Revista Zap Imóveis » Decoração & jardinagem

Especialistas em organização dão dicas para manter a casa arrumada

Tags:

armários

,

casa arrumada

,

decoração

,

dicas

,

organização

,

organizar

publicado em 24/07/2009 às 12:36 ,
atualizado em 24/07/2009 às 17:40

Comentar
Armário organizado pela especialista Silvia Balbi, da OZ! (Foto: Divulgação)

Armário organizado pela especialista Silvia Balbi, da OZ! (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – A casa está uma bagunça e você não tem tempo e nem sabe por onde começar a organizá-la. Além disso, é comum nessas horas bater aquela preguiça e a vontade de deixar a arrumação para o dia seguinte. Mas há especialistas, conhecidos como personal organizers, que prometem dar um jeito na bagunça toda. Depois de fazer uma avaliação do ambiente e da rotina do morador, eles traçam um plano de arrumação. E dão dicas para manter a organização da casa.

“O segredo da organização é manter cada coisa em seu lugar. Ao entrar em casa, por exemplo, é importante que você tenha um lugar especifico para deixar a bolsa. Temos que tentar dar funcionalidade aos ambientes. Assim, mesmo quando você estiver no escuro, vai conseguir encontrar o que procura”, explica a personal organizer Silvia Balbi, parceira da OZ!, Sistemas de Organização.

De todos os cômodos e móveis da casa, Maria Silvia aponta a área de serviço e os armários como os mais difíceis de organizar. Segundo ela, os espaços pequenos tendem a perder a funcionalidade pela dificuldade de encontrar móveis em tamanhos adequados. Já os armários, por terem a capacidade de esconder entulhos, acabam se tornando vilões para os que não têm tempo ou vontade de arrumar a casa. Luciana Menezes, personal organizer há quatro anos, acrescenta outros aposentos que apresentam problemas de organização por parte de quem a procura.

“Geralmente, o quarto e a cozinha são cômodos difíceis de manter organizados, por serem ambientes de uso de rotina. Alguns materiais podem facilitar a organização da casa. Caixas com divisórias para guardar papéis e pequenos objetos; sacos de TNT para proteger roupas; cestos e cabides específicos para cada tipo de roupa são alguns acessórios que podem ajudar”, alerta Luciana Menezes.

Arrumação de sapatos em armário pela personal organizer Silvia Balbi, da OZ!

Arrumação de sapatos em armário pela personal organizer Silvia Balbi, da OZ!

Se desapegar de contas antigas, recados escritos em guardanapos e apontantamentos em papéis avulsos, que surgem sem se saber a origem, é problemático para alguns. Sílvia Balbi propõe uma limpeza geral do que não serve mais. O que pode ser bastante difícil, mas não custa, ao menos, tentar.

“É impressionante a quantidade de papel que as pessoas costumam guardar. Para dar uma sensação de organização, algumas delas começam a empilhar as coisas. Mas isso não ajuda, pelo contrário. Pois vai ser difícil encontrar algo no meio do entulho. Para isso, é bom ter pastas. Uma para contas, outra para desenhos dos filhos, para cartas ou projetos”, aconselha a especialista em organização.
 
Por mais que alguns já saibam o que e como fazer para manter a casa arrumada, o fato é que a falta de tempo e a preguiça básica pode complicar toda a organização dos ambientes. Por isso, antes de esconder sapatos e roupas debaixo da cama ou jogá-los de qualquer forma dentro do armário para receber uma visita de surpresa, uma boa dica é ter alguns apetrechos – como os indicados por Silvia Balbi e Luciana Menezes – para facilitar a arrumação ou um especialista para ensinar a manter sempre a casa em ordem.

Quer saber mais? Siga o ZAP no Twitter

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (11)


  • evelyn disse:    ( 22.02.2013 às 18:12 )

    Olá Silvia
    Gostaria de trabalhar como personal organizer, como que eu faço, há algum curso que eu possa fazer? Como que é cobrado p/ o cliente? Materiais, como cabides, caixas e outros é por conta do cliente?
    aguardo resposta, obrigada pelas dicas….
    abraços


  • Solange Almeida disse:    ( 10.02.2013 às 13:18 )

    Olá Silvia

    Gostaria de trabalhar como personal organizer, como que eu faço, há algum curso que eu possa fazer? Como que é cobrado p/ o cliente? Materiais, como cabides, caixas e outros é por conta do cliente?
    aguardo resposta, obrigada pelas dicas….
    abraçoss


  • Patricia Dionisio disse:    ( 17.09.2009 às 8:18 )

    Adorei as dicas pode ter certeza que é de grande valia!!!


  • Denise disse:    ( 16.09.2009 às 15:41 )

    Muito bom saber que existe pessoas assim, eu definitivamente não consigo manter os armarios arrumados, a casa até é.. mas qdo abre a porta do armario. Tem profissional especializado que vai em casa no suburbio do Rio?? Qual a media da diaria?

    Grata

    Denise


  • Rose disse:    ( 11.09.2009 às 10:52 )

    Legal, gostei das dicas.
    Muito bom.


  • maria eugenia disse:    ( 11.09.2009 às 1:37 )

    Adorei saber que existem pessoas que se preocupam com a organização da casa, o que é raro nos dias de hoje por parte desta geração de jovens donas de casa.Não sei se por trabalharem fora de casa ou se faz parte do modernismo atual.Eu adoro minha casa bem organizada e fico possesa com minhas netas quando estão comigo por serem meninas e futuras donas de casa tão desoganizadas.Como diz o velho ditado :o exemplo é tudo na vida.


  • SORAIA disse:    ( 30.07.2009 às 10:34 )

    nossa eu amei essas dicas,,,
    realemnte ajufa muito …
    vou segui-la …
    tudo que esta estrito é verdade…
    kakakakka
    agora vai da certo….
    vou ter tudo arrumado….


  • Andreia Vieira disse:    ( 27.07.2009 às 10:46 )

    Gosto de ver minha casa sempre arrumada, mas vivo com meu rido e e folho de 10 anos, que até tentam, mas não fazem como eu,e hj em dia para não pirar por ficar andando atrás deles catando tudo ou até mesmo reclamando, finjo que não vejo, ma spor dentro estou uma pilha de nervos!Mas esta matéria ajuda muito!Parabéns.


  • Eloá disse:    ( 26.07.2009 às 12:14 )

    Oi! Adorei a organizaçâo ,ficou 10 . Parabéns!


  • madagá horn disse:    ( 24.07.2009 às 20:13 )

    Tento ser uma pessoa bem organizada? mas por falta de tempo como também truques para manter uma organização bem prática, gostaria de saber dicas para facilitar.
    O meu maior problema, é com papéizinhos que não acaba nunca de organiza-los.


  • Amanda Ituassu Araujo disse:    ( 24.07.2009 às 17:31 )

    Gostei muito das dicas e gostaria e saber onde encontrar esses protetores de camisas brancas, por exemplo, demonstrados na foto do armario, bem como os sacos transparentes (parecem ser de ziper) para organizar assessorios por exemplo. Gostaria tambem se saber onde encontro sacos de TNT para proteçao.
    Abraços,
    Amanda Araujo



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel