Revista Zap Imóveis » Decoração & jardinagem

Aprenda a cultivar gérberas

publicado em 20/11/2003 às 0:00 ,
atualizado em 20/11/2003 às 0:00
Fonte: Editoria Zap

Comentar

Amarelas, laranjas, vermelhas, rosas, brancas… as gérberas apresentam cerca de 20 tonalidades diferentes, segundo o produtor Arno Boettcher. E, embora o auge da floração aconteça em agosto, as gérberas ficam floridas durante, praticamente, todo o ano.

No Brasil, a planta popularizou-se como flor de corte e é ainda pouco explorada nos jardins. Arno conta que para aclimatá-la no país trouxe, durante muitos anos, sementes de vários locais do mundo. Depois, selecionou as melhores e deixou a polinização a cargo de pássaros e insetos. Dessa forma, o produtor chegou a uma espécie ideal para jardins, que muito se aproxima da “original”, a Gerbera jamesonii, que é nativa da África do Sul.

A principal vantagem da gérbera produzida por Arno é, segundo ele, a facilidade de cultivo. “Por ser muito parecida com o exemplar nativo, ela vai bem até mesmo em solos pobres, já que se trata de uma planta silvestre”, explica. Além disso, a exuberância das cores torna a espécie uma boa opção para ser usada como bordadura ou forração.

O paisagista Raul Cânovas aponta pelo menos três motivos para se utilizar a gérbera como forração: a gama de cores e tonalidades, o fato de ser perene e o porte da planta. “Ela não chega a ultrapassar os 30 cm ou 40 cm”, justifica. Graças ao colorido das flores, também é possível criar um visual inusitado no jardim, como explica a paisagista Elza Niero. “Um mosaico pode ser conseguido combinando a espécie com pisos de cerâmica ou pastilhas de vidro. O resultado é um interessante jogo de cores.”

Seja em canteiros, como bordadura ou forração, uma coisa é certa quando se aposta nas gérberas: o jardim fica colorido praticamente durante as quatro estações do ano. De quebra, você ainda tem a opção de levá-las para dentro de casa. Para não desfalcar o jardim, aproveite a época de maior florescimento da espécie e corte as flores, utilizando-as em lindos arranjos florais.

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (9)


  • Marcelo disse:    ( 29.07.2013 às 20:35 )

    oi. gostaria de saber onde encontrar muda de gerbera ou semente. Obrigado


  • Iolanda Haacke disse:    ( 20.05.2013 às 15:27 )

    Gosto muito de flores em especial a gerbera, preciso urgente saber onde comprar sementes ou mudas por gentileza passar-me o e-mail ou contato. Obrigada Iolanda.


  • Yolanda Sandri disse:    ( 01.03.2013 às 15:14 )

    Boa tarde, gosto muito das gerberas e quero cultiva-las onde posso comprar boas sementes em pequenas quantidades, pois quero apenas para o meu jardim. Obrigada.


  • jose silva disse:    ( 02.05.2011 às 10:56 )

    como cultivar gerberas em estufa
    quantas flores da cada planta
    quais as melhores cores
    qual a durao de cada planta
    como ter sucesso


  • ALINE disse:    ( 26.09.2010 às 11:47 )

    ONDE ENCONTRAR SEMENTES DE GERBERAS? GOSTARIA DE COMPRA!


  • Elena Denise Rosler disse:    ( 21.08.2010 às 0:08 )

    Moro em Florianpolis-SC e gostaria de comprar sementes de gerberas. Onde posso encontr-las?


  • ADLUCIA BORGES SANTOS DE ANDRADE disse:    ( 09.12.2009 às 10:56 )

    Parabenizo-os pelo excelente trabalho de informação de vocês. Diante deste trabalho gostaria que se possivel voces possam atender a minha solicitação. Tenho um pequeno jardim em minha casa e gostaria de adquirir sementes ou mudas de cores variadas de gérbera, pois gosto muito desta espécie e gostaria de cultivá-las em minha casa. Solicito que voces me informem, se possível, onde posso consegui-las. Moro no Extremo Sul do Estado da Bahia, na cidade de Teixeira de Freitas, perto da divisa com Minas e Espirito Santos.


  • alexandre disse:    ( 22.09.2009 às 21:33 )

    Onde posso encontrar sementes dessa espécie.


  • Marco Galvão disse:    ( 01.09.2009 às 10:43 )

    Olá, tudo bem! primeiramente venho parabenizá-los pelo excelente trabalho de informação que vocês tem. Bem, gostaria (se for possível) de maiores informações sobre cultivo de Gérbera em nível de produção para venda. Desde já agradeço atenção e um abraço a toda equipe!



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel