. O engraçado é q o governo, a prefeitura cobram o IPTU e outros impostos mas não devolve isso a população. Há ruas antigas em meu bairro onde passam caminhões e carros não aparecendo um buraco. Aí me pergunto: pq ruas mais novas e quando há operaçao tapa buraco, o asfalto nao aguenta 1 mês? Pensei q tudo evoluisse, pq o asfalto piorou d qualidade? Como explica o asfalto mais antigo ser muito mais resistente e mesmo assim eles usarem esse d hj em dia, q parece farofa? Talvez seja pq se colocarem um resistente, não poderão justificar os gastos absurdos, esse caça niquel q é o governo. Só dei um exemplo pra justificar, tudo tem açao e reaçao. Justifica as obras sem pedidos de autorizaçao. Em muitos casos, o fiscal chega a dizer q pode “acelerar” o alvara ou mesmo dificulta-lo. Assim caminha a mediocridade…Paisinho sem vergonha!!!


  • Oscar dimas Lopes Rocha disse:    ( 09.09.2009 às 23:49 )

    Eu particularmente,moro num bairro mal asistido de tudo. Se eu tiver que esperar alguma coisa da prefeitura de Nova Iguaçu,eu vou envelhecer na lama e numa casa suja sem poder reformar a mesma. Aqui a prefeitura e a Cedai só sabe cobrar impostos,portanto nós contribuinte e que temos que tomar providências gerais aqui. Mais com todo o descaso da prefeitura,ainda sim eu continuo com os meus impostos rigorosamente em dia. Ou seja eu faço a minha parte e não espéro pelo estado,pois se eu esperar a vida pra mim ficaria muito dificiu.


  • José Antonio Gomes dos Santos disse:    ( 09.09.2009 às 19:21 )

    Olá… Achei bastante interessante,esse site nos informando as
    nossos deveres e obrigações junto a nossa Prefeitura,a qual somos refens de exigencias e autorizações.Sou proprietario de um imovel na qual o Gov. do Estado nos financio pela Caixa para pagar em 20 anos,que são de construção de pessimo acabamento(casa populares)e um condominio num bairro da Zona Oeste(C. Grande)Mendanha,casas essas que se o proprietario não fazer melhorias não chegarão aos 20 anos de uso, como algumas que já estão em pessimos estados e os que tem condições fazem melhorias, como eu.Pergunto eu? quem me autoriza a tampar os buracos em fente a minha casa,quem limpa os ralos,asfalto,varrer a rua,iluminação,podas de arvores,condução e fiscalizações de obras dos poderosos que tem sempre um amigo junto as Autoridades Municipais.Olha que nas campanhas Politicas
    eles aparecem aqui,juntamente com um bando de puxa sacos que seram favorecidos caso o Candidato se eleja e depois continuamos abandonados como estamos.
    Parabens Srº Ademir Herrmann pelo seu comentario,da pra perceber
    que o amigo é uma pessoa de grande carater e de um ponto de vista cristalino de um cidadão BRASILEIRO que não que calar.
    Muito Obrigado!!!


  • Yasmin disse:    ( 25.08.2009 às 16:49 )

    Eu já acho que o problema é mais como o caro Ademir mencionou…
    Por exemplo, as vezes (os mais pobres no caso) precisam ampliar sua residencia devido ao aumento de filhos (p. ex), então ele pede autorização à prefeitura, o que pode acontecer (…) Ou não ser autorizado ou até mesmo demorar uma eternidade para a autorização… e aí… a pessoa tem que esperar, os filhos crescem e dai não precisará mais… concordam?
    Ou então o teto da casa tá caindo… e desaba mesmo…
    Ou não tem a garagem para guardar o carro que comprou em 36x de prestações e ele é roubado por ficar na rua esperando a autorização para levantar uma simples garagem… Ou mais simplesmente a pessoa não tem condições financeira de contratar um arquiteto, ja que o serviço não é uma simples migalha. É isso!


  • Jose Antonio De Nardi disse:    ( 25.08.2009 às 16:34 )

    Em caso do imovel adquirido precisar ser demolido, como solicitar autorização junto a Prefeitura do Municipio, qual a demora, se enquanto a solicita está sendo preparada pode-se demolir o imovel?
    Quais os documentos necessarios
    Terei que pagar taxas, Qual o Valor??


  • Ademir Herrmann disse:    ( 25.08.2009 às 9:03 )

    Acho que a Prefeitura não tem a menor capacidade física para aprovar coisa alguma. Se o morador for pela forma legal de fazer uma reforma, estará automaticamente se envolvendo em um “processo” que não acaba nunca. Voltem a Prefeitura e perguntem quanto tempo leva para autorizar qualquer ítem relacionado no texto. Por isso, todos fazem as coisas a revelia sem consultar ninguém. Se a Prefeitura não dá conta nem de fazer a manutenção das ruas, jardins e praças, muito menos agilizar autorizações de reformas. É mais ou menos o mesmo que acontece com a Receita Federal. Se vc faz tudo direitinho, vc é um sério candidato a cair na malha e ser questionado por migalhas. Agora, se o graudo sonegar e declarar que não fez operações, estará com a vida mansa. Infelizmente é assim que funcionam as coisas nesse país corrupto por natureza. O Senado Federal já tardou pra ser fechado. Não faria falta a ninguém aquela casa recheada de legisladores em causa própria. Aposto que o povo brasileiro concorda 100% comigo, exceto os que ganham bolsa família.


  • Sonia disse:    ( 25.08.2009 às 8:46 )

    Responda-me, quero dividir minha casa e construir outra em um terreno(quintal) qual a primeira providência q devo tomar?


  • Rogério Alves de Oliveira disse:    ( 24.08.2009 às 22:29 )

    Bom dia tenho um terreno de esquina mais preciso fazer a calçada mais a guia está toda quebrada e tam bém torta pois a propria prefeitura quebro quando foi limpar ele antes de eu comprar gostaria de saber se eu posso mandar um pedreiro ir indireitar e acretar a guia muito obrigado


  • Luiz Bonadia disse:    ( 24.08.2009 às 19:02 )

    Dea acordo, porém falta fiscalização, pois acredito, ser inviavel a prefeitura autorizar em alguns comercio, o rebaixamento de toda a frente do imovel. Creio que há uma quantidade enorme de irregularidades, mas…. e a fiscalização



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel