Revista Zap Imóveis » Decoração & jardinagem

Dicas para montar um jardim em casa

Tags:

adube

,

ambiental

,

árvore

,

árvores

,

bambus

,

cachorros

,

chuva

,

cores

,

encharcamento

,

espécies

,

facilidade

,

flores

,

húmus

,

infiltrações

,

inverno

,

jardim

,

michoca

,

muros

,

orquídea

,

plantas

,

região

,

saúde

,

saudável

,

sol

,

sologreen

,

umidade

,

verão

,

verde

publicado em 19/01/2010 às 14:42 ,
atualizado em 19/01/2010 às 17:03
Fonte: O Globo

Comentar
Segredo está em adequar o jardim à realidade (Foto: Divulgação)

Segredo está em adequar o jardim à realidade (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – Para criar um jardim, basta ter um cantinho livre na varanda, na cozinha, na sala de estar ou até na parede. No mercado, há uma série de materiais e utensílios que ajudam a trazer o verde para dentro das residências. Mas cada espaço necessita de um tipo de planta específico. As bromélias de sombra e as lanças de São Jorge são indicados para lugares que recebem pouco sol, por exemplo. E para quem tem uma área maior e quer controlar a umidade do solo, que tal plantar uma árvore?

Durante 15 dias, a paisagista Ana Iath esclareceu as questões dos leitores sobre plantas, flores e formas de plantio no nosso Tire Suas Dúvidas sobre paisagismo. Veja algumas respostas e clique aqui para ver tudo o que foi perguntado.

Que tipo de planta se adapta a pouco sol e pouca água?
Ana Iath – Esta situação é a mais difícil para as plantas. Mas existem alternativas, pois há algumas que desenvolvem mecanismos próprios para armazenar água. Em geral, as plantas de sombra não precisam ser muito regadas, pois não sofrem com a incidência direta do sol. Você pode usar as seguintes plantas: lança de São Jorge, palmeira rafis, pleomeles e pacova.

Existem espécies de flores indicadas para locais onde bate pouco sol?
Ana Iath – As espécies que tem uma floração significativa necessitam de sol direto. Para locais de pouco sol, você terá apenas espécies de folhagens e de florações pequenas. Uma bonita espécie que se adapta bem a pouco sol é a orquídea, que pode ser encontrada no mercado com diferentes cores e tamanhos.

O que se pode fazer numa casa que tem cachorros no quintal?
Ana Iath – O segredo está em adequar o jardim à realidade. Procure usar sempre plantas de médio e grande porte, como arbustos e árvores, mais difíceis de serem destruídas pelo animal. As pequenas podem ser com espinho. Deixe sempre um lugar para os cães brincarem. Um gramado funciona bem. Ainda em relação aos gramados, procure mantê-los sempre bem cortados e adube com maior freqüência.

Que plantas devem ser usadas para absorver a umidade do solo de forma a reduzir infiltrações em paredes e muros e ao encharcamento em dias de chuva?
Ana Iath – O plantio de árvores é o melhor mecanismo para retirar a água do solo. Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Escolha árvores nativas da região, pois além de atender à sua demanda, trará mais qualidade ambiental à região. Os bambus também cumprem esta função, mas, por se espalharem com muita facilidade, exigem cuidado em seu uso.

Como corrigir o PH do gramado?
Ana Iath – A grama, assim como as demais plantas de um jardim, necessitam de adubação regular para manter sua saúde em dia. No caso dos gramados, você pode adubá-lo duas vezes ao ano, uma no início do verão e outra no inverno. Faça uma cobertura de duas partes de areia para uma de substrato tipo sologreen e acrescente metade de húmus de minhoca. Depois, espalhe sobre a grama, fazendo uma cobertura rala. Esta prática irá manter o seu gramado sempre verde e saudável.

LEIA MAIS:

PREPARE SUA CASA PARA O BICHO DE ESTIMAÇÃO

RECICLAR NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (42)


  • erica jane disse:    ( 07.11.2012 às 23:18 )

    gostaria que vc me ajudassem a montar um jardim na mina casa.oespaço e logo na entrada da casa.


  • rosangela viana disse:    ( 20.03.2012 às 17:36 )

    gostaria de fazer um jardim na frente da casa no canto do muro mais bate muito sol pela manha e tarde tenho um espasso de 14 mt de comprimento e 1.30 de largura que tipo de plantas aguenta o calor beijos e obrigado.


  • tom disse:    ( 19.08.2011 às 11:24 )

    quero montar um jardim
    ,


  • ana disse:    ( 20.05.2011 às 8:43 )

    gostaria de fazer um jardin no canto do muro so que tenho um espasso pequeno que e 5mt comp 30cm largura o que devo planta obrigada


  • disse:    ( 10.04.2011 às 19:17 )

    gostaria que vcs me ajudassem a montar um pequeno jardim com um p de jabuticaba que esta num lato produzido na frente da casa.frente tem 1metro onde esta o porto;1.80de frente a porta da sala;2.30 em frente a janela do quarto; 2.90 o fundo onde sai para o terrao. agradeo. ana lucia da cidade de congonhas mg.


  • disse:    ( 10.04.2011 às 19:01 )

    gostaria que vcs me ajudassem a montar um pequeno jardim com um p jabuticaba que esta num lato j produzido na frente da minha casa. .frente da casa com 1 metro,largura fica com 1.80 frente porta sala, em frente a janela do quarto 2.30 .o terreno de frente fica com 2.90 onde fica a escada pro terrao. desde j agradeo sua ateno. att. ana lucia.


  • cris jorgge disse:    ( 25.02.2011 às 20:53 )

    Gostaria de saber se vou colocar as pedras brancas em uma parte da grama necessito colocar a manta acrilica por baixo para a grama no crescer sobrea as pedras e o divisor de grama tb, uma vez tentei e eno deu certo a grama cobriu as pedras


  • sandra matos disse:    ( 07.11.2010 às 9:52 )

    Gostaria de saber qual planta colocar no meu jardim,uma parte sol pleno outra parte sol da tarde grata.


  • Anneliezi Amorim Soares disse:    ( 13.10.2010 às 14:05 )

    Tenho um espao emtre a minha casa e um ponto comercial que mede 5×7,quero muito fazer um jardim com bancos,uma pequena prainha,gostaria de eu mesma fazer,mas no sei nem como comear voes podem me ajudar?. Beijos.


  • Jeanete Luna Caparroz disse:    ( 22.04.2010 às 20:25 )

    Um jardim numa varanda nos remete aos “Jardins suspensos da Babilnia”, o que nos prova que a humanidade sempre buscou viver perto da natureza e que a natureza , a verdadeira morada do homem!


  • luciane cristina disse:    ( 15.04.2010 às 12:51 )

    gostaria de uma dica como posso decorar o meu jardim. O espao fica na sala de jantar com 5m de comprimento por 2de largura pergolados pegando sol e chuva dando de frente pr quem chega na sala de estar.


  • NANCI disse:    ( 03.03.2010 às 8:16 )

    MUITO BOAS AS DICAS. GOSTARIA DE SABER QUAL TELHADO EU PODERIA USAR NUMA AREA QUE TENHO DENTRO DE CASA, ENTRE A SALA E A SALA DE JANTA, QUE UM JARDIM, S QUE FICA QUENTE A CASA PORQUE H UM TELHADO E EU GOSTARIA DE QUE EU PUDESSE REMOVE-LO QUANDO NO ESTIVESSE CHOVENDO,OUS FECHA-LO A NOITE. O QUE FAO? . AGRADECIDA. NANCI


  • Viviane Aparecida Machado disse:    ( 03.03.2010 às 7:23 )

    Gostaria de obter informao a respeito do melhor tipo de grama para colocar em uma casa no litoral Sul de SP e tambm qual a trepadeira que se adapta melhor neste mesmo local para ser colocada no muro, acho muito bonita esse tipo de revestimentos em paredes e muros, vocs podem me ajudar?
    Obrigada.
    Viviane


  • Viviane Aparecida Machado disse:    ( 02.03.2010 às 21:05 )

    Tenho uma casa na praia(litoral sul) e gostaria de saber que tipo de grama a mais adequada para um jardim, tambm gosto muito de trepadeiras no muro e tbem pelo uma dica com relao a qual tipo se adaptaria melhor na regio.
    Parabns pela reportagem acima.
    Adorei as dicas.
    Beijos, obrigada.


  • disse:    ( 22.02.2010 às 18:11 )

    Boa tarde,

    Moro em apartamento que tem sol o tempo todo e preciso diminuir o calor das paredes da sala e quarto.
    Favor, qual a ideia para amenizar este calor e diminuir o consumo de energia ?
    Abo.


  • valeria disse:    ( 18.02.2010 às 17:17 )

    ol,gostaria que me desse algumas dicas, pois moro em casa mas bate muito sol pela manh e tambm tarde, gostaria de saber que tipo de planta aguenta todo esse calor, tenho bastante espao.


  • ROSANE MAIA disse:    ( 17.02.2010 às 20:46 )

    Ol. eu gostaria muito de algumas dicas, moro num apt. de 60mq. O calor esta insupotavel, pois bate sol nos quartos e na varanda, gostaria de saber se voce pode me indicar, alguns tipos de tecidos para curtina que no esquenta muito, e se coloco toldo ou no.Ha pessoas que colocaro e se arrependero, dissero ficar pior, pois o ar parece no entrar, j pintei todo meu apt. de verde e branco, tenho agumas plantas na varanda, mas algumas no sobrevive pelo calor, apesar de ter uma varanda grande, eu no tenho mas idia, moro no Rio de Janeiro no Meier, que atualmente esta parecendo um massarico.
    Fico n aguardo de uma resposta e desde j agradeo. Um abrao.


  • ROMERIORG disse:    ( 11.02.2010 às 12:07 )

    OLA;APROVEITANDO A DICAS “COMO MONTAR UM JARDIM EM CASA”,GOSTARIA QUE VCS ME AJUDASSEM A MONTER UM NA MINHA CASA QUE TEM POUQUINHO ESPAO,AGUARDO A RESPOSTA,GRATO;ROMERIO;VITORIA ES


  • disse:    ( 08.02.2010 às 18:58 )

    Moro em apartamento gostria de saber qual tipo de planta posso colocar na sala. e tambm na Varanda que faiz Sol pela manh. Obrigada!!! rute


  • Cirley disse:    ( 27.01.2010 às 16:21 )

    Gosto muito de flores,gostaria de t-las na minha sala de estar,quais as mais indicadas,e como devo construir esse jardim?


  • Helena disse:    ( 27.01.2010 às 5:04 )

    Peo informaes sobre jardim na varanda(altos) Obridada.


  • disse:    ( 26.01.2010 às 19:46 )

    gostaria de obter informaesde como fazer um jardim interno em uma rea de 3.00×2.50,sendo que na freente existem dois pilares,etbm outra rea de 80m quadrados que fica ao lado da garagem,aceito sugestes,pois confio no bom gosto de vcs.Obrigada……


  • Jose disse:    ( 26.01.2010 às 17:32 )

    Tenho uma casa na regio dos lagos no R.J. e a frente da casa tem mais ou menos 70 metros quadrados. Gostaria de gram-lo e ornament-lo. Se possvel aceito sugstes e orientaes.Muito grato.Parabns pelo site.


  • Eduardo Luis disse:    ( 26.01.2010 às 16:15 )

    Poderaim me indicar que tipo de planta posso colocar num vazo dentro de um banheiro? Tenho espao sobrando nele e gostaria de colocar uma planta. Obrigado.


  • disse:    ( 26.01.2010 às 16:12 )

    moro em apartamento, a sala pequena mas arejada, o q vcs indicam para um jardim?


  • luciane manzano disse:    ( 26.01.2010 às 14:23 )

    Ol, onde moro existem muitas moscas(varejeiras) e tambm pernilongos, exite alguma planta ou erva que possa espantar esses insetos indesejveis, e que possa ficar dentro de casa, pois eles costumam ficar na cozinha, quartos e sala.


  • Rosane disse:    ( 26.01.2010 às 13:42 )

    Adorei as dicas. Tenho uma rea que agora com estas informaes chamarei de Jardim de Inverno. Obrigada. Btkas


  • sueli disse:    ( 26.01.2010 às 13:17 )

    Tenho um espao em casa que pretendo fazerf o jardim. Porem a terra quintal muito dura e devido a construo tbem tem um pouco de pedra e restos da construo.
    Como devo fazer? oque colocar na terra para adequa-la

    obrigada e parabens


  • disse:    ( 26.01.2010 às 12:30 )

    Aproveitando o gancho,gostaria que vcs me dessem uma dica de como fazer um jardim interno numa rea de 3,00×2.50m.Nesta rea no pega sol,j possuo mudas de rafis,pacov,lgrimas de cristo branca,exoras vermelhas,falta idia para acessrios e de como displas.Na entrada desse espao existe dois pilares.Aolado da garagem possuo uma rea de 80m.quadrados e no sei o que fazer,quero uma idia p esse local,tenho mudas de cco ano;lixia.Conto com o bom gosto de vcs,desde j fico grato.


  • viviane disse:    ( 25.01.2010 às 23:55 )

    eu amo jardins e plantas em geral,e apezar de ter um ptio bem espaoso no tenho muito jeito nem criatividade para montar um.Poderiam me dar umas dicas.

    grata.
    deus abenoe os que cuidam danatureza


  • Francisco Duarte Caparroce disse:    ( 21.01.2010 às 14:29 )

    Gostei muito da idia de um jardim em casa, o verde das plantas nos acalma, parabns


  • Dalva Lucia de Araujo disse:    ( 21.01.2010 às 11:47 )

    Que Deus continue abenoando o trabalho de vocs, nos ajudam a realizar o sonho maravilhoso de viver entre flores. Aproveito para pedir um presente de aniversrio. Um projeto dejardim numa
    rea de 600 ms na frente da casa. Terreno seco, com muito cascalho e muito sol, onde j plantei 01 Sibipiruna, 02 quaresmeiras, 01 bambuzinho no canto do muro,01 espirradeira, 01 pata de elefante e outras pequenas. Quero comemorar meus 60 anos com um jardim bem bonito. Desde j agradeo pela felicidade que podem me oferecer. Obrigada e muito sucesso. beijos. Dalva Lucia


  • guadalupe moraes disse:    ( 21.01.2010 às 11:36 )

    adorei as dicas pois tenho uma area bem pequena que chamo de jardim de inverno, e coloquei algumas plantas como ficos tags pequenos, gostaria de saber que tipo de planta se adequa melhor a este local que fica em um espao entre a copa e o corredor tambem o chamo de rea.Mais meu sonho mesmo chama-lo com propriedade de jardim de inverno


  • Mari Martins disse:    ( 21.01.2010 às 0:34 )

    Olha amei essas dicas DE COMO MONTAR UM JARDIM , tenho pouco conhecimento do assunto, moro no Sertão do Ceará gosto muito de plantas e como tenho quital e jardim vou plantando tudo que acho bonito. queria muito aprender mais pra poder cuidar melhor das minhas plantinhas.
    Um forte abraço e parabéns pela matéria


  • Zilda disse:    ( 20.01.2010 às 23:43 )

    Gostei das sugestões. Tenho verdadeira admiração por flores; gosto muito de verde também. Dê-me uma orientação de como melhorar meu pequeno jardim ao lado de minha garagem. è apenas um espaço de de 3 metros x 1/2 m. Que espécie devo colocar?


  • Nelita Soares disse:    ( 20.01.2010 às 22:13 )

    Adoro estas dicas de paisagismo que o proprio leigo pode tentar, é algo tentador e positivo trazer o verde das plantas para lagum local dolar mas o dificil e mante-lo, poderiam enviar-me esta reportagem.

    Gratidão Sucesso Nelita.


  • Vera disse:    ( 20.01.2010 às 14:28 )

    Gostaria que saber sobre jardim moderno em um espaço pequeno, mande fotos se for possível.
    Desde já agradeço.


  • José Adão disse:    ( 20.01.2010 às 14:06 )

    Gostei das sugestões da matéria. Contudo, moro num terreno de 90 metros quadrados com 2 pavimentos de 44 mts qdd cada. Os projetos paisagísticos não abrangem “residências populares” e assim a deseducação ambiental faz a pessoas cobrirem os espaços com pisos e concreto. O que você sugere para uma varanda de 1 metro de largura e 4 de comprimento que se encontra do lado esquerdo, no patamar superior e final de um corredor?
    Obrigado, José Adão


  • ana cristina disse:    ( 20.01.2010 às 12:52 )

    gostaria de ganhar um projeto de paisagismo para uma area de 500metros no qintal céu aberto com sol
    desde já agradeço e parabenizo pelas materias jardim em casa
    abraços
    Ana Cristina


  • Elei disse:    ( 19.01.2010 às 22:46 )

    Gostaria de receber dicas de como montar um pequeno jardim na minha casa.O espaço é logo na entrada da casa entre o portão pequeno e o grande.(ao redor do muro que limita com a rua)bate sol.
    Ficarei aguardando a sugestão,
    Muito grata,

    Eleí Dourado


  • Elaine disse:    ( 19.01.2010 às 22:08 )

    Pegando uma carona”De como montar um jardim”;gostaria de uma opinião,na minha casa fiz uma grande varanda na parte superior e tem um canto que pretendo fazer ali um jardim.Moro em Goiânia,uma região de tempo quente;mas como é na parte superior venta bastante tornando um clima agradavel.Gosto muito de flores e aqui tem muitos pássaros.O que vcs me sugerem?
    Grata.


  • ALCIDES FERREIRA SOBRINHO disse:    ( 19.01.2010 às 17:31 )

    Aproveitando a dica “”"”De como montar um jardim em casa”"”", gostaria que vcs me ajudassem a montar um Jardim na minha casa que estivesse próximo a garagem de carro ( Entrada da casa ) e outro lado a lado com a sala de Estar em meio a sala de jantar ou seja um jardim servindo para as duas salas.

    Desde já agradeço pela atenção.

    Att

    Alcides.