Revista Zap Imóveis » Fechando negócios

Doação de imóvel com reserva de usufruto elimina burocracia do inventário e preserva a herança

Tags:

burocracia

,

herança

,

imóveis

,

imóvel

,

invetário

,

usufruto

publicado em 19/07/2011 às 14:22 ,
atualizado em 03/08/2012 às 9:29
por Fabiana Paiva | Fonte: Jornal Extra

Comentar
Priscilla, com as chaves do imóvel que tem reserva de usufruto para a avó: "Ela queria me deixar segura financeiramente" (Foto: Roberto Moreyra)

Priscilla, com as chaves do imóvel que tem reserva de usufruto para a avó: "Ela queria me deixar segura financeiramente" (Foto: Roberto Moreyra)

Priscilla Garcez tinha apenas 16 anos quando recebeu de sua avó de criação a doação de um imóvel em usufruto. Na época, pouco entendia sobre o que o termo significava. Hoje, aos 25, sabe que a intenção de dona Dagmar, de 96, era evitar as burocracias de um inventário, escolhendo, em vida, para quem queria deixar sua herança.

“Minha avó estava lúcida, aos 85 anos, quando decidiu doar um imóvel para minha mãe e deixar outro para mim, com reserva de usufruto para ela própria. Como eu era nova, ela temia que eu o vendesse. Fez isso justamente para que, caso sofresse algo, eu e minha mãe ficássemos seguras financeiramente. Hoje, ela tem 96 e sofre de mal de Alzheimer, mas já deixou tudo resolvido”, explica Priscilla, que recebe o aluguel do apartamento.

Doador protegido – Questões ligadas à doação de bens com reserva de usufruto estão entre as principais dúvidas dos leitores. Para o advogado Hamilton Quirino, especialista em Direito Imobiliário, o ato é mesmo aconselhável para quem quer evitar burocracias de um inventário e decidir em vida o destino dos bens, mas sem ficar desprotegido.

“É muito comum um casal querer doar um imóvel para um filho em vida, mas tendo a garantia de que o herdeiro não poderá vender o bem nem expulsá-los dele. Sendo assim, o doam com reserva de usufruto vitalício para eles próprios. A gente conhece os filhos, mas não os futuros genros”, afirma Hamilton Quirino.

Herdeiros legítimos têm direito a 50% – O imóvel não precisa ser doado necessariamente a um parente. O advogado Hamilton Quirino explica que os herdeiros diretos do doador não podem contestar a doação nem a reserva de usufruto. Mas os pais apenas podem dispor de metade de seus bens a quem não for filho.

” Um pai que briga com o filho não pode doar todos os bens a um terceiro ou a um único filho. Se ele o fizer, o herdeiro direto não privilegiado poderá requerer na Justiça a sua metade de direito”, explica o advogado.

Para doar um imóvel com reserva de usufruto, o proprietário do imóvel precisa pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que corresponde a 2% do valor do bem, ao estado (o tributo é pago à prefeitura apenas em negociação de compra e venda), mais as custas do cartório, que giram em torno de R$ 1.600.

“É um procedimento cada vez mais comum, principalmente de pais para filhos. Eles querem evitar as burocracias do inventário”, diz Edson de Carvalho, dono do cartório do 20 Ofício de Notas.

LEIA MAIS:

Para fugir do inventário

Imóveis em inventário: vale a pena correr o risco?


publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (134)


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.02.2014 às 15:56 )

    Olá Márcia. Vocês podem conversar com uma imobiliária ou corretor de imóveis para obter mais informações sobre a venda da atual casa. Você também pode avaliar a possibilidade de fazer um financiamento em um banco ou empresa que ofereça esse serviço.


  • marcia morato disse:    ( 28.01.2014 às 21:45 )

    minha mãe tem 80 anos hoje e a 27 anos atrás deixou o imóvel para eu e minhas duas irmãs mas o deixou em usufruto a ela, sou a filha caçula me casei e fui morar com ela nessa casa meu esposo faleceu a dois meses dentro desta casa e nos não estamos suportando mais ficar na casa a saudade é muito grande então ela gostaria de saber se podemos vender este imóvel na qual ela pretende deixa-lo nas mesmas circunstancias que este imóvel ou seja usufruto também se for possível vender o outro imóvel pode ser comprado financiado e o dinheiro do imóvel anterior pode servir como entrada? por favor nossa situação é muito deligada responda-me assim que puder


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.01.2014 às 10:21 )

    Olá Maria Lucia. Converse com o seu advogado sobre essa situação. Ele poderá ajudá-la com essa e outras dúvidas.


  • maria lucia disse:    ( 06.01.2014 às 18:58 )

    olá! no auge da minha separação meu ex convenceu meus pais a comprar uma casa e colocar como usufruto deles e nome dos meus sobrinhos. meu pai faleceu e como fica essa situação, pois eu tenho duas filhas. eu so tenho uma irmã ecomo fica a nossa situação?


  • Caroline Pereira disse:    ( 17.12.2013 às 17:49 )

    Olá Renilda. Consulte seu advogado e apresente essa questão. Ele poderá verificar a validade desse documento.


  • Caroline Pereira disse:    ( 16.12.2013 às 16:58 )

    Olá Dulcineia. Procure um advogado de sua confiança para analisar este caso e tirar todas as suas dúvidas. Ele poderá te auxiliar no que for preciso.


  • Dulcineia Gonçalves da Silva disse:    ( 14.12.2013 às 21:01 )

    Olá, casei em 1992em regime parcial de bens , meu esposo adquiriu nossa casa em 1995 eu me separei 1998 nao divorciei somente tenho a averbação, nao foi feito partilha de bens tenho uma filha com ele que hoje tem 19 anos, ele faleceu em fevereiro de 2013, o inventario disse que nao tenho parte na casa, e nao assinei nenhum papael passando para minha filha e nem para o filho que ele já tinha, acho que fui lesada. o que faço?


  • renilda lyrio disse:    ( 04.12.2013 às 10:52 )

    meu pai dou uma casa para o neto menor mais passou no nome de meu irmão pai do menino fez um documento e minha mãe foi testemunha esse documento é valido?


  • Caroline Pereira disse:    ( 27.11.2013 às 12:26 )

    Olá Jucilene. O ideal é verificar essa questão com um advogado de sua confiança. Ele vai passar todas as orientação necessárias para realizar essa doação.


  • jucilene correia dos santos disse:    ( 27.11.2013 às 12:14 )

    Oi quero saber, minha sogra deu um terreno a meu marido, e nós construimos uma casa, só que agora queremos que ela passe o terreno em nome do filho ou seja ela faça uma doação,que documentos seram precisos.


  • Caroline Pereira disse:    ( 18.11.2013 às 11:10 )

    Olá Rafael. Consulte um advogado para tomar essa decisão. Ele poderá avaliar seu caso e apontar o procedimento ideal.


  • Rafael disse:    ( 14.11.2013 às 22:16 )

    Estou comprando um ap na planta e quero passa-lo para o nome da minha irmã.A dúvida é. É melhor eu paasar para o nome dela antes do ap ficar pronto ou é melhor eu quitar e passar por doação?
    Obrigado


  • fernanda disse:    ( 12.11.2013 às 15:12 )

    oi meu pai faleceu e deixou uma casa a doze anos eu construir uma casa em cima da dele agora minha mãe quer fazer um testamento deixando a casa deles para minha irmã.como eu fico.


  • JOÃO PEREIRA NETO disse:    ( 12.11.2013 às 14:28 )

    BOA TARDE SRS.
    ESTOU COMPRANDO UMA CASA A QUASE 2 ANOS VENDO DOCUMENTAÇÃO, CASO DE USUFRUTO PARA VCS ME ORIENTAR MELHOR. PAI USUFRUTO QUANDO VIVO FOR, TEM 3 FILHOS QUE SAO HERDEIRO DA CASA, JA FIZEMOS TODA DOCUMENTAÇÃO INCLUSIVO CONTRATO COM A CAIXA NO VALOR DE RS 90.000 E ESTA FALTANDO PARA O CARTÓRIO DO 1º OFICIO ESTE DOCUMENTO DE USUFRUTO DA CASA O PAI ESTA DE ACORDO COM A VENDA DA CASA PARA OS FILHOS JA FORAM PAGOS TODAS AS TAXAS PA PREFEITURA ITBI NA EXATORIA ITCD NO CARTÓRIO IPTU QUE ESTAVA ATRASADO TUDO, EU QUE PAGUEI EU QUE ESTOU COMPRANDO A CASA, E TAMBEM A CAIXA JA ME DESCONTOU DOIS MESES DE ALUGUEL E AGORA COMO FAZER ME DE UMA LUZ POR FAVOR.
    DESDE JA AGRADEÇO..

    JOAO PEREIRA NETO
    065 99930337


  • Caroline Pereira disse:    ( 04.11.2013 às 16:38 )

    Olá Maria Josefa. Neste caso, é bom procurar ajuda especializada para sanar suas dúvidas. Um advogado pode te auxiliar nisso.


  • Maria Josefa Trajano da Silva disse:    ( 04.11.2013 às 15:29 )

    Boa Tarde,
    Adquiri um imóvel á quase 05 anos financiado pela CEF, gostaria de saber se posso deixar esse imóvel , já que não tenho herdeiros e nem sou casada, para uma sobrinha. Porém esse imóvel só ficaria com ela apenas quando eu morrer.Como proceder? onde ir? que tipo de documento fazer? e que nome se dá a isso? é doação de imóvel com reserva de usufruto?
    Agradeço e aguardo a resposta.
    Att, Josefa


  • marcia valeria serafim disse:    ( 18.10.2013 às 8:17 )

    Bom dia minha mãe quer doar a casa que ela possua para mim e minha irmã só preservando uso e frutos enquanto estiver viva, meus irmãos todos assinam pois concordam com a decisão quero saber quanto fica para fazer essa doação com a advogada. Muito obrigada pela sua atenção.


  • Jose Maria Galvao disse:    ( 05.10.2013 às 12:17 )

    Minha mulher tem uma casa adquirida com recursos de bem imóvel recebido em doação(casados em regime de comunhão parcial)o bem adquirido foi no nome dela e meu. Agora ela pretende rerratificar a escritura constando ela como única adquirente com reserva de usufruto para mim, marido. É possível?


  • cleusiane neimaier disse:    ( 21.09.2013 às 5:16 )

    Ola, moro com meu marido a 15 anos nessa casa que condtruimos no terreno que esta no nome do pai dele, ele disse que nao pode passar para nosso nome por causa dos outros filhos, sendo que ele ja vendeu os outros terrenos e deu o dinheiro para cada um, ele disseque quer vender aqui e nos dar o dunheiro mas eu nao quero vender minha casa e ele diz que nao tem outro jeito, que nao pode passar pra um filho o imovel sendo que tem mais filhos o que fazer


  • Enio Enock disse:    ( 18.09.2013 às 12:01 )

    Gostaria de saber qual os procedimentos após morte do doador, para que tudo fique correto, grato.


  • Paulo Roberto Silva disse:    ( 16.09.2013 às 16:19 )

    Meus sogros estão vivos, têm um único imóvel que vale em torno de R$ 50.000,00 e têm 3 filhos e querem passar o imóvel para o nome dos filhos, mas querem que a casa fique para 1 dos filhos e o terreno seja dividido para os outros 2 filhos. É certo que essa repartição é desigual, porque a casa em si vale muito mais que o pedaço do terreno. Gostaria de saber, isso pode ser feito? É feito por doação? Precisa do consentimento de todos os filhos? Como devem proceder? Agradeço desde já.


  • GEOVANA disse:    ( 15.09.2013 às 18:23 )

    MINHA MÃE TEM UMA CASA QUE ESTÁ NO NOME DELA,PORÉM ELA QUER PASSAR ESSA CASA PARA O NOME DO MEU IRMÃO E O MEU,COMO DE SER FEITO… PARA QUE NÃO HAJA GASTOS…ALGUÉM PODE ME ORIENTAR A RESPEITO DISSO.MORAMOS aqui em Fortaleza.
    NO AGUARDO!OBRIGADO.


  • eliana evaristo disse:    ( 28.08.2013 às 17:03 )

    quando me divorciei, não quis dividir a minha casa e nem o carro. deixei em uso fruto do meu ex marido com os meus filhos, q na epoca o caçula ainda era menor de idade. agora passado alguns anos ele quer q os filhos saim de casa. pq ele esta muito depressivo. acho que ele esta bem acessorado, com segundas intenções. não acredito nas suas lamentações. o terreno aonde localiza a casa ganhei do meu pai, quando ainda era criança. então só a casa e o carro entra na partilha com o meu ex. não aceito que meus filhos saiam de casa. ele q saia. o que fazer? pode acontecer o que?


  • FABIANE disse:    ( 25.08.2013 às 13:05 )

    MINHA MÃE TEM UMA CASA QUE ESTÁ NO NOME DELA,PORÉM ELA QUER PASSAR ESSA CASA PARA O NOME DO MEU IRMÃO E O MEU,COMO DE SER FEITO… PARA QUE NÃO HAJA GASTOS…ALGUÉM PODE ME ORIENTAR A RESPEITO DISSO.MORAMOS AQUI NO RJ.
    NO AGUARDO!OBRIGADO.


  • Patrícia Estrela disse:    ( 22.08.2013 às 16:43 )

    Olá. Moro junto a 6 anos. Eu e meu marido não estamos combinando muito bem. Tenho um dinheiro guardado e queria comprar um terreno. Mas não quero que em caso de separação tenha que vender, pois o dinheiro da compra será meu. Se eu colocar no meu nome com usufruto de minha filha ele terá direito?. Como faço pra comprar e ele não ter direito. Aguardo resposta. Obrigado.


  • riscila soua disse:    ( 22.08.2013 às 6:25 )

    estams eu e meu marido recebendo um imovel e eu queriadeixar como unicos herdeiros meus filhos que sao menors e qe tenho medo q apare¢a um filho dele com outra como fazer


  • cra disse:    ( 19.08.2013 às 10:19 )

    fiz doação de um imóvel para tres filhos, com usufruto, na época pq meu ex marido queria fazer eu vender e da a metade p ele e ele nunca me ajudou em nada, acontece que p comprar essa casa que fiz a doaçao eu vendi uma casa e dois terrenos que pertencia ao meu primeiro filho, que o pai dele tinha me dado com escitura e td certo construi a casa com dinheiro da pensão que ele pagava atrasada e vinha um bom dinheiro eu utilizava para comprar material de construçao, tem os autos até hj no forum, pois o pai ainda o ajuda nos estudos, entretanto os filhos cresceram e o do meio do segundo casamento desse ex marido o qual citei e que nunca gostou muito de trabalhar, esta me dando dor de cabeça, e não permite nem o irmão morar em casa fazendo brigas, o mais velho p nao brigar saiu de casa, como posso conceder o direito do meu primeiro filho? posso tirar esse filho briguento da doação que fiz a ele? por favor me respondam por email também
    muito obrigado


  • kenia disse:    ( 04.08.2013 às 15:42 )

    Minha avó tem 2 filhos, ela passou 50% pra um filho e 50% pra um unico neto, que é filho do segundo filho, deixando 3 netos sem nada ela pode fazer isso? esse segundo filho tem 4 filhos.


  • Anônimo disse:    ( 30.07.2013 às 5:43 )

    Quero dar uma parte da herança do meu pai pra minha mãe (eles casaram com divisao total) para que ela fique bem financeiramente mesmo com a aposentadoria pequena. Como faço isso sem precisar redividir minha parte com meu irmão?


  • Eu quero fazer diferente, quero dar uma parte da herança do meu pai pra minha mãe (eles casaram com divisao total) pra que ela fique bem financeiramente mesmo com a aposentadoria pequena. Como faço isso sem precisar dividir minha parte com meu irmão s disse:    ( 30.07.2013 às 5:40 )

    Poderia mandar a resposta pro meu e-mail também?


  • andrea disse:    ( 15.07.2013 às 15:26 )

    Meus pais moram em uma casa, mas querem transferi las para meus filhos, fazer doacao com usufruto meu. Isso e possivel, fazer direto para eles?


  • joselito xavier reis disse:    ( 14.07.2013 às 14:54 )

    Minha mãe está com 74 anos e é proprietária de 2 terrenos (5×25 cada)sendo que em um deles tem uma casa onde ela mora que não está averbada na matrícula. Somos em 3 filhos (2 irmãos e 1 irmã), sendo que devido a sérios desentendimentos entre as duas (mãe e filha) ela quer doá-los a nós dois. Minha irmã diz (hoje)que “não quer e não precisa de nada que venha dela”. Assim, como ela deve proceder para fazê-lo, de forma legal, sem que no futuro ela(minha irmã) possa contestar este ato


  • Anônimo disse:    ( 14.07.2013 às 14:53 )

    Minha mãe está com 74 anos e é proprietária de 2 terrenos (5×25 cada)sendo que em um deles tem uma casa onde ela mora que não está averbada na matrícula. Somos em 3 filhos (2 irmãos e 1 irmã), sendo que devido a sérios desentendimentos entre as duas (mãe e filha) ela quer doá-los a nós dois. Minha irmã diz (hoje)que “não quer e não precisa de nada que venha dela”. Assim, como ela deve proceder para fazê-lo, de forma legal, sem que no futuro ela(minha irmã) possa contestar este ato


  • Joel disse:    ( 06.07.2013 às 14:36 )

    Comprei uma casa de herdeiros, qual o documento mais seguro.
    Eu fui no cartório eles mim disseram que só bastava fazer uma sessão de herança. é seguro esse documento.


  • lane lessa disse:    ( 03.07.2013 às 15:56 )

    Boa tarde.
    Sou donatária de um sítio, junto com meus dois filhos maiores, depois dessa doação, me casei no regime de união estável, mas, me separei, agora vou vender uma parte, gostaria de saber se o dinheiro dessa venda, terei que dividir com o meu ex-marido, e se eu comprar outro imóvel com o dinheiro da herança, ele terá algum direito. Obrigada.


  • Rosangela da Silva Souza disse:    ( 03.07.2013 às 11:16 )

    Moramos juntos a cinco anos em união estavel,e depois nos casamos com união dos bens,pois compramos uma casa juntos pela caixa,só no nome dele.a casa ainda não foi quitada e meu marido veio a falecer,ele teve duas filhas de uma união estavel e querem q eu venda a casa onde moro,sendo q é nosso unico bem q construimos juntos.


  • SILVANIA SOARES disse:    ( 27.06.2013 às 14:21 )

    olá, eu me meu marido temos uma casa financiada a 5 anos pela caixa, no meu nome e no nome dele, somos casados com divisão de bens. so que ele quer passar a casa p o meu nome e com morte minha ser do meu filho. será possível? Qual o documento nescessário para esse fim? Obrigada.


  • Izabel Castro disse:    ( 24.06.2013 às 14:33 )

    Estou recebendo um imóvel no nome da minha mãe com usufruto pra mim,gostaria de saber como fecho esse negocio com mais segurança.Por favor me oriente


  • marta disse:    ( 21.06.2013 às 23:25 )

    Tenho um apartamento que comprei ainda solteira, casei a 1 ano com separacao parcial de bems, gostaria de doa-LO PARA minha irma, como devo proceder,

    grata
    Marta


  • Márcia Sanches disse:    ( 21.06.2013 às 0:35 )

    Minha mãe possui uma residência com duas filhas maiores e uma neta de 8 anos, filha da mais velha.A filha mais nova quer passar a casa em seu nome e uso fruto da mãe.Querendo que a irmã mais velha assine um documento abrindo mão de sua parte.Isso pode ser feito legalmente??E a parte da neta como fica???


  • jose miltom disse:    ( 16.06.2013 às 21:16 )

    Somos herdeiros de um sitio, já fizemos o inventario e estamos só esperando o sinal do cartório para registrar as partes de cada um dos 7 Irmãos, um deles comprou a parte de 2 antes mesmo de sair o inventario, agora ele diz que assim que sair ele vai vender, ele precisa de nossa assinatura nós não concordamos com a venda, pois a área é menos de 2 alqueires. aguardo respostas obrigado.


  • Claudia disse:    ( 03.06.2013 às 13:05 )

    Minha mãe tem 61 anos, 7 filhos. Eu tenho 31 anos, solteira e moro com ela. A vontade da minha mãe é fazer uma doação da casa pra mim e ficar morando comigo, caso ela venha a falecer estou segura. Todos outros irmãos são casados e tem moradia, mas alguns não concordam.O imóvel ainda não tem escritura, ela pode fazer um contrato de doação somente pra mim e depois eu escriturar o imóvel, é seguro?


  • Marcia disse:    ( 27.05.2013 às 14:58 )

    Ola tenho uma filha de 16 anos, casei novamente e tenho uma filha de 5 anos, e eu e meu marido financiamos um terreno (ele pagou metade e paga as prestações do financiamento). Gostaria de saber se podemos doar esse terreno para nossa filha menor em meu usufruto. Mais tarde minha filha mais velha poderia contestar essa doação?


  • JANIRA DE SOUSA FARIAS disse:    ( 15.05.2013 às 16:40 )

    TENHO UM IMÓVEL(CASA) E NÃO TENHO HERDEIROS DIRETOS, SOMENTE IRMAOS, NA MINHA FALTA, QUEM TEM DIREITO AO IMÓVEL…


  • Jessica Gomes disse:    ( 30.04.2013 às 14:19 )

    Ola. Estou com uma dúvida. Meu pai que transferir para meu filho, de 4 anos a casa dele. No entanto, meu pai tem um filho fora do casamento, mas continua casado com minha mãe, pelo regime parcial de bens. Queremos agilizar, para que o outro filho não tenha direito a essa casa. Como podemos fazer?


  • fatima disse:    ( 20.04.2013 às 21:48 )

    deixei minha casa sobre ameaça para ex marido cehegando no juiz pra assinar o divorcio o juiz disse -me q não poderia deixar somente a ele pois teria q vender e dividir ou deixr aos filho e uso e frutos ao ex deixei em uso e frutos ao ex,somente deixei por ameaçpa do ex marido queria mesmo ter vendido e já divido com os filhos,hj meu ex vive na casa com outra mulher eu estou fora do brasil morando em lisboa queria saber se posso recorrer do q fiz e entrar com recurso e vender a nossa casa já q em cartório eu não assinei nada por favor me ajude nesta questão meus filhos precisa tmbm da venda da casa mais meu ex diz q somente sairá da casa qundo morrer obrigado


  • Marilu disse:    ( 19.04.2013 às 20:54 )

    Tenho um companheiro que mora em meu apartamento aproximadamente 10 anos. Como não tenho filhos gostaria de doar este meu imóvel para minha sobrinha mas com reserva de usufruto para mim e na minha falta para meu companheiro. Vcs podem me orientar? Obrigada.


  • Júlia Almeida disse:    ( 18.04.2013 às 15:26 )

    Boa tarde, se um imóvel for passado para o filho com usufruto dos pais, e estes, vierem a se separar um dia, como fica a situação do imóvel? Os pais permanecem no imóvel, ou o filho pode despejar algum deles?


  • anna maria dos reis disse:    ( 15.04.2013 às 20:24 )

    tem algum meio legal que eu posso usar para meu irmão prestar conta do dinheiro da minha mãe de 89 anos ,pois ele está movimentando a conta bancária dela


  • wanderlea menezes disse:    ( 15.04.2013 às 5:11 )

    MEU PAI FALECEU ESTE ANO,HÁ MAIS DE 6ANOS ATRÁS TINHA COMPRADO UM IMOVEL EM NOME DE DOIS FILHOS DE MENOR EM USUFRUTO DELE, HJ OS DOIS FILHOS SÃO DE MAIOR, IRÃO VENDER O IMOVEL, GOSTARIA DE SABER SE EU E MEU IRMÃO TEREMOS DIREITO A ALGUMA PARTE DESTE IMOVEL.


  • Simone Dias disse:    ( 03.04.2013 às 14:39 )

    Sou filha única, minha mãe gostaria de fazer uma doação de um apartamento com reserva de usufruto para meu filho que também e filho único, somos seus únicos herdeiros, como devo proceder?


  • Anônimo disse:    ( 30.03.2013 às 15:12 )

    Foi dividido a heranca depois da morte do meu pai 50% ficou para minha mae e os outros 50% foi divido entre 3 filhos ,mais agora meu irmao quet tirar mais da minha mae ,, sera que ele consegue ? Ou agora minha mae pde fazer da parte dela o q ela quizer sem pedir nenhuma coisa para nenhum filho


  • sueli disse:    ( 29.03.2013 às 21:51 )

    Boa noite, tenho 4 filhos sendo somente uma menor de idade (16)anos; e é esta que minha irmã pretende fazer doação de um imóvel sem ser uso fruto,gostaria de saber quem eu devo procurar para fazer esses tramites, e quais os valores, desde já agradeço.


  • Elaine Tomaroli disse:    ( 18.03.2013 às 18:30 )

    Boa tarde,
    Preciso tirar uma dúvida em caso de doação para os filhos de bens imóveis com reserva de usufruto e após anos o pai tem outros filhos que não estão nessa doação tem como colocalos nessa doação tb, é obrigado, ou seja, ele tem direito desse imóvel ja doado antes deles nascerem?
    Obrigada. Aguardo resposta.


  • Lucia Antoniazi disse:    ( 14.03.2013 às 11:36 )

    Eu vivo relaçao entre namoro e morar junto,meu namorado comprou um imovl ainda nao fez a escritura e disse que apos escriturar vai fazer um testamento deixando a mesma para mim apos seu falecimento, mas o mesmo tem 2 filhos.Gostaria de saber se ele fizer isto apos sua morte seus filhos podem recorer e ficar com parte do imovel. Outra sitação ele tem boa pensao parte dela ou seja 50 % sera da filha , 20% exmulher, ele é militar e isto ja vem descontado em folha de pagamento, ele disse que no testamnt deixara os 30% restantes para mim,sendo que li um documento dizendo que seus herdeiros sao seus 2filhos e ex mulher, insto pode ser alterado???/Aguardo posiçao urgente, obrigado


  • adry disse:    ( 06.03.2013 às 12:51 )

    vivo em uniao estavel a dez anos , quando fui marar com meu companheiro ele ja tinha um imovel e agora ele quer doar pra mim com usofrutos , minha duvida é se ele morrer meu enteado pode entrar na justiça pra anular essa doaçao


  • solange couto disse:    ( 12.02.2013 às 16:07 )

    quais documentos são necessários para que eu e meu marido possamos fazer doação de bens para nossos filhos?


  • waldete batista da silva disse:    ( 09.02.2013 às 20:42 )

    minha mãe fez uma doação a nos filhos de parte de suas terras, tendo em vista sua idade.Coube a nos herdeiros pagar o itbi(2%).Pergunta: Quem tem que pagar o itbi, eu ou minha mãe(doadora)e a mesma ainda esta cobrando um valor de aluguel do espaço.È justo e direito


  • josé Fernandes de souza disse:    ( 09.02.2013 às 20:30 )

    Meu pai e minha mãe são falecidos,somo em seis irmãos e um continua na casa e não quer sair para colocar o imovel a venda dara divisão.
    Pergunta: Ele pode tomar posse da casa


  • Maurílio Daniel disse:    ( 07.02.2013 às 8:25 )

    meu pai comprou varias casa faz mais de (30)trinta anos ele só foi casa com minha mãe no papel faz uns (20)vinte anos, gostaria de saber si ele pode doa um imóvel dele para mim sem precisa de assinatura dos outros irmão já que minha mãe e falecida, ele já tem 85 anos


  • Arilda coelho disse:    ( 06.02.2013 às 21:12 )

    Sou casada há 8 anos com regime parcial de bens.O meu marido tem um filho sumários de idade do casamento anterior. Podemos fazer doação do nosso imóvel para uma outra pessoa com usufruto?


  • Vanderléia disse:    ( 06.02.2013 às 16:03 )

    Tenho 30 anos e minha mãe 46. O meu pai faleceu a 10 anos e na época não tivemos como fazer o inventário. Hoje queremos vender um imóvel. Existe alguma forma de tranferirmos a documentação para mim ou minha mãe sem a necessidade de inventário?
    Agradeço se puderem nos ajudar com este esclarecimento.

    Muito obrigado,
    Vanderléia


  • bolivar disse:    ( 28.01.2013 às 9:45 )

    fiz uma doaçao para minhas filhas menores, agora estou precisando vender o referido imovel. Gostaria de saber se e possivel e como devo proceder.


  • ELZA MAIA DO NASCIMENTO SILVA disse:    ( 26.01.2013 às 23:07 )

    HERDEIROS COM MAIS DE 60-63-67-70-76-79-E MAIS ,EM CASO DE DOENÇA GRAVE O QUE IMPEDE PARA SER DIVIDIDO ,E QUEM QUISER VENDER SUA PARTE?COMO POSSO PROVIDENCIAR AGRADEÇO ELZA


  • Angelica disse:    ( 26.01.2013 às 11:32 )

    Eu sou angelica miss. Eu cresci e vivi no Alabama um lugar maravilhoso no Estado Unidos da América. Eu vivo em uma vida dispersa com meu ex.

    Porque ele sempre me batido todos os dias. Agora eu tenho 3 filhos para ele.

    Mas agora ele nos deixou para a Califórnia em busca de uma senhora. Eu nunca soube que ele estava em um ataque feitiço de amor. Ele realmente me toca. Eu chorei dia e noite para ele.

    Mas um dia um amigo veio me visitar e eu disse a ela tudo o que aconteceu entre eu e meu ex para ela. Ela me levou para um homem muito poderoso. Ele é um feiticeiro. Ele consultou seu oráculo poderoso e lançar um feitiço sobre ele e disse para não me preocupar, que depois de três dias ele virá implorando. Para minha grande surpresa, ele realmente obras. Após o terceiro dia, eu conheci ele em nossa porta chorando e implorando-me a sério que ele cometeu um erro. Que eu deveria perdoá-lo.

    Eu não tive escolha do que perdoá-lo, porque eu realmente o amo muito. Agora estamos de volta ao nosso antigo relacionamento novamente.

    Para aqueles em que têm problemas como este, vou aconselhá usando este meio para dizer a todos que encontrar o seu ou se nesta bagunça ou qualquer outra porcaria que ele deve contatar o lançador de magias em
    Email: gurumaharajiblacktemple@rediffmail.com

    Tenho certeza, que ele terá prazer em ajudá-lo.


  • Célia de Sousa Lira disse:    ( 24.01.2013 às 15:24 )

    Moro em uma casa há 20 anos, que é usufruto de 4 filhos, fiz melhores na casa, sobrado, com 3 quartos em cima, piso,laje, dois banheiros. Agora o imóvel foi incluído no inventário. Minha irmã que deu início ao processo do inventário disse que o juiz vai determinar vender tudo e dividir em partes iguais. Quais os meus direitos, já que vivo nesta casa há 20 anos e ela era só uma casinha de porta e janela?
    por favor me responda, estou angustiana, só de pensar que ficarei sem a minha casa! Obrigado!


  • Luana disse:    ( 22.01.2013 às 15:10 )

    Ola, gostaria de saber se uma doação que foi feita por procuração de amplos poderes pode ser cancelada.


  • Divania borges disse:    ( 20.01.2013 às 9:15 )

    com usufruto em meu nome. Gostaria de vender a casa e comprar outra em outra cidade, pois eu e meu filho precisamos mudar.
    Como devo proceder.


  • Divania borges disse:    ( 20.01.2013 às 9:14 )

    ola bom dia tenho um imovel que ganhei como usufruto tinha 17 anos com usufruto em meu nome. Gostaria de vender a casa e comprar outra em outra cidade, pois eu e meu filho precisamos mudar.
    Como devo proceder.


  • sanches disse:    ( 19.01.2013 às 3:38 )

    Minha mãe e meu tio me deram um imovel que ainda está no nome do meu avô.Como faço para coloca lo no meu nome.Grato.


  • Greicy disse:    ( 12.01.2013 às 17:48 )

    Fiz uma doação de uma casa para meu filho, com usufruto em meu nome. Gostaria de vender a casa e comprar outra em outra cidade, pois eu e meu filho precisamos mudar.
    Como devo proceder.


  • patricia disse:    ( 11.01.2013 às 21:04 )

    olá meu nome e patricia ,atualmento moro com uma pessoas a 14 anos,mais tanto eu quantoi ainda somos casados com outra pessoas ,mais a nossa casa que estamos morando está só no nome dele ,gostaria de saber se a gente se separa um dia vou ter direito ,mais ele ainda não se separou legalmente da ex mulher e tbm tem filhos com elas??


  • ELZA MAIA DO NASCIMENTO SILVA disse:    ( 11.01.2013 às 11:29 )

    GOSTARIA DE PROCURAR ,ALGUÉM PARA AJUDAR MEUS PAIS DEIXARAM 1 IMÓVEL PARA 14 HERDEIROS , UMA IRMA CONSTRUIU UM PRIMEIRO ANDAR , COM A PARTE DELA E DE MAIS 2 ESTAMOS OS RESTOS DOS IRMÃOS QUERENDO LEGALIZAR ESTUDAR A MELHOR MANEIRA DE FAZER SEM COMPLICAR ELA IRMÃOS QUE DIZ TER DADO PARA ELA ,SEM NENHUM DOCUMENTO ,COMO PODEMOS FAZER EU MORO EM MACEIÓ E IREI EM FEVEREIRO AI E OS IRMÃOS PRECISAM DE MINHA AJUDA ,E CONTO COM AJUDA DE VOCÊS AGUARDO RESPOSTA E A QUEM DEVO PROCURAR ? OBRIGADO ELZA MAIA


  • Luciana Passos disse:    ( 10.01.2013 às 13:57 )

    Minha mãe e mneu pai são divorciados há mais de 20 ano, eles têm. Um apto e querem tirar o nome do meu pai dele e colocar em usufruto para mim e meu 2 irmãos. Há também duas salas comerciais que querem tirar o nome da minha mãe. Como proceder?


  • Anna disse:    ( 06.01.2013 às 13:52 )

    Olá meus amigos lá fora, eu estou testemunhando sobre o bom trabalho de um homem que me ajude ele tem sido um inferno a partir do dia em que meu marido me deixou eu sou uma mulher com quatro filhos meu problema declarados quando o pai dos meus filhos eu nunca viajar ajudar ele estava vivendo, mas como em três meses eu não o meu olho no meu marido eu tento ligar, mas ele não foi levado a minha chamada algumas semanas ele me chamou dizendo que ele encontrou o amor onde alguns fácil no início eu nunca preciso para ser serosa mas dias depois que ele entrou na casa para pegar as suas coisas, que foi a vez que eu perceber que as coisas estão indo mal eu ajudo ele vai voltar, mas as coisas ia mau dia a dia eu precisava falar com alguém sobre isso, então fui para o seu amigo, mas não havia nenhuma ajuda para que eu dê em cima dele mês depois eu conheci na internet a um lançador de magias eu nunca acreditar sobre isso, mas eu precisava do meu homem de volta para que eu dei o meu lançador de magias problema em primeiro lugar eu nunca confiei nele para Eu só estava fazendo isso para fazer amor, mas depois de dois dias meu marido me ligou dizendo que ele está voltando para casa eu ainda não acredito, mas como no terceiro dia, o pai de meus filhos chegaram à casa me pedindo para perdoar-lhe o feitiço trabalhar eu disse para mim mesmo que a partir de dia eu era feliz com minha família, graças à sua lovespelltemple@gmail.com ele um grande homem que você precisa para julgá-lo, você pode bem dizer-lhe o seu problema para que ele possa ser de ajuda para você seu e-mail conteúdo é este: lovespelltemple@gmail.com de fato você é um sacerdote lhe agradecer por ter minha casa um lar feliz novamente. Nunca pode parar de falar sobre você, senhor SEU E-MAIL É: CONTATO lovespelltemple@gmail.com ELE AGORA PARA SOLUÇÃO PARA TODOS OS SEUS PROBLEMAS


  • Lara disse:    ( 04.01.2013 às 12:36 )

    Casados no regime de separação legal de bens, no caso de morte o conjuge tem direito é herdeiro de imovel comprado antes do casamento e herança dos ascendentes do conjuge? Tem direito a pensão?


  • Lara disse:    ( 04.01.2013 às 12:33 )

    Tenho um imovel que comprei antes de casar com separação legal de bens, pois meu marido tinha um imovel com a ex.mulher que ainda não tinha sido dividido. Quero doar meu imovel para meu filho, meu marido tem que autorizar ou presenciar tomando ciencia na doação? Pergunto porque quando ele vendeu o apartamento dele com a ex mulher eu tive que estar presente e assinar a documentação tomando ciencia. Essa doação foi uma promessa que fiz ao meu filho e não quero envolver ninguem nesse assunto.


  • ILDEIA disse:    ( 27.12.2012 às 18:02 )

    GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO , MINHA PATROA QUER DOAR A CASA DELA PRA MIM. ISTO E LEGAL, PQ ELA TEM UMA SOBRINHA MAIS NAO GOSTA DELA, ISSO E POSSIVEL, OQUE EU DEVO FAZER .
    DESDE JA OBRIGADA ILDEIA


  • Juliano disse:    ( 24.12.2012 às 20:33 )

    Olá!
    Possuo em conjunto com meu irmao, um imovel quitado doado e usofruto por minha mãe, quando eu adquirir outro imovel que seja financiado, terei direito ao desconto no valor do ITBI do novo imovel?
    Obrigado.


  • claudia carvalho disse:    ( 11.12.2012 às 20:53 )

    Minha mae quer me doar uma casa, mas ela já tem 68 anos e meu pai 89 anos e tenho mais irmãos por parte de pai e mae,eles podem doar e os outros?


  • Isapinheiro disse:    ( 07.12.2012 às 21:21 )

    Estou com a carta de quitacao de um imovel, e gostaria de saber se posso fazer a doacao para uma filha antes da escritura definitiva – tenho 2 filhos . A proposito pretendo doar outro imovrl valor compativel para outro filhl.


  • Débora Passing disse:    ( 07.12.2012 às 17:09 )

    Olá!tire minha duvida por favor,minha sogra é viuva e ja fez o inventario; dividio a herança entre os filhos ela esta com 80 anos e possui uma casa que esta so no nome dela e agora quer vender para o meu marido: é o unico bem que ela inda possui nos podemos comprar sem nos preocupar com os outros filhos dela


  • Adriana Maria Martinez DIas disse:    ( 06.12.2012 às 11:10 )

    Há 16 anos atrás me separei,nesta separação doamos o imovel aos 3 filhos, com usufruto para meu ex-esposo. 6 meses depois ele faleceu e eu retornei a casa. 2 de meus filhos casaram e tem suas próprias casas. Gostaria de saber se um deles pode me tirar daqui.


  • APARECIDO MARQUES disse:    ( 29.11.2012 às 22:43 )

    MEU PAI FEZ A DOAÇÃO DE UM IMOVÉL A 10 ANOS ATRAS SOMOS EM 4 IRMÃOS NUNCA DECLARAMOS NO IR, AGORA VENDEMOS IMÓVEL QUE IMPOSTOS TEREMOS QUE PAGAR, QUAL A ALIQUOTA VALOR VENDA 220,000,00 SENDO 55.000,00 CADA ,TEM COMO TER ISENÇÃO
    GRATO CIDO


  • MARI NASCIMENTO disse:    ( 28.11.2012 às 1:06 )

    APOS O FALECIMENTO DE MEU PAI HA MAIS DE 10 ANOS AGORA MINHA MAE OBRIGA QUE EU E MEU IRMAO FAÇAMOS A DOAÇÃO DA NOSSA PARTE DA HERANÇA. PARA NAO TERMOS BRIGA FAREMOS ISSO.APOS SEU FALECIMENTO TEMOS ALGUEM DIREITO AINDA OU A DOAÇÃO NOS EXCLUI DE TER NOSSA PARTE DE VOLTA ?


  • clara ribeiro disse:    ( 26.11.2012 às 15:19 )

    Meu sogro faleceu e minha sogra tem uma cas que é a unica herança ela quer fazer um doc. em cartorio que que qdo,.ela for é uso fruto dos filhos pois 02 mora no mesmo lote e que nao pode ser vendido e sim todos tem assinar e caso um recusar assinar e nao quiser comprar as parte dos outros a casa nao pode ser vendido. Aguado uma orientação


  • ary junior disse:    ( 26.11.2012 às 11:06 )

    Comprei um apartamento e já tenho em mãos a carta de quitação. Como devo proceder para obtenção da escritura definitiva? Nesse momento já posso optar por fazer a doação com reserva de usufruto vitalício? Sou casado e tenho dois filhos maiores de idade.


  • José Mauro Worms Porto disse:    ( 25.11.2012 às 14:13 )

    Tenho 1 imóvel e quero fazer a doação para 1 dos meus 3 filhos.
    Como fica a situação dos outros 2?
    E a da minha neta menor,filha de1 desses 2?


  • otton henrique satyro disse:    ( 20.11.2012 às 17:19 )

    ola ,minha mae foi casada duas vezes sendo que o primeiro marido teve 7 filhos e veio a falecer a 47 anos atras depois ela se casou com meu pai so na igreja e so teve EU do segundo casamento,depois de muito tempo meu pai comprou uma casa e colocou em meu nome, assim esta na escritura,mas veio tambem a falecer,gostaria de saber se eu tenho que dividir o valor da casa com minha mae ou nao ja que a casa esta no meu nome .grato


  • Bruno Bourbon disse:    ( 15.11.2012 às 16:49 )

    ITBI é apenas para tramissões onerosas (onde há pagamento), mais existem impostos estaduais (imposto causas mortis) cujo nome varia de estado para estado, bem como o percentual.


  • fabiana disse:    ( 14.11.2012 às 16:30 )

    Sou a curadora de meu filho deficiente posso comprar um terreno no nome dele,e depois futuramente se eu precisar posso vender.como devo fazer.?


  • fabiana disse:    ( 14.11.2012 às 16:28 )

    Sou a curadora de meu filho posso comprar um terreno no nome dele,e depois futuramente se eu precisar posso vender.


  • dalva disse:    ( 13.11.2012 às 23:12 )

    posso fazer uno doaçao de un imovel para un dos meus filhos en vida meu marido faleceu e sei que temos que fazer o enventario .e gostaria de faber se posso fazer uma doaçao para un de meus filhos antes de termina o enverio. e com fazer . obrigado


  • Rosemeire disse:    ( 13.11.2012 às 23:04 )

    Sou casada pela segunda, vez em comunhão parcial de bens,tenho uma filha do primeiro casamento e meu marido dois filhos do seu primeiro casamento. Adquiri um imovel com meu marido financiado,minha filha contribuiu financeiramente na entrada do valor do imovel e participa do pagamento das prestações do imovel, assim achamos justo que ela seja herdeira unica do imovel. Como devemos proceder para que isto ocorra?

    Grata


  • Valéria disse:    ( 13.11.2012 às 17:20 )

    Olá
    Minha mãe quer fazer a doação dos imóveis para mim e minha irmã, o que precisamos fazer? Essa doação é feita no cartório de registro de imóveis ou cartório de notas? Se tenho uma conta conjunta com ele preciso fazer inventário?


  • ROSINEIDE SILVA disse:    ( 09.11.2012 às 17:43 )

    TENHO UM IMÓVEL,QUE ANTES ERA DOS MEUS PAIS SÓ QUE COMPREI A TERCEIRO.ESTA REGISTRADO EM MEU NOME.QUERO AGORA PASSAR PARA MINHA MÃE, NÃO TENHO FILHOS,NEM HERDEIRO,A MINHA MÃE E DIVORCIADA.MESMO ASSIM O MEU PAI FALECEU,TENHO IRMÃOS,E POSSÍVEL?


  • Adir disse:    ( 09.11.2012 às 9:49 )

    Olá, gostaria de saber se é legal o pai fazer usufruto de seus bens beneficiando mais um filho sem o consentimento do outro.
    Obrigado.


  • Mario da Cunha disse:    ( 04.11.2012 às 12:37 )

    Prezados Srs.

    Gostaria de uma orientação:

    Minha mãe, viuva, casada sob o regime de comunhão de bens, deixou 50% de um único imóvel em usufruto para uma filha, de um total de 4 filhos.
    O que significa os 50% da parte da minha mãe, em termos de divisão dos 100% no caso de seguir o testamento na venda do imóvel.
    Fui informado que a minha mãe só poderia deixar a parte dela dos 50% restantes. Agradeço informar como seria esse cálculo.

    Atenciosamente,

    Mario da Cunha


  • Bárbara disse:    ( 01.11.2012 às 17:28 )

    Meu filho menor de idade, especial, tem uma casa em nome dele (outorgado), e 33% dela dá o direito de usufruto dela a mim e ao pai. Sou divorciada do pai, e ele teve 1 filha. Quero saber se ela tem direito a alguma coisa nesta casa. Em relação ao restante dos imóveis do pai, estão em nome dele e usufruto dos avós. Quanto % será direito do meu filho, qdo este vier a falecer. (Estas casas foram dadas a ele qdo não estava casado novamente).


  • eliane disse:    ( 30.10.2012 às 12:34 )

    comprei uma casa ,na época minha filha era menor e o pai dela foi o procurador dela hoje com 25 anos só que o pai dela era um dos herdeiros que estavam vendendo a casa,hoje eu posso doar minha parte para ela ou tenho que dividir com o pai dela que mora na mesma casa que eu?


  • fernanda motta disse:    ( 25.10.2012 às 8:39 )

    minha tia e meu tio querem vender a partes deles no terreno para a sobrinha como devo fazer? grata.


  • Denise Ginglass disse:    ( 19.10.2012 às 9:19 )

    Meu pai comprou uma casa,na época junto com meu irmão.Meu irmão deu a maior parte do dinheiro.Meu pai faleceu e meu irmão quer passar essa casa pro meu nome,só que tenho mas dois irmãos.O que meu irmão precisa fazer para que a casa fique pra mim?


  • Marta Souza disse:    ( 18.10.2012 às 16:31 )

    Meu pai e viuvo, tem 3 imoveis, quer fazer a doação para os seus 3 filhos, um imovel para cada um. Sendo que um imovel é em minas Gerais e outro 2 é em Saão Paulo.. sendo que 1 em SP esta com o IPTU atraso.. ele pode fazer a doação assim.Mesmo..


  • Delma de oliveira disse:    ( 18.10.2012 às 11:47 )

    Olá, sou filha adotiva,e meu tio adotivo fez uma doação de um imóvel para minha filha que é de menor e deficiente mental, e outro pra minha sobrinha filha de um irmão adotivo tbm,hoje minha sobrinha já é de maior,estamos passando por dificuldades e meu tio quer vender o imóvel da minha sobrinha e ficar com 50% tem como vender? ou vender o da minha filha que é menor e incapaz? Motivo do meu tio querer vender: tive outro filho e hoje está com 3 anos e com cancer cerebral, não podemos trabalhar, e pagamos aluguel


  • Pedro Machado disse:    ( 16.10.2012 às 22:54 )

    Pergunta: meu pai faleceu há 6 anos e não fizemos inventário, somos em 5 filhos mais a mãe. Queremos doar nossa parte na herança para mãe, como devemos proceder, existirá multa, qual o percentual de imposto a ser recolhido nessa transmissão de bens e o que o cartório cobra.
    Agradecido


  • ilton disse:    ( 15.10.2012 às 10:00 )

    Gostaria de saber o seguinte: minha namorada (Patricia) possui um imóvel financiado e quer passar em usufruto para a mãe. No caso de a mãe falecer pode algum irmão pleitear o imóvel. Como deve ser feito o usufruto nestas condições, para que seja garantida a posse somente à Patricia? Grato.


  • Brunna disse:    ( 10.10.2012 às 20:29 )

    Tenho uma casa em queimados e quero doar em vida para meus 02 filhos .já fiz a divisão do imovel em 50% na construção que fiz.Minha duvida é com relação a documentação pois um deles vai casar .onde faço a documentação? a esposa terá direito se documentação for feita antes do casamento.coloco em usofruto??


  • Laila Andrade disse:    ( 09.10.2012 às 19:27 )

    Olá, no ano de 94 minha avó paterna e meu pai doaram o único imóvel da família para mim e minhas duas outras irmãs. Sendo eles usufruto vitalício. Minha avó faleceu no mês de janeiro desse ano de 2012 e meu pai ficou com o usufruto sozinho. Acontece que hoje ele tem mais dois filhos, sendo que quando a doação foi feita eles não existiam. E agora, eles tem algum direito sobre o imóvel? Eles são menores.
    Grata,
    Laila.


  • Joao Alhais disse:    ( 08.10.2012 às 5:18 )

    Fiz uma doação de um apartamento para meu filho; paguei os impostos do estado e da Prferitua de Minas gerais. Lavrei a escritura e registrei .TEnho que pagar alguma coisa ao Imposto de

    renda? João Alhais


  • maria cristina garcia disse:    ( 30.09.2012 às 9:59 )

    oi tenho um tio irmão do meu pai que sempre morou com eles e a casa foi comprada pelos dois há 55 anos faz 2 anos esse tio faleceu e tem outros herdeiros e não deixou nada por escrito que essa casa é do meu pai ,gostaria de saber se a familia pode doar legalmente essa casa ,pois ele(MEU TIO)possui mais 2 imoveis …como fazer , que direito meu pai tem de propor isso a eles preciso de uma resposta urgente obrigado me mande por imail


  • juliana disse:    ( 23.09.2012 às 20:28 )

    Gostaria ,de saber quando um casal tem dois filhos ,e esse casal tem dois imovéis , esse casal pode fazer a doaçáo de um desses imovel´ pra um unico filho ,sem que o outro filho fique sabendo.


  • emilia disse:    ( 21.09.2012 às 13:00 )

    queria saber se a minha sogra k tem 5 filhos,pode doar parte da casa ao filho mais novo,ainda solteiro.e que se deve fazer para a morte dela…ele nao ficar na rua.obrigado


  • israel disse:    ( 17.09.2012 às 14:43 )

    oi gostaria de tirar minhas duvidas,meus pais ao se separar passaram a casa deles para mim e meu irmão e ficou uso e frutos da minha mae..so que hoje ela tem outros bens e não precisa da casa,e não mora na casa e não deixa nos alugar e nem morar por que vive brigando oque podemos fazer????


  • ANA PAULA MATUSALeM disse:    ( 12.09.2012 às 20:42 )

    Boa noite!meu pai fez um finaciamento pelo projeto minha casa minha vida,agora nós queria passa pro nosso nome(ssou casada),só que tenho mais doiss irmãos um tem 24 anos v o outro tem 4 anos.Nos falaram que todos tem que abrir mão do imovel.estamos sem saber o que fazer.por favor nos ajude.


  • shirley perez disse:    ( 10.09.2012 às 17:11 )

    Meu irmão e meu pai compraram um apartamento que depois de quitado foi feita uma escritura passando deles direto para meu irmão do meio.
    Meus pais são casados com comunhão total de bens (regime antigo), minha mãe assinou, meu irmão caçula tambem mas eu não fui nem mencionada, é legal isso???


  • JULIA disse:    ( 08.09.2012 às 21:37 )

    SOU CASADA EM REGIME PARCIAL DE BENS,SENDO Q MEU MARIDO TEM DUAS FILHAS(DE MAIOR) DE OUTRO CASAMENTO QUANDO ACONTECEU A SEPARAÇÃO DO SEU PRIMEIRO CASAMENTO ELE ABRIU MÃO DO QUINHÃO DE BENS QUE TERIA DIREITO ENTÃO COM NOSSO CASAMENTO ADQUIRIMOS UM IMOVEL Q ESTA SENDO FINANCIADO PELA CAIXA, MINHA PERGUNTA É : QUE TIPO DE DOCUMENTO ELE PODE FAZER PARA QUE SÓ NOSSO FILHO TENHA DIREIRO AOS NOSSOS BENS. ESTAMOS BEM NO CASAMENTO PORÉM SE HOUVER ALGUMA DESAVENÇA RESULTANDO EM SEPARAÇÃO ESTE DOCUMENTO PODERÁ SER CANCELADO POR ELE ?

    GRATA


  • OSALDO PINHEIRO NEVES disse:    ( 08.09.2012 às 18:17 )

    Tenho um irmão e minha mãe faleceu a 10 anos.Meu pai pode doar o unico imovel residencial a uma menina que eles criam desde o nascimento, e não é adotada. A ideia minha e de meu irmão é na falta de nosso pai vender o imovel e dividir por três, para ela não ficar desamparada.No caso do 50% do meu pai, ele pode doar a terceiros?


  • sandra trevisany disse:    ( 25.08.2012 às 12:00 )

    sou cada em regime parcial d bens e meu marido quer doar sua parte do nosso imovel pra mim temos duas filhas menores e ele tem uma filha d outro relacionamento a qual ja e d maior e mae d tres filhos e q podemos fazer


  • Ângela Lucas Domingues disse:    ( 24.08.2012 às 13:45 )

    Tenho um apartamento e gostaria de fazer uma doação em vida para minha única sobrinha e gostaria que vocês me orientasse em relação a parte burocrática e também com relação a impostos , Quais impostos? aonde tratar disso tudo ? Também quero fazer com reserva de usos e frutos , que enquanto eu viver , o imóvel é meu e sómente será dela depois da minha morte .
    ATT:
    Agradeço
    Ângela


  • Higor disse:    ( 23.08.2012 às 15:00 )

    MEU TIO MIM DUO UM IMOVEL EM USUFRUTO, ESTOU MIM SEPARANDO DE MINHA ESPOSA, ELA TEM DIREITO NO IMOVEL.


  • solange coutinho disse:    ( 20.08.2012 às 15:32 )

    tenho 53 anos, e nao tenho filhos, quero em vida deixar meu imovel para uso e fruto para meu sobrinho neto de 6 anos, como proceder.
    obrigada


  • Fernanda disse:    ( 14.08.2012 às 9:44 )

    Bom dia
    Minha dúvida é a seguinte, o pai e a mãe, doaram para cada um dos 06 filhos 01 residencia. Por algum engano do pai, na primeira casa (filho mais velho do casal), a residencia ficou como doação, o filho tem a escritura da casa em seu nome como os todos os outros filhos. Os outros 05 filhos cada um tem a escritura da casa como ‘compra e venda’. Agora, passados 36 anos dessa ‘doação’, o pai falece. A pergunta é, essa casa dada ao filho, entra em inventário junto com os demais bens ou não?


  • Osmar disse:    ( 20.07.2012 às 15:41 )

    Meu sogro, vai doar um terreno para minha esposa para podemos construir uma casa.
    Ele sugeriu que poderia ficar no nome dele para evitar despesas agora, mas alem de não ser filha única, ficamos preocupados que após contruir a casa tenhamos que transferir e pagarmo mais imposto ainda pela valorização das benfeitorias no terreno.
    Qual a maneira em que pagaremos menos impostos. Doação ou venda de pequenos valor se bem que se tem o IPTU como base de valor.
    Estou em Bh existe algum outro imposto além do ITBI em caso de doação?Quais seriam os %.
    Obrigado.


  • antonio pontes disse:    ( 19.07.2012 às 17:37 )

    tenho um imovel que conprei de seis irmãos que tinham herdado de seus pais o imovel é titulado mais em nome da mãe deles como faço para transferir pra mim pos não sou herdeiro


  • ALICE disse:    ( 10.07.2012 às 22:33 )

    Boa noite, tenho um imovél com duas casas e o inventário foi feito 50 %por falecimento da minha mãe e 50% de doação do meu pai em vida,com usufruto, só q há 5 anos ele vive com uma outra mulher na casa menor de 3 comodos e há 3 meses ele se mudou e nem disse pra onde iria,simplesmente foi embora com a mudança… o imovél está fechado, gostaria de saber se isso seria abandono? E se eu posso fazer por lei uma reforma pra deixar uma só casa, aumentando a minha juntando com a da frente.
    agradeço a atenção e aguardo um retorno.obrigada alice


  • Vera Paiva disse:    ( 23.06.2012 às 15:53 )

    Minha mãe comprou uma casa e a escritura foi feita no nome de seus 3 filhos. Como posso fazer para deixar de ser proprietária do 1/3 que me cabe? Posso doar para um dos irmãos ou simplesmente simular a compra da minha parte por eles? Que custos isso envolve?


  • alessandra marques disse:    ( 20.06.2012 às 17:01 )

    Meus pais se separou na época tinha 4 anos hoje tenho 25 anos então na separação tinha um terreno que doarão de comum acordo para mim mas com uso frutos da minha mãe hoje não posso fazer nada pra mim que ela não deixa e fala que não vai dar mordomia para filho nem um porque ela tem outro filho antes de mim não somos filhos do mesmo pai e o que posso fazer hoje pra obter meus direitos e ela pode mim proibir
    fora que ela que garantir que meu irmão tem direto só porque ele e portador de simdro medidal o que o sh acha


  • Silvio Ribeiro de Matos disse:    ( 14.05.2012 às 14:14 )

    Gostaria de saber como faço para anular uma escritura onde doei o imovel para meu filho com usofruto. Quero vender o imovél e me mudar para outro estado, meu filho hoje esta com 20 anos, mora comigo e concorda com minha decisão. Quero vender esse imóvel e adquirir outro para onde vamos morar. Preciso de informação,desde já muito obrigado.


  • Maria de Fátima Nóbrega Queiroga disse:    ( 14.05.2012 às 11:10 )

    Gostaria de saber, se possível, o seguinte: Se, O doador, após registrar a doação com reserva de usufruto(de uma casa para seus filhos)poderá vender? Aguardo resposta. Obrigada.


  • sonia maria ferreira disse:    ( 02.05.2012 às 9:00 )

    meu pai está fazendo a partilha dos bens (imoveis e terras) para as filhas, com usufruto.Nesta transação temos que pagar o imposto.Uma das irmãs já fez o pagamento e agora me cobrou(ela disse que é uma carta de anuência),onde eu tenho que abdicar a parte dela, para dar o prosseguimento dos papéis.Seria isto mesmo?Moro em outra cidade.Será que não teria uma forma de todas nós(as outras irmãs)assinarmos um papel juntas?Qual seria o procedimento certo?


  • GELSON disse:    ( 13.03.2012 às 14:37 )

    Meu pai e minha mãe querem doar dois imóveis para os três únicos filhos em vida.
    Temos que pagar ITD(imposto sobre doação) de 4% sobre o valor dos imóveis aqui no RJ
    Posso simular uma venda por um valor irrisório dos pais para os três filhos e assim pagar 2% de ITBI, ou seja, a metade do imposto?
    Se alguém souber, me dá a dica
    Grato
    Gelson


  • Antonio disse:    ( 27.07.2011 às 22:42 )

    Temos tambm o imposto estadual sobre doao de 4%.


  • Rosemary disse:    ( 26.07.2011 às 10:50 )

    Fiz essa sugesto aos meus sogros h mais ou menos cinco anos atrs. Uma de minhas cunhadas, at agressivamente, falou que eu no deveria me intrometer, depois disso nunca mais falei nada. Agora, aps o falecimento deles, o inventrio j est levando quatro anos e os irmos mal se falam. tudo muito triste !


  • daisy Atlan disse:    ( 26.07.2011 às 9:10 )

    Estou vendendo meu apartamento e gostaria de comprar 2 no nome de minhas 2 filhas com usufruto, alem dos 2% do imposto de transmisso, como fico com o imposto de renda? Pago mais alguma coisa?
    Grata

    Daisy



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel