Revista Zap Imóveis » Cidades & bairros

Casas em Petrópolis serão tombadas

publicado em 20/10/2008 às 0:00 ,
atualizado em 03/08/2012 às 10:06
por Ludmila Curi | Fonte: Globo online

Comentar

Doze fazendas do Vale do Paraíba, metade delas representativas do Ciclo do Café, e seis imóveis, na Rua Nilo Peçanha, no Centro Histórico de Petrópolis serão tombados. Os processos de tombamento foram abertos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

O tombamento de algumas das fazendas, anunciado pela coluna de Ancelmo Gois anteontem, foi iniciativa dos próprios proprietários. A atitude dos donos, que vai garantir a preservação de parte da história do culo XIX, chamou a atenção do diretor do Inepac, Marcus Monteiro:

O movimento contra é geralmente enorme. Todo mundo é a favor da preservação desde que não seja da sua propriedade. É bom este movimento de se valorizar o interesse coletivo, e não o individual.

Metade das fazendas em vias de tombamento entrou na lista após um inventário concluído pelo Inepac em julho. Foram catalogadas 100 propriedades que resguardam o patrimônio do Ciclo do Café, cujo auge foi em 1920, quando o grão chegou a representar 70% das exportações brasileiras.

A maioria dessas fazendas está hoje associada ao Instituto Preservale, organização voltada para a preservação do patrimônio cultural, histórico e ambiental do Vale do Paraíba.

Aqui temos uma arquitetura rica pela então proximidade com a Corte. Os barões do café tinham sempre a expectativa de receber o imperador conta Paulo Roberto dos Santos, presidente do Preservale.

O grupo e o Inepac apostam no tombamento como estratégia para a captação de recursos. Parte das fazendas do local é mantida hoje graças à atividade turística.

No Centro de Petrópolis, a iniciativa de tombar sete imóveis, que foi antecipada pela coluna Gente Boa de ontem, partiu do Inepac. Preocupado com autorizações dadas pela prefeitura para demolições na área, Monteiro decidiu agir.

Há pouco tempo houve uma polêmica em relação à construção de um supermercado no centro de Petrópolis. Para que isso não aconteça outra vez resolvemos tombar  disse.

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentário (0)


Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel