Revista Zap Imóveis » Fechando negócios

Saiba como funciona o seguro-fiança

Locador que aderir a modalidade terá a garantia de recebimento do pagamento em dia pela seguradora, em caso de atraso ou inadimplência do locatário

Tags:

advogada

,

advogado

,

advogado de defesa

,

alugueis

,

aluguel

,

caução

,

contrato

,

insegurança

,

insuficiência

,

locador

,

locadores

,

locatário

,

pagamento

,

prazo

,

procedimento

,

seguro-fiança

publicado em 07/02/2013 às 16:06 ,
atualizado em 07/02/2013 às 16:21
Fonte: ZAP Imóveis

Comentar

O seguro-fiança também é vantajoso para o locatário (Fotos: Thinckstock)

Dentre as modalidades de garantias locatícias, o seguro-fiança se destaca cada vez mais como a melhor opção, tanto para o locador, quanto para o locatário.

Isso porque, o locador terá a garantia de recebimento do pagamento em dia pela seguradora, em caso de atraso ou inadimplência do locatário, e não precisará aguardar o desfecho de processos judiciais morosos.

Para o locatário, o seguro-fiança também é vantajoso, vez que ele não terá que pedir favor a parentes e amigos, porque não precisará de fiador. Também não prestará caução, com o depósito à vista de três aluguéis, opção, aliás, que não é muito aceita pelos locadores, em razão de sua insegurança e insuficiência.

A modalidade se destaca cada vez mais como a melhor opção

Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento do seguro-fiança é fácil e rápido. Para a sua aprovação, o locatário deverá comprovar renda mensal equivalente a quatro vezes o valor mensal da locação, e essa renda poderá ser composta por até três locatários. O seguro será anual, com renovações obrigatórias, ou pelo prazo completo do contrato, e seu pagamento, em parcelas.

Katia Cristina Peperaio, advogada especialista em direito imobiliário, graduada e pós-graduada pela PUC-SP, sócia do escritório Peperaio Sociedade de Advogados

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (185)


  • Enio disse:    ( 17.09.2014 às 10:58 )

    kkk, Engraçado se alugamos um carro da localiza por 30 dias, pagamos somente o aluguel do carro e o seguro do mesmo a locadora paga e pq com o seguro fiança é diferente ?
    Simples, pq a corda sempre arrebenta do lado mais fraco e como muitos empresários, políticos, banqueiros etc .. tem dezenas ou centenas de imóveis locados, ninguém quer colocar o dedo nessa ferida. E pq as imobiliárias então empurram tanto o seguro fiança ? tb simples, no mínimo uma boa dose de suspeita que imobiliária e seguradora comem do mesmo bolo e dividem essa importância …


  • Rogerio Barreto disse:    ( 28.07.2014 às 1:29 )

    Por mim não era eu que tinha que pagar isso, sim o dono do imóvel, pois todos benefícios vai para ele. Ele sim que tinha que pagar.
    E o bom além de pagar todo mês se entrar no sinistro você é obrigado a pagar o que não pagou para a seguradora.


  • Jose da Silva disse:    ( 20.07.2014 às 1:27 )

    Essa é uma opção. Acharam caro, não contratem. Causa estranheza o locatário querer de volta o valor pago. Será que ele acha que o seguro fiança é algo grátis? Será o mesmo que alguém segurar o seu carro e pedir o valor de volta pq não teve sinistro. Pode?!


  • WALDENICE ANDRADE disse:    ( 29.06.2014 às 17:47 )

    Este seguro fiança nada mais é que “FIADOR COMPRADO” , mas como eles são
    poderosos este negócio é legal…
    Que absurdo!!!


  • ieda disse:    ( 16.06.2014 às 15:45 )

    Absurdo pagar um aluguel e meio mais taxas de condominio.iptu,com um contrato de 30 meses.completou um ano,e vai mais dinheiro,sem direito a restituição..pago o aluguel em dia..que lei é essa que deixa se apropriar do bem alheio..concordaria se3 houvesse devolução…


  • ana disse:    ( 18.05.2014 às 1:59 )

    Prezado CLBJ ,
    Quanto ao seu comentário de que a Porto Seguro é uma empresa séria, gostaria de lembrá-lo do escandalo
    http://www.conjur.com.br/2012-out-17/funcionarios-portor-seguro-sao-condenados-golpe-seguros-car
    e da venda casada imobiliária e seguro fiança da Porto.


  • Ricardo Morais Lemos disse:    ( 17.04.2014 às 12:08 )

    Fico feliz em ver que as pessoas estão se manifestando em relação a este ASSALTO às pessoas chamado SEGURO FIANÇA LOCATÍCIA. UM ROUBO. E o pior é que é roubar pobres. Um roubo. Legal é tentar enviar o link desta página a vereadores, à deputados, prefeitos, imprenssa, fazer barulho. Esse assunto tem que cair nna grande mídia, e acho que quem pagou essa safadeza por tantos e tantos anos, deve manter a esperança de recebê-los de volta corrigidos um dia, portanto, tem que fazer barulho!!! Muito barulho!!!


  • Caroline Pereira disse:    ( 28.03.2014 às 11:08 )

    Olá Marco. Confira a reportagem a seguir, que pode ajudá-lo a sanar essa dúvida: http://msn.revista.zap.com.br/imoveis/fiador-representa-59-como-garantia-na-locacao-de-imoveis-em-sao-paulo/


  • Júnior disse:    ( 26.03.2014 às 9:54 )

    Esse seguro é um roubo porque, você paga por uma garantia que serve somente para o locador, se a seguradora oferecesse alguma coisa em troca do valor pago já seria justo, o seguro não cobre incêndio, vendaval, nenhum tipo de serviço cortesia como chaveiro, eletricista, encanador ou principalmente em caso de desemprego. Você sendo uma pessoa honesta não tem direito ao resgate nem de parte do valor já pago, ou algum bônus no caso de renovação. Outro caso interessante é o fato de não ter opção de escolher entre mais de uma seguradora. Isso é um absurdo a justiça funciona somente pra quem lucra alto, não seria caso da justiça se pronunciar.


  • Marcos da Costa e Silva disse:    ( 28.02.2014 às 6:25 )

    bom dia:gostaria de saber pois resido em imovel a 10 anos,pago o tal seguro -fiança e verdade qdo eu sair do imovel,eu receberei uma porcentagem, e outra seu entrega o imovel e nao pagar i ultimo aluguel o seguro cobre,


  • Gleyson disse:    ( 04.02.2014 às 16:02 )

    “Para o locatário, o seguro-fiança também é vantajoso, vez que ele não terá que pedir favor a parentes e amigos, porque não precisará de fiador. Também não prestará caução, com o depósito à vista de três aluguéis, opção, aliás, que não é muito aceita pelos locadores, em razão de sua insegurança e insuficiência”

    Seguro fiança não tem vantagem NENHUMA pro inquilino.

    - É a última opção que sobra, porque a gente não tem mais nenhuma.
    - A gente paga pra garantir a segurança do proprietário… contra nós mesmos!
    - A gente não tem retorno NENHUM. Absolutamente nenhum. E tem que renovar constantemente, porque o proprietário nunca vai confiar na gente.
    - Não pagar o caução (por ser inseguro) é uma vantagem só pro proprietário.

    Boa sorte a quem encarar.


  • silvia feijo disse:    ( 16.11.2013 às 21:49 )

    roubo mesmo exploração


  • Vanessa Rodrigues disse:    ( 30.10.2013 às 10:43 )

    Pago esse seguro fiança para a porto a quatro anos. Ouvi dizer que depois de um tempo não precisa pagar mais. Pois passou do mês e até agora o corretor não me ligou. Todos os anos ele me ligava.


  • Carlos disse:    ( 23.10.2013 às 17:34 )

    PALHAÇADA. O negócio deixou de ser aluguel e passou a ser um banco.
    Se eu for inadimplente, porque eu vou pagar por algo que eu sei que vou errar? E se eu não for; um ano de pagamento do seguro já seria o suficiente para sair uma ordem de despejo!
    E outra, se é tão bom, porque não tenho a opção de escolha?… As imobiliárias estão empurrando esse lixo!… Se fosse bom todos optaríamos por ele!


  • karina cardoso alves disse:    ( 03.10.2013 às 14:27 )

    oi estou vendo um imoveu para eu alugar jã tenho o fiador e meu nome esta tudo certinho o valor do imoveu é de 500,00 mensais para eu pagar este valor qual a renda que a empresa pede q eu tenha no meu holerite.??


  • Cristiano disse:    ( 22.09.2013 às 0:04 )

    Os locatários reclamam tanto mas não veem quantos picaretas temos por aí. As seguradoras trabalham com análise de risco e se é caro é porque o risco é muito grande. Tem tantos picaretas por aí que criaram os fiadores profissionais. Mas o pior de tudo é nosso governo pois se a justiça fosse rápida e eficiente nem caução seria necessário.


  • cristina menezes disse:    ( 18.09.2013 às 11:19 )

    aluguel uma casa no dia 12/09/2012 o contrato de um ano no caso eu tou na fiança ou já venceu


  • cristina menezes disse:    ( 18.09.2013 às 11:15 )

    após vencer a fiança quantos dias eu tenho


  • OCELIA BONFIM disse:    ( 13.09.2013 às 16:42 )

    BOA TARDE
    MORO HÁ 4 ANOS DE ALUGUEL E JÁ RENOVEI O SEGURO 4 VEZES,SEMPRE PAGUEI O ALUGUEL EM DIA, MEU SEGURO VENCEU DIA 01/09/13 COMO VOU SAIR DA CASA EM DEZEMBRO /13 INFORMEI A IMOBILIÁRIA QUE SÓ IRIA CONTINUAR PAGANDO AO ALUGUEL ATÉ DEZEMBRO, MAS ELES QUEREM ME OBRIGAR A RENOVAR O SEGURO FINANÇA DE 2600,00. JÁ FUI 2 VEZES NA IMOBILIÁRIA PARA PAGAR O ALUGUEL E ELES NÃO RECEBEM.HOJE 13/09/13 ME LIGARAM DA SEGURADORA QUE VÃO ABRIR UMA AÇÃO DE SINISTRO EM MEU NOME, E TAMBEM UMA AÇÃO DE DESPEJO, ESTOU INDGNADA, FALEI QUE ELES PODEM FAZER ISSO, MAS VOU PROCURAR MEUS DIREITOS.


  • Marcelo Oliveira disse:    ( 07.09.2013 às 15:13 )

    Pessoal Não assim que funciona?
    as empresa imobiliárias e mercado estão impondo Seguro Fiança e Titulo de capitalização.
    é só procurar um imóvel onde o proprietário aceita calção.

    com tanto imóvel alugando, preços alto e com muita exigências… em breve muitos proprietários vão implorar para alguém alugar seu imóvel. muito imóveis ficando pronto de investidor se liga


  • Antonio Martins disse:    ( 04.09.2013 às 18:16 )

    Fico espantado com comentário de Ana Cristina 13.08.2013 às 16:52 e 04.07.2013 às 14:13 que se diz PROPRIETÁRIA. Um locador quer em primeiro lugar que seu contrato de locação seja cumprido na integra, o resto é consequencia. O seguro fiança oferece esta garantia e cobra por isso. Portanto, nada mais justo o Locador facilitar via redução no valor do aluguel, para que suas necessidades de garantias sejam satisfeitas. Quem já teve seu aluguel atrasado, ficou sem receber, ou teve seu bem destruído por um inquilino sabe muito bem o que é isso ( O seguro fiança cobre também rescisão contratual, danos ao imóvel e pintura ).


  • Cristina Belotti disse:    ( 28.08.2013 às 19:42 )

    Proprietários nunca vão pagar contas de gás e luz de inquilinos inadimplentes, pois as mesmas, mediante contrato de Locação, irão nas suas devias companhias transferir as mesmas para seus nomes (inquilino. Depó


  • Cristina Belotti disse:    ( 28.08.2013 às 19:27 )

    Sra. Ana Cristina, são proprietárias(os) como a senhora, que no uso da palavra, soa tão bem para pessoas já desesperançadas, encontram certo equilíbrio e a fé de não desistirem em alugar Imóveis com depósito! Chega a dar nojo essas Empresas Seguradoras de Fiança! Parabéns a senhora por não fazer parte desse quadro nojento que só faz ajudar mais ainda na especulação do Mercado Imobiliário, onde está todo mundo querendo enriquecer cada vez mais em cima dos assalariados, pois são estes, os verdadeiros pagadores…é o pobre, que ainda com suas pequenas prestações, estão sempre em dia e com seus nomes limpos, pois verdadeiramente, são os que estão engordando cada vez mais os bolsos desses Empresários. Felicidades para a Senhora e que Deus abençoe cada vez mais a senhora e seus futuros inquilinos! Abraços.


  • Cristina Belotti disse:    ( 28.08.2013 às 19:09 )

    Sra. taren, a senhora tem que cumprir o que está no contrato. Se vai vencer dentro de 6 meses, finda-se o contrato, mas isso não finda o direito dela receber os aluguéis. A senhora também terá que entregar o Imóvel tal como encontrou ou o estipulado no contrato. Se deixar de pagar o aluguel, a seguradora é quem entrará como uma ação contra a senhora e o seu nome ficará sujinho para outras locações. O dinheiro que a senhora deu na seguradora, foi só para enriquecer mais ainda as contas bancárias dessas empresas. Esse, a senhora nunca mais verá, infelismente! Abraços.


  • Cristina Belotti disse:    ( 28.08.2013 às 17:05 )

    Sra. Débora de Moraes, ao que parece, a sra. deve trabalhar para uma dessas seguradoras, corretora de aluguel que precisa ganhar a sua comissão, ou está nadando em dinheiro! As pessoas estão no seu direito de reclamar sim. São cidadãos que pensam como a senhora, que não deve ter condições de comprar um imóvel, que deveria refletir e pensar antes de criticar pessoas que se sentem acuadas diante de tanta falta de possibilidades de locar um imóvel, pois existe casos à parte. Vitimizações??? quanto deboche em suas palavras!!! a senhora conseguiu alugar seu imóvel aonde, e qual a sua renda???


  • Eliane disse:    ( 25.08.2013 às 13:00 )

    Um verdadeiro absurdo esse seguro fiança, como muitos afirmaram é uma extorsão , sempre aluguel imóveis com depósitos e se paguei direitinho ao final tinha meu dinheiro de volta com juros e correção monetária, seguro fiança mesmo que se pague corretamente você não tem seus valores de volta, seu dinheiro suado. Muita injustiça está mais de que na hora desse sistema acabar e alguém de bom senso ajudar os milhões de pessoas que dependem de aluguel a arrumar uma maneira que seja de fato bom para o locador e locatários, esses sim os atores principais dessas transações.


  • Ana Cristina disse:    ( 13.08.2013 às 16:52 )

    SOU PROPRIETÁRIA DE UM IMOVEL E ACHO QUE O SEGURO FIANÇA É UM ROUBO PORQUE ENCARECE MUUUUUUUUUITO O ALUGUEL E QUEM LUCRA COM ISSO É A SEGURADORA E A IMOBILIÁRIA QUE TEM UMA COMISSÃO. O PROPRIETÁRIO SE FERRA POR QUE O INQUILINO TEM QUE PAGAR T-O-D-O ANO UM VALOR CORRESPONDENTE A QUASE 3 VEZES O VALOR DO ALUGUEL, NO MEU CASO MEU INQUILINO TERIA QUE PAGAR NADA MAIS NADA MENOS QUE R$ 9.000,00 (NOVE MIL REAIS ANUALMENTE, JÁ QUE O ALUGUEL É R$ 3.000,00. ELE PODIA ACABAR FICANDO INADIMPLENTE. EU NÃO ACEITEI ESSE TIPO DE “GARANTIA” QUE MUITAS IMOBILIÁRIAS TENTAM TE EMPURRAR (PARA LUCRAR) E PROCUREI OUTRA MAIS HONESTA QUE ACEITAVA O DEPÓSITO E COLOQUEI MEU IMÓVEL PARA ALUGAR LÁ. ALUGUEI BEM RÁPIDO E ESTOU SATISFEITA PORQUE SEI QUE O ALUGUEL NÃO FICOU MAIS CARO POR CONTA DESSA ROBALHEIRA E O INQUILINO VAI PAGAR DIREITINHO E, CASO CONTRÁRIO NÃO PAGUE, OS ALUGUEIS ESTÃO GARANTIDOS PELO DEPÓSITO. O INQUILINO FICOU SATISFEITO PORQUE O VALOR DO ALUGUEL NÃO FOI ENCARECIDO POR CONTA DESSA ROBALHEIRA E ESTÁ PAGANDO EM DIA PORQUE, É CLARO, QUER SEU DINHEIRO DE VOLTA.


  • Carolina disse:    ( 12.08.2013 às 0:41 )

    Primeira vez que alugo minha casa. Aluguei por seis meses e a pessoa que sair com três meses quebrando o contrato, e me deu fiança mais na data do mês atual não me pagou, então falei pra ela que ela ficaria pela fiança, e teia mais 10 dias para sair do meu imóvel, lá me informou que teria mais 40 dias isso e verdade. E ainda me disse desaforos.
    O que devo fazer?


  • Carolina disse:    ( 12.08.2013 às 0:35 )

    Boa noite, entrei em contato com minha inquilina para saber se tinha transferido o aluguel a mesma informou que não tinha e nem iria transferir porque estaria saindo do apartamento. Disse pra ela que estava quebrando o contrato comigo, ela me respondeu que ainda tinha mais 40 dias para ficar no imóvel, isso ta certo? E qu não iria sair e eu fosse tirar ela de lá.


  • leonidas vantuil da silva disse:    ( 01.08.2013 às 16:51 )

    muito bom seus comentários mas eu gostaria de saber sobre o indíce a ser usado na hora da renovação de um contrato comercial, onde paguei pelo ponto comercial cerca de cr$ 300 mil e agora na hora da renovação após 5 anos, o valor inicial do aluguel era de cr$ 4000,00 por mes qual seria o valor deste aluguel para renovação.


  • Anônimo disse:    ( 28.07.2013 às 17:03 )

    ESSE SEGURO FIANÇA SÓ É BOM MESMO PARA O DONO DA EMPRESA DE SEGURO, AS PESSOAS QUE VÃO ALUGAR NÃO DEVERIAM ACEITAR, POIS O SEU DINHEIRO VAI E NÃO VOLTA. VALE MUITO MAIS A PENA A PESSOA DAR O SEU DEPOSITO E PEGAR DE VOLTA AO FINAL DO CONTRATO. A FINAL TODO DINHEIRO É SUADO, E NÃO É JUSTO COM QUEM TRABALHA SÓ DAR DINHEIRO E VANTAGEM PARA OS OUTROS E SAIR AO FINAL SEM GARANTIA DE TER SEU DINHEIRO DE VOLTA.


  • Vanderley Rodrigues disse:    ( 16.07.2013 às 9:58 )

    Olá bom dia gostaria de saber se eu tiver restrição no nome eu consigo ser fiador de alguém ?
    Desde agradeço a atenção


  • Tarem disse:    ( 08.07.2013 às 16:34 )

    A imobiliária só faz a renovação do seguro fiança por um ano, sendo que meu contrato vence em 6 meses e pretendo sair do imovel. Gostaria de saber se ela tem esse direito


  • Ana Cristina disse:    ( 04.07.2013 às 14:13 )

    O seguro fiança é um assalto praticado por seguradoras e imobiliárias que levam uma comissão. É péssimo para os proprietários e para os inquilinos. Para os proprietários é ruim porque o inquilino tem que desembolsar para o seguro, ANUALMENTE, um valor equivalente a duas ou três vezes o valor do aluguel do imóvel, encarecendo o aluguel (que já está absurdamente alto) levando o inquilino a procurar alugueis mais baratos ou tentar reduzir o valor do aluguel para poder pagar o seguro fiança. Para o inquilino é péssimo porque encarece o aluguel e o dinheiro fica perdido. ENFIM, SÓ QUEM LUCRA COM O SEGURO FIANÇA É A SEGURADORA E A IMOBILIÁRIA. POR QUE AS IMOBILIÁRIAS NÃO ACEITAM O DEPÓSITO QUE É BOM PARA O PROPRIETÁRIO E PARA O INQUILINO?? ACEITAM


  • Rafael disse:    ( 27.06.2013 às 13:59 )

    O sistema brasileiro é arcaico. O seguro fiança não tem nada de seguro. Por exemplo, se o inquilino não pagar o aluguel a seguradora cobre, e depois processará o inquilino que pagou pelo “seguro”. É um assalto!


  • Débora de Moraes disse:    ( 20.06.2013 às 9:27 )

    Meu Deus, quanta reclamação e vítimizações!
    Gente ninguém é obrigado a pagar seguro fiança, porém para as administradoras de imóveis é uma opção mais segura e é ela em comum acordo com o proprietário do imóvel que determina em quais condições quer locar. Se acham caro ou roubo ou o que for não façam arrumem outra forma ou comprem um imóvel.
    Também moro de aluguel e trabalho com o seguro fiança se não tenho condições de ter a casa própria e a imobiliária com qual alugo só tem esta opção, fazer o que?
    O pior é eu ficar me queixando país a fora, coisa que não vai me ajudar em nada…


  • Frank disse:    ( 14.06.2013 às 12:35 )

    Meu Deus, quanta ignorância, é simples
    Seguro fiança é bom para o Proprietário, porque se voce nao pagar a seguradora paga, tudo bem se vocês são trabalhadores e fazem tudo correto, mas como acreditar na palavra do ser humano, entao é isso, se você não tem imóvel próprio e precisa morar no imóvel de outra pessoa, você precisa garantir este proprietário que você vai pagar, e as formas de garantias são essas fiador, depósito ou seguro fiança, se você não tem fiador nem depósito, agradeça a Deus de terem inventado o seguro fiança, e não deixar voce morando na rua…


  • Eduardo disse:    ( 13.06.2013 às 20:05 )

    Eu tenho condições de pagar todo o período de aluguel adiantado e mesmo assim estou sendo obrigado a pagar seguro fiança. Isso é uma máfia. Se quiser pago 5 anos adiantado. Não preciso dar dinheiro para alguém não fazer nada.


  • Carlos Trassantes disse:    ( 25.04.2013 às 0:25 )

    Boa noite! Pagamos o seguro fiança, mas conseguimos na justiça deixar o imovel sem pagar a multa rescisória, por causa que a imobiliaria não cumpriu a carta de contestação da vistoria! Nosso seguro ainda não venceu, e a imobiliaria quer que façamos a pintura nova num apt. que mal habitamos! Posso usar o seguro fiança para fazer a pintura???? Pois no site da Porto Seguro diz que ele garante a pintura para a Proprietária, então porque eu devo paga-la??? O que eu posso fazer?? Obrigado!


  • Rogerio disse:    ( 13.04.2013 às 11:05 )

    Eu li os posts. Seguro fiança é bom para quem aluga e para a seguradora, obviamente. É uma saída para o grupo de pessoas que, desesperado, precisa de um imóvel pra morar. É a lei do capital! É uma situação delicada. Encontrar fiadores sempre foi difícil, ter o dinheiro do depósito na mão nem sempre é possível… Enfim, acho que todos devem pensar bem em suas opções e necessidades… Seguro fiança é um tiro no pé, mas pode ser uma solução imediata…


  • fábio disse:    ( 11.04.2013 às 12:51 )

    esse seguro fiança e a maior furada para o inquilino…


  • luciana disse:    ( 04.04.2013 às 15:56 )

    Se eu tivese feito isso, nao estaria passando o q estou passando, ja vai fazer 3 meses de aluguel atrasado, minha renda vem do aluguel da loja q possuo tenho um filho de 6 anos, q depende somente de mim, estou numa situaçao muito desfavoravel, e nao sei o que fazer.


  • Jair Filho disse:    ( 04.04.2013 às 0:06 )

    Pessoal, eu passei por tudo isso na hora de alugar um imóvel, mas felizmente encontrei uma empresa chamada Fian House já a bastante tempo neste mercado que possui um produto similar ao seguro fiança, onde atuam como fiador jurídico no contrato de locação. No começo pensei tratar-se daqueles fiadores profissionais, mas a imobiliária checou a empresa e eles são uma empresa bem séria. A vantagem é que o valor para contratar essa empresa é menor do que um aluguel e sem muita burocracia para analisar seu cadastro. Fica a dica para vocês. Abs a todos


  • Josemar Candido disse:    ( 24.03.2013 às 1:00 )

    Pessoal, já pensaram em contactar o Celso Russomano para que em rede nacional seja esclarecido este novo golpe nacional, seguro fiança. Vou tentar entrar em contato com o Russomano ou se algúem souber por favor passe o e-mail para denunciarmos esta falcratua.


  • Pepe Vargas disse:    ( 22.03.2013 às 22:01 )

    Quem vai ser o idiota de pagar 3 ou 4 alugueis anuais extras para a seguradora?? Seguro fianca eh simplesmente um tapa na cara do cidadao de bem.


  • eliana disse:    ( 21.03.2013 às 1:54 )

    eu sou dona de um imóvel alugado e escrevo pra todos que são inquilinos se colocarem no lugar de proprietários e pararem de reclamar pois se vc como inquilino nao pagar o aluguel eu tenho q entrar com uma ação judicial e só pra entrar na sala de qq adovgado de porta de cadeia já me é cobrado 1000 reais e pra este advogado apenas ler o contrato e inicar o processo me cobra mais 5000 mil reais e até terminar as audiencias para o inquilino enfim ser despejado lá se vão mais 10 mil com todo o final do processo…além do inquilino deixar as contas de agua luz e condominio pra tras pra eu pagar e limpar o nome dele!!!Ou vcs acham q a porto ou imobiliária me dao advogados de graça????por isso é pedido tantas garantias este dinheiro é pra pagar uma parte dos custos com advogado e processo judicial e eu como proprietária fico um ano sem receber aluguel e tendo que arcar com o advogado pra despejar o inquilino que não sai da casa!!A jutiça é morosa pra despejo depois da revisão da lei eu consigo titar o inqulino depois de um ano de processo….mas antes eram 5 anos pra tirar o inqulino do imóvel! E depois quem é inquilino reclama!! Já que reclama paga o advogado e todas os custos com o processo então….e o pior muitas vezes a genda dá o dinheiro pro advogado e o cara some não dá mais nenhuma satisfação e eu fico com o inqulino inadimplente e com 5 mil na mao do adogado que nao vai resolver nada e tb nao vai devolver meu dinheiro!!!


  • Farley Meira disse:    ( 14.03.2013 às 12:28 )

    O que acontece com o Seguro Fiança é que algumas pessoas (como eu) simplesmente não tem condições de pagar os 3 alugueis adiantados e acabam sendo que obrigados a contratar o seguro fiança. Acho o valor abusivo. Por muito menos você tem seu carro protegido até por pt. O seguro não me da garantia que se eu ficar desempregado eu não tenha que vender meus moveis para pagar o aluguel ou ter que arrumar um empréstimo à taxas abusivas para pagar.
    O seguro fiança esta se transformando em uma forma simples e garantida de lucro para seguradoras. É um roubo pagar 2500 de seguro em uma casa de 900 de aluguel. Isso não é justo e nem certo. Isso é roubo.
    Estão nos roubando. E o problema é que nada posso fazer pois se não for por seguro não tenho onde morar.


  • Marcelo disse:    ( 11.03.2013 às 16:55 )

    Gente, eu penso assim … REALMENTE É DURO TER QUE PAGAR POR SEGURO.. AINDA MAIS CARO COMO É … MAS O SEGURO É UMA OPÇÃO PARA QUEM NAO TEM FIADOR…. Eu acho extremamente valida e importante essa opção, mas NINGUEM EH OBRIGADO A FAZER… se é caro, entao, aluguem o imovel com um fiador… Nao TEM ?? Entao, pague pelo seguro fiança … O q seria entao se nao tivessemos essa opção , pelo menos ainda temos ….. Infelizmente, a inadimplencia é o grande vilao da historia,, e NAO O SEGURO ou a EXIGENCIA DO FIADOR…


  • Maria Souza de Cabralia disse:    ( 10.03.2013 às 20:25 )

    Realmente a Porto Seguro é uma furada, em praticamente todas as imobiliárias o corretor que a Porto (deve receber alguma comissão com certeza) e depois voce mesmo com o nome limpo passa pelo Score do Serasa e dificilmente sua ficha é aceita, se for voce vai se arrepender porque acaba ficando no prejuízo.


  • ricardo meloso disse:    ( 07.03.2013 às 12:24 )

    CLBJ, que vergonha! Tentar justificar o injustificável!Só sendo da Porto ou corretor…


  • Marcelo Souza disse:    ( 27.02.2013 às 15:09 )

    Engraçado, eu vi uma comparação com seguro de carro. Mas olha a incoerência.
    01 – Quando você vai comprar um carro, é opcional você querer seguro ou não, disse opcional
    02 – Se eu nã colocar seguro, e meu carro der problema ou for rouba, o risco é meu, por que eu sou dono do veículo.

    Então, se o Proprietário é dono do imóvel, e ele está alugando seu imóvel, quem está adquirindo o risco é ele. Então, ele que arque com o risco. Mas uma manobra para empresas “sérias” quererem ganhar rios de dinheiro as custas dos outros.


  • Rebeca disse:    ( 10.02.2013 às 23:19 )

    Esse negócio de aumentar o aluguel e o seguro fiança anualmente,é crime!


  • marcio disse:    ( 08.02.2013 às 21:56 )

    Um Roubo. Todo ano eu pago seguro fiança. Pago 1350 de aluguel e meu seguro fiança ficou 2950 em 4 vezes . E este dinheiro vai embora todo ano preciso pagar seguro fiança e cada ano e mais auto. Já e difícil a pessoa pagar o aluguel ai vem mais seguro fiança .


  • Mauro da Silva disse:    ( 08.02.2013 às 21:20 )

    NA RENOVAÇÃO DO VALOR DO ALUGUEL,COM SEGURO FIANÇA, CONSEGUI ARRUMAR UMA FIADORA E ENTREGUEI TODA A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PELA IMOBILIÁRIA, COMO ELA ERA AUTONOMA, PAGUEI PARA FAZER O DECORE DELA E COMPROVAR RENDIMNTO, ALÉM DA TAXA PARA O CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, CÓPIAS, DESLOCAMENTOS, ETC. NO FINAL GASTEI QUASE r$ 500,00 E A IMOBILIÁRIA DISSE QUE NÃO PASSOU O CADASTRO DA FIADORA. PARALELAMENTE A PORTO SEGURO ME LIGOU PARA RENOVAR O SEGURO FIANÇA, N VALOR DE R$ 1.500,00, PARCELDO EM 4x FALEI QUE SUSBTIUIRIA POR FIADOR (O QUE OCORRETOR FICOU MUITO IRADO) PORÉM AMEAÇOU QUE SE NÃO DESSE CERTO O FIADOR, SERIA COBRADO DE QUALQUER MANEIRA (JÁ ESTVA “ADIVINHANDO”)EM PARCELAS MENSAIS JUNTO COM O BOLETO DE ALUGUEL. DITO E FEITO, O VALOR VEIO COBRADO MENSALMENTE EM PARCELAS DE R$ 167,00 OU SEJA SUBIU DE R$ 1.500,00 PARA R$ 2.000,00. ABSURDO E ABUSIVO … PORTO SEGURO NÃO É UMA EMPRESA “SÉRIA” COMO FOI DEFENDIDO AQUI.


  • Pinheiro disse:    ( 08.02.2013 às 21:16 )

    Eu como trabalho no ramo imobiliário de tenho alguns imóvel para locação, acredito ainda que o deposito para o locador ainda é melhor, porque além de facilitar a vida do locatário, em termos de agilidade, o dinheiro ajuda muito o locador, para recuperação do imóvel etc e tal, eu prefiro essa modalidade


  • Anônimo disse:    ( 08.02.2013 às 21:09 )

    A EXTORSÕ QUE TODOS ESTÕ SE REFERINDO É QUANTO AO VALOR COBRADO E A RENOVAÇÃO ANUAL, QUANDO DEVERIA SER POR CONTRATO SEGUINDO O CONTRATO IMOBILIÁRIO. É LÓGICO QUE É UMA VANTAGEM PARA O LOCADOR E MUITO MAIOR AINDA PARA A IMOBILIÁRIA QUE NÃO CORRE NENHUM RISCO, DEIXANDO TODA A RESPONSABILIDADE POR CONTA DA SEGURADORA (LEIA-SE PORTO SEGURO). ASSIM SENDO O FIADOR E A CAUÇÃO TORNAM A GARANTIA INFIMA COMPARAO A AGILIDADE DO SEGURO, POI IMOBILIÁRI NEM SEQUER SE INCOMODAM COM O CONTRATO QUE É TODO CONFIGURADO PARA NÃO TER COMO FUGIR DA PORTO SEGURO.


  • Mauro da Silva disse:    ( 08.02.2013 às 21:03 )

    COMPARAR SEGURO FIANÇA COM SEGURO DE AUTOMÓVEL É FALHO, POIS O CARRO SE BATER OU FOR ROUBADO SERÁ APLICADO A COBERTURA DO SEGURO SEM ÔNUS NENHUM AO PROPRIETÉRIO DO VEÍCULO QUE SOFREU O SINISTRO. JÁ O SEGURO FIANÇA COBRIRÁ UMA EVENTUAL INADIPLÊNCIA PORÉM”CORERÁ” ATRÁS DO PREJUÍZO, JUNTO AO INQUILINO, QUE DEVERÁ NEGCOCIAR OU SOFRERÁ AS CONSEQUÊNCIAS.


  • Rodolfo Monteiro disse:    ( 08.02.2013 às 20:29 )

    > Pode a Imobiliaria obrigar o locatário fazer o seguro-aluguel numa determinada Corretora, sitando-a no Contrato? tbm, há algum meio de receber parte do seguro, tendo pago sempre em dia o aluguel e não havendo dano no imóvel no final de cada contrato do seguro?… abraço.


  • Nivaldo Teixeira disse:    ( 08.02.2013 às 20:25 )

    È mais um meio das seguradoras e imobiliarias extorquir dinheiro do sofrido povo trabalhador, uma vez quase cai neste golpe de seguro fiança, fiquei abismado ao saber que no fim do contrato de aluguel eles não devolvem o dinheiro, nem vai para o locador, é um roubo, não caiam nessa.


  • Salomão disse:    ( 08.02.2013 às 19:29 )

    este tipo de seguro é completamente “inseguro” pois apartir da 2°prestação o inquilino deixou de pagar à seguradora e esta suspendeu as garantias encaminhadas ao locador através da apólice(PORTO SEGURO),ENGANAÇÃO.


  • rinaldo meira disse:    ( 08.02.2013 às 19:15 )

    Isso e realmente so brasil!!!!!!! Essa baixaria!!!!!!! é um absurdo esse seguro fiança!!!!!!!!Eu fui fazer isso no Brasil e otanto de taxa que eles cobras tb é outro absurdo.AHHHHH, se tem mais se o seu contrato nao for aprovado eles nao devolver o seu tb!!!!!!!!! è roubo isso!!!!!!!!


  • fabio henrique do nascimento disse:    ( 08.02.2013 às 19:02 )

    O que? Seguro fiança e fria, pois vc paga o aluguel e um dinheiro que vc, não ve mais dai pagar mais seguro fiança dai e pior, sugiro que todos paguem as suas contas em dia, seja uma pessoa que mantem laços com seus familiares e amigos seja uma pessoa direita e não tenha inimigos dai vc tera um fiador pra não dar dinheiro para esses sugadores de uma figa, quem da dinheiro pra essas pessoas e pq não tem laços com alguem….


  • vinicius disse:    ( 08.02.2013 às 18:47 )

    O maior problema é burocracia para ficha ser aprovada,a pessoa tem que ser mais do que certinha,não pode nen sonhar em ter tido um problema na vida,um cheque devolvido,um antigo protesto etc.Coisa que no meu caso e de muitos é normal pois sou comerciante batalhador onesto,mais infelismente vitima da falta de pais ricos ou algo assim,que na hora de apertos ou de um retorno mal sucedido para um seguro fiança sou um mal carater.


  • ESMER disse:    ( 08.02.2013 às 18:47 )

    boa noite, tenho um imovel e foi alugado com seguro fiança, o inquilino saiu e ate agora não consegui receber o valor devido pelo inquilino, a seguradora não paga. como devo proceder??
    Obrigada
    Esmer


  • jose edilson disse:    ( 08.02.2013 às 18:28 )

    ok


  • edina telma de oliveira disse:    ( 08.02.2013 às 18:09 )

    eu tbm pago seguro fiança tdo ano, estou renovando meu contrato e a imobiliaria induziu o dono a não aceitar caução ou fiador e eu sou obrigada a aceitar pq não acho outra casa nas condições em que posso pagar. Eu queria saber eu sou obrigada a aceitar isso? Eu pego este valor de volta qdo eu quiser sair da casa?


  • claudia disse:    ( 08.02.2013 às 18:05 )

    Eu acho que o seguro fiança só é vantajoso para o proprietario, o inquilino só perde com isso, ele faz um seguro, paga por ele, não tem o dinheiro de volta, como em um despoto, por exemplo, quem tem que pagar pelo seguro é o proprietario, igual o seguro de um carro, somente o dono faz!!!


  • Fatima Arantes disse:    ( 08.02.2013 às 18:00 )

    Se realmente fosse bom ,não teriamos que pagar valores absurdos por ele!
    Mas uma forma de enriquecimento….
    Afinal, qual é o pobre que tem vez nesse país????


  • Kelly Cristina disse:    ( 08.02.2013 às 17:51 )

    Concordo om vc Leticia , quem deveria de pagar o seguro é o proprietário e a unica vantagem que o inquilino tem é de não precisar de fiador , porém se optar pelo seguro -fiança além de você pagar para fazer , voc~e tem que ter o nome limpinho…aliás quem tem restrição hoje em dia , não come , não mora , não compra …MORRE!
    Ainda sou a favor do deposito em garantia , passei muito sufoco e nervoso com o seguro -fiança…


  • Terezinha disse:    ( 08.02.2013 às 17:40 )

    já aluguei casa com seguro fiança, é um dinheiro que você paga e nunca mais vê, quem sai ganhado é o dono do imóvel. Fora que esse dinheiro do seguro fiança você nunca mais vê, mesmo pagando seu aluguel em dias, vocês não acham que depois que acabasse o contrato deveria ser devolvido já que você foi correto? não eles ficam para eles é um assalto.


  • Tiago disse:    ( 30.01.2013 às 13:50 )

    Eu acho que o seguro fiança é uma extorsão… e como o brasil é um país de bandidos, somos extorquidos até para morar..


  • Letícia disse:    ( 21.01.2013 às 14:41 )

    “6- Seguro não é investimento, é risco. Se você paga seguro de automóvel e seu carro não é roubado alguma seguradora devolve seu dinheiro? Claro que não”
    Por essa lógica, caro CLBJ, quem deveria pagar o seguro fiança é o dono do imóvel, e não o que o aluga. Quem tem que pagar pela segurança do bem é o dono do bem, não?!?! É injusto que o inquilino pague, além do aluguel, uma taxa para “segurança” do dono do imóvel. Quem deve se precaver contratando e pagando um seguro é o dono do imóvel, e não quem o aluga.
    Essa é a interpretação que tive desse 6º item.


  • Carlos disse:    ( 18.01.2013 às 11:29 )

    Aluguei uma residencia com contrato de 30 meses, agora no mes de fevereiro vai fazer 24 meses de contrato o proprietario so agora aceitou dois depositos de aluguel seria o mesmo valor que eu faria para renovar o seguro fiança,
    minha duvida posso cancelar o seguro fiança faltando seis meses para acabar com o contrato de aluguel ou tenho que renovar o seguro ate o fim do contrato?


  • aalbertino disse:    ( 17.01.2013 às 14:55 )

    Boa tarde, para que serve finalmente o Seguro Fiança?
    Eu aluguei um imovel por R$500,00 tive que dar R$2000.00 em 8 prestações (cheques) de R$250,00 de fiança, esse dinheiro vai para quem? tem gente que diz que no fim do contrato eu posso pegar o esse dinheiro de volta? Pra mim esse dinheiro está perdido? tem como pegar de volta?


  • cris disse:    ( 18.12.2012 às 14:16 )

    Olá, sou locatária de um imóvel comercial há 4 anos e durante todos estes anos paguei o seguro fiança e nunca atrasei os aluguéis para a imobiliária; porém agora terei que fechar meu negócio (faliu!), posso utilizar o seguro fiança para pagar os próximos dois meses de aluguél, até eu vender os móveis e sair, como ficam estes valores pagos durante os 4 anos? se eu eu utilizar o seguro, ainda tenho que acertar as contas com a seguradora?
    Obrigada,


  • stefano disse:    ( 11.12.2012 às 13:08 )

    feis meu seguro fiança e agora estou deixando o imovel.. eles vão restiotuir o valor ? o no ?
    obrigado Stefano


  • Mário disse:    ( 11.12.2012 às 10:31 )

    Gostaria de saber como devo proceder quando o inquilino não pago o aluguel no meio do contrato.
    Obviamente acionar o seguro fiança para receber os alugueis. Mas eu ainda tenho que aciona-lo judicialmente para fazer o despejo ou espero até o fim do contrato para retomar o imóvel?


  • Clayton de Souza Pessoa disse:    ( 11.12.2012 às 0:30 )

    Comprei uma casa da caixa econômica há dez anos. Ao comprar essa casa tive que pagar caução no valor de R$ 737,00. Para que serve o ou a caução? Quando quitar a casa posso pedir esse valor de volta?


  • edu/rj disse:    ( 07.12.2012 às 8:32 )

    gostaria de saber se a imobiliaria pode cobrar o seguro fiança do imovel 4x o valor do aluguel incluindo os encargos, existe uma lei sobre isso?


  • Vanderlei Paz disse:    ( 20.11.2012 às 6:43 )

    Aluguei um imóvel pela imobiliária Pedro Lima, tendo como a Fian House como fiadora. A mesma me pediu alem do seguro uma segunda garantia, um calção de trés meses, gostaria de saber se é permitido tal pratica? Me parece que essa pratica é ilegal, caso seja o que devo fazer? Grato!


  • Gean disse:    ( 30.10.2012 às 12:07 )

    Engraçado! A advogada não responde a nenhum comentário? Por que será?


  • victor disse:    ( 29.10.2012 às 19:03 )

    Caso o dinheiro pago a porto-seguro nunca seja utilizado, pelo fato dos pagamentos nunca terem sido atrasados (o dinheiro pago a porto seguro equivalente ao de 3/4 alugueis adiantado no início da negociação para locar o imóvel), ou o pago anualmente por reparos na residência, que raramente ou nunca é utilizado, volta ao inquilino ou se perde igual ao dos impostos?(porque no brasil é moda foder as pessoas de todos os lados, a lei nunca beneficia em nada.(antes da casa ser entregue eles avaliam, e tem anotações desta, escrita pela própria imobiliária, duas goteiras e vitro quebrado,me pergunte se vieram resolver isto?!,mas o dinheiro já não pode faltar,né?!mundinho mais escroto esse da ganância e malandragem ¬¬!


  • René Saldivar disse:    ( 26.10.2012 às 12:10 )

    A meu ver, seguro fiança é uma forma de fiador camuflada e largamente indicada pelas imobiliárias, pois por ele recebem comissão. Se não é como acabo de afirmar porque a necessidade de comprovar renda. Por se tratar de um seguro só haveria necessidade de comprovação de renda se o comprador optasse por parcelar o seguro. Realmente amigos é um negócio muito mal explicado e que cada vez mais vem honerar este mercado tão caro.


  • Cleo disse:    ( 18.10.2012 às 18:38 )

    Moro em um imovel alugado a quase 7 anos, direto com proprietario e ambos nunca tivemos problemas em acertos. Estou a procura de um imovel maior para alugar, fiquei apavorada com que as imobiliarias estão exigindo.15 alugueis depositados, ou 1 fiador com dois imoveis ou seguro fiança, ficaram loucos. Eu tenho dois fiadores cada um com um imovel e não serve! Na verdade o que eles querem mesmo é o seguro fiança. Não concordo!!!!Acho isso um abuso. Os proprietarios dos imoveis deveriam rever as imobiliarias. Por isso ficam longos meses com ap vazios.


  • Fabio Almeida disse:    ( 09.10.2012 às 8:47 )

    Bom dia
    eu estou desempregado , posso usar o seguro fiança? se im , como ?

    Obrigado.


  • Thiago disse:    ( 07.10.2012 às 11:59 )

    Olá!
    Gostaria de saber se seria possivel me tirar uma duvida: a seguradora (Porto Seguro) me passou a informação de que os moradores devem comprovar uma renda para poder contratar o seguro fiança.
    Me disseram que para comprovar essa renda, apenas 30% do salario de cada uma das pessoas que vão morar na casa podem ser usados para ajudar a comprovar essa renda. E que que apenas 15% do salario de pessoas que não morariam na casa podem ser usados.
    Essa informação esta correta? É isso mesmo?


  • Thiago Camargo disse:    ( 03.10.2012 às 7:44 )

    Dra.Katia bom dia !! Para fazer o seguro fiança além das documentaçoes,é preciso pagar alguma taxa? me responda esta questão por favor…


  • MONICA disse:    ( 24.09.2012 às 16:21 )

    Renovei meu seguro fiança em abril e agora estou deixando o imovel.. eles vão restiotuir o valor mas so depois que a imobiliaria entrar em contato com eles..isso quer dizer que se a imobiliaria disser que os danos ao imovrl é igual a x eles não me devolvem nada?….então nem vou pagar meu ultimo aluguel e vou deixar a pintura por conta deles….acho mais vantajoso…


  • MONICA disse:    ( 24.09.2012 às 16:19 )

    CLBJ….VC DEVE TRABALHAR NA PORTO SEGURO…..


  • Rodrigo disse:    ( 20.09.2012 às 15:00 )

    Gente, vocês na grande maioria estão apenas olhando o lado dos inquilinos. Eu sou locador, lutei a vida inteira pra ter imóveis em boas condições e me gerar renda. Vejam só: coloquei dinheiro no investimento, e não vou deixar qualquer pessoa estranha usufruir do meu imóvel sem que eu tenha as minhas garantias. O seguro fiança é apenas uma modalidade de garantia. Acho ainda que a Lei favorece e muito os inquilinos, as ordens de despejo deveriam ser mais rápidas. Quem quer investir dinheiro pra gerar renda, ainda por cima não receber e ter o seu imóvel depreciado? Precisariam analisar os dois lados da moeda. Brasileiro tem mania de falar em direitos e direitos, mas esquecem das suas obrigações.


  • sonia rocha disse:    ( 06.09.2012 às 12:28 )

    Não dá pra comparar seguro fiança com seguro de carro. no de carro, se voce precisar dele, voce paga APENAS a franquia prédeterminada. no seguro-fiança, voce paga o seguro MAIS o que o locador vir a reclamar. e voce nunca sabe o que vai acontecer. e ainda tem aqueles que querem trocar o piso do apartamento inteiro as custas da seguradora, digo, do LOCATÁRIO/idiota.


  • Bruna disse:    ( 24.08.2012 às 20:48 )

    Na verdade essa porcaria de seguro só serve para o dono do imóvel, para a imobiliária e para deixar a empresa seguradora rica!! Pois vc paga o seguro (SAI DO SEU BOLSO), mas se por ventura a seguradora precisar ser acionada por qualquer motivo que seja, depois vc terá que pagar todo e qualquer custo que ela tiver, ou seja, o dinheiro que vc já depositou anteriormente na conta dela não serve para nada! Vc paga a coisa duas vezes! Chega a ser ridículo! E o engraçado é que esses detalhes eles não falam.
    Contratei a Porto Seguro (a única forma que a imobiliária aceitava), incluí seguro de tudo, por exemplo pintura, pra não ter dor de cabeça depois. O cálculo foi feito acrescentando os possíveis gastos. E, para a minha surpresa, se eu for utilizar o seguro da pintura (devidamente pago), a seguradora paga o serviço E TE COBRA DEPOIS. Ou seja, vc paga 2 vezes!!!
    É por isso que eles não aceitam vc deixar seja lá qto for de meses de aluguel pago na hora. Afinal de contas, esse dinheiro seria utilizado por vc. Enquanto o que vc depositou na conta da Seguradora, vc jogou fora. E ainda vai ter que pagar novamente se ela utilzar seja lá o que for!!
    Diz que tem como benefício para o locatário não precisar passar vergonha pedindo favor para os outros(fiador). Pois eu preferiria mil vezes passar vergonha, do que ter que entregar 4 MIL REAIS POR ANO para e seguradora, e no final ainda ter que pagar por todas as coisas novamente (e eu não tô falando de aluguel, pq nunca deixei de pagar nada). Fora que de onde eles tiram esses valores estratosféricos?!?!
    É IMORAL o que eles fazem! E mais imoral ainda é as imobiliárias te obrigarem a servir de palhaço!


  • JulianaGuimaraes disse:    ( 16.08.2012 às 16:44 )

    Gostaria de saber, se qndo contrato o seguro fiança, se preciso pagar algum valor no ato ?


  • andrade disse:    ( 16.08.2012 às 10:54 )

    Os caras da imobiliária falaram que so fazem seguro fiança e que tem que pagar de 3 a 4 alugueis por ano adiantado e que esse dinheiro não é devolvido ..Mandei uma banana pra eles ,eles acham que todos sao trouxas..


  • CLBJ disse:    ( 26.07.2012 às 14:20 )

    Paulo, não aceitam porque se eventualmente você tiver que ser despejado, com qualquer modalidade de garantia que não seja o seguro, o locador / imobiliária tem que se virar. O seguro toma todas as providências em uma eventual ação, por isso as Imobiliárias que já praticam esta garantia com frequência não aceitam outra, ainda que aos olhos do inquilino pareçam mais vantajosas. A seguradora garante os aluguéis do locador até o despejo (ou até 30x a contar da data da primeira inadimplência), também é bem mais amplo do que a caução que você está oferecendo. É isso que tem por trás. Se você pedir mais informações à imobiliária provavelmente eles te explicarão algo parecido com isso. Espero ter ajudado.


  • Paulo disse:    ( 21.07.2012 às 21:28 )

    Apagaram o primeiro, por isso torno a escrever. A desculpa do seguro-fiança é a de que é o método para garantir o pagamento do aluguel. No entanto, em BH, tentei em dezenas de imobiliárias pagar 12 meses a vista + 3 meses de caução e nenhuma aceitou. Alguma coisa tem aí.


  • Paulo disse:    ( 21.07.2012 às 19:06 )

    Engraçado. As imobiliárias falam que o seguro fiança é para garantir o pagamento do aluguel. Estou aqui em BH oferecendo 1 ano de aluguel a vista + caução para fugir do seguro fiança e eles não aceitam de forma alguma. Quero saber o que está por trás disso.


  • tayane disse:    ( 19.07.2012 às 21:13 )

    se o aluguel for 400 reais quanto pago de seguro por ano?


  • Euclides Sereno Júnior disse:    ( 05.07.2012 às 19:00 )

    Ouvi dizer que quando a imobiliária exige depósito caução acima de 3 aluguéis o valor excedente tem que ser corrigido à razão de 1% ao mês + correção monetária, ao invés do normal “poupança + correção”. Está correta esta informação?
    Obrigado,

    Euclides.


  • CLBJ disse:    ( 04.07.2012 às 16:07 )

    Li todos os comentários e gostaria de esclarecer alguns equívocos que foram escritos por várias pessoas que estão postando mensagens aqui sem saber o que estão falando:
    1- O seguro é uma modalidade de garantia como outra qualquer, portanto visa à garantia do locador, que é o dono do imóvel, que é a figura que se expõe ao risco de ter um estranho em seu imóvel e perder seus aluguéis caso este fique inadimplente;
    2- Quem paga é o locatário, portanto o locador não tem que pagar nada;
    3- A análise feita pelas seguradoras tem como intuito evitar breves constrangimentos, uma vez que a seguradora assume os prejuízos de uma possível inadimplência;
    4- A Porto Seguro não é a única seguradora que pratica esta modalidade de garantia. O mercado é livre para ingressar com produto semelhante, porém tem dificuldades porque esta seguradora já tem mais de 20 anos de expertise no segmento;
    5- A caixa não tem o produto Garantia de Aluguel, ele não vingou;
    6- Seguro não é investimento, é risco. Se você paga seguro de automóvel e seu carro não é roubado alguma seguradora devolve seu dinheiro? Claro que não.
    7- Todas as garantias estão à disposição de todos, o seguro é só mais uma alternativa.
    Lamentável comentários ofensivos acusando empresas sérias como a Porto Seguro de praticar qualquer tipo de ilegalidade. A empresa tem chat e atendimento ao cliente (www.portoseguro.com.br/aluguel), creio que quem tem dúvidas deveria acionar esses canais ao invés de ficar nesse debate de informações sem fundamento de pessoas ressentidas com algum histórico ruim nas Seguradoras.


  • Laura disse:    ( 03.07.2012 às 18:17 )

    Também sempre questionei esse seguro fiança! Não tem vantagem nenhuma para o inquilino, somente para a seguradora e a imobiliária. Pago seguro fiança há 3 anos, quero dizer, pago um determinado valor para a seguradora enriquecer cada vez mais, graça ao meu suado trabalho. É muito melhor um fiador, apesar do constrangimento ao solicitar esse favor de algum amigo ou parente.
    Acreditem, é muito melhor!


  • tatiana disse:    ( 24.06.2012 às 11:07 )

    com o aluguel de 1000 reais quanto eu pago do seguro fiador e o que acontece com esse valor pago?


  • Mirian disse:    ( 14.06.2012 às 15:43 )

    Uma dúvida, tenho contrato de aluguel por 2 anos e meio, ja estamos indo para o segundo ano, e agora teremos que renovar o seguro-fiança, pago esse valor (3x o valor do aluguel atual) e esse valor de acordo com sua informação serve de calção caso eu deixe o imóvel e deixe aluguel em “atraso”, mas como não deixei o móvel até hj (vale ressaltar que ja será a terceira vez que pago essa “taxa” o que é feito com esse valor, seria mais interessante ter um fiador ja que não precisaria gastar dinheiro…


  • Larissa disse:    ( 13.06.2012 às 14:29 )

    Boa tarde! Qual o prazo mínimo obrigatório para a renovação do seguro fiança? Eu, locatária, posso exigir que a renovação do seguro fiança seja a mesma do contrato de locação? Preciso muito saber quanto a isso! Há alguma lei que explica melhor tais condições? Agradeço! Larissa


  • valquiria disse:    ( 12.06.2012 às 11:48 )

    tem um buraco no quintal da casa que aluguei perto da parede
    da cozinha, tenho medo que abale a estrutura da casa, o proprietário não toma providencias, em que o seguro fiança que pago todo ano para a imobiliaria pode me ajudar ou me serve?


  • anderson disse:    ( 10.06.2012 às 18:41 )

    estou com 6 meses de aluguel atrasado estu com orden de despejo quanto tenpo tenho para sair da casa


  • Guilherme disse:    ( 10.06.2012 às 0:38 )

    É ridículo dizer que é amelhor opção para o locador. Essa matéria é mentirosa. Primeiro porquea renda pedida pela seguradoras é 4x superior ao aluguel (patético porque todos os especialistas em finanças recomendam usar até 1/3 do salario com moradia), segundo porque os preços são abusivos, terceiro Porque o locador paga para não ter direito a nada: caso não possa pagar o aluguel ele continua devendo, mesmo havendo já pago a seguradora. Ou seja, mais uma vez trata-se de empresas sem escrúpulos aproveitando-se da situação dos mais vulneráveis.


  • NGCcosta disse:    ( 27.05.2012 às 20:54 )

    Natalia. Conseguira se sua ficha passar pela análise “desavergonhada e escrota” da seguradora, vai depender muito de uma série de fatores impostos por eles, agora prepare-se para se aborrecer, e muito.Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 27.05.2012 às 20:48 )

    Carla. O aluguel mensal compete do dia 1 ao dia 30, e vence normalmente dia 5 ou 10, portanto vc já tem esse prazo, agora, algo a mais , negocie com a imobiliária.Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 27.05.2012 às 20:41 )

    Daniel. Ridículo,nunca vi isso, não sei nem como eles cobram seguro ,se isso nem compete a eles, meu amigo confesso que estou em estado de choque, se essa moda pega, ai fudeu,imagina, taxa para ver imóvel. só me faltava essa… Abçs


  • Natalia disse:    ( 15.05.2012 às 18:29 )

    Gostaria de saber se eu consigo fazer o seguro fiança de um imovel no meu nome que tem um emprestimo.
    Obrigada.


  • Carla Soares disse:    ( 11.05.2012 às 16:42 )

    Olá, na nova lei existe uma tolerância em dias para pagar o aluguel?


  • Daniel disse:    ( 07.05.2012 às 19:48 )

    Quero ver um apartamento e a empresa quer que eu pague o valor do aluguel e mais o seguro fianca para pegar a chave para ver o apartamento, eles podem cobrar isso ? eles dizem que devolvem no final, quando entregar a chave, pode fazer isso ? pode cobrar isso ?


  • NGCcosta disse:    ( 01.05.2012 às 1:33 )

    Arnaldo. Vou responder pra você o que eles dizem.
    Na hipótese de o locatário não pagar o aluguel, depois de um mês de pagamento atrasado, a seguradora assume o compromisso e o proprietário começa a receber regularmente. A cobertura é garantida independentemente do motivo do atraso.
    O locatário inadimplente, por sua vez, precisa fazer um acordo com a seguradora, caso queira continuar morando no local. Se não for possível, é movida uma ação de despejo.
    O proprietário tem um prazo de 90 dias, a partir do primeiro aluguel em atraso, para ajuizar ação de despejo. No entanto, as seguradoras pedem para serem avisadas imediatamente sobre o atraso de pagamento. A rapidez na comunicação dá velocidade na atuação das seguradoras para receber valores atrasados e para evitar que aumentem substancialmente.
    “Em outras palavras, a seguradora nada mais é ,do que o seu fiador, ou seja, o fiador paga por sua inadimplência, mas voçê fica devendo ao fiador, só que desse,você não tem como fugir.” Abços


  • ARNALDO RODRIGO disse:    ( 30.04.2012 às 16:58 )

    Ola,

    Sou locatário a 13 meses em um contrato de 30 meses, atualmente estou com problemas financeiros. O que me favorece o seguro fiança ? Posso ficar sem pagar dois meses e o seguro cobre a despesa do aluguel ? O que devo proceder ? Tenho este direito ?
    caso fosse depósito, sei que apenas avisaria o proprietario e ele descontava do deposito. Qual a vantagem do Seguro fiança ?


  • NGCcosta disse:    ( 29.04.2012 às 16:06 )

    Carlos. Não tem como prever, quem decide são eles, com um critério de soma de pontos baseado na sua ficha, que ninguém um dia saberá como é elaborado, é totalmente obscuro,é maracutaia pura, fuja disso e não perca o seu tempo, ou pague pra ver.Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 29.04.2012 às 15:57 )

    Joelma. Se sua imobiliária já trabalha com fiador ou deposito caução,não vejo porque incorporar seguro fiança ,tente convencer o seu cliente, que o deposito caução, será pra ele, menos burocrático e menos dispendioso. Agora se ele já tem ficha pre-aprovada pela seguradora, cabe a vc contatar a seguradora e decidir tudo que deverá constar no contrato, ou seja, a garantia de aluguel, a reforma do imóvel, se necessário findo contrato e etc…Agora veja bem, o seguro fiança, dificulta muito a relação da imobiliária com cliente,já que quem decide se o locador está apto ou não a locar tal imóvel são eles,ou seja para imobiliária é um bom cliente e para eles não, e vc perde cliente. Obs, Para desocupação do imóvel por inadimplência,quem decide é a lei e não a forma de fiança, eu sugiro que vc continue como está,até porque seguro fiança devido a irracionalidade de que é cercado, cada dia tem menos procura. E não se esqueça, quem lesa um lado, logo lesa o outro. Abçs


  • carlos brasil disse:    ( 24.04.2012 às 17:05 )

    olá ei gostaria de saber qual o máximo permitido por lei do valor do seguro fiança, um aluguel + condomínio de R$630,00 por exemplo quanto seria o valor a ser pago em média. obrigado


  • joelma disse:    ( 24.04.2012 às 13:51 )

    Boa Tarde. Sou corretora e trabalho com administração de imóveis. Aqui na cidade não se tem costume de trabalhar com seguro fiança. Só com fiador ou caução. Tenho um interessado em um imóvel que quer fazer o seguro. Ao contrário da maioria dos comentários acima, não tenho contrato com nenhuma seguradora, portanto gostaria de saber se o locador/imobiliária fica garantido nesse tipo de fiança. Se posso exigir as garantias normais dos contratos, tais como: prazo mínimo de 2,5 anos, manutenção no imóvel durante e no final do contrato, pintura interna, etc…. Enfim, pelos comentários já vi que para o locatário não é muito bom. Mas e para o proprietário? É seguro?


  • NGCcosta disse:    ( 19.04.2012 às 0:01 )

    Mari,Eu acredito que não existe não, veja bem, eles trabalham para as imobiliárias, e quando se fala em seguro fiança,leia-se Porto seguro, é monopólio não conheço outra que seja aceita em imobiliárias, elas são comissionadas, dai´vem o interesse de quando a sua proposta for aceita(que é muito difícil),sempre é com classificação de risco, isso faz aumentar o premio do seu seguro, a não ser que vc seja um auto servidor público, aí fica mais fácil,eles se beneficiam do constrangimento de se conseguir fiador, mas eles não fiam nada ou seja,se vc não pagar por algum motivo,eles garantem o aluguel para a imobiliária, mas processam vc, e eu pergunto ,você PAGOU PRA QUE, outra, em quanto vc ocupar aquele imóvel,SERÁ OBRIGADO A RENOVAR COM ELES,em hipótese nenhuma vc poderá mudar a forma de fiança, vc acha que existe algum beneficio para o locador em ser refém dessa ARAPUCA, e olha que isso não é tudo, procure ler nos postes abaixo todos os relatos sobre seguro fiança que vc vai entender melhor,e veja SITES de reclamações sobre o assunto,é de arrepiar,não se iluda minha cara, na minha opinião, é o fim mesmo.Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 18.04.2012 às 23:30 )

    Jailson. Ninguém pode decidir o que vc pode ou não pode fazer dentro de sua casa, a não ser que esteja especificado em contrato,quanto as obras, se quando vc locou já existia esses problemas,vc aceitou o imóvel no estado,agora,se não, em sete anos de uso é claro que existam desgastes,e é sua a responsabilidade de manutenção, os aumentos de aluguel devem obedecer os índices dos institutos responsáveis , mas me parece que o seu contrato é de boca, aí cabe vc procurar um advogado pra te instruir melhor. Agora,um imóvel sem ventilação, com mofo, aumentos indevidos e construído clandestinamente, não sei como vc aguenta isso por 7 anos, não seria melhor procurar outro. Abçs


  • mari disse:    ( 15.04.2012 às 20:40 )

    Então, em no fim da linha, não existe seguro fiança que beneficie o locatário, independente da seguradora/imobiliária?


  • Jailson Santos BIspo disse:    ( 15.04.2012 às 12:43 )

    Olá, minha esposa alugou um imóvel á 7 anos porem o proprietário informa que não podemos fazer festas a casa é cheio de mofo no quarto e banheiro não tem ventilação e descobrimos que o terreno é invadido e todo ano ela aumenta o aluguel o valor do imóvel já passou de 50% do valor que realmente vale ! o proprietário não deixa reformar para descontar no aluguel e não reforma o que eu devo fazer ?


  • NGCcosta disse:    ( 13.04.2012 às 20:54 )

    Fabiana. Tenho certeza que vc consegue negociar com a imobiliária e aconselho que faça o quanto antes,e não vejo onde vc pode ser prejudicada,quanto aos problemas do imóvel,não sei se surgiram antes ou depois de vc locar, mas tente todo tipo de acordo possível com a imobiliária, pois não é fácil encontrar outra que trabalhe com deposito, e aí minha cara,vc vai o que é sofrer. Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 13.04.2012 às 20:34 )

    É isso mesmo Amiga,é formação de cartel(Itaú/Porto seguro),monopólio(só eles são aceito no mercado),sonegação(já que não te dão recibo dos 45,00),Propaganda enganosa(por dizer que mesmo negativado se pode adquirir o produto),e um monte de outros crimes,no meu ver isso é formação de quadrilha também. O Ministério Público devia investigar essa instituição e as imobiliárias coniventes que em nome da ganancia, ilude,engane e destrói sonhos de quem só quer locar sua moradia.M P neles.


  • Amiga disse:    ( 11.04.2012 às 14:25 )

    Eu tava pensando em alugar uma casa com seguro fiança mas depois dessa resolvi nem fazer mais.

    Gente, se vocês foram lesados por essa corja de interesseiros e estelionatários, entrem em contato com o balanço geral do Geraldo Luiz,da Record. Tem um programa chamado patrulha do consumidor tá bombando lá, o Celso Russomano bota pra quebrar mesmo.

    Sabe qual é o problema dos brasileiros em geral? Eles não vão atrás dos seus direitos e nem sabe as leis que cobrem os consumidores.

    Acabei de ler uma reclamação no Reclame aqui de um rapaz que é gerente, trabalha 7 anos numa mesma empresa, ganha bem e teve sua proposta recusada na porto, é que nem o amigo falou ai em cima. Eles pedem R$ 45, 00 pra analisar e depois fica com a grana, isso é estelionato gente!!! corram atrás de seus direitos minha gente!!!!!!!!!!!!


  • Fabiana disse:    ( 11.04.2012 às 14:11 )

    Por favor eu pago aluguel e dei 3 meses de deposito eu trabalhava em uma empresa e a mesma fechou eu sou autonoma.Estou em uma empresa trabalhando e liguei para imobiliaria querendo negociar os 3 meses em atraso em 2x.Isso para evitar a ordem de despejo pois também tenho um filho de 4 anos.
    É possivel tal negocição sem me prejudicar.Fora que a casa tem problemas de infiltração e goteiras e ficam somente falando que vão arrumar e nada até hoje,somente me enrolam.Isso mais de 1 ano e meio
    Peço por favor que me oriente se eu quero pagar e negociar a divida,qual cunduta devo tomar para me favorecer.

    Grata


  • NGCcosta disse:    ( 09.04.2012 às 23:33 )

    Ellem. Acredito que a própria imobiliária que vc vai trabalhar possa te ajudar nesse caso, se não,tente procurar imóvel que aceite depósito caução como fiança, mas tente fugir de SEGURO FIANÇA.Abçs


  • Éllem disse:    ( 05.04.2012 às 21:38 )

    Olá, estou com um probleminha… estou indo para curitiba para trabalhar, e não tenho fiador por lá para locar um imovel que custa cerca de 650 reais. irei trabalhar em uma imobiliaria como corretora autonoma, não tenho como provar renda pois não trabalhei nos ultimos anos. Qual seria a minha saida??


  • NGCcosta disse:    ( 04.04.2012 às 22:02 )

    Maria do Carmo. Não devolvem nada, e mais, digamos que vc conseguiu um fiador com requisitos suficiente,mesmo assim não será aceito na renovação, vc é obrigado a renovar com a seguradora, e pasme, nem desconto por conta de não ter sido inadimplente na vigência do antigo contrato vc terá, ou seja, UMA VEZ REFÉM, SEMPRE REFÉM. Abçs


  • Maria do Carmo disse:    ( 03.04.2012 às 18:55 )

    O seguro-fiança é devolvido depois, não ocorrendo inadimplência?


  • NGCcosta disse:    ( 31.03.2012 às 22:42 )

    Rodolfo. A deliberalidade dessa empresa é no mínimo imoral,eu sei que em contrato(que você certamente não teve acesso), eles obrigam você a renovar o seguro,Que nem apólice lhe foi dada, mesmo que você não queira mais, por ter conseguido outra forma de fiança aceita pela imobiliária,ou seja Refém pra sempre.Agora colocar o seguro no seu boleto de aluguel à revelia,acho eu, que caracteriza o crime de “Venda Casada”,e repare como a imobiliária é conivente. Aconselho que você procure um advogado da área cível e informe-se melhor. Essas Leis são muito complexas.Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 31.03.2012 às 21:57 )

    Marfisa. Certamente você será restituída do valor que foi o depósito, corrigido, provavelmente com os índices da poupança,porem na vistoria de rescisão do contrato feito pela imobiliária,eles podem alegar o uso total, ou parte do deposito para reparar algum dano provocado no imóvel durante sua estadia, você deve acompanhar todo processo .Abçs


  • Rodolfo disse:    ( 30.03.2012 às 12:51 )

    Olá. Fiz um contrato de aluguel ha um ano fazendo uso do seguro fiança, a até hoje nao recebi a apolice. No ato do contrato, a imobiliaria deu a entender que pagando o seguro fiança nao precisaria me preocupar com mais nada. Acontece que ha uma semana atras, foi informado por uma corretora que precisava renovar o contrato novamente. Como nao aceitei, eles me enviaram o boleto do aluguel incluindo um valor parcelado do seguro fiança. Isso é permitido por lei?


  • marfisa disse:    ( 30.03.2012 às 10:55 )

    entreguei um imovel pelo qual de 3 meses de deposito ;na epoca o aluguel era de r$ 380,00. meus ultimos alugueis foram no valor de r$ 580,00, receberei o equivalente ao anterior ou o atual????


  • NGCcosta disse:    ( 30.03.2012 às 0:48 )

    KAYKY.Como vocês devem perceber,eu sou inimigo nº1 do tal de seguro fiança Porto Seguro,não acredito nesse produto,é uma alternativa de fiança que se aproveita da grande dificuldade que se tem de conseguir fiador,mancomunado com as imobiliárias que ganham comissão quando te empurram esse produto e inviabilizando qualquer outro meio de fiança. Diga-se de passagem que é constrangedor procurar fiador no âmbito familiar ou entre amigos que preencham todos os requisitos por eles solicitado,e o que te resta é optar pelo seguro achando que tudo será mais fácil e justo,aí começa o seu o seu verdadeiro calvário.
    No seu caso Kayky,caracteriza-se a propaganda enganosa, já que no próprio site da porto seguro, está escrito assim: ((extraído do próprio site))
    ((Sim, outra pessoa pode apresentar comprovação complementar da renda ou até mesmo apresentar renda em seu lugar. Neste caso, o comprometimento máximo aceitável é de 15% da renda bruta do terceiro (válido apenas para locações residenciais em nome de pessoa física)). Preciso dizer mais alguma coisa!
    Em minha opinião essa empresa ,através desse produto,mente, engana, desrespeita,rouba e destrói sonhos de famílias esperançosas em locar um imóvel. Fuja dessa kayky.Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 29.03.2012 às 23:52 )

    GISLENE. O QUE ELES QUEREM SÃO OS SEUS R$45,00, QUE NÃO SERÃO DEVOLVIDOS, E A RESPOSTA DA ANALISE VAI SER A SEGUINTE (A recusa pela análise do risco se deve a análises internas, na qual nosso sistema processou todas as informações do cadastro, pontuando todos os dados da locação e do mercado de crédito e cruzou esta pontuação com a experiência estatística do Produto Porto Aluguel. Neste caso a pontuação necessária para aprovação do cadastro não foi atingida.) EXATAMENTE NESSES TERMOS.E VC VAI FICAR SEM ENTERDER NADA,VAI PEDIR ESCLARECIMENTO, E VAI RECEBER A MESMA RESPOSTA.É FURADA. Aconselho que vc procure um imóvel para locar, que aceite deposito caução


  • NGCcosta disse:    ( 29.03.2012 às 22:23 )

    DENISE o contrato foi feito já dentro da vigência da lei 8.245 de 1991 e portanto o seu pai pode sim pedir o imóvel,com ou sem motivo algum. Com isso ele deve comunicar por escrito ao locatário, e ele terá o prazo de 30 dias para deixar o imóvel o prazo começa a correr a partir do recebimento da comunicação escrita. Veja bem são 30 dias para desocupação porque o contrato findado já está sendo regido por tempo indeterminado.Como já foi prorrogado duas vezes, e o locatário não saiu, o que te resta é entrar na justiça, pois existe um contrato de locação seja escrito ou verbal e uma lei(lei 8.245) que deve ser respeitada.
    O que muito me admira,é a imobiliária em questão,estar conivente não com você e sim com o inquilino,Será que é que quando você ocupar o imóvel, eles deixarão de ganhar os seus Honorários? Procure um advogado que pode até mesmo ser na defensoria pública que é gratuita.Abçs


  • kayky bazuk disse:    ( 28.03.2012 às 18:03 )

    entao, encontramos um imovel e resolvemos alugar como seguro fiança….meu padrasto esta alugando no mome dele pra eu morar….ele recebe 1700 reais o valor do aluguel do imovel custa 300 ou seja ele recebe + de 4 x po valor do imovel entao no dia que fomos levar todos os documentos meu padrastro disse que eu iria morar la….hoje recebmos uma ligacao da imobiliaria dizendo que o advogado nao esta aceitando pq esta tudo no nome dele + quem vai morar sou eu…eles estao pedindo meuc ontra-cheque pra pode comprovar renda….o probvlema é que nao tenho como comprorar renda pois nao tenho contra-cheque sou autonomo….como faço agora….meu padastro ligou pra la e disse que ele vai morar e como ele diz que sou filho dele disse a ele que eu vou morar com ele…+ esta tudo no nome dele …documentos dele todos certo e eles nao estao aceitando como faço agora????????????????????


  • Gislene Lourenço disse:    ( 28.03.2012 às 15:36 )

    Olá , eu preciso alugar uma casa e não tenho fiador .
    A minha renda mensal é de R$2.600 aproximadamente . Estou procurando uma casa de R$650,00 à R$700,00 .
    Conseguiria fazer o seguro fiança ?
    Grata .gislene


  • Denise disse:    ( 28.03.2012 às 0:31 )

    Olá, meus pais tem um imovel que está alugado, o contrato de locação já está vencido desde junho passado, agora vou me casar e como não tenho imóvel próprio pretendo me mudar para esse imóvel dos meus pais, a imobiliaria enviou uma carta ao locatário dando um prazo de 60 dias para desocupação do imóvel, mas o prazo já foi prorrogado duas vezes a pedido do locatário, existe alguma forma de garantirmos que ele desocupará o imóvel? Em contrato o prazo deveria ser de 30 dias, porém a imobiliaria deu esse prazo de 60 dias e diz que temos que ter paciência e aceitar as prorrogações, isso é correto? Como devemos agir?


  • NGCcosta disse:    ( 22.03.2012 às 23:11 )

    Márcia, não é bem como ela pensa não. O contrato existe sim e é Verbal ou seja ,a Lei de locações permite que vc faça um contrato escrito ou apenas verbal .Pela lei de locações vc tem que comunicá-lo por escrito(mesmo sendo contrato verbal) de que não deseja mais continuar com a locação e conceder-lhe o prazo de 30 dias a partir da assinatura do recebimento da comunicação. Faça em duas vias, datado, sem espaços que possam ser reenchido, assine e na segunda via que ficará com vc coloque assinatura e data de recebimento, entregue a ele e solicite que ele assine a via de recebimento e coloque a data. a partir desta data ele tem por lei 30 dias para desocupá-lo. Se precisar de mais tempo terá que ser por acordo com vc o que recomendo que faça pois se ele tiver dificuldades de achar outro imóvel ele poderá judicialmente solicitar ao juiz prazo maior e com certeza conseguirá. O ideal é que vc veja com ele se precisará mais prazo mas somente se ele não conseguir se mudar em 30 dias. como se trata de vc solicitar o encerramento sem motivo aparente(chamamos denuncia vazia ou oca) o prazo é 30 dias,mesmo sendo contrato verbal porque a lei não estipula prazo maior para o contrato verbal. Mas acredito que ela vai se opor a assinar,já que ela gosta de confusão, aí minha cara, só na justiça, procure um advogado “pode ser na justiça gratuita”,pra fazer valer os seus direitos.Abçs


  • marcia disse:    ( 20.03.2012 às 13:18 )

    minha mãe tem uma inquilina,que mora aqui ha 9 anos e ela ja trouxe inúmeras confusões mas foi ficando por que e desaforada e não quis sair dizendo que so vai sair quando quiser,eu cresci vendo isso so hoje com 21 resolvi assumir assuntos com aluguel de quartos para minha mãe e coloquei esta criatura no lugar dela,ela reclama todo mes de água e luz,mas depois paga,o pior e que a peste paga o aluguel adiantado mas nos detestamos ela,sentimos nojo e varias outras coisas a pergunta e como tirar ela da minha casa?sendo que ela paga certo mas definitivamente não queremos mas ver a cara dela, quais são osendo que não temos contratos com inquilinos apenas alugamos quartos no fundo da casa.s direitos dela?,e os nossos?me ajudem por favor!!!!!!!!


  • NGCcosta disse:    ( 19.03.2012 às 20:08 )

    Silmara. Não existe prazo estipulado para contrato de locação comercial, normalmente é de 5 anos, mas locador pode alugar por qualquer prazo, o critério é seu, mas vai ser muito difícil conseguir inquilino que aceite contrato menor de 5 anos, e pior sem direito a renovação. Pode pedir sim,se o contrato vigorou pelo prazo estipulado, o locador poderá, a qualquer tempo após este período, pedir o imóvel de volta sem necessidade de justificar o motivo. Lembre-se, você locador,é que contrata a imobiliária, e não ela a você, se não ta de acordo, procure outra.Abçs


  • Silmara Zonzini disse:    ( 16.03.2012 às 19:57 )

    Boa noite,
    Sou proprietária de um imóvel comercial e tenho muitas dúvidas com relação ao prazo mínimo para locação, pois cada imobiliaria fala que eh de um jeito.
    1-Qual o prazo mínimo para a locação?
    2-Findo o prazo eu posso pedir o imóvel sem qualquer justificativa? Pois pretendo utilizar o imóvel daqui a três anos para montar uma loja.
    Muito obrigada
    SIlmara


  • Nelson Costa disse:    ( 12.03.2012 às 19:52 )

    ANAMARIA. Teoricamente o imobiliária quer é a garantia de pagamento do aluguel,portanto qualquer seguradora idônea e honesta
    poderia arcar com o compromisso,mas isso não ocorre porque existe comissão para as imobiliárias que fecham com esse CARTEL, tenho certeza que a seguradora que eles estão te empurrando é a Porto Seguro, que acaba ficando mais caro para cobrir essa “bonificação”. Legal não é,a Constituição Federal no seu artigo 170 paragrafo IV, assegura a livre concorrência, mas eles ignoram tal direito ao não aceitar a sua seguradora,e você Anamaria,lamentavelmente não tem muito o que fazer, aceita ou pula pra outra. Se aceitar, analise todo o contrato, para não ser surpreendido, e saiba que as futuras renovações é obrigatório com essa mesma seguradora, não pode ser mudado a forma de fiança, ou seja ,refém até o fim. Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 10.03.2012 às 1:19 )

    LUCAS. Seguro fiança é um produto que substitui o fiador ou outra forma de fiança, se eles não aceitam seguro fiança, ótimo pra você que vai economizar dinheiro e aborrecimento, informe-se com a imobiliária qual é a forma de fiança que eles aceitam, e providencie, e agradeça a eles por não aceitar o “seguroarapuca fiança”. ABÇS


  • Anamaria disse:    ( 09.03.2012 às 17:30 )

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se o inquilino é obrigado a se submeter à seguradora escolhida pela imobiliária. Em caso positivo, até que ponto essa submissão é válida? Pergunto porque na seguradora empurrada pela imobiliária cobra-se R$ 1.300,00 para cobrir aluguel de R$ 732,00, enquanto na seguradora de minha confiança o custo não passa de R$ 900,00.


  • LUCAS SANTOS disse:    ( 08.03.2012 às 11:17 )

    OLÁ BOM, SOU PESSOA JURÍDICA, TENHO UMA LOJA, MAS TO ALUGANDO OUTRO PONTO, E A IMOBILIÁRIA NÃO ACEITA SEGURO FIANÇA,É OBRIGATÓRIO POR LEI ESSE SEGURO FIANÇA?


  • NGCcosta disse:    ( 07.03.2012 às 22:38 )

    AMIGOS,FUJAM DA ARAPUCA,QUE É ESSE CARTEL FORMADO PELO ITAU-PORTO SEGURO,ELES VÃO TOMAR SEU DINHEIRO E TE FAZER REFÉM, A COMEÇAR PELOS R$45,00 QUE VC PERDERÁ EM TAXA DE ANALISE DE FICHA, POIS GARANTO QUE ELES VÃO TE DIZER QUE “VC NÃO CONSEGUIU A PONTUAÇÃO NECESSÁRIA PARA APROVAÇÃO DA FICHA” E NÃO ADIANTA APRESENTAR UMA ÓTIMA RENDA,NOME LIMPO E ETC.. E SE APROVAR, VAI SER COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, QUE É PRA FICAR MAIS CARO O SEU SEGURO, POIS ELES PRECISAM PAGAR A COMISSÃO DA IMOBILIÁRIA, POR TER CONVENCIDO VC A OPTAR PELO SEGURO FIANÇA QUE POR SINAL É MONOPOLIZADO PELA PORTO SEGURO, ELES FEREM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ARTIGO 170 PARAGRAFO IV, QUE ASSEGURA A LIVRE CONCORRÊNCIA, PORÉM NÃO OCORRE TAL DIREITO CONSTITUCIONAL, SENDO O SEGURO FIANÇA DA PORTO SEGURO, O ÚNICO ACEITO NAS IMOBILIÁRIAS E ADMINISTRADORAS. CONSELHO DE AMIGO, FUJAM, MAS FUJAM MESMO DESSE PRODUTO, É ABORRECIMENTO GARANTIDO. (PORTO SEGURO! PRA QUEM????)


  • NGCcosta disse:    ( 07.03.2012 às 22:29 )

    Monica. Sim é legal, porem no mínimo é imoral,mas é uma deliberalidade da seguradora, e sinceramente não vejo investimento nenhum nesse produto,já que você não recebe nada de volta no final do contrato.Monica, tente outra forma de fiança com a imobiliária, ofereça a eles os 8mil reais na forma de deposito caução, quem sabe eles aceitam,aí sim é investimento, já que no final do contrato esse valor é devolvido a você com juros e correção. Sinceramente é de dar revolta essa Porto seguro,isso deveria ser caso de polícia,mas infelizmente isso é Brasil. ABÇS


  • Monica disse:    ( 07.03.2012 às 19:00 )

    Ola! estou querendo locar um quarto e sala em copacabana no alor de 1800 aluguel + 400 condominio, foi me cobrado seguro fiança de 8mil reais!! achei absurdo. esse dinheiro não é somente 30% do valor total de aluguel + condominio + iptu?? e esse investimento (sim porque esse seguro é invesrimento) não é devolvido ao locatario nem no final do aluguel? Isso é legal?
    Obrigada.


  • NGCcosta disse:    ( 06.03.2012 às 2:59 )

    Lucas. O seguro fiança serve para substituir as outras formas de fiança, então Se você já alugou o imóvel e foi feito o contrato com fiador e deposito caução de 3 meses, esse contrato já está firmado, portanto, acredito eu, que o seguro que você paga anualmente trata-se de seguro contra incêndio e ou danos do imóvel,(atenção nenhum pertence seu está segurado,só o bem imóvel), e Sim cabe ao inquilino pagar, assim como qualquer taxa gerada pelo imóvel,inclusive IPTU(deverá constar no contrato)e pelo menos aqui no RJ se paga IPTU em metragens de imóvel até menor,já na sua cidade eu não sei informar.Peça a copia da Apólice.Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 06.03.2012 às 2:24 )

    Adriana. Normalmente a imobiliária apresenta pra você as formas de fiança que ela aceita, dentre elas,o seguro fiança,que será firmado entre a porto seguro e você, ou seja, a porto seguro irá garantir junto a imobiliária o pagamento do seu aluguel,portanto a imobiliária não decide nada, e é claro que você vai pagar caro por esse serviço. Agora vamos lá, a imobiliária não decide nada a respeito de parcelas do seguro e sim a seguradora, que pode ser anual ou a vigência do contrato normalmente 3 anos, ai renova-se (obrigatoriamente)se desejar continuar com o imóvel. Informe-se melhor com a imobiliária e tente outra forma de fiança,(deposito caução ou fiador) é muito mais em conta e menos burocrático e você não será lesado por essa arapuca que é o seguro fiança(leia as respostas anteriores).Abçs


  • Lucas disse:    ( 02.03.2012 às 15:23 )

    Ola!

    Gosatria de saber se eu sou obrigado a pagar o seguro fianca do apartamento que aluguel, pois eu adiantei os 03 meses, pago em dias o aluguel, pago iptu pois nao sou obrigado, porque sei aque apartamento de ate 48 metros, ‘e isento do iptu. Tambem quando aluguei eles pediram o fiador e indiquei. De tudo tudo isso, eu sou obrigado a pagar esse seguro fianca que a corretora do imovel exige todos os anos? E para que serve esse seguro?
    Grato,

    Lucas.


  • adriana disse:    ( 02.03.2012 às 11:50 )

    bom dia. gostaria de saber se sou obriago a pagar o seguro fiança, e tbm quero saber se esse seguro tem apolice. estou vendo um imovel p mim alugar e o vaor do aluguel e r$. 800,00 , e a imobiliaria quer que eu pague as 3 parcelas de uma so vez ref esse seguro cada parcela e 500,00 entao tenho q desembolsar 1.500,00 de uma so vez!. aguardo resp. com urgencia.


  • NGCcosta disse:    ( 27.02.2012 às 23:42 )

    Alan. Sinto muito,mas não posso te responder com certeza, mas sei que existe formas de se comprar imóvel em leilão, e garantir a saída do ocupante em prazo mínimo, procure se informar com o leiloeiro ou um especialista nessa questão, já que é uma pratica com leis um tanto complexa, cautela muita cautela, não entre nesse projeto sem conhecimento, existem muitas considerações que pode acabar inviabilizando a vantagem que se espera ter. Boa sorte


  • NGCcosta disse:    ( 27.02.2012 às 23:15 )

    Walder, Esse tipo de cobertura e outras ,é opcional, ou pode ser exigido pelo locador, procure saber com o locador ou imobiliária antes de optar pelo seguro fiança e veja a viabilidade, áh, é claro que o valor do seguro vai aumentar a cada produto incluso,leia todo o contrato minunciosamente e com muita calma, para não cair em armadilhas, o que é muito comum nesse tipo de fiança, cautela nunca é demais, abçs.


  • Walder Paulo disse:    ( 27.02.2012 às 14:52 )

    Gostaria de saber se o seguro fiança ” PORTO ” da cobertura para damos do imóvel como por exemplo problemas na rede elétrica, limpeza de Caixa dágua et…


  • Alan disse:    ( 24.02.2012 às 21:35 )

    Boa Noite!
    Gostaria de comprar um imóvel que estar no leilão, só que o mesmo encontra se ocupado. Quais são as leis e o que devo fazer para que o proprietário antigo possa sair do imóvel hoje com novo dono EU? Peço sua ajuda


  • NGCcosta disse:    ( 12.02.2012 às 21:16 )

    Regina, a seguradora cobre a multa indenizando o locador(ou imobiliária, que fica com o premio, muita das vezes), mas certamente você sera acionada judicialmente pela seguradora por quebra de contrato,veja que ao fim do contrato,se você quiser continuar no imóvel,só será possível se renovar com a seguradora(outra forma de fiança não será aceita pela imobiliária) “absurdo né” leia o contrato minunciosamente,Tem muitas pegadinhas,para você ser lesada.Abçs


  • NGCcosta disse:    ( 08.02.2012 às 0:33 )

    Silvio, agente só pode lamentar né mesmo, esse mercado é podre mesmo,,saúde ,paz e força-. Abçs


  • maria Regina Regonha Stocco disse:    ( 07.02.2012 às 18:12 )

    O seguro cobre a multa contratual no caso do inquilino, comprar um imovél e sair antes do termino do contrato?

    Aguardo resposta e antecipo agradecimento

    Maria Regina Regonha Stocco


  • silvio monteiro disse:    ( 05.02.2012 às 22:07 )

    eu ganho um slario minimo de apsentadoria a minha esposa tamben eu teria de alugar uma até rs 300,00 que so seria numa favela e nos temos 68 anos


  • NGCcosta disse:    ( 04.02.2012 às 20:46 )

    Oi Tamires, Sem dúvida a melhor opção,é o depósito de três meses.É menos burocrático,mais rápido e no fim do contrato esse depósito é devolvido a vc com juros e correção. E a pior opção seria o tal seguro fiança, que só e feito e aceito, pela Porto Seguro, isso é,se o seu cadastro for aprovado, o que eu acho muito difícil. Vc pagaria em média o valor de dois alugueis para cada ano de contrato,e esse valor não é devolvido a vc no fim do mesmo, e vc não pode mudar a forma de fiança, ou seja, será obrigado a renovar com eles sempre, e também eles não devolvem a taxa que vc paga de R$ 45,00 p/ análise do cadastro. Posso ser bem franco com vc! Fuja dessa ARAPUCA,(procure por sites de reclamações de seguro fiança e veja a canalhice que é), e escolha o depósito,que ainda é a melhor forma de se alugar um imóvel. Tamires,aproveita que não é todo locador que aceita essa modalidade de garantia, espero ter ajudado, Abçs


  • tamires disse:    ( 02.02.2012 às 15:11 )

    ola! no meu caso eu estou indo a rerviço para santos sp.e nao vou ter serviço registrado durante um tempo e arrumei um apartamento no valor de 850 reais e o proprietario pediu seguro fiança.mas posso depositar 3 meses adiantado.voces podem me dar uma sugestao?muito grata.E no momento eu estou morando em Campo Grande ms


  • NGCcosta disse:    ( 28.01.2012 às 21:50 )

    ELISANGELA, PODER VC PODE, O QUE ELES QUEREM SÃO OS SEUS R$45,00, QUE NÃO SERÃO DEVOLVIDOS, E A RESPOSTA DA ANALISE VAI SER A SEGUINTE (A recusa pela análise do risco se deve a análises internas, na qual nosso sistema processou todas as informações do cadastro, pontuando todos os dados da locação e do mercado de crédito e cruzou esta pontuação com a experiência estatística do Produto Porto Aluguel. Neste caso a pontuação necessária para aprovação do cadastro não foi atingida.) EXATAMENTE NESSES TERMOS.E VC VAI FICAR SEM ENTERDER NADA,VAI PEDIR ESCLARECIMENTO, E VAI RECEBER A MESMA RESPOSTA.É FURADA SE NÃO ACREDITA . PAGUE PRA VER, DEPOIS CONTA AQUI. ABÇS


  • elisangela de farias disse:    ( 21.01.2012 às 12:15 )

    posso fazero seguro fiança com o salario de 800,00?


  • NGCcosta disse:    ( 16.01.2012 às 22:11 )

    AMIGOS,FUJAM DA ARAPUCA,QUE É ESSE CARTEL FORMADO PELO ITAU-PORTO SEGURO,ELES VÃO TOMAR SEU DINHEIRO E TE FAZER REFÉM, A COMEÇAR PELOS R$45,00 QUE VC PERDERÁ EM TAXA DE ANALISE DE FICHA, POIS GARANTO QUE ELES VÃO TE DIZER QUE “VC NÃO CONSEGUIU A PONTUAÇÃO NECESSÁRIA PARA APROVAÇÃO DA FICHA” E NÃO ADIANTA APRESENTAR UMA ÓTIMA RENDA,NOME LIMPO E ETC.. E SE APROVAR, VAI SER COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, QUE É PRA FICAR MAIS CARO O SEU SEGURO, POIS ELES PRECISAM PAGAR A COMISSÃO DA IMOBILIÁRIA, POR TER CONVENCIDO VC A OPTAR PELO SEGURO FIANÇA QUE POR SINAL É MONOPOLIZADO PELA PORTO SEGURO, ELES FEREM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ARTIGO 170 PARAGRAFO IV,QUE ASSEGURA A LIVRE CONCORRÊNCIA,, PORÉM NÃO OCORRE TAL DIREITO CONSTITUCIONAL. SENDO O SEGURO FIANÇA PORTO SEGURO, O ÚNICO ACEITO TODAS AS IMOBILIÁRIA DE TODO BRASIL. PROCURE PELO PRODUTO CARTÃO ALUGUEL DA CAIXA, ÓTIMO PRODUTO ,MUITO MAIS BARATO,MAS NÃO É ACEITO.
    CONSELHO DE AMIGO FUJA, MAS FUJA MESMO, É ABORRECIMENTO GARANTIDO. (PORTO SEGURO!PRA QUEM????)


  • chris disse:    ( 13.01.2012 às 21:21 )

    preciso saber quanto tempo posso permanecer no imovelapos parar de pagar se paguei o seguro fiança, o que esse seguro cobre pra mim locatario, fiz um contrato dee um ano e paguei 5 meses fiquei desempregada e agoraquanto tempo esse seguro cobre???


  • cynthia disse:    ( 07.01.2012 às 22:05 )

    Gostaria de saber se mesmo com restrição do nome é possivel fazer o seguro fiança e qual o valor de um seguro para um aluguel de 700,00 ?


  • sueli disse:    ( 22.12.2011 às 18:30 )

    gostaria de saber a mesma coisa que a jeane perguntou sobre sair antes de vencer ocontrato sou obrigada a pagar a multa contratual se nao pagar eles sujam seu nome?


  • Amanda disse:    ( 21.12.2011 às 15:49 )

    UMA MERDA ESSA SEGURO FIANÇA TEM MUITA SEGURADORA PIRATA NO RAMO.


  • jorge freire da silva disse:    ( 19.12.2011 às 17:56 )

    por que mesmo apresentando um comprovante de renda 4vezes o valor do aluguel e mesmo asim tive que arrumar fiadores com imoveis e passar por toda essa burocracia inesplicavel e inutil.


  • REGINA CELIA disse:    ( 01.12.2011 às 22:25 )

    oi, gostaria de saber se a pessoa tem restrições no cerasa ou spc , ela poderá assim mesmo locar um imóvel ultilizando o seguro fiança?obrigado.


  • Jéssica cruz da silva disse:    ( 20.11.2011 às 20:02 )

    queria saber mais sobre o seguro fiança, se pode ter restrição no nome, e de quanto sairia o seguro de um aluguem de 500,00
    obrigada


  • Jeane disse:    ( 20.11.2011 às 17:21 )

    Boa tarde!

    Gostaria de saber, se sair antes do termino do contrato de locação, como fica o seguro fiança e é devolvido o dinheiro?como procede ? Como funciona; eu como inquilina pago para o dono do imovel 3 meses de multa do valor de aluguel? ou seja qual é a posição da seguradora nesse sentido.

    Atenciosamente,

    Jeane


  • adriana disse:    ( 18.11.2011 às 13:37 )

    Gostaria de saber quanto sai o valor de seguro de um aluguem de 1500,00 reais.
    Obrigada.


  • jose edson gomes disse:    ( 27.10.2011 às 12:31 )

    -alugei um apartamento,com contrato de 6 meses dando a fiança,o meu aluguel vence todo dia 25 de cada mês,só que resolvir desocupar o imovel no dia 27 a dona do imovel está querendo que eu pague o aluguel,já que a fiança esta paga.o que devo fazer.


  • clovis carrero disse:    ( 31.03.2011 às 13:40 )

    Gostaria de saber exatamente como funciona o seguro-fiana,percentuais etc.. Objetivamente,preciso saber em qto.ficaria um seguro para um aluguel de R.1.000(um. mil reais).
    Obrigado. cloviscarrero@yahoo.com.br


  • Camila disse:    ( 15.07.2010 às 15:34 )

    Mas o que esse segura que pagamos?


  • wilson cosenza disse:    ( 28.06.2010 às 11:12 )

    certamente e para quem nao tem outra saida…se precisar,vai ser explorado.e assim que funciona.


  • Maria del Pilar Rocio Benedeti Garcia disse:    ( 21.06.2010 às 18:33 )

    eu acredito que esse seguro fiana nada mais que uma forma de explorar quem vive de aluguel e com isso beneficiar seguradoras. Eu concordaria se o seguro fosse nico durante a vigencia do contrato. Quem for inadimplnte no primeio ano, sai da casa e o locatrio no tem prejuzo. Mas e os bons pagadores? No ano seguinte, so obrigados a fazer mais seguro fiana que um absurdo pois sai quase o dobro do aluguel. Com isso praticamente tem que pagar no doze alugueis e sim catorze, alem de no poder declarar isso no imposto de renda.Qual a vantagem que o locador tem ? O de no pedir a alguem para ser fiador ? Infelizmente estamos num pas onde “em nome da facilidade” (ou qualquer coisa parecida) est surgindo meios de explorao para ganhar dinheiro fcil, parabenizo a genialidade que est por detrs da Porto Seguro ! Que direta ou indiretamente est influenciando as imobilirias a no aceitarem
    fiador ou cauo.
    Maria del PIlar


  • Robert disse:    ( 21.06.2010 às 18:21 )

    ACHEI 4 vezes muito, acho que devia ser 3 !
    Quanto custa este procedimento ?
    e tem que pagar todo ano ?
    Obrigado,
    Robert


  • Mara Russell disse:    ( 20.06.2010 às 7:01 )

    Porm caso o inquilino saia antes do trmino do contrato, a multa rescisria proporcional e bastante reduzida.

    Sds,



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel