Revista Zap Imóveis » Fechando negócios

Saiba o que fazer quando chega o período do fim de contrato de aluguel

Tags:

alugueis

,

aluguel

,

contrato

,

contrato de locação

,

contratos

,

inquilono

,

locação

publicado em 06/12/2011 às 15:20 ,
atualizado em 03/08/2012 às 10:18
Fonte: O Globo

Comentar

Pouco antes de sair para o trabalho, a gerente de atacado Juliana Leite foi supreendida pela ligação do proprietário de seu apartamento: o contrato de aluguel de 30 meses estava a um mês do vencimento, e após esse periodo ela deveria deixar o imóvel. Pânico. Apesar de saber que o documento estava prestes a expirar, quis a carioca confiar na sorte de que o locador poderia aumentar o seu período de moradia ali. Podia nada. Ser um bom inquilino já não é suficiente para a garantia desta segurança. Por isso, dizem especialistas, quem vive de aluguel pode tomar algumas precauções para não entrar neste tipo de desespero e ter que correr para encontrar um novo teto num período máximo de 30 dias.

Contrato de aluguel (Foto: Divulgação)

A primeira delas, adverte a advogada especialista em negócios imobiliários Fernanda Duarte, é se certificar se há no documento a cláusula que permite ao inquilino rescindir o contrato de forma amigável e sem cobrança de multas.

“É uma medida importante, que permite ao locatário mudar de imóvel antes do fim do contrato. O mercado do Rio anda tão maluco que, apesar do fato de ser bom inquilino ainda pesar na decisão do locador, o bolso tem falado mais alto”,  explica a especialista.

No contrato de Juliana, a cláusula que lhe dava esta liberdade estava no contrato, mas, como não pretendia sair do apartamento, preferiu deixar o proprietário se manifestar para tentar uma negociação.

- Esperava que pudesse haver um reajuste de 20%. Mas ele praticamente dobrou o preço do apartamento (saiu de R$ 1.400 para R$ 2.600)

Para não ter essa má surpresa, Fernanda recomenda ao inquilino que deseja continuar morando no mesmo apê que, seis meses antes do fim do contrato, faça uma pesquisa de preços de imóveis na região com a mesma tipologia e entre em contato com o proprietário para sugerir um aditamento, reajustando o valor do aluguel de acordo com o que foi pesquisado.

“Assim, o inquilino garante mais 30 meses no imóvel e com uma possibilidade melhor de negociação de valores”,  acrescenta a advogada imobiliária.

Apesar de o caso de Juliana não ter tido um bom desfecho, o vice-presidente de locações do Sindicato de Habitação do Rio (Secovi – Rio), Antonio Paulo Monnerat, ao contrário do que afirma a advogada imobiliária, diz que, atualmente, os proprietários estão mais abertos à negociação para manter o bom inquilino. Isso porque os preços já andam espantando pretendentes.

“Eles não querem deixar o bom inquilino a não ser que pretendam vender o imóvel e residir nele”, explica.

De toda forma, Monnerat faz algumas observações para manter o locatário prevenido, caso precise mudar de residência.

“É importante ter em mãos toda a documentação necessária para alugar um imóvel. Algumas coisas podem ser feitas antes da aproximação do fim do contrato, como: atualização da certificação de imóvel do fiador, ter já separado o comprovante de renda, identidade, CPF. E analisar outros tipos de fiança, caso não haja fiador.”

Para quem faz o perfil prevenido e organizado, pode separar uma pasta com toda essa documentação. Assim, terá mais chances de vencer a barreira do tempo e evitar o pânico ao fim do contrato de aluguel. Além disso, não passar pelo que Juliana Leite enfrentou: no dia que ela recebeu a notícia de que deveria sair do apê, passou o almoço inteiro ligando para amigos e corretores. E estava em seu primeiro dia no emprego novo.

LEIA MAIS:

Mesmo com as mudanças da Lei do Inquilinato, contratos de aluguel ainda são cercados de dúvidas

As principais dúvidas sobre as mudanças na Lei do Inquilinato

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (86)


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.02.2014 às 15:46 )

    Olá Kátia. Veja o que foi estabelecido no contrato caso o proprietário peça o imóvel. Se desejar, peça ajuda ao seu advogado para entender o que foi estabelecido.


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.02.2014 às 15:43 )

    Olá Antônia. Por favor, converse com o seu advogado. Ele poderá ajudá-la na renovação do contrato, caso você faça essa opção.


  • Antônia disse:    ( 01.02.2014 às 10:47 )

    Tenho um Imóvel Comercial. O Contrato de Locação termina em maio/14. Posso renovar o contrato e aumentar o aluguel, mesmo que a data do reajuste é novembro/14.O inquilino é bom, mas o aluguel está defasado. Me orientem, por gentileza. Obrigada.


  • Kátia Camargo disse:    ( 31.01.2014 às 16:44 )

    Boa tarde!
    Meu contrato de aluguel vence em 25/04/14.
    Hoje recebi uma notificação via correio que devo entregar o imóvel em 30 dias a contar da data do recebimento.
    Não tenho nenhum aluguel atrasado e ainda paguei 1 mês adiantado ao proprietário.
    No meu contrato diz que se houver quebra de contrato existe uma multa de 3 aluguéis.

    Preciso acionar um advogado para resolver esse questão?


  • Caroline Pereira disse:    ( 30.01.2014 às 17:16 )

    Olá Williane. Procure a imobiliária para resolver essa questão. É algo que pode ser acertado entre vocês.


  • wiliane disse:    ( 30.01.2014 às 11:40 )

    meu contrato com a imobiliaria terminou e não quero continuar, terminou em 28/1/2014 e a imobiliaria ainda não me chamou para assinar a rescisão 31/1/2014.O que fazer?


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.01.2014 às 10:30 )

    Olá Sarah. Confira o que foi firmado em contrato. Qualquer dúvida converse com a sua imobiliária.


  • sarah couto disse:    ( 04.01.2014 às 12:23 )

    Eu alugo uma quitinete, a moça que mora la o aluguel venceu dia 01/01/2014. Ela disse que vai mudar porem não adiantou o dia, quantos dias ela tem direito de ficar no imóvel? mesmo acertando os dias que possara.


  • Caroline Pereira disse:    ( 19.12.2013 às 17:13 )

    Olá Débora. Confira no contrato o que foi firmado em caso de desocupação. Qualquer dúvida converse com o seu advogado. Ele poderá orientá-la.


  • Debora disse:    ( 19.12.2013 às 16:37 )

    Boa tarde.
    Vou desocupar um imovel locada antes do prazo por transferencia de trabalho e a imobiliaria quer me cobrar mais dois meses de locação após a entrega da carta de desocupação e transferencia. Isso procede? Entendo que a cobrança devida seria de 30 dia? Como devo proceder?
    Obrigada


  • Carlos Oliveira disse:    ( 05.11.2013 às 11:09 )

    A inquilina terminou o seu contrato de 30 dias e ficou mais um mês. O proprietário entendeu que ela fosse continuar, como se estivesse automaticamente renovado, mas ela pagou esse um mês, pintou o imóvel, ela quer sair, mas também quer o depósito de 2 meses que ela pagou, o proprietário não quer devolver, a imobiliária, esqueceu de notificá la com antecedência, e agora, como ficará a questão de locador, locatário e imobiliária?Qual seria o procedimento correto para resolver essa questão?


  • Bruno Alexander disse:    ( 05.11.2013 às 8:30 )

    Bom dia aluguei uma casa e paguei adiantado 3 meses de aluguel estou querendo sair porém não sei se no nono mês fico sem pagar o aluguel por 3 meses pois o contrato é de 1 ano.Como funciona tenho que esperar dar 1 ano certo para ficar os 3 meses sem pagar aluguel ou já posso no nono mêS ficar sem pagar?


  • Caroline Pereira disse:    ( 04.11.2013 às 16:47 )

    Olá Alessandra. procure o auxílio de um profissional do setor imobiliário ou um advogado para responder essa questão. Ele poderá avaliar o que ficou estipulado no contrato e responder sua dúvida.


  • alessandra disse:    ( 04.11.2013 às 16:25 )

    oi eu tenho um ap i eu aluguei fiz um contrato de seis meses mais parece que o inquilino quer sair antes do contrato vencer que vence em fevereiro ele tem que me pagar sendo que ele deu um deposito de dois meses ou se ele ficar ate fevereiro eu tenho que pagar pra ele


  • Caroline Pereira disse:    ( 29.10.2013 às 15:48 )

    Olá Danubia. Consulte o profissional da imobiliária que gerencia esse imóvel, ou faça contato com algum advogada especialista em negócios imobiliários.


  • Caroline Pereira disse:    ( 28.10.2013 às 11:36 )

    Olá Maria Evanes. Uma boa ideia é conversar com os profissionais da imobiliária que cuidam deste imóvel. Eles poderão te dar conselhos sobre sua dúvida.


  • maria evanes disse:    ( 27.10.2013 às 18:04 )

    me contrto vence n dia 29/10 eu ñ quero mais mora na casa a dona da casa disse que eu tenho que paga este mês? o que eu faço?


  • Danubia Soares disse:    ( 25.10.2013 às 13:50 )

    meu contrato vence esse mês, mais preciso ficar somente mais uns 2 ou 3 meses pq estou comprando uma casa, então sairei logo, o proprietário quer renovar o contrato e diz que faz questão da multa, pois sairemos antes, ele pode fazer isso?


  • andrea a santos disse:    ( 16.10.2013 às 21:44 )

    boa noite!por favor, preciso de ajuda.
    moro em um ap em são paulo há 12 anos,firmamos um contrato em 2001 por 30 meses, quando venceu não fizemos outro contrato,de la p ca estamos reajustando anualmente pelo igpm. ocorre que este ano o proprietario quer dobrar o valor do aluguel. Ele pode fazer isto, nçao possuimos contrato, por lei esta correto. agurado um retorno, obrigada!!


  • karla reis disse:    ( 15.10.2013 às 0:56 )

    mora em uma casa que venceu o contrato em 07.09 ate agora a dona nao renovou mas disse que vai aumentar de 300,00 p 350,00 posso pagar mesmo nao estando com o novo contrato em maos


  • silmara fernandes lomonaco disse:    ( 13.10.2013 às 15:46 )

    Sou proprietaria de um apt onde o contrato de aluguel vence dia 05/12 ja informei a imobiliari que não irei renovar o contrato pois vou morar no mesmo,acontece que no ato do contrato o inquilino ,por não ter fiador, fez o deposito de 3 alugueis, a imobiliaria esta solicitando que seja devolvido este valor ao mesmo ou que o mesmo não precisa pagar o aluguel por tres meses .a minha duvida e preciso devolver este valor mesmo depois de so solicitar o apt no termino do contrato?


  • mauricio moreira disse:    ( 08.10.2013 às 18:41 )

    tenho uma mercearia meu contrato acaba no final de 2013 e o proprietário não quer renovar mais o que faço ? já que a minha clientela já ta formada estou a 7 anos


  • marcos antonio da silva viana disse:    ( 07.10.2013 às 19:37 )

    Eu, queria saber se depois do término do contrato de aluguel deve cobrar novamente a caução?


  • Marcia disse:    ( 07.10.2013 às 17:52 )

    Meu contrato de aluguel de 30 meses venceu faz 9 meses e agora querem fazer um novo contrato, mesmas partes e mesmo imóvel, como já está por tempo indeterminado faz muito tempo, não caberia apenas um “ajuste no valor”, sem novo contrato?


  • Elisabeth disse:    ( 12.09.2013 às 19:47 )

    meu contrato vence dia 23/09/2013 , estou construindo meu proprio imóvel e ficara pronto dentro de 3 meses , comuniquei a proprietaria mais ela quer que eu renova o contrato para mais 30 meses e não quer tirar do contrato a multa , disse que não pode , e se eu não renovar tenho que desoculpar dentro de 1 mes , ela pode fazer isso , qual o meu direito? obrigada


  • Eliane Almeida disse:    ( 12.09.2013 às 13:49 )

    Possuo um imóvel alugado pelo período de 12 meses, que findo no dia 10/03/2013 sendo que locador não efetuou o reajuste de aluguel. Passado 06 meses ele falou que tinha esquecido de reajustar o aluguel e que seria reajustado, agora ele me deu um outro contrato com o reajuste referente a 01 ano e 06 meses e com um nova data termino de 12 meses com validade até 10/10/2014.Sendo que no outro contrato não estipula o índice valido para novo reajuste. Isto é valido???


  • Stael Rosy disse:    ( 10.09.2013 às 22:34 )

    Eu queria saber se depois do término do contrato de aluguel deve cobrar novamente caução?


  • Patricia Moreira disse:    ( 03.09.2013 às 11:03 )

    Moro de aluguel ah 06 anos e nunca me foi dado contrado de locação para assinar, ah 05 meses a dona da casa pediu que desocupasse a casa e acertamos um prazo de 05 meses para eu procurar outra, mais não estou conseguindo arrumar uma casa esta muito dificil, a dona da casa fica nos pressionando e ameaçando com ordem judicial, não estamos com o aluguel atrasado estamos pagando todo esses meses, qual o direito que tenho ? devo desocupar imediatamente ou posso ficar tranquila procurando casa, lembrando que não tenho nenhum documento assinado desde quando eu fui morar na casa.


  • Adel Santos disse:    ( 31.08.2013 às 23:49 )

    Boa noite. Moro há três meses com minha irmã numa quitinete, mas só agora o proprietário veio com um contrato para assinar, que por sua vez é de seis meses. Gostaria de saber se esses três meses podem ser inseridos no contrato? E outra coisa estamos querendo sair do imóvel pois o local não oferece mais segurança e estamos sendo ameaçada por terceiros. Já tenho outro imóvel em vista. Vou pagar multa contratual?


  • Leonardo disse:    ( 14.08.2013 às 11:24 )

    Meu contrato de aluguel se encerra em 01/09 e não quero renovar. Avisei no dia 12/08 que vou sair. Preciso pagar até 12/09? A imobiliária me informou que mesmo em casos onde o contrato acaba eu precisaria notificar com 30 dias de antecedência. É correta essa cobrança?


  • Elisângela Souza Martins disse:    ( 05.08.2013 às 23:55 )

    Venceu meu contrato de aluguel, e tenho 30 dias para desocupar o imóvel,mais preciso saber se continuo pagando o aluguel.


  • Marlei Almeida disse:    ( 23.07.2013 às 14:06 )

    Preciso saber se é permitido colocar uma clausula no contrato que proibe o locatário de ter animais (gato e cachorro) e se é possível após os 30 meses, fazer novo contrato de locação com os mesmo inquilino, estabelecendo um prazo de mais 30 meses.


  • manoel sergio disse:    ( 14.07.2013 às 16:01 )

    Moro num aptº alugado a quase 15 anos pago em dia o aluguel, o conrtato venceu no mês de narço 2013,no de junho recebi carta solicitando o imóvel no inicio de julho de 2013, recebi telegrama dando o prazo de saída- pergunto quais os meus direito, tenho que pagar os 2 (Dois meses), posso ficar no imovel um prazo maior o meu contrato juridicamente estar valendo, no caso de saí do imóvel posso solicitar o valor da multa.


  • Marco Colombo disse:    ( 23.06.2013 às 23:11 )

    Diz um contrato de 30 meses, depois renovei por 12 meses e fiz um novo de 3 meses e agora outro de 3 meses, meu apto deve estar pronto fim de julho, meu contrato acaba dia 30 de junho, renovei ate o seguro fiança p ficar apenas 30 dias, mas o proprietário quer, mas quer aumentar para um valor absurdo este mês a mais. Se eu nao aceitar, qto tempo tenho p sair do apto e pagando o mesmo valor q pago q ja foi reajustado muito acima do valor dos alugueis?


  • carloseduardo disse:    ( 04.06.2013 às 21:58 )

    oii tudo bem minha mae é dona da casa alugada e ela vai fazer uma cirugia das pernas tem como pedir a casa antes do contrato vencer pelo iquilino


  • WILLIAN Moura disse:    ( 26.05.2013 às 21:54 )

    Gostaria de saber que procedimentos e documentos são usados para a renovação de contrato. Alguma clausula importante para acrescentar.


  • Sonia Azeredo disse:    ( 14.05.2013 às 9:49 )

    Tenho uma casa alugada a dois anos, o contrato acabou em abril. Preciso da casa para morar só que o inquilino não quer sair, gostaria de saber quanto tempo o inquilino ainda tem o direito de ficar na casa.


  • nilcea disse:    ( 06.05.2013 às 22:19 )

    tenho um imovel alugado. ele venceu a 8 meses. posso pedir o imovel a gualguer hora.


  • leandro maciel disse:    ( 01.05.2013 às 22:03 )

    tenho q entregar o imóvel antes de vencer o contrato,o mesmo é por orazo de um ano e pago 700 reais quanto é os 40% q tenho q pagar na entrega do imovel?


  • leil zanata disse:    ( 22.04.2013 às 19:26 )

    Meu contrato de aluguel venceu em 30/03/2013, renovei por mais 06 meses, finda em 30/09/2013,fui demitida do trabalho e vou ter que me mudar.Paguei um mes de aluguel, antes de entrar no imóvel, isso consta no contrato.O contrato não foi registrado em cartório, inclusive existe uma cláusula onde a multa está em branco.Gostaria de saber qto pagarei de multa, e como fica o valor de um aluguel que paguei adiantado.Grata
    Leila


  • joaquim Osvaldo disse:    ( 17.04.2013 às 13:25 )

    Meu contrato de aluguel de 1 ano terminou por lei tenho algum prazo para desocupar ou devo desoculpar de imediato


  • conceição aparecida disse:    ( 08.04.2013 às 11:59 )

    tenho uma residencia alugada na imobiliaria o contrato venceu há um ano a imobiliaria diz que mandou carta p/ o inquilino p/ novo contrato e ele não veio que fazer fui atras do inquilino ele diz que o assunto e com imobiliaria,que atitude posso tomar,a imobiliaria quer me cobrar 3500,00 p/para denuncia vazia, o aluguel ate hoge e trezentos e ciquenta que fazer


  • catia regina disse:    ( 30.03.2013 às 22:16 )

    Resido em uma casa há quase 5 anos,e por ocasião tinha um companheiro e o mesmo pagou 2 meses de4 deposito em setembro de 2008.Agora me separei do mesmo em 2009,e assim pedi a proprietaria para passar para meu nome e ela atendeu meu pedido e repassou para o contrato com o depósito e tudo para meu nome.No entanto ela afirma que o aluguel é pago com o mês vencido e na verdade se paga é o mês corrente.Gostaria de saber como funciona o depósito se é um mês calção e o outro corrente e se fica nulo o deposito que ele deu.Aguardo recomendações por favor,pois ela afirma que agora que pretendo sair da casa que estou em dificuldades financeiras,ela diz que o m ~es de Março vence em Abril;e que ninguem paga pra morar e sim mora para depois pagar.


  • Carlos Alberto disse:    ( 17.03.2013 às 12:24 )

    Minha filha esta ,oramdo em um apartameto que foi vendido e deram um prazo de 90 dias para ela desocupar o imovel o prazo ja esta acabando falta uma semana e ela ainda não concegul arrumar outro ap. ainda ela sera despejada mesmo assim.


  • cleide disse:    ( 10.03.2013 às 8:36 )

    moro de aluguel , tenho um apt fiz um contrato verbal , ela não paga aluguel.preciso do imovel para morar o namorado dela vive me ameaçando a me bota na justiça pois não quer pagar. oque devo fazer ele não mota la só ela . ela por sua vez nem me procura .quero voltar para meu apt obrigado.


  • Raimundo Nascimento Sampaio disse:    ( 08.03.2013 às 11:11 )

    sou proprietario, aluguei minha casa para uma mulher, venceu o contrato ha 4 meses, já pedi a casa, porém o casal esta se separando , a esposa vai sair e o marido quer continuar na casa, não quero renovar contrato, e ele não quer sair e quero a casa para meu filho morar. O que faço?


  • Martha Cibelli disse:    ( 04.03.2013 às 18:27 )

    Ocorre que moro de aluguel há três anos num imóvel que estava a venda, e, segundo o proprietário foi vendido. Ele me enviou um AR dizendo que tenho 30 dias para sair. Acaso não tenho dois meses por ano de contrato para sair do imóvel?


  • maria josina disse:    ( 04.03.2013 às 12:19 )

    depois do termino do contrato de 6 meses posso aumentar o alugel?


  • Edicarlos disse:    ( 02.03.2013 às 23:30 )

    Moro em casa ha mais de um ano o contrato era no nome de meu irmão, depois veio minha prima e morar comigo e meu irmão, mas ele teve que sair da casa e foi para outro estado.
    Ficou eu e minha prima na casa, so que ela passou o contrato para o nome dela e pediu para que eu saísse da casa mas não quero sair pois ja estou a mais tempo que ela o que devo fazer para não perder o meu direito? ela pode fazer isso ? o que devo fazer para ter direito?


  • gianete disse:    ( 28.02.2013 às 17:03 )

    Boa tarde!Aluguei um imóvel para fins comerciais em 19/06/2009 por um período de 12 meses.Fomos comunicados que o imóvel ia ser vendido há um tempo atrás.Hoje fomos comunicado que foi vendido.Minha dúvida é:Quanto tempo tenho para desocupar o imóvel?Tenho alguma carência de aluguel?


  • marcia disse:    ( 19.02.2013 às 22:55 )

    Venceu meu contrato de locação, e a imobiliária diz que por Lei a renovação do contrato deve ser com valores pré fixados e não mais reajuste de acordo com o IGP-DI. Exemplo: primeiro ano R$ 1100,00 (2013), segundo ano R$ 1200,00 (2014), terceiro ano R$ 1300,00 (2015). É verdade que na renovação de locação é obrigatorio fixar valor anual da locação e não pode ser mais pelo IGP-DI?


  • Eda Maria Costa disse:    ( 13.02.2013 às 19:20 )

    Estou morando desde dezembro de 2008 em um imovel ,onde pago sem atrasos todos os meses,meu aluguel começou com 545,00 +taxas e hoje esta em 714,00,o problema e que a imobiliaria me ligou avisando que meu aluguel a partir de fevereiro passaria para 1.000,00 + taxas e caso eu nao aceita-se eu teria 30 dias para desocupar o imovel.Isso esta correto?a dona do imovel pode agir dessa forma?


  • Claudia Pianta disse:    ( 13.02.2013 às 14:42 )

    Boa tarde. Meu contrato de aluguel venceu dia 02/02/13 , porém a dona da casa quer que eu saia, pois a mesma irá reformá-la para alugar mais caro. A duvida é: ainda não consegui alugar outra, pois a casa que eu iria locar, foi alugada para outra pessoa e a dona da casa está me precionando para eu sair logo… Ja avisei a ela que assim q alugar, irei sair,mesmo pq está em dia o aluguel…peço informações pois não sei mais o q fazer.. Obg


  • reginaldo melo da silva disse:    ( 06.02.2013 às 9:54 )

    tenho um contrato para vencer em março de 2013,a proposta da proprietaria era de r$1200,00,sendo que pago R$900,00,agora ela veio com uma proposta de r$1500,00,dizendo que teria que fazer uma revisão,de 3 em 3 anos,sendo que já mora a 6 anos no mesmo imovel,ela tem este direito?o que eu posso estar fazendo neste caso?perguntei se ela queria que eu saisse do imovel ela disse que não.obrigado, Reginaldo


  • Nora Fonseca disse:    ( 30.01.2013 às 9:39 )

    Sou proprietária de um apto. (grande) que está alugado por R$1.780,00. O contrato vence em 31/01/2013. Propus ao inquilino ajustar o aluguel, a preço de mercado, para R2.500,00. Ele ficou mto. surpreso e disse que não posso fazer isto. Quem está certo, eu ou ele ? Agradeço sua atenção, Nora.


  • José Adelmo Souto Gueiros disse:    ( 27.01.2013 às 12:14 )

    Tenho contrato até fev.2013 no valor de 1.400,00 a proprietária nos procurou a fez uma proposta de aumento para 2.600,00, ela tem este direito ? Se tem qual a lei que permite aumento de quase 100 % ?


  • lucilia disse:    ( 18.01.2013 às 1:17 )

    gostaria de saber se é certo um proprierário de uma casa cobrar 4 meses de deposito e se esse deposito eu vou receber quando eu sair da casa


  • Marina Santos disse:    ( 15.01.2013 às 11:59 )

    Meu contrato vence fim de janeiro/2013 e não poderei fazer nada, uma vez que o contrato esta no meu nome pois estou no momento fora do Brazil posso pedir um prazo maior para renovação? Estou com o aluguel em dia. Grata


  • sonia gomes disse:    ( 27.12.2012 às 16:49 )

    como devo aumentar meu aluguel de uma simples quitinete


  • sergio martines disse:    ( 13.12.2012 às 22:08 )

    Prezados senhores,
    Sou proprietário de um imovel comercial com contrato de 12 meses (este já vem sendo renovado a 3 anos automaticamente. vencendo o 4º
    ano em 07-01-2013. estou propondo um reajuste no valor do aluguel de R$ 2.700,00 para R$ 3.600,00, com base no valor de mercado.

    Pergunto: a) o inquilino tem prerrogativas em Lei para evitar tal reajuste?
    b) caso não se chegue a um acordo, quanto tempo devo lhe proporcionar para desocupar o imovel, e qual seria o reajuste após o vencimento até que se desocupe o imóvel?
    c) até onde vão os meus direitos e até onde eles terminam?

    Grato pelas orientações.


  • Antonio C. Guimaraes disse:    ( 09.12.2012 às 11:33 )

    Prezados senhores,
    alugo imovel com contrato de 30 meses. Agora em 31 desse mês vence o contrato. O prpprietario propõe reajustar o valor do lauguel de R$ 4.100,00 para R$ 6.000,00, segundo ele com base em valor de mercado.

    Pergunto: a) sendo eu bom inquilino tenho prorrogativas em Lei para evitar tamanho reajust?
    b) caso não se chegue a um acordo, em quanto tempo tenho que sair do imove?
    c) não havendo acordo posso entrgar com medida cautelar e passar a depositar o valor do aluguel em juizo?
    Grato pelas orientações.


  • maria disse:    ( 08.12.2012 às 17:30 )

    aluguei um imovel no valor de R$1.200,00 que vencerá em agosto de 2012 até agosto de 2015,posso reajustar o aluguel anualmente e qual a porcentagem?


  • Rossana Brandão disse:    ( 06.12.2012 às 23:50 )

    Moro a 5 anos no imovel alugado e a proprietária quase todo ano reajusta de acordo com a cabeça dela e não de acordo com a lei. Tenho todos os recibos, mas contrato não tenho mais pq depois de vencido, ela não fez mais. Acho por eu sempre ter pago meus alugueis em dia. Comecei pagando 500,00 e hj ela quer 1000,00. De um ano pro outro ela costuma aumentar de 100 a 200 reais, sem seguir a lei. E sempre com akela pressão psicológica, que eu posso sair, mas não consegui imóvel ainda dentro de minhas condições. Pergunto: Caso eu não encontre imóvel até q comece vigorar o novo valor por ela proposto, posso pagar em juízo, o valor reajustado dentro da lei, se ela não quiser receber?


  • Elisangela Assunção de Moura Campos disse:    ( 26.11.2012 às 18:18 )

    Olá, tenho uma casa que quero alugar direto com o inquilino, e pretendo fazer um contrato simples, sem depósito adiantado, mas tenho dúvidas quanto aos meu direitos, se por acaso ele atrasar o aluguel, por exemplo. Com esse contrato simples, assinado e autenticado posso cobrar meus direitos?? Me ajudem por favor, grande abraço!!


  • rosana disse:    ( 26.11.2012 às 15:06 )

    sou inquilina já ha mais de 25 anos e hoje vencido meu contrato o valor do novo aluguel é impossivel. Caso eu saia do imovel tenho algum tipo de indenização, troquei a porta frente, pois trata-se de um imovel comercial, nunca tivemos nada de manutenção. Tenho direito de ficar no imóvel por quanto tempo ainda. agradeço.


  • Fernando Maciel disse:    ( 23.11.2012 às 15:34 )

    Moro em um apartamento alugado com contrato de 30 meses,Agora o propietario esta pedindo o imóvel. Ele pede que eu desocupe em 30 dias, Qual o tempo de desocupação que a lei me garante ?


  • OCTAVIO CASSADOPERES disse:    ( 22.11.2012 às 11:53 )

    tenho um imóvel alugado por intermédio de uma imobiliária com contrato de 30 meses com o inquilino. O valor do aluguel esta defasado em aproximadamente 40% do valor de mercado atual com imóveis compativeis ao meu. A imobiliária alega para mim que não posso atualizar o aluguel no vencimento do contrato caso o inquilino queira ficar no imóvel. Também me alertou que não posso pedir o imóvel a não ser para meu uso ou familiar. Acho que a imobiliária esta trabalhando contra minha pessoa, já que o inquilino e o proprietário da imobiliária são amigos e participantes de uma mesma seita evangélica. Como devo proceder nesta caso, contrato com vencimento em 28/02/2013.


  • Rainieri dos Reis disse:    ( 09.11.2012 às 14:55 )

    Aluguei dua salas comerciais no valor de 3750,00 em 06/2012, e preciso entrega-lo tem uma cláusula de multa no valor de 3 aluguéis (até aí tudo bem)só que eles colocaram outra clausula que diz: Na hipotese de desocupação o locatário deverá avisar com trinta dias de antec. sob pena de arcar com o pagto do periodo deste aviso s/ prejuizo da incid. da penalidade prevista na calausula anterior (que é a multa de 3 alugueis)….eles podem cobrar isto está na lei? por favor podem me ajudar?


  • izabel aparecida boli disse:    ( 02.11.2012 às 11:35 )

    estou a um ano no imovel locado
    com dois meses de depósito
    o contrato e de 30 meses, saindo agora com um ano como diz a lei que nao preciso pagar multa, reaverei o meu depósito de dois meses?


  • Tito Saldanha disse:    ( 01.11.2012 às 23:53 )

    Tenho um apartamento alugado.
    O Contrato terminou em Setembro era de
    30 meses. O inquilino não mora no imovel oficialmente, a quatro meses não aparece.Não entrega e nem paga o
    aluguel nem condominio.
    O que fazer? Favor enviar resposta para o meu e-mail. Grato


  • Valéria Borges Daumas disse:    ( 25.10.2012 às 16:40 )

    Boa tarde! Contrato vencido desde 2009
    Quiz vender, mais agora não quero mais Eu mesma moro de aluguel, e quero voltar p o meu apart°. O inquilino se recusa amigavelmente a sair. Mandou-me entrar com ordem de despejo. Notifiquei-o em 19/07/12. E ontem entrei com ação de despejo. Qto tempo pela lei ele sairá? Será que sairá em 30 dias? Obg, Valéria


  • antonio fernando rebello monteiro disse:    ( 24.10.2012 às 12:00 )

    BOA TARDE!MORAMOS EM UM APARTAMENTO A 12 ANOS!NESSES 12 ANOS O CONTRATO FOI AUTOMATICAMENTE RENOVADO.A DONA DO APARTAMENTO NOS FEZ UMA PROPOSTA E FIZEMOS OUTRA CONTRA PROPOSTA.SÓ QUE AGORA ELA NÃO FALOU NADA COM A GENTE SOBRE A CONTRA PROPOSTA E AINDA POR CIMA MANDOU UM OFICIAL DE JUSTIÇA NOS TIRAR DENTRO DE 30 DIAS E ELA NÃO DEU EXPLICAÇÃO NENHUMA,SE ELA IRIA MORAR OU VENDER O APARTAMENTO,ESTAMOS EM DIA COM TUDO(IPTU,CONDOMINIO E ALUGUEL)O QUE PODEMOS FAZER NESSE CASO?ACHO QUE ELA ESTA TOTALMENTE EQUIVOCADA!DESDE JA,OBRIGADO.


  • Rafael Manicoba disse:    ( 17.10.2012 às 15:53 )

    Ola. Moro em um apartamento em que o contrato de 30 meses vencera em dezembro de 2012. Ja recebi uma carta da imobiliaria informando que a proprietaria do imovel pretende subir o valor do aluguel de R$2.200,00 para R$3.900.00.
    É possivel um aumento tao grande (quase dobrando o valor)? O que posso fazer e onde posso me amparar para negociar um valor menor?


  • sueli disse:    ( 16.10.2012 às 14:27 )

    gostaria de saber se o proprietario pode alugar o imovel pedir deposito e não fazer contrato de locação e sem motivo expresso a desocupação do mesmo em trinta dias.


  • Romildo Burity disse:    ( 16.10.2012 às 12:29 )

    Moro num aptº alugado a quase 5 anos (mesmo com o contrato sem renovar há mais de 1 ano), venho honrando meus compromissos de inquilino em dia. Ontem o proprietário me pediu o imóvel. Gostaria de saber, mesmo sem contrato, qual o prazo que tenho para desocupar o imóvel?


  • Romildo Burity disse:    ( 16.10.2012 às 12:06 )

    Moro num aptº alugado a quase 5 anos (mesmo com o contrato sem renovar há mais de 1 ano), venho honrando meus compromissos de inquilino em dia. Ontem o proprietário me pediu o imóvel. Gostaria de saber qual o prazo que tenho para desocupar o imóvel?


  • maria lucia oliveira da silva disse:    ( 30.09.2012 às 23:45 )

    queria saber se tem alguma lei que diz que inquilino tem que pagar pela pintura de predio interno. pois meu contrado termina dentro de seis meses. queria saber se eu seria obrigada a pagar essa tx extra que estão cobrando.


  • Ester Pereira disse:    ( 17.09.2012 às 7:30 )

    Gostaria de saber como fazer com um contrato que vencerá daqui a 6 meses. Não tenho interesse que o inquilino deixe o imovel, porém como negociar o novo valor do aluguel e com relaçao a fiança me foi dada 3 meses em deposito , devo realizar alguma altearção?


  • sandra disse:    ( 15.09.2012 às 11:11 )

    fui paga o meu aluquel e dona do imovel me imformou que nao vairenova meu contrato isso e serto ela vai colocar para alugar.ela ja tinha feito eu mudar de apartamento antes de venser o contrato para o outro apartamento e aumentou o aluguel de 270para350 e serto isso


  • Ronaldo Almeida Leite disse:    ( 08.09.2012 às 21:02 )

    faltam 60 dias p\ finalizar meu contrato o locador quer aumentar de 550 reais p\ 850 reais esta dentro dalei ou estou sendo roubado?


  • Marcia disse:    ( 20.08.2012 às 12:57 )

    Boa tarde!
    O contrato do imovel que aluguei vai vencer daqui 01 ano, porém por motivo de meus pais serem idosos e morarem sozinhos(minha mãe tem que realizar uma cirurgia) vou ter que deixar o imóvel em 01 semana e me mudar para casa deles.Será que posso sair sem pagar a multa?Se eu disser a dona da casa que ~só poderei pagara multa parcelada, ela pode me colocar na justiça?Nunca atraseio aluguel ou qualquer conta da casa, que aliás estavam no nome dela. Obrigada!


  • elaine disse:    ( 01.02.2012 às 11:54 )

    moro em uma casa ha 6 anos, pagando a aliguel. a locação é direta com o propietário. depois de alguns problemas entre a família, alguns dos irmãos decidiram me pedir a casa dizendo que tem outra pessoa para alugar a casa por um valor maior. a casa tem muitos problemas e venho pedindo a anos que façam manutenção, pois existem problemas que representam risco aos meus filhos menores. pago o aluguel em dia e gostaria de saber se algo pode ser feito em relção a isso. até porque o tempo que me deram para sair da casa émuito curto e não estou conseguindo encontrar casa e também não renovaram o contrato. isso me trará algum problema?


  • Ana disse:    ( 07.12.2011 às 15:24 )

    Estou no meu 2ºcontrato que foi renovado até 30 de abril de 2012 (com fiador) mas o proprietário pediu o imóvel com entrega em 30 dias. Temos um contrato em que na claúsula – Penalidades existe a quebra da rescisão de contrato é bilateral. Resumo ele pode pedir o imóvel ou tem que esperar o término do contrato?


  • Jos disse:    ( 07.12.2011 às 13:20 )

    A melhor maneira de continuar num imóvel, cujo proprietário usa como investimento e renda o aluguel para sua sobrevivencia, é acompanhando o mercado e fazer sempre uma proposta de atualização do aluguel ao proprietário antes do período ser reajustado pelo índice que corige o aluguel


  • José Geraldo C. ded Oliveira disse:    ( 07.12.2011 às 8:15 )

    A advogada Imobiliarista esta correta,tenho umas imobiliaria ha 36 anos e hoje com esse sistema maluca de venda na planta e financiamento em 300 meses de fato mexeu com o mercado de imoveis de um modo em geral, e os proprietarios acreditam que isso é real. Ocorre que a realidade deste descompasso é tão somente nos imoveis NOVOS, os imoveis usados continua tudo ( QUASE) que como antes. Estou hoje com 06 apartamentos vazios porque o proprietario quer ganhar mais, e daí, é dele, ele que faça o que bem entender. No predio aonde ele quer alugar por R$1.200,00 + taxas no mesmo predio a ex-inquilina conseguiu um apartamento igual com sol pela manha por R$800,00 + taxas. É bom lembrar que o Condominio é de R$ 575,00. Não esta tendo esse de bom inquilino, para 95% dos proprietario BOM INQUILINO É O QUE PAGA O QUE ELE QUER RECEBER.


  • José Geraldo C. ded Oliveira disse:    ( 07.12.2011 às 8:13 )

    A advogada Imobiliarista esta correta,tenho umas imobiliaria ha 36 anos e hoje com esse sistema maluca de venda na planta e financiamento em 300 meses de fato mexeu com o mercado de imoveis de um modo em geral, e os proprietarios acreditam que isso é real. Ocorre que a realidade deste descompasso é tão somente nos imoveis NOVOS, os imoveis usados continua tudo ( QUASE) que como antes. Estou hoje com 06 apartamentos vazios porque o proprietario quer ganhar mais, e daí, é dele, ele que faça o que bem entender. No predio aonde ele quer alugar por R$1.200,00 + taxas no mesmo predio a ex-inquilina conseguiu um apartamento igual com sol pela manha por R$800,00 + taxas. É bom lembrar que o Condominio é de R$ 575,00. Não esta tendo esse de bom inquilino, para 95% dos proprietario BONS INQUILINOS É O QUE PAGA O QUE ELE QUER RECEBER.



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel