Revista Zap Imóveis » Fechando negócios

Saiba o que fazer se houver atraso na obra de seu imóvel

Quando comprovado na justiça o atraso, o valor pode constar danos morais, materiais e lucros cessantes

Tags:

Amspa

,

apartamento

,

Casa&

,

destaque

,

mutuários

,

obra

publicado em 14/11/2012 às 10:36 ,
atualizado em 10/12/2012 às 15:24
por Olivia Caires | Fonte: ZAP Imóveis

Comentar

Quando comprovado, a multa pode constar danos morais, materiais e lucros cessantes. (Foto: Thinkstock)

A obra da sua casa ou aparamento atrasou. E agora? Muitas vezes a espera pela concretização da sua propriedade pode parecer longa demais e a demora extra para o imóvel ficar pronto pode causar algumas frustrações. Se você quiser desistir do negócio, é possível tentar fazer a rescisão do contrato e exigir a devolução do dinheiro investido corrigido e atualizado, segundo a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA). Quando comprovado na justiça o atraso, o valor pode constar danos morais, materiais e lucros cessantes.

Obra atrasada (Foto: Verônica Lima)

Caso você decida esperar o seu imóvel ficar pronto, mesmo que ele enfrente atraso nas obras, confira quais são os seus direitos, de acordo com a AMSPA:

- Você possui direito a 2% de multa sobre todo valor que foi pago ou em cima do preço que assinou no contrato;

- Correção de 1% ao mês sobre o valor de tudo que já foi pago ou sobre o valor que está no contrato;

- Você poderá ser receber o ressarcimento de danos morais pelo sofrimento, transtornos e abalos psicológicos que foi submetido. De acordo com a Associação, os juízes têm determinado este pagamento como meio de prevenir e punir empresas que lesionam consumidores de boa fé e podem estabelecer às construtoras uma multa diária ao seu favor por cada dia de atraso na obra;

- Prejuízos com despesas de aluguéis também poderão ser ressarcidos;

- Lucros cessantes poderão ser compensados, já que você poderia ter explorado o imóvel economicamente, como no caso de você querer alugar sua casa ou apartamento novo. Em via de regra, segundo a AMSPA, o ressarcimento é de 0,84% do valor do imóvel, independente da localização ou se está pagando aluguel.

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (100)


  • Revista Zap Imóveis disse:    ( 25.07.2014 às 12:26 )

    Olá Devanir,

    Se você quiser desistir do negócio, é possível tentar fazer a rescisão do contrato e exigir a devolução do dinheiro investido corrigido e atualizado, segundo a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA). Quando comprovado na justiça o atraso, o valor pode constar danos morais, materiais e lucros cessantes.


  • Devanir disse:    ( 21.07.2014 às 20:06 )

    Boa noite,
    Comprei um imovel e no contrato consta uma clausula de entrega do mesmo em 6 meses.Pois os mesmo já se passaram e se tornaram 11 meses e a casa não ficou pronta.Tenho direito a quebra de contrato e ressacimento do valor da entrada?


  • Revista Zap Imóveis disse:    ( 10.07.2014 às 18:41 )

    Olá Luana,

    nesse caso é melhor consultar um advogada para saber qual medida tomar.


  • Luana disse:    ( 08.07.2014 às 15:33 )

    Olá boa tarde comprei um apartamento na planta, esperei 1ano e meio para assinar com a caixa, depois desse tempo esperando o prazo da entrega foi de 2anos para a entrega do apartamento, já se passaram 3 anos e eles só enrolando para entregar. Por ultimo agora não dão mais nem prazo. Gostaria de sabe se tenho como cancelar?


  • ANNA disse:    ( 27.05.2014 às 10:23 )

    comprei um apart. novo pela caixa. sou obrigada ter meu vizinho fazendo obra o dia inteiro e me incomodando com barulho de reforma com batidas de marreta .


  • Caroline Pereira disse:    ( 28.03.2014 às 11:36 )

    Olá Juliana. A Caixa respondeu sua dúvida. Confira:
    Informamos que a Caixa Econômica Federal apenas financia o imóvel, sendo que a venda é uma operação realizada entre o cliente e a construtora. Eventual desistência do negócio deve ser tratada diretamente entre o comprador e vendedor/construtora e a CAIXA não tem competência para cancelar a operação.


  • Juliana disse:    ( 19.02.2014 às 12:37 )

    Bom dia. Comprei um imóvel pronto para morar, dei o dinheiro da entrada e já assinei um contrato. Mas até agora a caixa não me ligou para assinar o financiamento e a imobiliária esta se enrolando para efetuar a entrega de alguns documentos . A entrega era para Dezembro de 2013. Posso desistir do imóvel e receber o valor de entrada novamente?


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.02.2014 às 16:30 )

    Olá Tamiris. Você pode pedir ajuda para o seu advogado. Ele pode conferir as cláusulas do contrato e apontar uma solução para o seu caso.


  • Tamiris Viana disse:    ( 26.01.2014 às 11:23 )

    Oie gostaria de tirar um dúvida comprei um imóvel que seu prazo de entrega era 11/2013, porém ja estamos no final de Janeiro de 2014, também contatei que há várias irregularidades no acabamento da obra: portas tortas, forro mal colocado, com emendas, furado,já avisei a construtora inclusive levei fotos para que o problema seja solucionado, porém nada foi feito. Qual seria o procedimento correto a fazer perante as irregularidades e quanto ao atraso? Desde já obrigado pela atenção


  • Caroline Pereira disse:    ( 09.01.2014 às 9:42 )

    Olá Rosane. Veja o que foi firmado em contrato com a construtora ou converse com a equipe de atendimento da empresa responsável pela construção.


  • rosane disse:    ( 08.01.2014 às 19:46 )

    comprei um apartamento de um predio em construção se ele não for entregue no tempo certo o que devo fazer


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.01.2014 às 10:32 )

    Olá Gláucia. Converse com o seu advogado e exponha essa situação. Ele poderá dizer o que pode ser feito para amenizar seus prejuízos.


  • glaucia choli arcanjo da silva disse:    ( 03.01.2014 às 21:11 )

    ola eu e meu marido compramos uma casa que foi fechado contrato no dia 01/10/2013 que no caso seria entregue no prazo de 3 meses que o prazo acabaria no dia 02/01/2014 mas nao foi entregue a casa ainda vizinhos da antiga moradora alegaram que a mesma destruiu a casa e ainda deixou muito lixo o que eu faço …..tenho direito a um boletim de ocorrencia contra ela ou pela imobiliaria que ainda nao cumpriu com o acordo que tambem mostrava no contrato 50 reais por dia caso nao entregasse a casa me ajuda por favor…


  • Caroline Pereira disse:    ( 31.10.2013 às 12:49 )

    Olá Daniele. Essa dúvida pode ser solucionada se você conferir as cláusulas da compra do imóvel ou entrar em contato com os profissionais da construtora.


  • Daniele Assis Silvestro disse:    ( 30.10.2013 às 14:40 )

    Compramos um apartamento e eu gostaria de saber se eles não entregarem no prazo que é dia 1º de dezembro de 2013 se teremos que continuar pagando o juro de construção que é pra acabar em novembro antes da entrega das chaves. pois sei que eles tem 3 meses para atrasar a entrega mas os juros continuarão?


  • Noemia disse:    ( 26.07.2013 às 16:34 )

    Comprei uma casa nova em uma imobiliaria e nela tem uma escada de madeira na sala para o andar superior.Na entrga da chaves (dia da minha mudança para a casa) o construtor disse-me que era a primeira vez que fazia uma casa com escada de madeira e o marceneiro não acertou em fazê-la e a medeira era muito verde,mas que ele voltaria para terminá-la e já fazem 1 ano e 9 meses que estou esperando o termini da escada,mas essa não oferece segurança,foi mal feita,os degraus já estão soltando,enfim não tem mais como reformá-la,o certo seria fazer outra,mas o construtor só promete que vem, mais não aparece…o que posso fazer? A casa está na garantia,que são 5 anos.Eu posso fazer outra por conta própria e depois pedir o reembolso e como devo fazer isso?Estou pagando o financiamento pelo Banco do Brasil,por 15 anos.
    Por favor me ajudem!


  • acilino canto disse:    ( 25.07.2013 às 10:03 )

    Comprei um imóvel em construção e paguei mensalmente um valor corrigido por determinado período com a construtora, pois o restante foi contratado junto à CEF. No Contrato de Compra e Venda com a construtora constava uma cláusula de ATRASO NA ENTREGA POR 180 DIAS, sendo que o prazo de entrega era para novembro/12. Passaram-se os seis meses e somente agora (julho/13) recebi o imóvel. No contrato com a CEF, foi planejado o pagamento de JUROS NA FASE DE CONSTRUÇÃO do imóvel (de agosto/11 a novembro/12 – quando deveria ser entregue a residencia), o que paguei, cerca de R$ 20.000,00. Entretanto, como houve atraso na entrega do imóvel (só me foi entregue em julho/13), a CEF continuou me cobrando juros (cerca de R$ 10.000,00 a mais do que o acordado). Consultei a CEF sobre o assunto e fui informado de que deveria procurar a construtora. Ao consultar a construtora, me foi informado que o atraso na entrega foi devido ao atraso nos órgãos públicos (INSS, etc) e que não tinha direito em recebr de volta a quantia pago a maior pelos juros do atraso. Pergunto: ISTE É CORRETO? O QUE DEVO FAZER? Gostaria de uma orientação e de saber se tenho direito de solicitar o ressarcimento dessa despesa junto à Construtora…Obrigado.


  • Eduardo disse:    ( 16.07.2013 às 17:44 )

    Boa tarde, comprei um apartamento da EBM Incorporações S.A., que fica em Goiânia, mas o prédio é em Brasília. Residencial Life Style. O prazo contratual já acabou e a obra está atrasada. Existe no contrato este prazo de 180 dias, mas como vi agora, este prazo é ilegal. Devo entrar na justiça? Procurar o Procon? O Ministério Público? O Prodecon?


  • VALERIA OLIVEIRA disse:    ( 15.07.2013 às 11:34 )

    FAÇO UMA PERGUNTA,SE ALGUEM PUDER ME ORIENTAR EU AGRADEÇO.COMPREI UM LOTEAMENTO COM UMA INCORPORADORA A QUAL ME PROMETEU A ENTREGA EM DEZEMBRO/2012 MAS ATE AGORA NÃO LIBERA PARA CONSTRUÇÃO. ESTOU PAGANDO AS PARCELAS EM DIA E CADA VEZ QUE EU LIGO ME DÃO UMA DESCULPA DIFERENTE. GOSTARIA DE SABER COMO POSSO AGIR? POSSO ENTRAR COM UMA AÇÃO PEDINDO O CANCELAMENTO DO CONTRATO? E O DINHEIRO DE VOLTA?


  • jozivane disse:    ( 14.07.2013 às 19:05 )

    comprei um apartamento em um residencial, onde existe quadra de esporte, porem a construtora entregou o imovel com atraso e sem o alambrado da quadra e alega ser os moradores q devem colocar. e correto isso??? onde teremos resposta, a quem e onde devemos procurar?


  • Ewerton Vieira disse:    ( 12.07.2013 às 9:07 )

    Abaixo* ?


  • Ewerton Vieira disse:    ( 12.07.2013 às 9:06 )

    Onde posso ver as respostas das perguntas acima?


  • ANDRÉ disse:    ( 13.06.2013 às 0:12 )

    Pessoal, sou advogado especialista em direito imobiliário pela PUC e posso afirmar que, infelizmente, nosso tribunal de justiça entende ser legal o prazo de 180 dias (carência). É triste, mas temos 647 ações por conta desse tipo de problema!
    Atenciosamente,
    André


  • Vera Lorentz disse:    ( 10.06.2013 às 19:22 )

    comprei 3 salas por administração Além de atrasar a obra em um ano reajustaram a obra em 72% do valor inicial. Quais medidas legais posso tomar?


  • Maria Aparecida disse:    ( 10.06.2013 às 0:08 )

    Comprei um imóvel em construção e paguei mensalmente um valor corrigido por 8 meses, porém o prazo de entrega era para setembro/12 e no contrato reza que poderia atrasar 6 meses, já passaram os seis meses e até agora não recebi notícia de quando entrarei no imóvel, vendi a casa que morava, estou no aluguel e eles disseram que basta eu pagar a parte em dinheiro para entrar no imóvel depois eles descontariam o meu FGTS, mas não me sinto segura para tal acordo, pois como saberei se os documentos do imóvel estão em dia, se na 1ª vistoria do engº da Caixa Federal o mesmo não aprovou a obra? O corretor diz que eu posso confiar, pois o irmão dele é funcionário da Caixa e tem as corridas dele lá dentro e como eu não vou parcelar, pois o FGTS será para complementar a quitação do imóvel não terá problema. Tenho dúvidas, medo de ser enganada, pois não sei exatamente os meus direitos. Por favor, preciso de ajuda. Obrigada.


  • Mila disse:    ( 05.06.2013 às 21:02 )

    Apesar desse prazo de 180 dias ser
    abusivo, os juízes tem o considerado legal, entrei com um processo acerca da entrega atrasada em 7 meses, o qual foi julgado improcedente o que prova que não existe justiça no Brasil!


  • Marco Antonio disse:    ( 24.05.2013 às 4:21 )

    Pessoal vamos ter cuidado na hora de contratar se tiver problemas como na entraga do imóvel vamos procurar os nossos direitos junto a associação nos protege, abs


  • luana da c lara disse:    ( 22.04.2013 às 17:44 )

    COMPREI UM IMOVEL, NO QUAL A DOCUMENTAÇÃO AINDA SE ENCONTRA NO CARTORIO , POREM JA ESTOU PAGANDO O FINANCIAMENTO, E AINDA ESTÃO FAZENDO OBRA NA CASA. É UMA CASA NOVA, QUE COMPREI COMO PRONTA, POREM ELES ALEGAM QUE DEU UMIDADE E QUEBRARAM TUDO, O QUE EU FAÇO? EU SOU OBRIGADA A PAGAR MESMO SEM MORAR?


  • Paula Vilela disse:    ( 18.04.2013 às 20:16 )

    Recebi um carta da construtora dizendo que tenho um debito de juros sobre construção de mais ou menos 1200 reais e se não pagar meu nome será enviado para SPC E SERASA. Está em contrato o juros sobre construção, mas a construtora atrasou a entrega do imóvel de julho de 2010 para ABRIL de 2011 (entrega da chaves maio de 2011, qual a possibilidade de eu não ter que pagar essa divida? o que devo fazer?? Posso entrar na justiça por danos morais e atraso da entrega? o que preciso fazer nesse caso?

    grata pela atenção


  • Valmir Castro Alves disse:    ( 16.04.2013 às 15:27 )

    A entrega do apartamento que comprei da Cyrela, atrasou em mais de 08 meses – agora estão chamando para vistória perqunta: me descapitalizei e penso em pedir um desconto em façe da demora, pois a correção do contrato não paralisou na época própria da entrega, peço orientação, pois quero ficar com o apto. mais estou no prejuízo face a correção atualizada me ajude o que devo propor???


  • Jean Yuri Geltonogoff disse:    ( 11.04.2013 às 15:51 )

    Na situação descrita acima, caso eu decida realmente rescindir o contrato, quais seriam os meus direitos?
    Grato.


  • Maria Antonia Silva disse:    ( 10.04.2013 às 10:58 )

    Prezados,

    compre um apto. na planta e não entregram no prazo determinado, que devo fazer ?
    Grata
    Maria Antonia


  • Tibor Bana disse:    ( 10.04.2013 às 1:25 )

    Comprei um terreno com casa , acontece que de uns anos para cá, atrazei as pretações dessa ou desse lote, como não pude pagar , me dirigi a imobiliaria para fazer um acordo. do qual não pude manter e honrar os pagamentos, então fiz outros acordos, e hoje para minha surpresa devo o mesmo que a dez anos atraz!!!!! disseram que di tantos acordos as minhas prestações voltaram ao zero!!!!! e o que dei então ficou de presente a imobiliaria?????????? gostaria de entender que é isso??????


  • rafael meneses disse:    ( 28.03.2013 às 0:54 )

    contratei uma construtora para minha casa e a obra esta atrasada era para ser entregue em 22/03/13 ja esta atrasada arresem na segunda etapa e as paredes torta e fora do esquadro a altura era para ser 2,80 m e esta com 2,60 o que faço neste caso o eng da caixa federal aprovou falta terminar a casa posso parar a obra e pedir para corrigir não esta como na planta o que devo fazer .


  • Engº. Perito Alexandrino, disse:    ( 20.03.2013 às 12:16 )

    Perito EngºCivil Alexandrino te Orienta:
    Antes de assinar o Contrato de compra e venda, verifique as clausulas de atraso da obra lá na última folha, é quase certo que estará lá !
    - Peça o Memorial Descritivo da Construção e veja se está sendo utiliizada a palavra
    ” SIMILAR ” em todos os materiais, isto é sinal que a Construtora irá optar pelo Similar, que sempre será uma material inferior ao que está especificado, isto é uma forma para voce não ter Direito de reclamar lá no final, quando for assinar a vistoria de recebimento do imóvel, e perceber que o material instalado é de 2ª linha. É o famoso similar! Sempre Alerta!!!


  • djalma da costa guimaraes disse:    ( 27.02.2013 às 13:52 )

    A construtora pode propor pagar a multa por atraso descontando no saldo devedor?


  • mirian neves disse:    ( 22.02.2013 às 9:45 )

    meu imóvel esta previsto para o mês que vem 03/2013 mais vai atrasar,gostaria de saber se eu tenho que continuar pagando juros de obra,pois a relação de parcelas que eu deveria pagar seria ate 03/13 num período de 12 meses e acaba este mês.


  • walisson disse:    ( 05.02.2013 às 21:24 )

    Boa noite! Bem, assinei um contrato de compra e venda de um apartamento na planta em fevereiro de 2012, entrei com meu fgts e mais um sinal de entrada depositado em uma conta da construtora de acordo com a simulação feita pelo financiamento da CAIXA. Durante este período nos solicitaram vários documentos para serem encaminhados a CAIXA para iniciar o processo de “dociê” dos condôminos. Até o momento nos alegaram que por problemas internos com a CAIXA, a mesma não pôde concluir e enviar os contratos para serem assinados por nós e posteriormente poderem iniciar as obras.O que devemos proceder? Pode haver uma recisão desse contrato com a construtora sem a cobrança de qualquer multa?Eles irão devolver toda a quantia depositada para a entrada?A CAIXA devolverá meu FGTS? Favor gostaria muito da ajuda de vocês. Grato, walisson.


  • MARIA DA PAIXÃO L ALMEIDA disse:    ( 26.01.2013 às 15:57 )

    COMPREI UM APARTAMENTO JA PRONTO PARA MORAR, DA CONSTRUTORA MASA, ASSINEI O FINANCIAMENTO NA CAIXA DIA 04/01/13 E QUITEI O VALOR REFERENTE A ESCRITURA E SALDO DA CONSTRUTORA DIA 08/01, E ATÉ AGORA NÃO ME DERAM AS CHAVES, ESTÃO ESPERANDO A ESCRITURA FICAR PRONTA , COISA QUE SO DEPENDE DELES E DA ASSESSORIA QUE MONTOU O PROCESSO DE FINANCIAMENTO,O PESSOAL QUE ASSINOU JUNTO COMIGO, JA RECEBERAM AS CHAVES POIS OS IMOVEIS ERA DA BROOKFIELD, EU JA RECEBI A FATURA DO FINANCIAMENTO A PRIMEIRA PARCELA IREI PAGAR DIA 2/02, É JUSTO A CONSTRUTORA FICAR SEGURANDO AS CHAVES DE UM IMOVEL PRONTO E TODAS DESPESAS PAGAS E FINACIAMENTO LIBERADO JUNTO AO BANCO.


  • Cristiane disse:    ( 21.01.2013 às 17:00 )

    Boa tarde comprei um apartamento que já estava quase pronto era pra ser entregue em julho de 2012 ja estou no final de janeiro 2013. e até agora nada so pagando taxa de juros de obras.
    Recebi uma carta de convocação de condominio para participar em seguida ja veio a taxa de condominio para ser paga eles nem me entregarão o meu apartamento e está me cobrando por uma coisa que não estou nem morando ainda. Pago aluguel gostaria de saber o que faço.
    fico no aguardo urgente.


  • JAIME ALEXANDRINO disse:    ( 17.01.2013 às 13:50 )

    Colegas, Vimos quantas reclamações de pessoas que investiram suas economias de boa fé em imóveis e não receberam-nos no Prazo do cronograma contratado, nem com as áreas construidas da planta, nem com os materiais especificados nos Memoriais Descritivos, ou com a documentação em dia para poder garantir o suado patrimonio, mas, ao invés disto,vimos que a compra se tornou pesadelo para muitos, e isto tratando-se de Incorporadoras Construtoras de grande porte com muitas propagandas nos faróis e praças. Uma explicação ´´e a ganância, a maioria destas Construtoras tiveram muitas perdas nos últimos anos. Quando sairam dos segmentos que eram especializadas, e entraram no segmento de baixa renda, que é um tipo construção com margens diferenciadas, e elas não estavam acostumadas a trabalhar assim…e se deram mal… também outras abriram o capital e pegaram a grana dos investidores das ações, e compraram e estocaram terrenos, muitos deles em locais impróprios,contaminados, mal avaliados, e teiveram grandes perdas… e com a retração economica,ficaram descapitalizadas, tiveram perda do valor da Empresa com a queda do preços das ações… e para salvarem-se obrigaram-se a ajustar seus fluxos de caixas… e reduziram os lançamentos, e montaram plano de contenção rigorosos para poder ter folêgo para entregar os que ja estavam lançados ou em construção e salvar o nome, e com isto tudo… E O QUE VOCE TEM COM ISTO!!! É que se voce comprou algum imóvel nesta teia de lançamentos de produtos há 3,4,5 anos atrás, e está sendo vitima de atrasos na entrega do imóvel, pegou a luta destas Empresas para sairem da baixa da curva… e descupam de todos os tamanhos são publicadas na imprensa….( como falta de mão de obra e vai por aí.. ) mas, a realidade é que elas reduziram a qualidade dos materiais, isto é, utilizam o famoso SIMILAR, subempreitaram tudo, espremeram os subempreiteiros ( SOU UM DELES) alguns ainda atrasam ou não pagam a mão de obra… e Hoje ninguém quer trabalhar para estas grandes contrutora, porque o que recebem não cobrem os custos, fora as dificuldades para receber…
    Viu tudo isto tem a ver com o teu atraso……. ´é o que está acontecendo no mercado, e o resultado final estoura no consumidor que comprou ou vai comprar porque está desavisado deste problemas todos que está rolando por trás das cortinas da construção civil….


  • JAIME ALEXANDRINO disse:    ( 17.01.2013 às 9:39 )

    Sou Engº. Civil, e trabalhei com construção de Predios e casas mais de 35 anos em São Paulo, Fiz Pós graduação em Negocios Imobiliarios, e finanças e hoje atuo como Perito e Avaliador, Faço Vistorias e Laudos de Defeitos e erros construtivos para os compradoress/moradores de imóveis entrar na Justiça ou em arbitragem requerer seus direitos .
    Atualmente fui contratado para perícias em condominio de 8 blocos com 15 andares cada, de médio padrão, que a Construtora está entregando com muitos problemas de documentação e defeitos de construção, a Construtora é grande com muita propaganda e constoi muito no mercado do estado de São Paulo, e não posso citar nomes, mas, como especialista nesta área , estou pasmado e com dó dos compradores…. como as Construtoras não tem considerado as boas praticas e normas de construção, e visam redução de custos e aumento das margens, e os compradores por não serem especialistas não vêem nada, e não contratam um Engenheiro experimentado para orientá-los, ficam nas mãos destas raposas.


  • Sara Almeida disse:    ( 04.01.2013 às 14:50 )

    eu e meu esposo adquirimos uma casa ja pronta e ja nos deram varios prazos de entrega e nao cumpriram, tenho uma sobrinha que mora comigo e agora dia 10 de jan/13 vence a primeira parcela do transporte escolar e a parcela da mensalidade da escola e vou ter que pagar, e as aulas dela iniciam dia 28/jan. e até agora nao recebemos a chave do imovel para mudar minha preocupação é ela perder aula e eu pagar a escola sem a criança poder ir estudar, porque a construtora nao cumpre com os prazos prometidos, fui até na casa e se encontra fechada e nada esta sendo feita, o que devo fazer procuro a justiça preciso de uma orientação se for possivel fico grata desde já. sara almeida


  • Roberto disse:    ( 28.12.2012 às 12:23 )

    Obrigado pelas orientações. Assinei o contrato do apto ainda na planta. Hoje sofro com o atraso na entrega do Apto, a qual estava prevista para 1999. Estamos em dezembro de 2012 e ainda não foram entregues. A construtora formou um grupo interessado em construir e iniciou-se a obra, inicialmente estava à todo vapor, no entanto, com o passar do tempo muitos atrasaram no pagamento das prestações, e a obra foi se atrasando.
    Nesse caso, tenho o direito de recorrer à algum direito, afinal não atrasei sequer uma prestação e tbm, quem montou o grupo foi a própria construtora. Assim sendo, não é da responsabilidade da construtora entregar no prazo estipulado no contrato?


  • EVILANIO BEZERRA disse:    ( 28.11.2012 às 19:16 )

    Boa noite,

    Estou comprando um casa e ja assinei todos os papeis e a casa eta pronta para mora mas a construtora esta enrolando para entregar, o que fazer neste coso?


  • tereza disse:    ( 20.11.2012 às 16:42 )

    Gostei e fui bem informada, mais tenho uma dúvida. Meu cunhado comprou de uma construtora um apartamento que lhe informaram e está no contrato que a entrega seria em julho/12 ja se passaram e o prédio visto a olho ainda está na metade da construção. Ele está pagando aluguel será que ele tem direito em receber o aluguel.
    Outra dúvida:compramos um imóvel estávamos pagando em dia. Só que meu esposo ficou doente tendo que fazer cirurgia de 03 ponte safenas e como os gastos foram grande estamos atrasados 03 meses e fomos informados pelo financeiro se não acertar de ir para judicial, expliquei a situação mais alegaram que temos que efetuar o pagamento até dia 25/11. Isso é correto.
    Sem mais, muito obrigado…


  • jaime disse:    ( 20.11.2012 às 16:13 )

    mora em salvador e desejo contruir em camaçari uma casa com um andar num terreno enladerado, como poderia contradar e onde emcontrar uma empreteira? preciso de ter norção de como faria.


  • Mª.G. A.Suárez disse:    ( 20.11.2012 às 16:07 )

    Gostei muito dessa matéria, mas ficaria muito feliz se publicasse quais são os direitos que temos com obra vizinha a residências? Pois vivo essa tortura!!! Foi feita vistoria e não foi constatada nenhuma rachadura, (agora existe diversas delas) entrei na justiça a 1 ano, venho sofrendo danos morais com descaso a mais de três anos até agora ganhei na justiça três direitos no qual NÃO foi comprida pela obra. 1. Colocar rede de cima até embaixo no edifício; 2. Fazer limpeza diária de todo material que caísse; 3. Não parar caminhão com materiais em frente à residência, pois impossibilitávamos nossa entrada e saída. Como a justiça é muito morosa, não sei como agir!? E quais direitos tenho!? O edifício irá ser entrei em março de 2013. Tenho passado perturbações constantes de tudo que possa imaginar, nossas vidas mudaram totalmente, pois vivo trancada durante todo o dia e parte da noite, sem condições de abrir portas e janelas, pois cai material e coisas diversas, sem falar da poeira fina causando danos a saúde: Minha casa esta sem condições de receber meus familiares. Vou citar algumas coisas que estou passando: Telhas quebradas (quando chove fico a noite tirando água da sala, quarto e terraço), peça de ferro pontiaguda e de madeira, pedras, graxas, cimento, lixos (restos de comidas, caroços, pássaros mortos com cimento, luvas, óculos pregos, arame, papelão, deposito de plástico e plástico, água fedida e etc…). Todo material foi e esta sendo carregado bem ao lado da minha residência, como as vigas de ferro imensas e até um guicho derrubou a parabólica quebrando varias telhas e consequentemente dando vazamentos e causando mofo, as paredes, pisos sujos de cimento e gesso, minha cerca elétrica dispara frequentemente, tendo que troca-la, causando quebra e fitas enroladas. Até rato morto ao lado do portão de entrada já foi encontrado, sem falar com o barulho diversos de britadeiras, marteladas, serras elétricas, tratores, caminhões a concretar de 06h30min as 22h00min a encher vigas, lajes e etc…sirenes, é muito barulho… ao ponto de ficar enjoada e ir ao pronto socorro com enxaqueca e vômitos. Desde já agradeço e espero ser orientada para que posar conseguir pelo menos meus direitos!!!


  • Mª.Goretti A.Suárez disse:    ( 20.11.2012 às 16:01 )

    Gostei muito dessa matéria, mas ficaria muito feliz se publicasse quais são os direitos que temos com obra vizinha a residências? Pois vivo essa tortura!!! Foi feita vistoria e não foi constatada nenhuma rachadura, (agora existe diversas delas) entrei na justiça a 1 ano, venho sofrendo danos morais com descaso a mais de três anos até agora ganhei na justiça três direitos no qual NÃO foi comprida pela obra. 1. Colocar rede de cima até embaixo no edifício; 2. Fazer limpeza diária de todo material que caísse; 3. Não parar caminhão com materiais em frente à residência, pois impossibilitávamos nossa entrada e saída. Como a justiça é muito morosa, não sei como agir!? E quais direitos tenho!? O edifício irá ser entrei em março de 2013. Tenho passado perturbações constantes de tudo que possa imaginar, nossas vidas mudaram totalmente, pois vivo trancada durante todo o dia e parte da noite, sem condições de abrir portas e janelas, pois cai material e coisas diversas, sem falar da poeira fina causando danos a saúde: Minha casa esta sem condições de receber meus familiares. Vou citar algumas coisas que estou passando: Telhas quebradas (quando chove fico a noite tirando água da sala, quarto e terraço), peça de ferro pontiaguda e de madeira, pedras, graxas, cimento, lixos (restos de comidas, caroços, pássaros mortos com cimento, luvas, óculos pregos, arame, papelão, deposito de plástico e plástico, água fedida e etc…). Todo material foi e esta sendo carregado bem ao lado da minha residência, como as vigas de ferro imensas e até um guicho derrubou a parabólica quebrando varias telhas e consequentemente dando vazamentos e causando mofo, as paredes, pisos sujos de cimento e gesso, minha cerca elétrica dispara frequentemente, tendo que troca-la, causando quebra e fitas enroladas. Até rato morto ao lado do portão de entrada já foi encontrado, sem falar com o barulho diversos de britadeiras, marteladas, serras elétricas, tratores, caminhões a concretar de 06h30min as 22h00min a encher vigas, lajes e etc…sirenes, é muito barulho… ao ponto de ficar enjoada e ir ao pronto socorro com enxaqueca e vômitos. Desde já agradeço e espero ser orientada para que posar conseguir pelo menos meus direitos!!!


  • larissa disse:    ( 20.11.2012 às 15:55 )

    Comprei um apartamento na planta, só que quando eu assinei o último contrato com a caixa econômica, ninguém havia me explicado que eu teria que pagar a taxa de evolução.. eu acho isso um absurdo, por que eu já estou pagando R$ 6.300,00 só para a construtora.. enfim, fiquei muito confusa, até por que quando fui ao banco entender melhor esta situação foi um “enrola daqui, um enrola dali” e não me explicaram direito. A entrega está prevista para Março de 2013, mais pelo o que eu soube, as obras irão atrasar, e com isso a taxas de evolução vão só aumentar as minhas parcelas e no contrato diz que a construtora tem 180 dias pra a entrega após a data prevista, eu sinceramente já estou me sentindo lesada e afim de desistir, mais se eu fizer isso, eu perco tudo o que eu já investi? obrigada..


  • Mariana Roesberg disse:    ( 20.11.2012 às 15:55 )

    E quando a empresa está à beira da falência, qual medida deverá ser tomada. A empresa continua vendendo imóveis e não constrói mais de 50 unidades já lançadas. Atraso na obras em mais de 3 anos.


  • Maria Goretti Araújo de Suárez disse:    ( 20.11.2012 às 15:54 )

    Gostei muito dessa matéria, mas ficaria muito feliz se publicasse quais são os direitos que temos com obra vizinha a residências? Pois vivo essa tortura!!! Foi feita vistoria e não foi constatada nenhuma rachadura, (agora existe diversas delas) entrei na justiça a 1 ano, venho sofrendo danos morais com descaso a mais de três anos até agora ganhei na justiça três direitos no qual NÃO foi comprida pela obra. 1. Colocar rede de cima até embaixo no edifício; 2. Fazer limpeza diária de todo material que caísse; 3. Não parar caminhão com materiais em frente à residência, pois impossibilitávamos nossa entrada e saída. Como a justiça é muito morosa, não sei como agir!? E quais direitos tenho!? O edifício irá ser entrei em março de 2013. Tenho passado perturbações constantes de tudo que possa imaginar, nossas vidas mudaram totalmente, pois vivo trancada durante todo o dia e parte da noite, sem condições de abrir portas e janelas, pois cai material e coisas diversas, sem falar da poeira fina causando danos a saúde: Minha casa esta sem condições de receber meus familiares. Vou citar algumas coisas que estou passando: Telhas quebradas (quando chove fico a noite tirando água da sala, quarto e terraço), peça de ferro pontiaguda e de madeira, pedras, graxas, cimento, lixos (restos de comidas, caroços, pássaros mortos com cimento, luvas, óculos pregos, arame, papelão, deposito de plástico e plástico, água fedida e etc…). Todo material foi e esta sendo carregado bem ao lado da minha residência, como as vigas de ferro imensas e até um guicho derrubou a parabólica quebrando varias telhas e consequentemente dando vazamentos e causando mofo, as paredes, pisos sujos de cimento e gesso, minha cerca elétrica dispara frequentemente, tendo que troca-la, causando quebra e fitas enroladas. Até rato morto ao lado do portão de entrada já foi encontrado, sem falar com o barulho diversos de britadeiras, marteladas, serras elétricas, tratores, caminhões a concretar de 06h30min as 22h00min a encher vigas, lajes e etc…sirenes, é muito barulho… ao ponto de ficar enjoada e ir ao pronto socorro com enxaqueca e vômitos. Desde já agradeço e espero ser orientada para que posar conseguir pelo menos meus direitos!!!


  • eulissses da silva disse:    ( 20.11.2012 às 15:37 )

    gostaria de saber onde estar escrito como lei.


  • marcelo disse:    ( 20.11.2012 às 15:16 )

    Ola meu apto esta atrasado desde fevereiro de 2011 o que eu faço sendo q meu contrato nao consta multa e juros do atraso da obras, mas conta multa sobre o eu vier a deixar de pagar? como devo processegui para mover um processo contra este imovel, segundo a construtora sera entregue no inicio de dezembro de 2012.


  • Itelo Silva disse:    ( 20.11.2012 às 15:07 )

    Nos últimos anos a construção civil, em todas as cidades do Brasil subiu(cresceu)como um foguete e, a previsão é que continuará crescendo. Isto é muito bom pois também contribui para o crescimento de outros segmentos da economia. Mas, para os pretensos adquirentes de imóvel todo cuidado é pouco, uma vez que, as construtora de um modo geral atrasam a entrega. Vocês colaboram com os consumidores, por isso, sou muito grato pelas dicas que disponibilizam.


  • isaac wolney mello disse:    ( 20.11.2012 às 15:05 )

    recomendaria que também fosse noticiado o tempo de satisfação da obrigação: 5; 10; 15 e anos mais. o sistema é mt falho,. direitos existem, cumprimento de obrigações não. cobremos agora do poder celeridade. fiquem atentos e vigilantes.


  • marta disse:    ( 20.11.2012 às 14:49 )

    boa tarde,
    no caso do atraso de 6 meses estar previsto no contrato, mesmo assim tenho direito a indenização?


  • Claudionor disse:    ( 20.11.2012 às 14:43 )

    muito interessante


  • Anônimo disse:    ( 20.11.2012 às 14:43 )

    interessante


  • Val Souza disse:    ( 20.11.2012 às 14:39 )

    Muito bom!

    Agora sim, vão nos entregar o imóvel conforme acordo!
    Isso é o que esperamos. Caso contrário, pelo menos benefícios teremos.

    Excelente decisão da justiça!

    Tiro o chapéu. ;D

    Val Souza


  • Aluizio Carlos da Silva disse:    ( 20.11.2012 às 14:28 )

    Parabéns pelas imformações, sou consultor de Imóveis em Maceio, fico sempre ao lado do cliente, 0 Construtor tem que honrar o Contrato no Prazo determinado.


  • Antonio disse:    ( 20.11.2012 às 13:32 )

    Gostei da reportagem, será possível,vcs me orientar? estou pra construir uma casa de 60 mts, quadrados,em terreno inclinado,e precisava de uma minuta de contrato, com as palavras tecnica, pois, o construtor quer aplicar material e mão de obra por sua conta, entregando pronta- obrigado.


  • EUGENIO ALMEIDA disse:    ( 20.11.2012 às 13:24 )

    NOS COMPRAMOS 4 LOTES QUE NOS DEVERIAM SER ENTREGUES EM 3 ANOS,AS ESCRITURAS INCLUSIVE,JA PASSARAM 10 ANOS,O LOTEAMENTO VIROU UM CONDOMINIO PARA QUE NOS NAO PERDESSEMOS TUDO,UMA VEZ QUE SE TRATAVA DE UM ESTELIONATO,APARTIR DAI SUBORNAMOS O ENTAO PREFEITO E O SEU SECRETARIO DE OBRAS,JA COMO CONDOMINIO NOS TINHAMOS UMA TAXA DE INADIMPLENCIA DE 92,5%,O TAL ALVARA DE CONSTRUÇAO QUE OBTIVEMOS DE FORMA ILICITA VENCEU,O ATUAL PREFEITO MANDOU EMBARGAR A OBRA,O MINISTERIO PUBLICO INVESTIGOU O CASO,E AO QUE FUI INFORMADO,JA FOI INSTAURADA UMA AÇAO CIVIL PUBLICA,MAS QUEM ESTA SENDO ALVO DE PROCESSOS NA JUSTIÇA SOU EU,AVISEI A IMPRENSA MAS NINGUEM ME DEU OUVIDOS,O QUE FAZER???


  • Eliezer Santos disse:    ( 20.11.2012 às 13:20 )

    Essa situação exposta acima se aplica a qualquer tipo de empreendimento imobiliário? Ou seja, na compra de um terreno dentro de um loteamento de condomino fechado, onde a entrega do bem está sujeita a conclusão de toda infraestrutura, para que o mesmo possa se fruto de obras (construção do imovel) pelo adquirente.


  • Israel disse:    ( 20.11.2012 às 13:16 )

    Grande utilidade….Obrigado!!!!!


  • Daniel Aversa disse:    ( 20.11.2012 às 13:10 )

    Infelizmente no meu caso não deu certo. Comprei um apartamento da Even, perdi dinheiro na venda do meu apartamento para pagar as chaves no prazo combinado e um mês antes da entrega eles mandaram uma carta dizendo que iam atrasar 6 meses dentro daquele atraso de contrato. Entregaram a obra no último dia sem habite-se e sem terminar a obra desde que assinássemos um novo contrato com eles. Recorri à justiça para receber esses 2% que se eu tivesse atrasado teria que pagar mas tive que ouvir do juiz que atraso de obra é comum e que eu deveria ter olhado isso antes de assinar o contrato.


  • Fernanda Silva disse:    ( 20.11.2012 às 13:00 )

    Materia muito relevante.. Todo consumidor que se sentir lesado DEVE procurar seus direitos, só assim pressionamos as construtoras a pararem de agir de má fé e se programarem melhor.


  • Mário Ivanb Souza dos Santos disse:    ( 20.11.2012 às 12:40 )

    Olá
    Só uma dúvida, isso tambél é aplicado sobre as cooperativas? Exemplo: Paulicoop.
    Obrigado


  • alexandre lisboa disse:    ( 20.11.2012 às 12:37 )

    bem, não é bem assim, pois meu apto está atrasado quase 1 ano, entrei na justiça já tem 5 meses e a unica coisa que consegui foi meu aluguel e mesmo assim abaixo do valor.. é um absurdo a justiça ficar a favor destes atrasos … e ainda não recebi nada pois tem varios agravos para os juizes avaliarem..


  • jayara disse:    ( 20.11.2012 às 12:26 )

    Muito bom saber disso. pois eu comprei um apartamento em 2009 e nesse mes de novembro de 2012 foi que eu recebi com muita burocracia. e esse tempo todo sofrendo humilhação por causa da tal construtora.


  • luciane disse:    ( 20.11.2012 às 12:17 )

    qual o prazo que pode ser considerado atraso?
    Ex. Entrega prevista em 10/12/2012. podemos considerar atraso por lei a partir de qual data?


  • SILVIA LIMA disse:    ( 20.11.2012 às 12:15 )

    Muito boa informaçao pra quem está passando por essa situaçao. Obrigada.


  • eduardo lorenzini disse:    ( 20.11.2012 às 12:13 )

    Prezado Diretor, Gostaria saber a construtora pagou a multa e corrigido, mas gostaria saber o valor está correto? aguardo o seu retorno. obrigado.


  • Gustavo disse:    ( 20.11.2012 às 12:10 )

    O artigo contribui e muito para sociedade que com aquecimento no mercado imobiliário vem carregando descaso e atraso excessivo nas construções e causando frustração aos consumidores… Sou vítima desse problema com a construtora GAFISA S/A!!!


  • josé ferreira de lima disse:    ( 20.11.2012 às 11:52 )

    MUITO BOM SABER DISSO. ATÉ QUANTO TEMPO DEPOIS, PODE-SE ENTRAR COM O PROCESSO IDENIZATÓRIO?


  • Gisleine disse:    ( 20.11.2012 às 11:36 )

    tenho um apartamento em Santo André, e ja está atrasado desde janeiro de 2012, porem eles vem dando prasos de entrega e quando chega na data adiam mais e mais, se eu quiser vender preciso esperar quitar o apartamento?
    E ouvi boatos que eles irão descontar da taxa TR o valor da multa e ainda assim com mais de 2 anos de atraso teremos que pagar…o posso fazer???


  • rafael da cunha campos disse:    ( 20.11.2012 às 11:22 )

    até quando é considerado atraso, após o prazo de 180 dias ? e se te entregaram o aparamento dentro do prazo de 180 dias, mas a área comum ainda não. alguém, poderia me esclarecer isso por favor.


  • luciana disse:    ( 20.11.2012 às 11:11 )

    concerteza tem que sair a obra do apartamento e da casa


  • REnato M Santana disse:    ( 20.11.2012 às 11:04 )

    Por gentileza, gostaria de saber, quando há um contrato com a incorporadora/construtora, que já fora pago (poupança) e outro de financiamento com a Caixa. Seguinte:
    Gostaria de saber a responsabilidade da Caixa é solidária ou subsidiária?
    POdem figurar no processo todas as empresas? Caixa, incorporadora e construtora?
    Os recursos oriundos do FGTS utilizados na obra pelos mutuários, verbas do Governo FEderal para “minha casa minha vida”, não utilizados ou mal utilizados ensejam uma ação criminal junto ao Min.Publico Federal?

    sds
    REnato


  • Francisco Santana disse:    ( 20.11.2012 às 11:01 )

    Obrigado pelas informações. Gostaria de confirmar se os 0,84% de lucros cessantes representa um valor só ou se refere ao ressarcimento mensal, que corresponderia a um aluguel mensal.


  • Thais de Oliveira Andrade disse:    ( 20.11.2012 às 10:50 )

    Era o que eu estava precisando saber,obrigada


  • Gabriel disse:    ( 20.11.2012 às 10:49 )

    Isso vale também para o perído de 6 meses previsto em contrato?


  • cesar ramos do nascimneto disse:    ( 20.11.2012 às 10:48 )

    estou sendo vitima da tenda construtora com mais de um anao de atraso, entrei na justica e eles ja contestaram, e dei entrada novamente, espero que a juiza que esta com meu seja bem justa como sei que sera e me der causa ganha pq este atraso me causou muitos problemas, renovacao de aluguem acima do que eu ja pagava, danos morais , frustacao da familia que contava com o natal de 2011 na casa nova, viajem de ferias que deixamos de fazer e outras coisa mais, adorei a decisao da justica e esoero que ela nao so me favoreca mais todos aqueles que se encontram em situacao identica aminha


  • Armando Soares do Carmo disse:    ( 20.11.2012 às 10:48 )

    Mas construora, afinal, tem ou não uma cobertura da lei de até seis meses?


  • EDILSON SANTANA disse:    ( 20.11.2012 às 10:35 )

    tudo isso seria uma maravilha se estivessimos no Brasil….


  • carlos roberto silva disse:    ( 20.11.2012 às 10:29 )

    quando o direito é nosso temos que passar por uma serie de humilhaçao para ter tal direito. as empresas da construção fazem um monte de manobra para adiar seus compromissos.ate parece que o poder judiciario é socio dessas empresa pelas regalias que elas têm! a regra tem que ser simples: atrasou a entrega que estar prevista no contrato teria que estipular umamulta de 50% do valor do imavel. pois essas multinhas de ai acordado e maeda de compensação pa ganhar em uotro conteiro de obra! o pais deveria acordar para lidar com esses gatumes das construção!


  • Marilene Borges Barbosa disse:    ( 20.11.2012 às 10:25 )

    MINHA FILHA COMPROU UM AP. E FOI PROMETIDO ENTREGA EM SETEMBRO/12, MÊS EM QUE ELA SE CASOU, E ATÉ HJ NÃO FOI ENTREGUE,SEM PREVISÃO DE ENTREGA ATÉ O INÍCIO DE JANEIRO/13. PORÉM NO CONTRATO QUE ELA ASSINOU TEM UMA CLAUSULA QUE DIZ QUE A CONSTRUTORA PODE ATRASAR ATÉ 180 DIAS, ISSO É VERDADE?
    OBRIGADA


  • Rafael Mattos disse:    ( 20.11.2012 às 10:00 )

    Qual a base legal para essas cobranças?

    é direito adquirido ou necessário entrar na justiça para se obter?


  • Cássio da Silveira disse:    ( 20.11.2012 às 9:52 )

    Muito interessante, tenho um apartamento em construção, e eram para entregar em Nov, agora a previsão é para Abril, vou checar as datas do contrato e tomar as decisões necessárias para ter meus direitos preservados.


  • Paulo Junior disse:    ( 20.11.2012 às 9:41 )

    Muito obrigado pela informação.Estou nesta situação e não sabia desses direitos.


  • Magda Abreu disse:    ( 20.11.2012 às 9:41 )

    Não é um comentário é uma pergunta, caso possam me auxiliar agradeço
    Quando a obra é por administração o que temos de direito se pagarmos tudo em dia e outras pessoas deixarem de pagar? Comprei um apt em 2005 e até hoje já me mudei 6 vezes e o apartamento que comprei era no 4º resolveram diminuir o edifício para 3 andares e fui parar no 1º. Hoje mor com a minha mãe que passou pelo mesmo problema com a mesma empresa LINEAR. Foi morar no apt sem condições de uso por falta de condições de pagar aluguéis.
    Desde já agradeço.


  • sandra bezerra disse:    ( 20.11.2012 às 9:39 )

    Parabéns ,por nós orientar sobre nossos direitos ,e continuando ,gostaria de saber como faço pra resolver um assunto que já esta dando dor de cabeça,pois eu comprei um imovel na planta e dei de entrada de uma vez só 15.000,00 mil sem parcela ,e falaram que iriam entregar em 2012,e no decorrer do contrato ,nem sombra da obra,porém fui verificar o por que da demora,fui informada que até então tinhão descoberto que o terreno era improprio para fazer casas ,e que iriam resolver ,só que ,agora volto pra resolver pois estão demorando ,eles falamque hj o terreno já tem condiçoes de contruir,porém sei que é mentira ,pois batir fotos do terreno e da contrução não é o que condiz ,pois sei que mas trade vamos ter dor de cabeça e outra coisa mudaram a estrutura da contruçao da casa esta fora da realidade que foi vendida pra mim ,e o que eles mandaram eu fazer uma carta de desistencia aonde eu desisto da casa e eles me devolve o dinheiro ,porém que até agora nada ,me diga o que eu tenho que fazer ,aguardo resposta.Obrigada


  • renata scalabrini silveira disse:    ( 20.11.2012 às 9:36 )

    faço este comentário, revoltado pois a (2) anos luto na justiça contra a empresa inpar/viver de são paulo-sp, sendo a obra em nova lima-mg
    depositei toda a minha economia acreditando nesta empresa pois tenho uma filha de dois anos e estamos pagando aluguel e a ação esta no forum de belo horizonte na 11ª vara, e o processo não anda e o juiz não deu o direito que temos multa contratual, reposição de aluguel e outros conforme consta na reportagem e ainda nos condenou a pagar os honorarios ao advogado da inpar/viver sob o valor da ação. e so foi feito a correção sob o valor .estamos muito indignado com a inpar/viver, pois temos o direito e não recebemos até hoje. dia 20.11.2012


  • lldo Macedo disse:    ( 20.11.2012 às 9:23 )

    Comentários dessa natureza é sempre bem vindo à população, posto que ajuda a tirar duvidas, uma vez que as construtora tem agido com negligencia na entrega no bem. Qdo vendem promete muita coisa e não cumprem.


  • Leandro disse:    ( 20.11.2012 às 8:56 )

    É mais uma forma de fazer justiça ao consumidor, mais uma vez a justiça prevalece.


  • luiz henrique disse:    ( 20.11.2012 às 8:38 )

    como fica o caso da BANCOP, CUJAS OBRAS ESTÃO PARADAS A 5 ANOS


  • FRANCISCO ESTEVES disse:    ( 20.11.2012 às 8:00 )

    O Prazo de 180 dias que as construtora coloca nos contratos não é permetido por lei.


  • Francisco disse:    ( 20.11.2012 às 7:47 )

    INFORMAÇÕES COMO ESSAS NÃO SÃO INFORMADAS AOS 4 VENTOS, BOM SE TODOS TIVESSEM ESSA INFORMAÇÃO ASSIM COMO A VERDADE POR TRÁS DO VOTO NULO… O QUE ACONTECE QUANDO A PORCENTAGEM É MAIOR EM RELAÇÃO AOS VOTOS DOS OUTROS CANDITADOS…


  • Francolino Oliveira disse:    ( 20.11.2012 às 7:06 )

    estou de acordo com as regras citada acima, pretendo comprar um apartamento em São Paulo de preferencia na plata.
    Sds
    Francolino


  • agava disse:    ( 08.08.2012 às 10:03 )

    Muito obrigado pelas informações.



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel