Revista Zap Imóveis » Fechando negócios

Novas regras da Lei do Inquilinato entram em vigor nesta semana

Tags:

alugueis

,

aluguel

,

inquilino

,

lei

,

lei do inquilinato

,

locação

publicado em 29/11/2011 às 8:05 ,
atualizado em 06/08/2012 às 15:48
por Ystatille Gondim | Fonte: O Globo

Comentar

Locação de imóvel (Foto: Divulgação)

Agora é para valer. As novas regras para o aluguel de imóveis passam a vigorar, a partir desta segunda-feira. Para antigos ou novos contratos. Mas o que de fato muda com as alterações na Lei do Inquilinato? Uma das principais mudanças é que os inquilinos com aluguel em atraso poderão ser alvo de ação judicial de despejo com prazo de 15 dias para desocupação liminar do imóvel, se estiverem sem garantia locatícia. O mesmo prazo poderá ser utilizado para despejo, em trinta dias, caso não seja feita a substituição do fiador que tiver se exonerado. De acordo com o advogado Hamilton Quirino, a ação só poderá ser suspensa com o pagamento do saldo devedor dentro de tais prazos, a partir da notificação. E, nestes casos, o inquilino não poderá ter mais nenhum atraso no período de dois anos sob pena de despejo imediato.

Pelas normas atuais, é exigido que o inquilino receba dois mandados judiciais, o que, no fim das contas, faz a retomada do imóvel demorar, em média, 14 meses. Com a mudança, o gerente jurídico da Apsa, Giovani Oliveira, acredita que o tempo médio para retomada do imóvel será reduzido bastante, para uma média de quatro meses. Ao ler as alterações, alguns podem concluir que o proprietário é o maior beneficiado. Mas, de acordo com Oliveira, o código favorece as duas partes.

“As mudanças são bastante equilibradas e estimulam o bom inquilino e o bom proprietário. Um dos grandes vilões da locação era a dificuldade de se encontrar um fiador. Com as novas regras, o locador não precisará mais ter contrato de fiança para garantir o seu imóvel, pois terá a possibilidade de despejar mais facilmente um inquilino mau pagador através de ação judicial. Isso vai dar maior segurança para aqueles proprietários que atualmente temem colocar imóveis para alugar. A nova lei deve favorecer a oferta para locação, estimulando o setor imobiliário a diminuir o valor de mercado do aluguel”, diz o advogado.

Fiador poderá desistir de seu compromisso – No código atual, o fiador é obrigado a garantir o imóvel até a sua efetiva devolução ao proprietário. A nova lei também estabelece que poderá haver troca de fiador na regência ou prorrogação do contrato. Isso quer dizer que, se o fiador desejar exonerar-se de suas obrigações depois do fim do contrato ou no caso de separação dos cônjuges, deverá comunicar o seu desligamento, mas deve permanecer responsável ainda pela fiança por 120 dias depois de feita a comunicação. O proprietário também terá a possibilidade de exigir um novo fiador ou garantia, caso o atual entre em processo de recuperação judicial.

“Essas novas regras deverão diminuir a resistência dos fiadores, pois o risco para eles também foi diminuído. A antiga lei era complicada e muitas vezes os benefícios desses aluguéis não compensavam a dor de cabeça que vinha junto”, explica o gerente jurídico de locações do Secovi Rio, Antônio Paulo Monnerat.

Multa rescisória proporcional ao período restante do contrato – A nova lei estabelece a proporcionalidade da multa rescisória do aluguel. Assim, se o inquilino decidir entregar o imóvel antes do fim do prazo, ele pagará um valor proporcional ao tempo que faltaria para cumprir a totalidade do contrato. Um exemplo: se o prazo for de 30 meses, com multa rescisória de três meses de aluguel e o inquilino sai depois de 18 meses, ele deve pagar multa correspondente aos 12 meses restantes, isto é, de 1,2 mês de aluguel. Também ao proprietário caberá pagar uma indenização ao locatário caso deseje retomar o imóvel antes do prazo estabelecido em contrato sem que tenha sido por uma das utilidades previstas em lei, como o uso próprio.


publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (197)


  • wagner disse:    ( 21.09.2014 às 21:05 )

    ola sou locatario de um ponto comercial a 10 anos sempre paguei em dia mas esses meses estou atrasado um mes fico todo mez 30 dias atrasado posso perder o ponto facil.


  • Revista Zap Imóveis disse:    ( 02.07.2014 às 15:10 )

    Ana,

    o melhor a se fazer é consultar um advogado do ramo imobiliário para saber seus direitos.


  • anacampos disse:    ( 30.06.2014 às 11:03 )

    Gostaria de saber se um “gato” de luz feito no meu ponto comercial dá direito a rescindir o contrato de aluguem com o locatário?.Obrigada


  • Revista Zap Imóveis disse:    ( 25.06.2014 às 16:06 )

    Olá Renato,

    o melhor a se fazer é consultar um advogado para saber o procedimento correto.


  • renato disse:    ( 23.06.2014 às 1:26 )

    olá,gostaria de saber como faço para despejar um inquilino comercial sem contrato a quase dez anos,ele paga o aluguel em dia,porém,este defazado e gostaria de reformar o imovel e alugalo por um valor melhor.


  • elcilene disse:    ( 18.06.2014 às 11:12 )

    olá bom dia!!!
    morava a quase 7 anos.uma das proprietaria pediu o imovel alegando q era para uso proprio…sai agora faz uma semana e liguei pra a proprietaria que aluguei o imavel para ela vim buscar a chave ela me disse que queria logo a chave para da uma melhorada na casa e colocar pra alugar…achei que elas me enganaram pois que entregaram uma carta declarando que o imovel seria pra uso proprio…gostaria de saber quais sao meu direito…ate pq nao queseram nenhum tipo de acordo camigo!!!


  • darlene disse:    ( 29.05.2014 às 21:12 )

    aluguei um apartamento há 2 meses, moro no terceiro andar, o morador do segundo andar me reclamou que esta vazando no banheiro dele,e o meu chuveiro parou de esquentar , comprei um novo chuveiro e continua do mesmo jeito, liguei na imobiliária e me disseram que estes consertos são por minha conta, gostaria de saber se esta certo isto?


  • Caroline Pereira disse:    ( 14.01.2014 às 9:48 )

    Oi Luciane. Confira o que foi firmado entre vocês no contrato. Qualquer dúvida peça a ajuda de seu advogado, que poderá orientá-la da melhor maneira.


  • Luciane Neves disse:    ( 14.01.2014 às 5:42 )

    Comprei um imovel q está alugado por 1 ano, com contrato particular entre o antigo dono e o inquilino. Com a nova lei, posso pedir pro inquilino desocupar imediatamente, pois quero residir nele? Quais os meus direitos neste caso? Obrigada


  • Caroline Pereira disse:    ( 18.12.2013 às 17:39 )

    Olá Ana. Converse com a imobiliária e informe-se sobre as visitas. Qualquer coisa confira também o que ficou acertado no contrato.


  • Caroline Pereira disse:    ( 11.12.2013 às 17:58 )

    Olá Vera. Como o seu caso possui muitos detalhes, o aconselhável é buscar a ajuda/suporte de um advogado. Ele poderá orientá-la em todos os procedimentos.


  • Ana Malinowski disse:    ( 28.11.2013 às 9:51 )

    gostaria de saber se as pessoas da
    imobiliária tem que fazer visitas de pois de um mes.


  • Caroline Pereira disse:    ( 25.11.2013 às 16:35 )

    Eliana, consulte seu advogado e exponha essa situação. Ele poderá orientá-la sobre como proceder daqui para a frente.


  • Vera Regina Ribeiro de Oliveira disse:    ( 23.11.2013 às 21:02 )

    gostaria de saber como anda a nova lei do inquilinato.Findo o prazo de 30 meses,é automático,ou terei que fazer outro contrato?O contrato expirou em 10 de Setembro de 2013.pago atualmente,846.00 na casa,já reajustada pelo IGPM.No caso de novo contrato a propietária pode querer aumentar a casa?E se eu não tiver condições,como é o caso,o que faço?pago em dia.aliás bem adiantada,nunca atrasei um dia sequer de aluguel.O depósito é feito na conta corrente da procuradora da proprietária,com quem me dou muito bem.Sou obrigada a outro contrato,ou é automático como antes?por favor me responda porque preciso estar ciente,quando a procuradora vier falar comigo.Obrigada


  • Eliana Aparecida Penkal disse:    ( 22.11.2013 às 17:32 )

    Tenho um imovel alugado por 30 meses. Já faz dois meses que o inquilin o não paga já se mudou e não tenho como entrar. Foi deixado para administrar na Imobiliária e eles dizem que o inquilino deixou as chaves com ele sem protocolo nem nada. Como devo agir??? Com o inquilino e com a Imoviliária?


  • Caroline Pereira disse:    ( 21.11.2013 às 18:00 )

    Olá Elton. Confira com eles se esta carta é para te dar uma opção de comprar o imóvel. Uma conversa franca vai esclarecer tudo e você poderá sanar essa dúvida.


  • Elton Colantonio disse:    ( 20.11.2013 às 21:23 )

    Moro em um apto há quase três anos, desde o inicio fiz o seguro fiança Porto Seguro, em setembro agora o contrato de 30 meses venceu e a advogada que cuida do imóvel disse que teria que aumentar o valor e concordei, atualizei o contrato fiança e agora em novembro recebi uma carta onde me comunicam a opção de compra do imóvel, me dando 30 dias para me manifestar sobre interesse caso contrario eles entendem que não tenho interesse.
    Gostaria de saber se isto esta correto? E como posso me defender quais são os prazos para eu desocupar o imóvel e se eles tem alguma penalidade, pois como disse acabei de renovar o contrato. Fico no aguardo deste retorno pois meu prazo esta correndo.


  • andrea de lima disse:    ( 11.11.2013 às 22:56 )

    boa noite, moro a 13 anos no mesmo lugar, e o dono da imobiliaria não refez mais o contrato, pago 1100,00 com a agua junto, agora a proprietaria quer aumentar o aluguel para 1500,00 ela pode fazer isso? disse que se nao concordarmos que é pra sair, apesar dos 13 anos morando aqui nao temos nehum direito,se eu fizer uma contra proposta e ela nao aceitar o que pode ser feito.


  • Darci disse:    ( 22.10.2013 às 15:16 )

    este comentário é apenas para a retificação do meu nome: é Darci.
    darcu disse: ( 22.10.2013 às 15:11 — Seu comentário aguarda aprovação )
    Tenho um contrato de locação com seguro-fiança por 30 meses. Se sair antes do prazo a multa é de 3 aluguéis, mas tem uma cláusula isentando de multa após um ano de contrato. Preciso sair agora, após 8 meses de locação e gostaria de saber se a multa por rescisão deverá ser paga sobre os 30 meses ou poderá ser referente aos 12 meses após os quais eu não pagaria mais multa.
    aguardo sua resposta e agradeço.
    Darci.


  • darcu disse:    ( 22.10.2013 às 15:11 )

    Tenho um contrato de locação com seguro-fiança por 30 meses. Se sair antes do prazo a multa é de 3 aluguéis, mas tem uma cláusula isentando de multa após um ano de contrato. Preciso sair agora, após 8 meses de locação e gostaria de saber se a multa por rescisão deverá ser paga sobre os 30 meses ou poderá ser referente aos 12 meses após os quais eu não pagaria mais multa.
    aguardo sua resposta e agradeço.
    Darci.


  • magno lisboa disse:    ( 15.10.2013 às 19:22 )

    gostaria de tirar uma dúvida a casa que eu moro venceu o contrato e dei 3 meses de deposito no valor de 1.200 mais o aluguel de 400 e agora que estou querendo renovar o contrato o locátario está me pedindo que eu pague um reajuste do deposito pq o alguel vai para 550 reais ou seja tenho que dar a diferença de 150 reais isto é correto?


  • edson de a santos disse:    ( 06.10.2013 às 0:57 )

    aluguei um quarto tem 3 meses por motivo desagradavel pedir pra que ele deséalcupe o imovel gostaria de saber se ele tem direito alguma coisa


  • dileine luciane magrini disse:    ( 02.10.2013 às 13:20 )

    Boa tarde! Estou precisando muito de ajuda.
    Moro em um apartamento alugado há 2 anos, quando eu entrei dei 3 meses de deposito, há dois meses estou com o aluguel atrasado e tenho medo de ser despejada, o que eu devo fazer? Devo entrar em contato com a imobiliária e tentar um acordo? Posso usar esse deposito para pagar essa divida? Por favor me ajudem.
    Tenho filhos pequenos.


  • Nádia disse:    ( 10.09.2013 às 12:02 )

    Bos tarde,

    Quero alugar um apartamento no qual consta do contrato que deverei pagar uma multa referente a 3 meses de aluguel caso saia antes do vencimento do contrato, isso pode legalmente constar no contrato?pois pelo o que li na matéria acima, existe a multa proporcional. Devo pedir para que retirem isso da claúsula do contrato?ou posso brigar na justiça dizendo que a cláusula é abusiva?

    Obrigada


  • zenilda duarte disse:    ( 24.08.2013 às 3:06 )

    aluguei um imóvel para uma igreja que ficou com as duas cópias do contrato e agora em outubro completa 01 ano eles se mudaram, mas deixaram a placa da igreja e vedaram a porta com cadeados o contrato vence em outubro mas eu ñ tenho uma cópia pois eles nunca me devolveram. saíram dia 22/08/13 e so pagaram julho. dentro está vazio mas tenho medo de arrombar os cadeados e eles alegarem que vai fazer um ano em outubro e que foi invasão. se eles não pagarem agosto setembro e outubro o que fazer????


  • Ana disse:    ( 23.08.2013 às 12:38 )

    Alugamos um imóvel comercial e o inquilino saiu as escondidas deixando vários alugueis atrasados, podemos entrar contra ele mesmo assim?


  • Alex Ferreira disse:    ( 21.08.2013 às 9:43 )

    Caros,bom dia!

    Aluguei um imóvel com a garantia de ser uma ótima casa, mas passado algum tempo, o cano da caixa d’água se rompeu alagando toda a casa molhando móveis, roupas, eletrodomésticos e equipamentos de som. No exato momento em que isto estava acontecendo,às 23h,liguei na imobiliária e pedi para que o corretor fosse até lá para ver o ocorrido e poder me auxiliar. O mesmo simplesmente disse para eu resolver e que no dia seguinte mandaria alguém para arrumar. Isso foi num domingo a noite. Precisei chamar um pedreiro para resolver as pressas o vazamento. Duas semanas depois foi aparecer alguém para mexer na casa. Nesse período fiquei sem água nas caixas tendo que pegar água da rua para comida, banho e limpeza da casa. Enfim, não tive aparato nenhum da imobiliária tendo um prejuízo em aproximadamente R$ 2500,00 entre equipamentos de som, móveis, roupas, eletrodomésticos e mão de obra contratada no dia do ocorrido. Gostaria de saber se tenho direito a ser ressarcido quanto a isso. Desde já, obrigado pela atenção.


  • DUDA disse:    ( 27.07.2013 às 21:10 )

    QUERO UM SALAO PARA SEMPRE


  • valeria disse:    ( 19.07.2013 às 21:00 )

    ola coloquei na imobiliaria o meu imovel so que inquilino naõ paga o aluguel a 3 meses o que devo fazer? quem fica com os prejuizos?
    grato
    valeria


  • RISONETE M RIBEIRO disse:    ( 16.07.2013 às 14:05 )

    aLUGUEL UM AP O QUAL MORO AH 9 ANOS E O CONTRATO TEM SE RENOVADO AUTOMATICAMENTE,ESSA SEMANA RECEBI A VISITA DO ADM DO IMOVEL DIZENDO QUE OS NETOS DO PROP FALECIDO QUEREM QUE DESOCULPE O IMOVEL EM 15 DIAS E EU FIZ UMA OBRA QUE ME CUSTOU 22.000 COM AUT DO ADM DO IMOV FAZEM 3 MESES QUE TERMINEI A OBRA,EH LEI? TENHO QUE DESOCUPAR EM 15DIAS? POR FAVOR RESPONDAM O MAIS RÁPIDO ESTOU AFLITA.OBRIGADO


  • Ana Paula Portugal disse:    ( 12.07.2013 às 21:08 )

    Moro de aluguel e dia 15 de julho agora, faço 1 ano. No mês de maio a proprietária me disse que não poderia renovar contrato, portanto, estou na fiança. Quanto tempo tenho para entregar a casa? Por favor, me responda, é URGENTE!. Grata.
    Ana Paula.


  • tânia nazaré disse:    ( 12.07.2013 às 12:17 )

    estou morando de alugeuel num imóvel a 5 anos, reforme, pago em dia, fiz contrato com a imobiliária, todo aumento que tem por lei, eu pago, agora o dono do imóvel que aumentar o aluguel por conta própria, sem respeitar o índicie, disse que vai se desligar da imobiliaria, o meu contrato vence em 2014, o que faço se a imobiliaria não tiver mais negócio com ele, como fico? a imobiliária disse que vai fazer um termo dizendo que o dono vai administrar o negócio por conta própria, e quer que eu assine, e se eu assinar, como fica o contrato que fiz com a imobiliária, e se ele quiser pedir um valor fora da realidade, ou até mesmo a casa, o que faço? me ajudem por favor.


  • eliete disse:    ( 02.07.2013 às 14:54 )

    tenho uma casa de aluguel que o inquilino mora a mais de um ano paga o aluguel as vezes atrazado agora disse que a casa e uma droga que nao presta disse para ele sair do imovel,ele disse que vai cobrar tudo em juizo e nao concorda em pagar multa por atrazo o que posso fazer devo consertar a casa desde ja obrigada


  • Caime disse:    ( 26.06.2013 às 9:59 )

    Olá bom dia. Aluguei uma casa a 6 meses atras diretamente com a dona. A casa estava em péssimas condições, mas como precisava muito de uma casa aceitei e lá morei 6 meses com minha esposa e filho. Dentre esses meses a casa ao lado com um comodo a mais, estava para ser desocupada e conversei com a dona para ver se haveria a possibilidade de que nos mudássemos para lá. O contrato da outra casa ainda faltavam 6 meses para acabar então ela prometeu que me manteria o valor do aluguel anterior pois me propus a fazer uma pequena reforma na casa pois estava simplesmente inabitável. Ela logo aceitou me deu um mês de aluguel e comprei piso,vaso,pia,tinta,vitro em fim tudo o que seria necessário para que a casa ficasse habitável. No entanto os problemas por ela informados eram pintura,e manutenção simples da mesma. Só que as paredes ao descascar a pintura antiga começaram a soltar o reboque,na parede da cozinha da choque e na encanação da pia que deveria cair a água,ela ia direto para a terra abrindo assim um buraco de 1 metro e meio de profundidade e uns quarenta centímetros de largura colocando em risco a queda da lajem. Fora isso o banheiro esta com o mesmo problema da cozinha,dando choque ao redor do vaso ha pequenas frestas que entram água e provavelmente acabara no buraco o qual a cozinha tambem apresentava. Em fim, estou com uma casa cheia de entulho dando choque nas paredes se assim pode se chamar goteiras pra todo lado e não tenho condições de criar a minha família em um lugar deste. Por favor me orientem o que devo fazer.. Se possível me respondam via email. Grato


  • norma mello gomes disse:    ( 23.06.2013 às 19:34 )

    Meu contrato termina dia 05 de outubro de 2013.Gostaria de saber se tenho mais algum tempo p ficar no imovel ou se tenho que devolve-lo nesse dia. Grata pela atenção


  • Rosana Moreira disse:    ( 07.06.2013 às 23:06 )

    Aluguei um ap. para um casal,logo percebi que eram usuários de drogas, e faziam muito barulho à noite, então pedi o ap. eles foram embora, porém não entregaram as chaves, e nem retiraram a mudança…por favor alguém sabe o que eu devo fazer??


  • fernanda disse:    ( 07.05.2013 às 13:24 )

    Bom dia! Aluguei um imóvel este mês por uma imobiliária, como morava em outra cidade a atendente entregou-me as chaves do apto apenas com a minha assinatura e do meu esposo se ter sido reconhecida e sem a assinatura do fiado. Fizemos a mudança dia 30/04 e depois que mudamos fomos informados pelo sindico do prédio que o prédio vai passar por uma reforma, externa e talvez interna onde irá tirar todas as janelas e troca-las, vai pintar, vai mudar toda a área comum do prédio. Procuramos a imobiliária para dizer que não tínhamos sido comunicados desta reforma e que se ela realmente for acontecer que não tenho interesse de ficar no apto, que vamos sair do apto. A imobiliária disse que também não tinha esta informação e demonstrou surpresa diante do acontecido, neste momento deixamos claro nossa insatisfação, e dissemos que não vamos pagar a multa rescisória do contrato que são 3 alugueis e que não vamos pagar a taxa de mudança cobrada pelo prédio, pq se estivéssemos sido avisados desta reforma provavelmente nem tínhamos olhado este apartamento, que dirá alugado e feito a mudança, a imobiliária falou que iria entrar em contato com o dono e retornaria. A imobiliária ainda não retornou falando como ficará nossa situação, mas ligou varias vezes pedindo o contrato assinado por nos inquilinos e pelo fiador com as assinaturas autenticadas. O que devo fazer? Posso entregar este contrato assinado? Quais são meus direitos? Como proceder? Obrigada e aguardo retorno.


  • Joanna disse:    ( 18.04.2013 às 22:04 )

    Minha sobrinha têm um inquilino que reside no imóvel a mais de dez anos. Só que ela precisa do mesmo para uns parentes que vão cuidar dela porquê está debilitada fisicamente.Como pedir o imóvel?Ela precisa pagar algum tipo de multa?


  • izabel dornelles disse:    ( 10.04.2013 às 1:00 )

    Fiz um contrato de 4 anos de uma sala comercial,a loja estava toda destruida ,fiz toda a reforma,cuando aluguel a loja estava feichada algum tempo fui a primeira inquilina ,o proprietario fez uma esençao de 3 alugeis,para a reforma no contrato ele colocou que esses trez meses seria para a reforma e troca de piso. faz 3 anos que estou no imovel,ele quer almentar o aluguel pelo dobro que esta sendo cobrado,disse que pela lei ele pode fazer isso,Ele pode aumentar o aluguel antes de vencer o contrato.e a reforma posso pedir judicialmente que ele me reçarse?


  • sarah gomes disse:    ( 05.04.2013 às 22:32 )

    alguei um apartamento,quarto e sala, onde dizem nao ser cobrado condominio,recentemente colocaram camaeras nos corredores, onde o proprietario dise que tudo era, filmado e gravado..no meu contrato diz que o proprietario nao se resposabiliza por nada que esteja nos coredores…seja de um chinelo a uma bicicleta, mais o lugar nao dispoe de um simples bicletario, e como eles dizem que era tudo gravado eu deixei no corredor e a mesma foi roubada…e o proprietario diz que nao vai me ressacir…ele ta certo..


  • Lauro Machado disse:    ( 04.04.2013 às 14:21 )

    Aluguei um apto com validade de 30 meses conforme consta em contrato,fiz tudo pela imobiliaria, a mesma fechou e me deixou uma conta para efetuar o depósito e é o que tenho feito.Vence em Agosto de 2013, dei 4 alugueis de caução que seriam descontados nas últimas parcelas. Agora a proprietária veio e me pediu para desocupar em até 30 dias que ela vai colocar uma parente para morar. O que devo fazer?


  • LUIZ CESAR RIBEIRO disse:    ( 13.03.2013 às 18:35 )

    Aluguei uma casa há cerca de 6 meses em virtude da mudança para outra cidade, onde estou pagando aluguel.
    Quero comprar uma casa onde estou morando mas preciso vender a que aluguei.
    Posso vender essa casa na vigência do contrato? Fiz contrato de 30 meses.


  • lindinalva da silva rosa disse:    ( 12.03.2013 às 21:20 )

    omde esta a resposta da milha pergunta por gentileza responda


  • lindinalva da silva rosa disse:    ( 12.03.2013 às 21:16 )

    aluguei uma casa de boca moro 8 meis dei um meis adiamtado a dona presiza da casa tenlho que mudar por favor me responda tenlho guanto tenpo para emtregar a casa e telho que comtinuar a pagar o aluguel ou nao me ajuda por favor


  • Ednei Neves disse:    ( 12.03.2013 às 19:11 )

    Foi muito boa a explicação dada sobre a nova lei, agora o que não foi explicado é o seguinte, esta lei é federal, estadual ou municipal? Ah! aproveito ainda para pedir o numero da mesma e data de publicação.
    Muito obrigado.
    Ednei Neves


  • lianne disse:    ( 12.03.2013 às 17:00 )

    Aluguei uma casa e o proprietario sabia q eu tinha dois caes.. tres dias depois q me mudei ele veio pedir a casa dizendo q os vizinhos estavam reclamando dos caes.. Dei a ele no ato um mes de fiança e faz um mes amanha q estamos na casa. Ainda nao encontrei outra casa, o mes q venceu ficou pela fiança.. quanto tempo tenho ainda pra procurar outra casa? tenho direito a nao pagar? ele nem fez contrato comigo.. o q devo fazer? Por fvr me responda urgente ok?


  • André Eduardo de Souza Amorim disse:    ( 05.03.2013 às 18:13 )

    Aluguei um apartamento,e ao entrar notei que tinha problemas(defeitos) que logo informei a imobiliaria,mais passado 6 meses,nada foi feito,depois que se iniciou o ano,com as chuvas,houve muitas infiltrações,agora até a proprietária me disse que poderia sair do imóvel sem pagar as multas do contrato,eu queria saber se ao pedir essa rescisão,tenho direito a 1 ou 2 meses sem pagar,enquanto procuro outro imóvel?


  • Elisabeth disse:    ( 01.03.2013 às 3:45 )

    Por favor, preciso de orientação;meu marido alugou uma casinha de dois cômodos no fundo da casa onde moramos, água e luz é tudo junto, não foi feito contrato algum pois o casal foi indicado por conhecidos e nem qualquer tipo de depósito, no entanto ele só paga em atraso, dá o maior trabalho para pagar as contas de água e luz, e ainda por cima não mantem a casa e o quintal em condições de higiêne, possui um cachorro que foi contra a nossa vontade. Enfim, pedimos que ele desocupe a casa em trinta dias, e esse prazo já esta se esgotando no próximo dia 09/03/2013. Ele mora lá desde 09/12/2012. Me parece que vai dar trabalho para sair de lá, o que podemos fazer para obriga-lo a desocupar? Por favor me ajudem? Grata


  • nadege araujo disse:    ( 28.02.2013 às 19:01 )

    bom eu comprei um ponto comercial,que estava com o contrato vencendo faltando 6 meses,comprei o ponto não o imóvel e o antigo iquilino q mim vendeu o ponto foi renovar o contrato no nome dele,ou ser o nosso fiador, mais a proprietaria nao quis renova e ñ aceitou como fiador,e eu pagava 900,00 quando comprei,quando foi fazer o contrato ela aumentou o aluguel pra 1800,00 e eu fiquei pagando durante 1 ano e 4 meses,como o contrato venceu e eu ñ quero renovar eu pedi 3 meses pra arrumar um outro salao, e fui o mes passado pagar o aluguel ela nao aceitou disse q só reberia com o reajuste e aumentou pra 2.000,00 como eu tinha voltei com o dinheiro.agora arrumei outro salao e entrguei a chave e o estabelicimento todo limpo e pintado.e ela disse q vai mim mandar uma citaçao por falta de pagamento que foi este que ela nao quias reber,e o calção q já foi pago pelo antigo iquilino,o que devo fazer mim ajude


  • dane disse:    ( 20.02.2013 às 20:12 )

    Meu namorado alugou um apartamento sem assinar nada a proprietária pediu a fiança,pagamos no dia 15 de fevereiro,e ela já pediu o mês do aluguel para o dia 1 de março. mas ela ainda não entregou o apartamento porque ela ainda esta ageitando. devo pagar ou não?


  • Cléia Santos Costa disse:    ( 20.02.2013 às 11:11 )

    Alúguei uma ksa mais ou menos de 1 mês, e queria desistir como faço meu contrato é de 20dias, mas a ksa não tem segurança nenhuma, tem ratos e muitas baratas e vaso santinario esta intupido, esta começando a aparecer vazamento pela casa


  • Denise Teixeira de Abreu disse:    ( 17.02.2013 às 13:58 )

    Tenho um caso de inquilino aqui em Miracema- RJ que não paga aluguel, luz e agua há 3 meses, não deu garantia de deposito ou fiador. Já fiz um boletim de ocorrencia sobre a falta de pagamento, mais a invasão do meu terreno para colocar um carro depenado, faltando as rodas e o vidro traseiro sem minha autorização, tirei as fotos do local e já levei para o investigador convocá-lo para depor.Esse cidadão chama-se Cristiano Barros Alvim, conhecido na cidade como Nino, ele é golpista, aprontou comigo e com outras pessoas ai em Miracema,RJ, nonoroeste fluminense. Ele me deve favores de pagar as despesas do imovel, portanto age de má-fé.Tomem cuidados os donos de imobiliarias e donos de imoveis, não alugue imovel para esse sujeito.


  • lindinalva da silva rosa disse:    ( 17.02.2013 às 11:54 )

    aluguei adona nao quiz fazer comtrato uma casa morei 8meis senpre paguei meu aluguel sertilho agora ela quer a casa eu temho um meis de aluguel pago adiantado queria saber se telho 3meis para ficar na casa sem pagar aluguel o e mentira eguanto telho para dezaucupar a casa ta dificio arumar casa


  • Luiz Augusto Vilhena de Freitas disse:    ( 09.02.2013 às 20:27 )

    Sou fiador de imóvel locado pela minha filha. O aluguel era de R$3.300,00 e acima da média da região. Fiz um acordo com o proprietário que reduziu para R$ 2.500,00 a 9 meses. Contrato de 30 meses que vence em abril de 2014.
    Proprietário quer receber a diferença de R$ 800,00 corrigidos desses nove meses e ainda quer a casa. Como posso fazer ? Isso que ele notificou é justo ou posso contestar? Propus pagar a correção dos valor de R$ 2.500,00 pelo IGPM mas não aceitou. Posso contra notificar afirmando que não vou desocupar ? Ele deverá pagar a multa pela desocupação ? Estou muito tenso pois trata-se de minha família. Agradeço desde já a orientação.


  • josué dias disse:    ( 09.02.2013 às 19:02 )

    qual a utilidade desse site,se não temos acesso as respostas?


  • vanda duarte disse:    ( 08.02.2013 às 22:35 )

    Estou alugando meu imóvel. O primeiro aluguel deverá ser pago na data em que foi assinado o contrato de locacao entre as parte?


  • Antonio G.de Lima disse:    ( 06.02.2013 às 14:03 )

    Eu mor em uma casa de esquina, pago meu aluguel fielmente, porém a calçada da mesma já estava deteriorada quando me mudei, desde então, venho comunicando ao administrador da imobliária e simplesmente ele me ignora. A cada doi meses pago pra alguém capinar, mas já faz um temp que não consigo ninguém para fazer esse trabalho e o mato tomou conta e como se não bastesse os fizinhos estão jogando lixo e eu já constatei a presença de ratos e vários outros insetos. Gostaria de saber como devo proceder nesse caso.
    obrigado.


  • GRACIA disse:    ( 05.02.2013 às 13:40 )

    gostei muito do seu site, mas acho que as respostas das perguntas deveriam aparecer, pois ensinariam a muitos. Obrigada!


  • LILIANA disse:    ( 04.02.2013 às 17:15 )

    MORO DE ALUGUEL HÁ SEIS MESES, COM UM CONTRATO DE 30 MESES, FIRMADO EM IMOBILIÁRIA E CARTÓRIO.O PROPRIETÁRIO QUER QUE EU DESOCUPE A CASA PARA QUE ELE POSSA VENDER, MAS AINDA NÃO TENHO OUTRA CASA EM VISTA.A IMOBILIÁRIA DISSE QUE SE EU NÃO SAIR, VAI TOMAR AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA O DESPEJO.COMO DEVO PROCEDER?ESTOU DESESPERAADA.


  • Priscila Souza disse:    ( 29.01.2013 às 8:28 )

    moro de aluguel a 3 anos e a inquilina me pediu a casa sendo que não temos um contrato firmado apenas verbal e quando eu entrei a senhoria não quis que eu desse depósito pois tinha acabado de esvaziar e eu tinha cabado de pagar o aluguel de outra casa que eu morava. Em quanto tempo tenho que entregar a casa? Alguem pode me ajudar


  • Céu Cabral disse:    ( 27.01.2013 às 11:05 )

    Olá. Meu pai tem 86 anos e mora numa casa, alugada, há 30 anos mais ou menos. Agora venderam a casa para outra pessoa. Pergunta: quanto tempo ele tem p sair e quais os direitos dele?
    Agradecida
    Céu


  • Sr Ehi Cole disse:    ( 22.01.2013 às 16:33 )

    Bom dia,
    Você está procurando um empréstimo para iniciar um negócio ou expandir o seu sonho, em seguida, procurar mais contato conosco hoje e ser o melhor que você sempre pensa em e-mail-nos no coleehi@gmail.com


  • Valter Rezende disse:    ( 22.01.2013 às 11:24 )

    tenho um imovel em que o contrato esta vencido a mais de cinco anos e locatário se nega a fazer um novo é tambem se nega a desocultação do imovel como devo proceder


  • Rosângela Veiga disse:    ( 19.01.2013 às 0:30 )

    Cobrar pagar fiança e aluguel adiantado é abusivo? Por quê?


  • Fernanda disse:    ( 18.01.2013 às 18:38 )

    Boa noite!

    Meu contrato de aluguel venceu em agosto de 2012 e não foi renovado. Agora, em janeiro de 2013 eu quero sair do imóvel, mas a imobiliária me informou que sou obrigada a ficar um mês no imóvel depois de avisar que quero entregar o imóvel. Lembrando que isso não consta no contrato de aluguel. Gostaria de saber se realmente sou obrigada a pagar esse mês de aluguel.

    Obrigada,
    Fernanda.


  • Silvana Coppede disse:    ( 18.01.2013 às 18:03 )

    Uma pergunta: “A imobiliária precisa me avisar que a inquilina está desocupando o imóvel?


  • LUIZ ALBERTO DA SILVA disse:    ( 18.01.2013 às 9:22 )

    ALUGUEI UM IMOVEL COMERCIAL QUE FOI PRORROGADO TACITAMENTE. PERGUNTO. O LOCADOR PODE REVISIONAR O ALUGUEL EM 100%.
    OUTRA PERGUNTA AS OBRAS NECESSÁRIAS REALMENTE SAO DE RESPONSABILIDADE DO LOCADOR


  • carlos alberto disse:    ( 17.01.2013 às 12:37 )

    aluguel um imovel de boca no ano de 2011 recebi 3 meses de deposito e nada mais ate agora fui solicitar o imovel de volta e soube que o inquilino e ex presidiario solto recente o que fazer para reaver meu imovel ele realizou ligaçao gato na luz nao paga usa agua do inquilino da frente nao paga eu pgo pois o inquilino da frente deduz do valor do aluguel e comenta que nos fundos acontece orgia fui a uma delegacia e me foi dito nao poder fazer nada tenho que entrar com açao de despejo como faço, pode estar contecendo uso de drogas no imovel e ate temo por armar guardadas la.


  • iolanda oliveira disse:    ( 16.01.2013 às 0:09 )

    Olá!
    Gostaria de ser orientado à respeito de possível prorrogação de tempo de aluguel de uma residencia. Meu contrato de 2 anos venceu e o proprietário quer aumentar o aluguel em 80%. Pode por Lei exigir esse aumento? e gostaria também de saber quanto tempo tenho para desocupar o imóvel, se for o caso. Grato.


  • DENISE SANTOS disse:    ( 15.01.2013 às 11:48 )

    OLA, TENHO UM IMOVEL ALUGADO POR TRES ANOS,FAZENDO 2 ANOS AGORA EM JANEIRO.NAO HOVE REAJUSTE NO PRIMEIRO ANO,QUAL O REAJUSTE DE DEVO EXERCER AGORA?


  • Maria Auxiliadora Xavier disse:    ( 14.01.2013 às 22:14 )

    Sou locadora de um imóvel,onde fiz um “contrato de gaveta” com a locatária,foi feito contrato de um ano,onde coloquei a seguinte cláusula entre outras:(Caso o (s) locatário (s),ou locador(es) desejem rescindir o presente contrato,ao completar 12 meses,deverá notificara parte contrária,30 dias antes,para que somente neste caso seja liberda da multa contratual de 3 meses o valor do aluguel,onde se desocupado antes do prazo mencionado esta deverá ser paga integramente,tal liberação ,se no caso de locatário,não inclui contas de água/luz,impostos etc,em prazo) minha inquilina está ocupando o imóvel há 5 meses,quando entrou pagou um mês adiantado,mas dalí por diante paga com + de cinco dias de atraso,não interessa a tal multa,muito me interessa o aluguel pago pontualmente,na atual data o aluguel está com 4 dias de vencimento e ainda não recebí o desse mês,no contra6to não incluimos fiador,então na verdade gostaria que ela desocupasse o imóvel,minha justificativa seria esse atraso de pagamento,que uma hora ou outra vejo que vou ter problemas,como faço para pedir o imóvel,tenho esse direito,qul seria o prazo certo para dar a inquilina para sair do imóvel?… desde já obrigado


  • Queli Cristina dos Reis Alves disse:    ( 13.01.2013 às 0:20 )

    Moro numa casa ha 1 ano e meio nunca atrasei 1 dia o aluguel, muito pelo contrario sempre pago antes. De uns meses p cá a casa apresentou vazamentos (goteiras) já liguei na imobiliária inúmeras vezes e não tenho retorno. Meus móveis correm o risco de estragar. Onde devo recorrer? Obrigada


  • douglas disse:    ( 11.01.2013 às 18:35 )

    ola, o meu caso é um pouco diferente , fui pagar meu aluguel na data do vencimento do contrato , porem quando chego na imobiliaria a mesma foi alugada para temporada para terceiros. Me perguntei , E AGORA?? os moradores da residencia me falaram q eles voltariam daqui 10 dias, pensei comigo VOU PAGAR MULTA? agora o gerente da imobiliaria que esta de ferias foi ao meu trabalho receber o aluguel porem nao tinha recibo, e nao paguei pois so pagaria mediante o recibo do mês. ele saiu bravo e disse que agora vou pagar qndo ele voltar e vou pagar multa ISSO É CORRETO?? SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO


  • eliene oliveira disse:    ( 07.01.2013 às 16:25 )

    tenho um inquilino que mora a 1 mes no meu ap, mais nao pagou nada e recusa sair e descobri q e drogado, vive la se drogando, o que eu faco, fiz contrato de 6 meses , mais nao registrei o contrato, este contrato vale?o que faco para ele sair de la, nao quero ele la, e um edficico e tem outros moradores? me responda por favor


  • rosilene disse:    ( 04.01.2013 às 9:30 )

    aluguei uma casa e dei dois meses de aluguel como deposito,dois meses depois a dona da casa ainda não tinha reformado o imóvel para eu entrar,pedi meu dinheiro de volta e ela não tinha mais o dinheiro para me devolver.para eu não perder fizemos um acordo para que eu reformasse o imóvel e descontaríamos em aluguel.antes de terminar os descontos ela vendeu o imóvel e o novo proprietário exigiu que eu deixasse o imóvel em 24 horas.eu ainda não deixei o imóvel e após uma discussão com ela a mesma chamou a polícia para mim,só que eu não estava em casa,tinha ido em uma reunião no colégio do meu filho.não estou encontrando casa para alugar que esteja dentro das minhas condições de pagamento e que fique próximo à escola dos meus filhos,o que devo fazer para?


  • Elizabete disse:    ( 03.01.2013 às 8:58 )

    Bom dia, tenho um imóvel alugado, já foi renovado ( 2 vezes de 4 anos ),em março de 2013 acaba o contrato e não pretendo mais alugar, pois quero fazer algumas reformas para outro inquilino,o meu medo e que ele não queira me entregar?? como devo proceguir.


  • Gleison disse:    ( 01.01.2013 às 22:16 )

    Minha inquilina nao me paga a 4 meses, tenho contrato de locaçao de tudo mais,,,, ela já agiu de má fé ao me mostrar comprovantes de pagamentos que diz ela haver feito, porem depois fui ver ela so tinha programado para pagar, mas não efetuou o pagamento, fiz uma carta para ela propondo que se ela tivesse interesse na compra do mesmo e ela já assinou esta carta assinalando que não deseja comprar o imovel, gostaria de uma ajuda que eu faço????


  • Lucimar Prata disse:    ( 27.12.2012 às 11:58 )

    Bom dia, gostaria que me auxiliasse em problema que venho enfrentando; tenho uma casa alugada há 4 anos e pedi a casa a inquilina, mas ao ver a casa fiquei apavorada, pois a casa está totalmente acabada! a inquilina quer me entregar com uma péssima pintura, sem fazer os reparos necessários, tem janelas com vidro quebrado, as luminarias que ficaram na casa estão todas quebrdas, pretas, as madeiras estão todas horrpiveis sem pintar em fim, a inquilina apenas pintou as paredes externas e quer me entregar as chaves, eu tenho fotos que tirei para o laudo de vistoria,mas estão no computador, as fotos estão com a data em que foram tiradas. e o pior é que a casa é num lugar nobre de ótima localização e estou com uma pessoa querendo muito alugar e estava praticamente fechado com essa pessoa pois eu achava que não iria ter esse problema. O que devo fazer? aceitar a casa e fazer os reparos necessários para depois a inquilina pagar? que documento devo usar para ter uma garantia que a mesma irá me pagar? Por favor me ajude, preciso de uma solução urgente e não tenho como pagar um advogado. Desde já agradeço e aguardo retorno. Obrigada Lucimar


  • W. Messinger disse:    ( 27.12.2012 às 10:35 )

    Olá!
    Gostaria de ser orientado à respeito de possível prorrogação de tempo de aluguel de um Ap. Meu contrato de 30 meses espira agora em Fev 2013 e o proprietário quer aumentar o aluguel em 50%. Pode por Lei exigir esse aumento? e gostaria também de saber quanto tempo tenho para desocupar o imóvel, se for o caso. Grato.


  • Diego disse:    ( 27.12.2012 às 0:13 )

    tenho um imovel alugado, e o inquilino é um advogado, que só me prejudica por estar a par da lei, ele atrasa 3 meses de aluguel e paga um ou dois meses sem juros, no momento está a 5 meses sem pagar, já falei para ele sair e nao me pagar nada, mais q saia, ele falou q nao vai sair!!! como que faço para despejar esse cara que ja venceu o contrato e ele nao sai de jeito nenhum e alem de nao sair, no contrato esta que é para fins residenciais, e o cara ta usando como trabalho distruindo a casa, o fiador falou q nao vai pagar, que na justiça agente conversa. por favor solicito ajuda
    fico no aguardo e agradeço desde já


  • patricia disse:    ( 22.12.2012 às 12:16 )

    eu estou numa cituação,meia complicada meu marido ficou dezempregado,e meu ciorio me pediu a casa, estou com o alugel atrasado não por que quero e´sim não tenho como pagar agora ,temho menor na casa e ele pode nos despejar como ele fala em 24 horas


  • Nayara disse:    ( 11.12.2012 às 12:53 )

    aluguei um ponto comercial e no contrato ta exposto q caso eu saia antes do seu termino tenho q pagar todos os alugueis ate o termino msmo q eu n fique no imóvel, e possível?


  • carlos disse:    ( 08.12.2012 às 17:09 )

    sou inquilino a 5 anos de um imovel, e comprei um na planta q estara pronto daqui a 05 meses, o proprietario pediu o imovel que moro, em quanto tempo tenho q entregar? sera q posso entregar so daqui a 5 meses?


  • Ricardo Motta disse:    ( 05.12.2012 às 19:13 )

    Tenho um apto mobiliado vago,estou deixando um amigo ir morar lá gratuitamente,mas na hora de sair,quais as garantias que eu devo ter,que contrato fazer já que vai morar lá de graça,obrigado Ricardo


  • antonio aparecido de melo antonio disse:    ( 03.12.2012 às 21:18 )

    Tenho um inquilino que seu contrato vence no dia 5 de dezembro de 2012. O mesmo já não paga o aluguel faz quatro meses. Posso retomar o imóvel?


  • JOYCE disse:    ( 01.12.2012 às 10:20 )

    OLÁ MINHA MÃE ARRENDOU SUA POUSADA(PENSÃO)O CONTRATO TEM UM PRAZO DE 2ANOS TERMINANDO EM 08/10/13 SÓ QUE O INQUILINO NÃO PAGA O ALUGUEL TEM 4 MESES O QUE POSSO FAZER? GRATA.


  • Evair Vasso disse:    ( 30.11.2012 às 14:21 )

    Gostaria de saber se ao comprar um imóvel, dito estar em terreno de marinha, portanto sujieto ao pgto. do laudemio, tenho que obrigatoriamente pagar as taxas de cartório, mais itbi, mais laudemio, para então ter direito a pegar as chaves do apartamento e também é verdade que se não pagar estas taxas, a caixa economica pode cancelar meu contrato de financicamento?

    Grato Evair


  • kamila dos santos disse:    ( 29.11.2012 às 14:28 )

    Gostaria de saber se apos o termino de contrato posso despejar o inquilino que se recusa a sair e se recusa a renovar o contrato, dizendo que vai pagar o mesmo valor, mês a mês, devido a impossibilidade de alugar outro imovel? Aguardo resposta! Obrigada!


  • elise disse:    ( 29.11.2012 às 12:09 )

    moro a 3 meses num quarto o dono ja quer subir o valor do aluguel esta certo isso eu pensei que sobe a cada um ano não é isso


  • Sergio Ricardo disse:    ( 29.11.2012 às 12:06 )

    Quero saber se essa lei nova , faz valer mesmo também que no contrato esteja indicado um valor, se o inquilino quebrar o contrato saindo antes do concordado não autera o valor, por exemplo: se no contrato está estipulado 30 meses se sair em 5 meses vai pagar em multa 1800 reais se sair em 26 vai pagar a mesma coisa.
    Isso é válido?


  • Eduardo Andrade / Recife disse:    ( 28.11.2012 às 22:25 )

    Moro em um apto alugado há 11 anos, com venc. dia 05 de cada mês, como recebo de prefeitura que atrasa os pagtos de salários, acabo pagando no dia 10 ou 15 do mês. O dono do imóvel me pediu o apto e disse que não tenho direito ao mês de fiança, pelo motivo acima mencionado, é isso mesmo? No aguardo, obrigado.


  • Leticia disse:    ( 28.11.2012 às 20:15 )

    Boa noite.Ha quase 4 anos ,fui dispejada de um imovel do qual sai em menos de 30 dias de acordo com o dispejo.Sai no mes 5 e agora recebi uma oedem judicial cobrando alugueis apos minha saida.Como devo proceder?isso e correto?Eu nao tenho direito a recorrer? Grata


  • Thaise Alves disse:    ( 28.11.2012 às 12:51 )

    aluguei uma apartamento, tem mais de 1 ano , o proprietário não fez qualquer contrato, foi pedido mais ele não fez. sou obrigada a pinta o apartamento depois que sair?


  • marcio macedo de araujo disse:    ( 25.11.2012 às 10:53 )

    estou morando numa casa que não e legalizada fica na favela quando aluguei a dona disse um monte de promessa que ela não fez nem a metade do disse fez um contrato de 6 meses o problema não foi a trazo pagamos nos dias certos ela nunca me deu nenhum conprovante que pague os alugueis agora ela pediu a casa antes do prazo de locação qual e meu direito pois o contrato foi regitrado em cartorio e não tenho nem uma condiçao de alugar outra casa estou muito a flito o que faço


  • Rita de Cassia de Oliveira Brito disse:    ( 21.11.2012 às 2:03 )

    O inquilino entrou sem contrato assinado com pedido de 1 ano,pagou 1 mês adiantado,voltou,pediu por 6 meses,15 dias depois saiu da casa sem dar satisfação o que devo cobrar dele sem entrega de chaves,o contrat nem chegou aser assinado.


  • LEONOR GUIMARAES DE MELO disse:    ( 19.11.2012 às 21:49 )

    SINDICA ALUGAAPTOS , ARRUMOU LOCATARIO,SE COLOCOU C/ADM. DO IMOVEL.
    A SINDICA NÃOC CORRIGIU O CONTRATO P/IGP-M, Q ERA DE 30 MESES.DEPOSITAVA O MESMO VALOR DURANTE TDA VIGENCIA E QDO FALTAVA 2 MESES P/TERMINAR O PRAZO DO CONTRATO, O LOCATARIO MUDOU,ELA RECEBEU AS CHAVES, MESMO SABENDO Q DEIXOU O IMOVEL TDO DANIFICADO E NÃO DEPOSITOU O ALUGUEL. MESMO EU MANDANDO P/CORREIO AR,P/NÃO RECEBER AS CHAVES DO LOCATARIO. ELA RECEBEU AS CHAVES , SÓ ENTREGOU UM ANO DEPOIS. Q AÇÃO CABE?O LOCATARIO DEVE PAGAR O TEMPO DE 1 ANO EM Q A CHAVE ELE NÃO ENTREGOU AO LOCADOR. OU ASSUME A SINDICA Q SE COLOCOU NO CONTRATO COMO ADMINISTRADORA, MESMO NÃO SENDO CORRETORA DE IMOVEIS CF. APUREI NO CONSELHO DOS CORRETORES?


  • Maria Diniz disse:    ( 19.11.2012 às 0:36 )

    Aluguei um imóvel, quando terminou o contrato não quis renová-lo, o inquilino teve problemas com a Ampla, fez um gato de luz,enfim dei os 90 dias, mesmo sem ele ter dado o depósito e ele ´não sai do imóvel. Como posso resolver essa situação? Desde já agradeço a atenção.


  • Maria disse:    ( 18.11.2012 às 3:44 )

    Olá, tenho duas casa no mesmo terreno que estão alugadas para duas famílias a 10 anos. O aluguél que cobro está muito defasado.
    Eu gostaria de saber por lei, quanto em percentual posso aumentar o aluguél?
    Por lei, o inquilino é que paga o IPTU do imóvel alugado? Ou é o locatário?
    Existe algum risco para o locatário, do mesmo inquilino alugar o mesmo imóvel por muitos anos??
    Grata


  • Luciana Nascimento disse:    ( 14.11.2012 às 13:43 )

    Prezados, aluguel um imovel e quando entreguei, a imobiliaria foi informada por email da data que eu sairia e tbm da disponibilidade do proprietario fazer a vistoria se desejasse. Nem a imobiliaria nem o proprietario fizeram a vistoria. E seis meses depois da minha saida estou sendo intimada a comparecer no forum para um acordo a imobiliaria alega que houve danos ao imovel e que o proprietario teve um custo de R$ 5.000,00. Como devo deceder??


  • andreia gabriel disse:    ( 12.11.2012 às 20:17 )

    aluguei uma casa por seis meses porem no ultimo mes , resolvi entregar a casa mas o fiz de forma verbal , pois tinha a promessa tb verbal de uma outra casa melhor , porem a pessoa da casa prometida voltou atras e eu imediatamente liguei pra a dona da casa que moro e expliquei a situação, ele me disse que ja havia locado a casa porme meu contrato so vence no dia 27 , quanto tempo posso permanecer na casa osb sempre paguei certo o aluguel


  • Luciana disse:    ( 12.11.2012 às 12:46 )

    Fui morar em uma casa, quando entrei paguei um mês de depósito mais os dias. Não fiz contrato, e manifestei a vontade de sair mês que vem. Como fica o mês que paguei de depósito? O meu vencimento é todo 5° dia. O dono do imóvel falou que o mês que dei vai ficar para 5 de dezembro e eu tenho até esse dia para sair da casa. Isso está certo? O correto não seria ele devolver ou até mesmo caso fique p dezembro eu tenha até 5 de janeiro/13 para ficar na csa? me ajudem


  • itamar barbosa disse:    ( 09.11.2012 às 5:55 )

    eu tenho um imovel que foi alugado e o locatario tinha um contrato de (30) meses, ele residiu o contrato tendo marado (24) meses,tudo isto foi feito pela a imobiliaria,no contrato existe a multas em caso de recisão de contrato,quer é de (3)tres vezes o valor do aluguel vigente,acontece que a imobiliaria ao inves de fazer os calculos sobre a clausula da multa ser aplicada, ela fez os calculos em cima do caução dado pelo locatario,quer é de (2) dois meses de deposito não respeitado a clausula da recissão do contrato,isto é correto? esta é a minha pergunta?


  • daniele disse:    ( 07.11.2012 às 19:31 )

    ola…gostaria de uma resposta da seguinte situação, e se poderia me passar a lei, artigo na qual possa me basear…tenho uma apartamento mais nao fiz contrato com inquilino, faz dois anos que ele mora la, mas a dois meses pedi pra que ele saisse pq meu filho quer morar la pq sua esposa esta gravida, mas ate agora nada dele sair.ja discutimos varias vezes e ele falou que nao vai sair…quais os meus direitos se nao tenho contrato…quais os diretos dele…ele falou que quer que prove que ja faz dois meses que pedirão pra ele sair…


  • Antonio Rodrigues dos Santos disse:    ( 05.11.2012 às 15:29 )

    Tenho um imóvel o qual loquei em Fevereiro de 2012 por 12 meses, como o inquilino não tinha fiador para apresentar, exigi 3 valores de aluguel, porém o mesmo quer sair ao fim deste contrato. O valores que ele pagou de garantia eu tenho que devolver ???


  • Cícera Santos disse:    ( 03.11.2012 às 11:37 )

    Meu contrato de aluguel venceu,de acordo com a nova lei do inquilinato, sou obrigada a fazer uma nova pintura no imóvel ( apartamento)antes de entregar as chaves para o locador?


  • MARCIA REGINA DELLACQUA disse:    ( 02.11.2012 às 9:41 )

    aluguei uma casa por 30 meses, ja estou morando a 6 meses, no meu contrato consta meu nome e do meu marido. como estou me separando gostaria de tirar meu nome do contrato ja que ele ficara na casa.como se procede num caso deste?


  • Elani disse:    ( 01.11.2012 às 19:41 )

    obrigada pelo descaso. Pensei que comentar aqui poderia ser orientada; não sabia que era só pra divulgar na net. Já procurei a justiça gratuita e já resolvi meu problema.


  • Jorge de Figueiredo disse:    ( 01.11.2012 às 12:50 )

    Boa tarde!
    Moro pagando aluguel no mesmo apartamento quase 10 anos, nunca a proprietária renovou o meu contrato. Resolvi colocar um janelão de aluminio na minha varanda, pois quando chove, molha tudo, o irmão da proprietária me procurou falando que eu deveria ter pedido autorização para eles, visto que eu estou mexendo na estrutura do apartamento. Pergunto:
    1- Estaria eu mudando a estrutura do apto, se a unica coisa que eu fiz foi parafusar a janela ?
    2- Eles são obrigados a fazer um contrato novo ?
    3- O que eu deveria fazer para montar um salão de Beleza na minha varanda?
    4- Ele podem exigir outro aluguel a parte, daquele que eu já pago ?
    5- Recibo no papel comum tem valor juridico?
    Desde já agradeço a colaboração e atenção dos senhores.


  • Rodrigo Ferreira disse:    ( 30.10.2012 às 20:53 )

    Avisei a entrega do imovel dia 29/10/12, o pagamento do aluguel é realizado todo dia 12, porem a Imobiliaria alega que tenho que pagar o aluguel até 12 de dezembro pois só receberá a valor integral em 12/11/12 isto é correto? não teria que pagar o aluguel proporcional até 23/11/12?


  • rogerio disse:    ( 27.10.2012 às 13:58 )

    gostaria de saber uma coisa estou devolvendo o imóvel que aluguei hoje e dia 27/10/12 e entregarei dia 30 e faço mês dia 10 de cada mês a duvida e eu tenho que pagar o próximo mês não tenho contrato e só avisei hoje que iria entregar o imóvel e como funciona o deposito desde de já agradeço pela atenção


  • JOSÉ EDSON DA NÓBREGA disse:    ( 26.10.2012 às 11:16 )

    Bom dia, aluguei um imóvel janeiro de 2012,e divido com três casas, só que a conta veio muito alta, conclusão descobrimos um vazamento velho e a imóbiliaria disse que a responsabilidade é do locatario, gostaria de saber quem é o responsavel, e que devo fazer.


  • antonio braz disse:    ( 25.10.2012 às 14:12 )

    Boa tarde, aluguel um imóvel comercial durante dois anos e neste período não houve o valor do aluguel não foi reajustado. Quando fui falar com o locatário sobre o reajuste ele disse que se eu quisesse o imóvel de volta ele sairia, mas teria o direito a 30 dias de aluguel sem pagamento isto e verdade? Pois dei uma olhada na lei de inquilinato e não vi nada sobre isto. Ele saiu do imóvel mas deixou algumas coisas dele e não quer devolver as chaves. O que faço, pois não tenho contrato assinado.
    Grato,
    Antonio Braz


  • Maciel Inácio da Silva disse:    ( 24.10.2012 às 17:56 )

    Boa Tarde!

    Aluguei um salão comercial a 3 meses com seguro fiança 3 meses e até agora o inquilino só pagou um aluguel.
    Ele pode ficar atrasando o pagamento do aluguel?Conforme a nova lei o eu devo fazer?


  • Ednei Gonçalves disse:    ( 23.10.2012 às 15:12 )

    Fui fiador de um imovel que uma amiga de minha filha e ela alugaram (republica) para ultimo ano de faculdade. Findo a faculdade minha filha saiu do imovel, deixando outras no lugar, e daí começou meu problema. A Imobiliaria me diz que o contrato é por 36 meses e serei fiador obrigatóriamente até final do contrato.
    Isto é certo ? Não posso exonerar-me deste contrato ?


  • MARIA STAEL disse:    ( 15.10.2012 às 20:54 )

    BOA NOITE.

    ESTOU ENFRENTANDO UM GRANDE DILEMA,MORO EM NATAL E TENHO UM IMÓVEL EM FORTALEZA QUE FOI ALUGADO EM 2010. SENDO QUE O INQUILINO SÓ PAGOU SEIS MESES DE ALUGUEL, E DEPOIS DISSO TRANCOU O IMÓVEL E DESAPARECEU, NÃO PAGANDO MAIS NENHUM VALOR. PRIMEIRO O CONTRATO FOI DE DOIS ANOS, TENDO A IMOBILIARIA ALESSANDRO BELCHIOR COMO ADMINISTRADORA QUE TAMBÉM NÃO MANIFESTA NENHUMA ATITUDE POSITIVA AO MEU FAVOR. EM FEVEREIRO DE 2012 ESTIVE EM FORTALEZA PARA RESOLVER A SITUAÇÃO, MAS NADA FOI RESOLVIDO ATÉ AGORA.ALÉM DE QUE TIVE QUE PAGAR UMA TAXA DE R$ 713.00 PARA PAGAR CUSTOS PROCESSUAIS COM ADVOGADOS PARA TER MEUS DIREITOS GARANTIDOS.TUDO ISSO ESTÁ ME DEIXANDO DESACREDITADA DE QUE HÁ UMA JUSTIÇA PARA ISSO.JÁ PENSEI EM PROCESSAR A IMOBILIARIA, QUE DESDE DE 2003 É A RESPONSAVEL PELOS ALUGUÉIS. POR FAVOR ME ORIENTEM SOBRE O QUE FAZER.OBRIGADA.


  • William disse:    ( 15.10.2012 às 20:26 )

    Temos um imóvel comercial alugado datado do ano de 2005,o mesmo foi vendido e o novo propietario quis aumentar o aluguel de $535,00 p/$1500
    não entramos em acordo e loquei outro imovel, porem como não desocupei o seu imovel estou tentando quitar o aluguel e por ser novo propietario uma advogada quer que eu faça um depósito em sua conta sem recibo, gostaria de um modelo de carta para notifica-la que o seu aluguel está a disposição ao lado do imovel que estamos desocupando.
    Grato por ler meu e-mail e por favo me de uma solução para este caso.


  • Edmundo C. Smith Jr. disse:    ( 15.10.2012 às 10:25 )

    Aluguei um imovel em 20/06/06, contrato de 36m. Estou morando no mesmo ate hoje, nunca atrasei minhas obrigaçoes e conservo o mesmo. Em 01/10/12, recebi notificaçao da imobiliaria para entregar o imovel em 90 dd, isto por emai.So que eu preciso morar no mesmo ate pelo menos, 31/07/13. O que posso fazer para conseguir meu objtivo? A notificaçao pode ser feita por email?


  • sheila disse:    ( 09.10.2012 às 16:01 )

    olá boa tarde,eu loquei um imovel cujo o proprietario havia contruido na propriedade da mãe dele ,no anuncio dizia agua e luz separa e qudo fui morar eu nunca vi uma unica conta ,ele pedia para que depositasse em sua conta pessoal ,está certo isso ?alén disse eu passei por uma mudança de emprego e atrasei o aluguel durante um mês,o proprietario pediu o imovel e o mês que eu fiquei devendo seria cuberto com os dois meses que dei de calção ,nesse caso quem paga a multa eu ou o proprietário?


  • Patricia Marcon disse:    ( 04.10.2012 às 20:15 )

    Olá, atrazei dois meses o aluguel, esta correto o locatário cobrar 2 multas?


  • João disse:    ( 02.10.2012 às 18:22 )

    seguro fiança ainda tem quem cobra, a gente acaba alugando um qualquer; usucapião na minha opinão é pessimo!muitos querem!!!


  • cristina disse:    ( 25.09.2012 às 14:09 )

    É verdade que quando o in quilno tem filhos menores a ação de despejo é mais demorada


  • Jose Mauro disse:    ( 24.09.2012 às 11:49 )

    Recebi um notificação da Imobiliaria onde a mesma esta representando a Proprietária do Imóvel onde resido atualmente, para desocupar o mesmo em 30 dias.
    Gostaria de saber se posso renovar esse prazo por mais trinta dias, pois o meu fiador esta viajando e não será possivél cumprir essa prazo! Qual seria o modelo de carta e texto para tal pedido?
    Obrigado
    Mauro


  • Vera Lucia disse:    ( 19.09.2012 às 13:40 )

    Tenho um apartamento alugado cujo contrato vencerá em 01/2013, meu inquilino está pagando com 01 mes de atraso, ja mandei um telegrama pedindo o aprtamento e um comunicado por cartório. Quando reinscidir o Contrato poderei tirá-lo ou terei ainda que dar outro aviso????


  • Luiz Carlos disse:    ( 18.09.2012 às 21:03 )

    Quero alugar um imóvel na região de Ribeirão Pires, mas a imobiliária exige que o fiador seja da região; isso esta correto? Não sou da cidade e não conheço ninguém lá. Não aceitam depósito caução. somente seguro fiança, modalidade que não acho nada atraente. Gostaria de saber se a lei me protege dessa arbitrariedade da imobiliária em questão, pois entendo que fiador poderia ser de qualquer região, e também é correto que a imobiliária cobre uma taxa alegando ser para prestação de serviço do advogado?, creio que o serviço é por conta da própria imobiliária…, agradeço pela atenção e resposta urgente.
    Luiz Carlos


  • claudia disse:    ( 18.09.2012 às 19:53 )

    Não adianta deixar comentários, ninguém responde. Não sei pra que esse espaço para comentários, se não se obtém resposta.


  • eunicevilasboas alves bueno disse:    ( 17.09.2012 às 22:10 )

    alugo uma resd meu cintrato e 30mese e falta 13 mese p vencer .a propietaria vendeu o imvel como devo agir pois tda hora o novo propietaria quer entrar p mostrar o imovel p familia a noite nao tem hora eu sou viuva nao sei k fazer pois comprei apto mas so em maio que vou receber meu apto me ajude


  • iza disse:    ( 17.09.2012 às 19:16 )

    ola sou Iza moro de aluguel e meu contrato venceu esse mes, Gostaria de saber quantos dias tenho para sair do imovel?


  • Ester Pereira disse:    ( 17.09.2012 às 7:15 )

    Quero alugar (sou locataria) um imóvel e não sei se amelhor garantia é depopsito, fiador ou pela nova modadlidade 1 mes de aluguel adiantado.Neste caso quando e como utilizar este dinheiro?


  • nilton cesar soria disse:    ( 15.09.2012 às 15:59 )

    nao chegou minha resposta, sera que estraviou


  • Paula disse:    ( 12.09.2012 às 18:45 )

    Comecei a negociar o aluguel de uma loja em março/2010, porém como o antigo locatário havia deixado dívidas, o locador não rescindiu o contrato, mas me prometeu que assim que isto fosse feito, eu teria a prioridade. Como em maio nada ainda havia sido resolvido, eu disse que desitiria da loja, pois perdi outros bons negócios. Então, o dono da loja me prometeu que resolveria logo e deixou que eu iniciasse pequena reforma na loja, onde gastei 500,00 e a utilizasse como estoque, em empréstimo. Quando a loja ficou desimpedida, já havíamos negociado os termos do contrato, porém ele quis mudar tudo e me cobrar pelo tempo em que a loja ficou emprestada. Negociei uma carência e aceitei. Porém, mais de dois meses após acertarmos tudo, ele me cobrava o aluguel, mas não me entregava o contrato. Dei um prazo final de uma semana para que eu recebesse o contrato, porém recebi um contrato onde constava um aparelho de ar inexistente e sem firma reconhecida por todos os locadores. Assim, fiz uma carta desistindo do imóvel e entreguei as chaves na imobiliária que intermediou o negócio. Dias depois, recebi uma cobrança que totalizava quase 10mil reais, sendo que a despesa era de 800,00 de aluguel e menos de 800,00 de condomínio, o resto seriam despesas advocatícias e multa.
    O contrato sem firma reconhecida por ambas as partes não tem valor para a Light, pois tentei ligar a energia, mas a Light recusou por pendência no contrato. Além disso, não foi possível conseguir alvará com o contrato pendente.
    Não utilizei a loja para fins comerciais, pois não tinha luz, nem alvará. Não paguei aluguel, pois não havia boleto nem contrato. Ele queria que eu fizesse um depósito na conta dele sem contrato!!!!
    Pergunta: o contrato sem firma reconhecida de todos tem validade? Se não, eu posso ser cobrada por algo que não estava legalmente, totalmente pactuado?


  • nilton cesar soria disse:    ( 11.09.2012 às 14:31 )

    aluguei um estabelecimento, comercial,em maio de 2010, bem detonado foi um hotel a uns 60 anos atras, recentemente fechado a 5 anos.
    fiz contrato de 48 meses, sendo 12 meses sem pagar aluguel, por motivo da reforma.
    gastei fiz financiamentos para adquirir verbar para a reforma, enfim reformei e comecei o negocio de alugar quatos para pessoas de baixa renda, hoje recebo a noticia que vao vender o predio.meu contrato vence em maio de 2014.

    perguntas; tenho que entregar o predio, se for vendido, sem mesmo terminar o contrato?
    sou obrigado a mostrar o predio para visitas de compradores??
    quais os passos a tomar??


  • Eduardo Costa disse:    ( 11.09.2012 às 11:02 )

    Sou inquilino de uma casa e a 2 meses a conta de água disparou sem nenhum motivo aparente, é algum vazamento interno, no encanamento. De quem é a responsabilidade neste caso?


  • maria elair rank disse:    ( 11.09.2012 às 0:22 )

    aluguei uma casa e fiz pensionato, venceu contrato de 30 meses, proprietario esta aumentando valor do aluguel em 30%. pergunto :
    Proprietario pode aumentar tanto asssim?pois ja teve aumentos normais durante o contrato.


  • DINA DA SILVA MORAES disse:    ( 09.09.2012 às 22:03 )

    Estou morando numa casa a trÊS meses e atrasei o aluguel treze dias pelo fato de eu ter mudado de emprego e receber no quinto dia util , por esse motivo me pediram a casa . Fiz contrato direto com a proprietaria e ela foi avisada que eu mudaria a data do pagamento.Ela me entregou a casa pintada por cima do mofo e com trinta dias a casa embolorou toda.Ela alegou que quer a casa pq quer pintar novamente.Quando fui pagar o aluguel atrasada ela se negou a receber dizendo que era pra eu procurar outra casa , me deu 15 dias pra sair .Oque devo fazer ,está correta a atitude dela?


  • FABIO disse:    ( 07.09.2012 às 20:02 )

    Sou inquilino de um imóvel e pago aluguel para uma imobiliária, no entanto descobri acidentalmente, que o imóvel ainda pertence a empresa construtora, que já faliu, e está hipotecado a CEF, e não a pessoa fisica que se diz proprietário. Estou sendo pressionado pela imobiliário para concordar com um aumento em 50% do valor do aluguel, embora o mesmo tenha tido os aumentos legais no decorrer do período contratual; a questão é se posso questionar os pagamentos já efetuados ao proprietário indevido e ajuizar ação contra a imobiliária e o mesmo por recebimentos indevidos e passar a fazer depósito judicial para pagamento do aluguel a CEF, real proprietária do imóvel?


  • Soraya Vasconcelos disse:    ( 06.09.2012 às 11:57 )

    Meu contrato finalizou e o proprietário pediu o apartamento, solicitei mais 30 dias para desocupar o imóvel, pois comprei um apartamento que será entregue 1 mês depois. Ele se recusou a me dar esse prazo. Não tenho como sair pois não consigo alugar um outro apto por apenas um mês. O que devo fazer?


  • claudia cristina viola disse:    ( 05.09.2012 às 8:48 )

    Fiz um contrato de 30 meses, porem deixei bem claro que dentro de 1 ano , poderia requerer o imóvel .Fizemos uma clausula contratual, onde ambas as partes pudessem mudar o prazo sem multa.Hoje, se passaram 13 meses e expliquei que preciso do imóvel para uso próprio, pois estou sem moradia e a inquilina não está disposta a desocupar o mesmo.
    O que faço???
    Prazo locação 30 meses,início 06/08/2011 término 06/02/2014


  • luis carlos disse:    ( 05.09.2012 às 0:53 )

    quero saber se tenho de aceitar a vistoria da imobiliaria quando da entrega das chaves…ou seja se a imob. achar que a pintura do imovel locado nao esta boa co
    quem esta com a razao. Ela pode me obrigar a pintar de novo? QUem tem poderes para resolver a situacao? GRATO. Luis


  • Elani disse:    ( 05.09.2012 às 0:18 )

    emprestei meu imóvel para minha irmã e um sobrinho( com companheira e um filho com necessidades especiais),a companheira do meu sobrinho provocou a saída de minha irmã da casa e logo em seguida provocou a separação com meu sobrinho( que também deixou o imóvel).Ela me pediu pra ficar só até encontrar um lugar pra ficar, alegando não ter naquele momento, embora tem a casa da mãe, a casa da irmã e a casa do pai.Minha casa é de posse e já faz 2 anos que ela está no imóvel e não atende meus pedidos para sair. Totalizando um período de 4 anos da casa emprestada. Encontrei um comprador para casa, mas está me exigindo que providencie uma declaração de entrega do imóvel livre e desempedido. Já está agendado entrada na justiça para que ela me entregue o imóvel.Gostaria de vender sem precisar entrar com ação judicial. O que me aconselha? Posso perder a casa para ela? Não recebo nenhum valor de aluguel e não pagaram a água durante todo esse período.


  • sonia disse:    ( 04.09.2012 às 16:04 )

    Fiz a locação de um apartamento em DEZ/2011 dando três meses de deposito (caução), e o tempo de locação é de 30 meses. Porém agora vou receber as chaves de um apartamento financiado. Gostaria de cancelar o contrato, agora no mês de setembro. A multa que terei que pagar, pode ser abatido no valor do deposito caução que eu fiz?


  • André Nascimento disse:    ( 04.09.2012 às 8:17 )

    O meu contrato de 30 meses venceu em 30/09/2011. Em março de 2012 a imobiliária me pediu o imóvel, alegando que era para venda até então estáva-mos negociando e agora o dono da imobiliária me disse que quer o imóvel desocupado até 30/09/2012. Cabe a eles uma denuncia vazia?


  • adriano portela disse:    ( 04.09.2012 às 5:46 )

    aluguei um ponto comercial,minha iquilina só paga atrasado , ja tem 8 contas de agua e 2 de luz atrasadas ,o que devo fazer??? , ela não quer pagar,e fica emrolando.adriano


  • herbert monteiro disse:    ( 30.08.2012 às 14:58 )

    paguei antes de entrar na casa e agora que vou sair ele não quer me dar a mês que paguei antes de morar oque eu devo fazer ???


  • cleide silva disse:    ( 30.08.2012 às 14:00 )

    aluguei um imóvel,cujo contrato diz: que sou responsável pelos pagamentos das despezas:¨água, luz e imposto¨, mas vejo que são 5 casas, 3 são divididas a água, e 2 são separadas, e a energia é divididas para todos, está correto cada um pagar o imposto de 30,00rs, por casa?


  • Mariá Iara Costa disse:    ( 29.08.2012 às 13:32 )

    aluguei uma casa para um amigo…e acabei não fazendo contrato, quando completou um ano, pedi a casa e dei 30 dias para ele desocupar a casa, infelizmente vai fazer 2 meses e ele não sai. Oque devo fazer?


  • giovânia Costa disse:    ( 28.08.2012 às 10:16 )

    Estou procurando imóvel na região dos lagos desde abril e acabo de encontrar um que me agradou, mas a imobiliária exige que o fiador seja de cabo Frio. isso esta correto? Não sou da cidade e não conheço ninguém lá. Não aceitam depósito caução. somente seguro fiança, modalidade que não acho nada atraente. Gostaria de saber se a lei me protege dessa arbitrariedade da imobiliária em questão, pois entendo que fiador poderia ser de qualquer região do Rio.


  • Helena disse:    ( 27.08.2012 às 15:15 )

    Boa tarde! Eu aluguei uma casa em dez/2011, mas por estes dias recebi as chaves de um apartamento financiado, quero cancelar o contrato, é possível fazer isto sem pagar a multa, pois estou totalmente sem condições.Obrigada.


  • marcos disse:    ( 24.08.2012 às 23:27 )

    sou inquilino, estou com um mes de atraso no aluguel o proprietario e sua mulher e filha para quem sempre pago o aluguel, esta todo dia me cobrando e me rebaixando na frente de outras pessoas e na frente do comercio disendo que sou caloteiro isto esta correto, oque posso fazer se meu negocio anda mau


  • Priscila Basilio disse:    ( 22.08.2012 às 10:15 )

    E quando o inquilino paga tudo em dia e a administradora de imóveis deixa de pagar contas de água e luz? Como que faz Imobiliária Paralelo?


  • Carlos Henrique disse:    ( 20.08.2012 às 22:04 )

    Claudia, a melhor coisa e procurar um advogado. Há uma lenda que o proprietário deve esperar 2 meses pra despejar o inquilino. Isso nãao existe! O despejo pode ser executado no dia seguinte ao vencimento. Reuna sua documentação e procure um advogado, que conduzirá o processo de forma a minimizar seus prejuízos. Lembre-se que muitas vezes é melhor ficar no prejuízo, mas ter as chaves do imóvel amigavelmente.


  • Carlos Henrique disse:    ( 20.08.2012 às 21:54 )

    Iris, o artigo 23 da Lei do Inquilinato dispõe sobre as obrigações do locatário. Trata-se da Lei 8.245/91 (pesquise no Gooogle e acesse logo o primeiro link). Sugiro uma leitura desta, para verificar se algo está sendo cobrado indevidamente a você.


  • Carlos Henrique disse:    ( 20.08.2012 às 21:52 )

    Alba,não se trata de má fé do locador. O proprietário pode dispor da propriedade dele como bem entender. Poderia até mesmo alugar o apartamento sem direito a vaga. Convenhamos que um apartamento com 02 vagas teria um aluguel mais caro do que o pactuado em seu contrato, certo?


  • Carlos Henrique disse:    ( 20.08.2012 às 12:29 )

    Alba, o proprietário não é obrigado a ceder-lhe as 2 vagas. Pode ser que ele alugue ou utilize uma delas. Convenhamos que provavelmente um apartamento com 02 vagas de garagem seria mais caro, certo? O contrato de locação não sobrepõe o direito de ´propriedade. Você alugou tendo conhecimento que o imóvel dispunha de 1 vaga e a outra vaga jamais lhe foi oferecida.


  • Carlos Henrique disse:    ( 20.08.2012 às 12:27 )

    Simone, notifique a imobiliária. O art. 4º parágrafo único da Lei do inquilinato permite ao locatário rescindir o contrato caso seja transferido por seu empregador para outra localidade. Isto vale para transferência pelo empregador, não para mudança de emprego. Se não consegue falar com eles, envie correspondência registrada com cópia da carta de transferência.


  • Carlos Henrique disse:    ( 20.08.2012 às 12:24 )

    Maria Alice: Goteira, piso quebrado ou azulejo que se desprende da parede são problemas estruturais e que devem ser sanados por V.Sa. O locatário tem razão em solicitar-lhe o reparo.


  • Carlos Henrique disse:    ( 20.08.2012 às 12:22 )

    Kelly, se o seu contrato previr que o pagamento do seguro contra fogo é de sua responsabilidade, você deve pagar.


  • Carlos Henrique disse:    ( 20.08.2012 às 12:22 )

    Nivaldo, o proprietário deve pedir fiador OU seguro fiança OU depósito OU caução em título. Nunca mais de uma garantia destas ao mesmo tempo (art.37 da Lei 8.245/91)


  • Carlos Henrique disse:    ( 20.08.2012 às 12:20 )

    Tony, vencendo o contrato o locador pode exigir novo valor de aluguel. Não chegando a um acordo, o proprietário o notificará a desocupar o imóvel em 30 dias


  • Angelica disse:    ( 18.08.2012 às 14:52 )

    Tenho um contrato de 30 meses que termina em 12/2012, em março a proprietária me ofereceu o imóvel para compra, não aceitei, colocou o imóvel à venda, ainda não foi vendido, agora ela uer que eu desocupe o imóvel o mais rápido possivel, estou procurando desde então, só que ainda não encontrei, pois trabalho de segunda à sabado, minha pergunta é, estão me pressionando dizendo que irão me dar ordem de despejo, isso é possível? mesmo o contrato não ter sido finalizado? Sou uma inquilina correta, nunca paguei com atraso.


  • Paulo Cesar Bianchi Sabrosa disse:    ( 17.08.2012 às 22:59 )

    Qual a solução ? Como resolver essa questão ? Tenho um imóvel alugado para uma família com um deposito no valor de dois meses de aluguel e cujo contrato venceu em julho de 2011 o qual eu não quis renovar por já ter tido reclamações dos condôminos do prédio sobre os abusos e procedimentos inadequados que infringirão as leis do condomínio mais dei um prazo de 30 dias o qual não foi respeitado e dai foram ficando e ficando mesmo assim pagavam os alugueis e quando foi em dezembro a família teve a luz cortada e o relógio retirado dai os inquilinos simplesmente retiraram alguns pertences tais como geladeira fogão maquina de lavar e roupas e depois desapareceram já não recebo mais o aluguel e nem são vistos mais no prédio. Entrei na justiça para tentar a retomada do apartamento mais segundo meu advogado diz é uma pendenga muito difícil porque o juiz tem que sitar o inquilino por um documento através de um oficial de justiça com uma ordem de despejo e não ha como isso ser feito pois não se tem o paradeiro dos mesmos mais sabe-se que estão vivos e morando em um bairro vizinho cujo endereço é desconhecido pois já foram vistos na rua em outros lugares próximos por moradores do edifício. O apartamento se encontra com muitas coisas de uso pessoal eletro-domésticos e moveis alem de outras bugingangas que ficaram na área externa do apartamento e que servem de habitação para baratas e ratos alem do acumulo de aguá da chuva em recipientes que servem para a proliferação de mosquitos transmissores da dengue sendo que ate a saúde publica já foi autorizada e seguindo a lei através de um mandato entrou com policiais porta a dentro e fez a dedetização dos cômodos mais fui impedido de entrar para ver como estava do lado de dentro mais os agentes de saúde me relataram o total abandono dos pertences deixados la. E agora como resolver do modo mais fácil? Existe na lei do inquilinato algum precedente deste tipo através do qual eu possa me valer ou sera que na novas regras da lei do inquilinato pode o juiz mandar retirar esses pertences para o deposito publico e fazer a reintegração de posse deste imóvel? Desde já fico grato por qualquer tipo de ajuda para solucionar meu problema.


  • TATIANE BERTASSO DE OLIVEIRA disse:    ( 17.08.2012 às 17:53 )

    DIA 11/11/2010 ALUGUEI UMA CASA NO VALOR DE R$ 700,00, ENTREGUEI A CASA 18 MESES ANTES DO VENCIMENTO DO CONTRATO DIA 06/07 ENTREGUEI AS CHAVES NA IMOBILIÁRIA E AGORA ESTÃO ACHANDO MIL E UM DEFEITOS MAS ESSES DEFEITOS NÃO ME FOI AVISADO COM ANTECEDÊNCIA PARA QUE EU PUDESSE TOMAR AS DEVIDAS TOMAR AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS, ELES MESMO RESOLVERAM AS PENDÊNCIAS NO VALOR QUE ELES QUISERAM O QUE POSSO FAZER?


  • antonio Joaquim da silva disse:    ( 16.08.2012 às 20:04 )

    Tenho contrato de locacão por 30 meses
    a contar dez/11.
    O proprietario colocou o imovel a venda, 350.000,00, estiputou em 30 dias minha opcão de compra. Na negativa terei 90 dias p/ desocupar o imovel. meus direitos?


  • MARA RAMOS disse:    ( 15.08.2012 às 18:32 )

    LI OS COMENTÁRIOS DAS PESSOAS, MAS NÃO TEM RESPOSTA, SERIA BOM AGENTE TER ACESSO A RESPOSTA TAMBÉM, POIS ALGUNS CASOS SE ASSEMELHAM AS NOSSAS REALIDADES.OBRIGADA


  • Lucia Castro disse:    ( 13.08.2012 às 21:18 )

    Boa noite. Aluguei uma casa em 01.04.2012 e pretendo rescindir o contrato no início de outubro. No contrato de locação menciona que devo pagar 3 meses de aluguel no caso de infringência das claúsulas. O valor do aluguel é de R$1600,00. Como fica o valor que tenho que pagar para poder cancelar este contrato? Pago R$4800,00 referente a 3 meses de aluguel? Obrigada pela ajuda.


  • Alba Valeria disse:    ( 24.07.2012 às 14:31 )

    Descobri, após a assinatura do contrato, que o apartamento locado por mim possui duas vagas de garagem e não uma como consta no contrato. Configura má fé da proprietária/imobiliária? Posso pedir pagamento proporcional do iptu e taxa de condomínio por isso?
    A imobiliária no boleto discrinina uma vaga como se o apartamento tivesse apenas uma vaga, mas tenho um e-mail da administração do condomínio me comunicando que tal apto. possui duas vagas de garagem e o valor real da taxa de condomínio. Ademais a proprietária aluga para terceiros por R$150,00 quase a metade do condomínio. Quais os meus direitos?


  • Simone Matoso disse:    ( 23.07.2012 às 9:52 )

    Fiz um contrato de 01 ano com a imobiliária e tem 05 meses que estou no apartamento. Só que a empresa que trabalho esta me transferindo para outra cidade/estado e estou a mais de um mês tentando falar com a imobiliária e eles não me retornam.
    Estou preocupada tambem porque a imobiliaria não fez vistoria no imovel antes de me entregar e até hoje solicito a vistoria e eles não dão atenção.
    Antes de entrar no imovel, a imobiliaria me cobrou 03 meses de deposito. Estou preocupada, pois acho que eles também não irão devolver meu dinheiro.
    Gostaria de saber o que preciso fazer para tratar desta questão
    sem que eu tenha que sofrer algum dano.
    Obrigada.


  • maria alice disse:    ( 15.07.2012 às 19:50 )

    aluguei uma casa o inquilino e bom pagador mas tudo que acontece ma casa ele que que eu arrume ele mora lá a 1 ano e 5 meses até uma goteira que aparece agora depois de tanto tempo ele acha que e de minha responsabilidade quebrou os pisos de um dos quartos ele que que eu troque não sei de quem e a responsabilidade a casa esta alugada pela imobilaria mas tudo liam para nos esclarece me por favor abraços


  • claudia maria disse:    ( 12.07.2012 às 16:26 )

    Estou aguardando resposta. Mandei um comentário dia 10/07 e até agora não obtive resposta. Preciso urgentemente de uma orientação. Obrigada!


  • claudia maria disse:    ( 10.07.2012 às 16:56 )

    Posso entrar com ordem de despejo sem ter contrato reconhecido? O inquilino não reconheceu firma e nem me devolveu o contrato, com isso fica como se o contrato fosse verbal. O inquilino está com débitos na cedae(5 contas), no aluguel(2 meses), já utilizou o depósito(3 meses). No contrato a validade da locação era de 1 ano, o mesmo venceu em 01 de julho desse ano. Minha pergunta é a seguinte: Posso entrar com ordem de despejo, mesmo sem contrato à mão? Já o notifiquei por AR, de que não tenho interesse em renovar o contrato. Terei dificuldades em retirá-lo do imóvel? A lei será a meu favor? Estou em dificuldades financeiras e preciso muito desse aluguel.
    Aguardo resposta.
    Obrigada!


  • claudia maria disse:    ( 10.07.2012 às 16:47 )

    Posso entrar na justiça para ordem de despejo sem ter contrato à mão? Fiz contrato de um ano mas o inquilino não reconheceu firma e nem me devolveu o contrato, com isso é como se o contrato fosse verbal. O inquilino está devendo 5 contas de água, 2 meses de aluguel e já usou os 3 meses de depósito.
    Aguardo resposta.
    Obrigada


  • kelly p.a disse:    ( 10.07.2012 às 13:31 )

    a Imobiliaria me cobra um segura da residencia, meus moveis não entra no seguro é só da casa.
    sou obrigado a pagar esse seguro?


  • Nivaldo disse:    ( 09.07.2012 às 20:04 )

    Estou tentando alugar um apartamento na cidade de Montes Claros MG e a imobiliária esta exigindo dois fiador local ou um deposito calção de 17 x o valor do aluguel é correto este valor?
    Tenho 1 fiador que mora no estado de São Paulo.


  • Jose Carlos Oliveira Machado disse:    ( 27.06.2012 às 20:49 )

    Firmei um contrato de aluguel de um apartamento de minha propriedade, pelo prazo de 30 meses, permitindo após o 13o. mes, a rescisão do contrato por qualquer uma das partes, bastando para isso notificar a outra por escrito com 60 dias de antecedencia.
    O prazo do contrato formal de expirou há 24 meses.
    Agora meu filho vai se casar e pretendo entregar o imovel para ele morar.
    Como devo proceder para retomar meu imovel, uma vez que o inquilino se recusa a sair de lá ?
    Muito obrigado, aguardo suas instruçoes
    J/C Machado


  • Tony Leopoldino disse:    ( 20.06.2012 às 10:51 )

    No exato momento, meu companheiro e u moramos em uma casa e pagamos R$ 950,00 pelo aluguel. No dia 14 de JULHO vencerá o nosso contrato e a proprietária agora pede R$ 1.300,00. Pode acontecer este aumento abusivo, sem base no aumentto do Governo?


  • Valdir Marques disse:    ( 17.06.2012 às 19:35 )

    Uma locação comercial segue a Nova Lei do Inquilinato? Como devemos agir em relação à vistoria inicial? A Imobiliária pode alegar que se trata de uma continuidade do contrato antigo, uma vez que o ponto comercial foi adquirido do proprietário da empresa que esteje naquele local? Quando fechamos o novo contrato foi discutido novo valor e novo prazo, inclusive a Imobiliária exigiu o pagamento da taxa (correspondente ao valor de um aluguel) e exigiu que o valor fosse pago em dinheiro. Isto está correto?


  • rita lopes disse:    ( 23.05.2012 às 14:47 )

    Estou num apartamento há 02 meses, o contrato é de um ano e começou agora em março de 2012 com término em 28 de fevereiro de 2013. O proprietário pediu pra que eu saia em 30 de novembro de 2012, pergunto quais os meus direitos??????


  • DOUGLAS ROGRIGUES disse:    ( 22.05.2012 às 17:12 )

    Sr. Irenì,
    neste caso, a taxa que a imobiliaria ta cobrando, é uma taxa de reserva, ou seja, se o sr pagar esta taxa, o imobiliaria não pode oferecer o imovel a outra pessoa e nem divugalo em publicaçoês de midia. Mas se o valor for equivalente a um mês de aluguel, deve ser a norma da administradora.


  • DOUGLAS ROGRIGUES disse:    ( 22.05.2012 às 17:07 )

    Sra. Izabel,
    neste caso, se a imobiliaria nõa compriu o contrato, a sra tem todo direito de desolcupa o imóvel, a melhor forma é procura uma resolução amigavel com a administratora e locador, ou então com uma ação judicial, o que levaria mas tempo e causaria trastonos.


  • DOUGLAS ROGRIGUES disse:    ( 22.05.2012 às 17:03 )

    SR PAULO HERIQUE,

    NESTE CASO, O INQUILINO TEM QUE TER UM PRAZO PARA A DESOCULPAÇÃO, SE NÃO HOUVER ACORDO ENTRE AS PARTES, O SENHO TEM QUE FAZER UMA NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL, SEMPRE RESPEITADO O CONTRATO.


  • Rosa disse:    ( 15.05.2012 às 18:47 )

    Meu inquilino mora 6 meses e paga em dia porém eu quero que ele me entregue a casa devido aborrecimentos.
    posso pedir que ele me entregue a casa?
    é verdade que ele terá direito de morar 3 meses de graça?
    moram ele e mulher não têem filhos.
    Grata


  • paulo henrique disse:    ( 15.05.2012 às 17:59 )

    estou alugando uma casa, qual o tempo que o locador tem para despejar o inquilino caso esteja atrasado a mensalidade?obrigado


  • izabel ap b disse:    ( 26.04.2012 às 8:55 )

    aluguei um apto
    mobiliado, so que a imobiliaria fez avistoria nos eletrodomesticos e entregou as chaves, so que nada funcionava ,maquina de lavar ,fogão,microondas ,nao tinha luz, nao tinha gas etc. arrumaram algumas coisas em 15 dias so que ainda falta o fogão, e quero desistir do apto ,eles nao cumpriram oque estava no contrato. pois até hj o fogão funciona precariamente e ninguem toma providencias
    posso desistir do imóvel? entregar as chaves?vai fazer um mês ainda da locação


  • Miriam disse:    ( 24.04.2012 às 14:46 )

    Moro em uma casa fazem 07 anos, a proprietária esta requerendoo imóvel e mandou uma carta registrada em cartório por um advogado requerendo o imóvel no prazo de trinta dias, tenho dois filhos menores, gostaria de saber qual o meu direito?


  • Irenì disse:    ( 23.04.2012 às 10:55 )

    Bom Dia!
    Estamos alugando uma casa residencial,a imobiliaria que cobrar desde o momento que bateram o contrato.é possivel?Não me deram as chaves ainda,vou entregar os documentos dentro de 2 dias.mas não tenho as chaves.


  • Sonia Regina Amaral disse:    ( 21.04.2012 às 16:51 )

    Aluguei um imóvel para um colega de trabalho do meu marido, ele concordou com o valor e tudo mais foi em 07 de janeiro de 2012, esse imóvel é herança minha e de mais 2 irmãs, só que eu deixei passar três meses para ver se ele ia ficar ou não, já que ele está novo na empresa, veio com a familia de Minas Gerais, aguardei para ver se eles se adaptavam antes de assinarmos o contrato que está pronto desde a janeiro/2012,só faltando assinaturas, agora fui pergundar a ele se eles iam ficar ou não, para assinarmos o contrato e reconhecer as firma, eu passar a conta de luz para o nome dele, por que está no nome de meu marido, e não recebi nenhuma conta e taxa deles até então, e também cobrar parcelado o IPTU, ai ele está pedindo para abaixar o aluguel em R$ 50,00, a esposa veio alegar que está sem luz na metade do imóvel, e não é verdade, por que o marido dela quis alugar faltando o bocal em alguns comodos e que ele ia providenciar, alegou que está vazando agua no bocal da sala, tudo bem eu não sabia, por que não vazava,e que na nova lei do inquilinato é o proprietário que arca com o valor por que se não, se o inquilino pagar ….. passa a ser dono do imóvel. Conclusão minhas irmãs pediram que eu pessa para eles desocuparem o imóvel, já que em três meses já está dando tanto problemas. Como devo proceder, qual o prazo que eles tem para desocupar, o imóvel? Lembrando que não pedimos fiador, nem depósito, sómente eles entraram no dia 07/01/2012 e passaram a me pagar todo dia 20 de cada mês conforme ele pediu. Ficou assim: Entraram em 07/01/2012 e no dia 20/01/2012 nos pagaram o 1 aluguel.
    Me ajude por favor.
    Obrigada.


  • IRIS MENDES disse:    ( 10.04.2012 às 20:59 )

    Sou inquilina e tenho pago tx extras absurdas. A administradora se nega a me restituir alegando ser da minha obrigação conf.lei do inquilinato art 23. O que diz essa lei?
    Obrigada por essa oportunidade.


  • vera lucia disse:    ( 08.04.2012 às 10:55 )

    Moro numa casa que vai fazer 02 anos em 07/2012, o proprietário mora em cima, tem uma única passagem, eles passam pela garagem, no contrato consta que área é de comum acesso, mas só eu tenho que limpar, eles entram com moto, e todo o pessoal que vai na casa deles passam por essa entrada/saída. Tem uma cachorra e essa mesma vai fazer as necessidades na frente de casa. E eu tenho que juntar isso, meu marido tem 71 anos e a dona não nos respeita fazem o que bem entendem. Além do que eles usam dois bicos de luz que sai do nosso relógio e tomadas de energia.


  • maria valdilania disse:    ( 06.04.2012 às 15:29 )

    eu tenho alguns meses de condominio atrasado, porque o sindico aumentou o condominio, com a hisotria de umna reforma e nçãio fez, e por conta disso me irriete. E com isso o dono do imovel veio entregar no meu escritorio, uma noificcação de despejo, para eu entrgear imovel, ATRASO EM CONDOMINIO ENSEJA DESPEJO. POIS O ALUGUEL ESTA EM DIAS.

    o que faço para garantir meus direitos, para pedir os valores de volta.,


  • Magali Oliveira disse:    ( 23.03.2012 às 14:23 )

    Preciso tirar uma duvida referente a um imovel no qual minha sogra alugou por 9 anos e o proprietario agora pediu o imovel, quanto a estrutura da casa (madeiramento da varanda e o piso da varanda) que ao entrar na casa era de uma pessima conservação com o tempo foi se acabando agora o proprietario exige que ela arrume o contrato de aluguel nunca foi renovado somente no 1º ano, isso é responsabilidade de quem? proprietario ou inquilino?


  • Giovani disse:    ( 20.03.2012 às 8:40 )

    tenho um imovel alugado, contarto de 12 meses, meu inquilino me deve 8 meses de aluguel e 9 meses de condominio.Não ha fiador. Ja entrei na jsutiça para que alguma providencia seja tomada, mas ele se recusa a sair. O que devo fazer?


  • karla ferreira disse:    ( 18.03.2012 às 12:33 )

    Ola venho por meio desta, lhes pedir uma ajuda d como agir perante um inquilino q nao paga o aluguel a dois meses e ainda se acha no direito de pedir q eu o indenise caso saia do imovel antes do vencimento do contrato que acontece em maio de 2012. ja pedi o imovel mais ele nao paga o aluguel e se recusa a sair pois diz q so saira se eu pagar a multa recisoria. Isso pode? como faço p q deixe o imovel o quanto antes pela nova lei? me ajudem por favor.


  • Leila Camara disse:    ( 15.03.2012 às 18:19 )

    Meu contrato venceu esse mês o proprietário pode pedir o valor que quizer para a renovação?
    Ele quer 30% ele pode?


  • Marlene disse:    ( 08.03.2012 às 20:40 )

    Moro há um ano e quatro meses em um imóvel com contrato imobiliário de 30 meses. Agora, a proprietária está requerendo o imóvel para sua própria locação.Sou realmente obrigada a desocupar o imóvel? Na casa moram quatro pessoas, incluindo um estudante universitário e um menor, também estudante. Isto conta alguma coisa?


  • Andrea disse:    ( 15.02.2012 às 22:08 )

    Quando há quebra de contrato pelo inquilino,além da multa ele fica sem direito a devolução do depósito que deixou como garantia?


  • alexandra disse:    ( 15.01.2012 às 13:07 )

    NO meu ponto de vista essas mudanças na lei praticamente ñ favoreceu a nada o inquilino, pq ainda é dificil de alugar um imovel aq em piracicaba a maioria das imobiliárias é muito burocrtas exige fiador, a minha duvida é oq fazer p alugar um imovel sem o fiador


  • dari schmechel hellwig disse:    ( 07.01.2012 às 15:06 )

    aqui em cianorte/pr as leis do inquilinato não são respeitadas/as imobiliárias fazem o que bem entendem….


  • Braulio Roberto Abreu disse:    ( 22.12.2011 às 13:42 )

    Findo o prazo contratual residencial de 30 meses o locatário querendo devolven o imóvel, qual o prazo que ele tem?. E no periodo que ele passar a mais qual o resjunte?.
    Prazo locação: 36 meses início 17-11-08 término: 16-11-011.
    Grato.
    Braulio



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel