Revista Zap Imóveis » Fechando negócios

Entenda todo o procedimento de compra e venda antes de fechar o seu negócio

Tags:

abatimento do preço

,

advogado

,

à vista

,

certidões negativas

,

compra

,

cuidados

,

dúvidas

,

escritura

,

leilão

,

venda

publicado em 15/07/2009 às 16:31 ,
atualizado em 03/08/2012 às 9:29
Fonte: O Globo

Comentar
É importante saber os cuidados que devem ser tomados antes de comprar ou vender um imóvel (Foto: Verônica Lima)

É importante saber os cuidados que devem ser tomados antes de comprar ou vender um imóvel (Foto: Verônica Lima)

Rio de Janeiro – Depois de encontrar um imóvel que corresponda às suas expectativas de preço e localização é chegada a hora de acertar o contrato e de apresentar todos os documentos necessários ao vendedor. Mas você já sabe quais são os papéis que deve solicitar e ter em mãos para que a negociação seja efetivada com sucesso? São muitas as dúvidas que surgem no ato da compra de um apartamento. Pensando nisso, o advogado esclareceu dúvidas dos leitores sobre escritura, os cuidados ao comprar um imóvel em leilão e como vender um apartamento alienado.

As despesas com certidões negativas, indispensáveis à escritura, correm por conta do vendedor ou do comprador do imóvel?
Armando Miceli Filho – A praxe do mercado é que as certidões, como são para provar a regularidade do imóvel e do proprietário, são pagas pelo vendedor, mas é possível que as partes ajustem de forma diferente, pois não existe lei nesse sentido.

Qual o procedimento se a entrega de um imóvel novo não vier de acordo com o memorial descritivo da obra?
Miceli – Caso o apartamento tenha sido entregue em desacordo com o especificado no memorial, o proprietário pode exigir da construtora a sua adequação (ou até mesmo abatimento do preço), dependendo do defeito. Se não conseguir resolver de forma amigável, cabe ajuizar ação para obrigar a construtora ajustar a construção, sem prejuízo de cobrar perdas e danos.

Que cuidados o comprador deve ter ao adquirir um imóvel em leilão?
Miceli – Comprar imóvel em leilão pode ser um bom negócio, mas exige cautela redobrada e assessoria de advogado do ramo. Estudar a origem da dívida, os gravames do imóvel e a situação do proprietário devedor são fundamentais na avaliação de risco.

Qual o documento necessário para a realização de uma compra de imóvel à vista?
Miceli – São necessárias as seguintes certidões: – 1ª e 2ª Interdições e Tutelas do proprietário; – do 1º ao 4º Distribuidor Cível do proprietário; – 9º Distribuidor Cível do proprietário e do imóvel; – certidão de ônus reais; – certidão da Justiça Federal do proprietário; – certidão da quitação fiscal e situação enfitêutica (junto à prefeitura). – declaração de quitação das contribuições condominiais (junto à administração do condomínio, no caso de ser um apartamento) Além destas certidões, convém realizar uma busca pelos sites do Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Justiça Federal, para localizar possíveis ações e possíveis passivos em nome do proprietário.

Como vender um apartamento que se encontra alienado a Caixa Econômica Federal pelo prazo do financiamento?
Miceli – O procedimento correto é se dirigir à Caixa Econômica Federal (CEF) e requerer a transferência do financiamento para o novo comprador. Com a aprovação da CEF do seu requerimento, o imóvel e dívida restante passarão para o nome do novo comprador, livrando o senhor de qualquer ônus ou preocupação futura.

Quer saber mais? Siga o ZAP no Twitter

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (109)


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.02.2014 às 17:04 )

    André, converse com o seu advogado para saber mais detalhes sobre esse procedimento. Ele poderá orientá-lo da melhor maneira.


  • ANDRE disse:    ( 29.01.2014 às 14:20 )

    um amigo meu quer me vender uma casa financiada somente o agil da casa para eu ir pagando no nome dele é licito comprar somente o agil pode dar problema?


  • Caroline Pereira disse:    ( 13.01.2014 às 12:05 )

    Olá Rodinei. Neste caso é bom procurar o seu advogado e expor essa situação. Ele poderá orientá-lo da melhor forma.


  • rodinei julio rocha disse:    ( 12.01.2014 às 7:11 )

    Estou com um problema, minha mãe comprou uma casa sem escritura , somente com um contrato de compra e venda, ela ja faleceu e eu aluguei a casa em meu nome, mesmo sem escritura. Passado algum tempo vendi a casa sem dar preferencia de compra aos inquilinos que moravam lá ha mais de cinco anos. Só que mesmo tendo vendido a casa continuei recebendo aluguel e assinando recibo em meu nome. Isso pode me dar problema, posso entrar na justiça para retirar os inquilinos da casa.


  • Caroline Pereira disse:    ( 11.12.2013 às 16:33 )

    Olá Cristiano. Peça a ajuda ou suporte de algum advogado de sua confiança. Ele poderá analisar esse trâmite com a imobiliária.


  • CRISTIANO FREITAS disse:    ( 09.12.2013 às 17:14 )

    BOA TARDE! ESTOU COMPRANDO UM APÊ E OS CORRETORES MIM ORIENTOU QUE TINHA QUE DA UM LANCE PARA GARANTIR O IMÓVEL,PRA QUE O DONO NÃO POSSA VENDER A OUTRA PESSOA , POR SER MEU PRIMEIRO APÊ NÃO ENTENDO MUITO GOSTARIA QUE VOCÊ MIM DESSE UMA ORIENTAÇÃO SOBRE DOCUMENTAÇÃO DE AMBAS AS PARTES E O QUE PRECISO FICAR ATENTO SOBRE ALGO QUE EU NÃO ENTENDA . GRATO!


  • Caroline Pereira disse:    ( 01.11.2013 às 17:22 )

    Olá Diego. Peça a ajuda de um profissional para resolver essa questão. Pode ser um advogado ou um profissional que cuide de negócios imobiliários. Eles poderão avaliar seu caso e te ajudar de forma mais eficiente.


  • Caroline Pereira disse:    ( 01.11.2013 às 17:07 )

    Olá Erivaldo. A melhor forma de resolver essa questão é procurar ajuda jurídica. Converse com o seu advogado sobre este assunto.


  • erivaldo miranda regis disse:    ( 23.10.2013 às 16:32 )

    meu pai comprou um imovel á muitos anos atrás, porém ele só recebeu o documento de compra e venda, estamos precisando da escritura definitiva porem a escritura está em nome do vendedor o que pode ser feita para conseguir esta escritura, pois o meu pai já faleceu
    no aguardo


  • Diego Freitas disse:    ( 22.10.2013 às 17:45 )

    Boa tarde gostaria de uma informação comprei 2 casas daquela construtora santa ignez uma com procuração e outra diretamente apenas com contrato deles ai que esta o problema a que comprei diretamente eu perdi o contrato e tenho apenas as guias de pagamentos das parcelas como faço para passar o imóvel para outra pessoa pois o escritório da empresa fechou ?


  • Arnaldo leonardi disse:    ( 19.08.2013 às 13:27 )

    Comprei apto. Tenho escritura def. Tirei antes todas cert.
    Negativas. Agora sou intimado porque o primeiro proprietário
    Estava com imovel em hipoteca. Sou o terceiro que adquiri .
    Se o Reg.Imoveis me deu OK. Como posso ser intimado
    Que o mesmo vae a leilão ? Sera que o juizado pode
    Prejudicar quem nao tem nada com isto ? Aguardo.


  • MARTHA disse:    ( 25.06.2013 às 17:13 )

    amigos uma senhora comprou uma casa de outra que adquiriu da caixa economica federal, conntinua pagamento as parcelas, mas como unico documento . Como faria para transferir para o seu proprio nome ja que paga pelo imovel?


  • Vagner Gomes disse:    ( 27.05.2013 às 14:15 )

    Gostaria de saber sobre as taxas do seguro obrigatório da caixa até a entrega das chaves
    e se no caso do imóvel novo, onde posso fazer a documentação e onde será feita? e quais são os documentos necessários?
    Me falaram que o valor da entrada, é abatido no final, mas gostaria de saber de qual forma?
    PS: O imóvel é novo e se localiza o RJ

    Desde já agradeço
    Abraço


  • beatriz henkel disse:    ( 09.05.2013 às 14:44 )

    boa tarde!
    Meu cunhado tem um apartamendo e esta me vendendo, porem ele só tem a documentação de compra e o apartamento ainda esta em nome da construtora que faliu, o apartamento esta totalmente quitado.
    O que faço?


  • samuel disse:    ( 06.05.2013 às 11:12 )

    Estou comprando um apto. na Cohab 1.
    O imóvel tem o termo de quitação, mas não tem a escritura ainda.
    Quais os procedimentos que devo tomar para saber se o imóvel não tem problemas…

    Obrigado


  • Daniela Santos disse:    ( 26.04.2013 às 11:06 )

    Mensagem: Preciso de ajuda e já fui ao Procon,as agências da CEF, 6 vezes, e infelizmente aparece uma pendência no meu CPF no CIOPI da CEF. Estou tentando adquirir um imóvel no valor de 122.500,00, em Itaquaquecetuba ( o único que deu em nosso orçamento),já paguei a entrada,o Sati,uma Assessoria para o trâmite…o nosso FGTS JÁ FOI DADO BAIXA… ESTOU PAGANDO O CONDOMÍNIO, MESMO SEM TER ASSINAdO COM A CEF, a Construtora e a assessoria alegam que na Ciopi acusa uma pendência no meu CPF, perante um antigo imóvel que foi vendido em 2005 do meu antigo casamento na própria ag. da CEF na Vila Maria, inclusive o atual proprietário já quitou o imóvel em 2009. Bem fui até o cartório de imóvel, paguei pela certidão, apresentei na Assessoria e voltou com pendência pois aparecia uma divergencia quanto ao endereço( imóvel localizado entre duas ruas e só aparece uma delas), bem imprimir com o número do cadastro do imóvel o Iptu e lá saiu o endereço conforme fui orientada pe la ag. do jd Odete, mas a CEF pela Assesoria não aceitou, fui novamente ao Cartório e o mesmo informou que eu não poderia mexer na certidão somenteo o atual proprietário juntamente com a PMSP, voltei a CEF de Itaquaquecetuba e apresentei todos os documentos e a impressão de conversas registradas pela Assessoria e o Cartório. Lá a gerente disse que estaria resolvido e que foi erro de digitação da CEF e que eu seria chamada para assinar em 1 semana, isso foi em 28/03/2013, passou o tempo, fui até a Assessoria que informou que nada havia acontecido perante o CPF e que agora teria um outro problema em vista da demora que é o habite-se, enfim, preciso de ajuda para resolver essa pendencia que eu desconheço, pois estou com o aluguel , 3 filhos, umidade, a proprietária pede o imóvel, passei em consultas médicas e antidepreessivos e não sei o que fazer? Preciso de uma orientação onde devo recorrer? Grata Daniela. Me respondam, por favor!


  • Gabriel de Souza disse:    ( 17.04.2013 às 11:27 )

    Estou vendo 2 terrenos em um loteamento para comprar, sou inesperiente, será a minha primeira aquisição de um bem. Qual os cuidados que de ter?

    Atenciosamente;

    Gabriel


  • Maria de Fátima Stipursky Silva disse:    ( 10.04.2013 às 10:49 )

    Meus filhos compraram suas casas em outobro de 2011,cada um deu um sinal e só em setembro de 2012 foram assinar o financiamento com a Caixa Econômica,o vendedor assumiu o registro dos imóveis mais até hoje não entrou em contato.
    As casas a casa da minha filha não tem hidrômetro e não pode requerer,por os imóveis ainda estão no nome do vendedor.
    Gostaria de saber se a Caixa Econômica paga a quem vende mesmo não tendo legalizado os imóveis?


  • paulo disse:    ( 25.03.2013 às 18:54 )

    vendi um terreno a uma incorporadora, da minha parte entreguei toda documentação e assinei as escritura, como parte de pagamento peguei alguns terrenos, os quais a incorporadora me garantiu em contrato que escrituraria todos assim que eu pedisse ou a qualquer pessoa que eu indicasse, mas agora eles dizem que não da para fazer escritura só contrato, esta empresa pode ser responsabilizada


  • Adeilson disse:    ( 09.03.2013 às 13:32 )

    Boa tarde!Estou vendendo um apartamento e já fazem 4 meses e a compra não finaliza, o corretor alega que a demora é na caixa; O meu imóvel ja depreciou em relação ao mercado.Existe um tempo máximo para finalizar esse tipo de transação se eu desistir vou ter que pagar a comissão do vendedor ou terei que arcar com o prejuízo causado pela caixa e o corretor.
    Desde já obrigado


  • joelma ferreira disse:    ( 05.03.2013 às 19:30 )

    estou comprando um apartamento em itahaem por 25 mil a imobiliaria disse que so iria fazer o contrato e uma procuração esta certo isso … obs vi o anuncio na olx estou isegura gostria de ajuda pode ser um golpe.


  • jose victor pereira disse:    ( 04.03.2013 às 14:23 )

    tenho uma procuraçao de plenos poderes e vo vender o imovel a quem deve ser pago a pessoa quem me deu a procuraçao ou direto para mim


  • luiz furrier disse:    ( 28.02.2013 às 21:26 )

    bo anoite! dei o sinal de R$5.000 e o restante de R$12.000 finaciado pela caixa total R$17.000 em um terreno, com firma reconhecida em cartorio e altenticação, o vendedor me prometeu que no maximo 3 meses estaria os documentos prontos, mais demorou 2 anos agora a caixa nao finacia mais este valor so assima de R$50.000 pedi para o mesmo esperar para eu ver os meios de financiar. mais ele esta me precionando para me devolver o sinal R$5.000. por hoje ele valer o dobro. o que devo fazer?


  • Luana disse:    ( 27.02.2013 às 20:44 )

    Recebi uma proposta de compra do meu imóvel com compromisso de compra e venda, de uma verba de herança que só pode ser usada p comprar imóveis. o corretor garante que é rápido, mas como desconheço esse tipo de transação, estou em dúvida. esse procedimento é comum e rápido? obrigada


  • Neurim Mendes Maachado disse:    ( 19.02.2013 às 16:03 )

    Gostaria de saber, na transferencia de uma escritura de um imovel para uma pessoa interditada. A escritura é lavrada em nome da pessoa interdita ou do tutor? Desde já agradeço.


  • Jaqueline Alvarenga disse:    ( 13.02.2013 às 13:16 )

    o que pode acontecer se seu comprar um imóvel ocupado mesmo pela CEF, que garantia eu tenho do ocupante sair sem me causar problemas?


  • Rodrigo disse:    ( 28.01.2013 às 13:07 )

    Boa tarde,
    Quais o riscos de se adquirir um imovel hipotecado pela construtora junto ao Banco tendo em vista a Súmula 308 do STJ? Há risco de se perder a ação?
    Grato,
    Rodrigo


  • TANIA TAGLIARI disse:    ( 20.01.2013 às 13:08 )

    comprei um imovel,mas não fiz as escrituras,pois a pessoa que comprei não tem o imovel no nome dele e sim o antigo proprietario o que faço ele só enrola?


  • cristiane disse:    ( 17.01.2013 às 22:54 )

    Quais cuidados devo ter ao comprar um imóvel de proprietário falecido, que possuia apenas contrato de compra e venda, sendo que um dos filhos me disse que o antigo dono passariao imóvel diretamente para o meu nome. Corro risco dos outros filhos anularem o negócio?


  • claudinei ramos disse:    ( 16.01.2013 às 16:46 )

    Boa Tarde!
    gostaria de ter a resposta no meu email indicado,,, enfim, comprei uma casa e no contrato rege que após a quitação eu passaria a escritura para meu nome,, quitei a casa em 05/2011, e até o presente momento não consegui transferir pois a casa não tem escritura registrada com o primeiro dono, e o mesmo se nega a registra-la. o que devo fazer? esta me dando uma baita dor de cabeça, qual ação devo tomar? obrigado pela atenção.


  • willians disse:    ( 05.01.2013 às 14:33 )

    estou comprando uma casa financiada pela caixa,a escrita e matricula ok, mas eu sou obrigado a escriturar casa de novo porquer! obrigado!!


  • Daiana da silva disse:    ( 21.12.2012 às 18:11 )

    Há quatro anos, comprei um ap passando. Paguei ao proprietário o que ele já havia pago a caixa e o restante do financiamento estou pagando. Tenho um contrato de compra e venda reconhecido pelo cartório. Vou quitá-lo. Preciso passar o imóvel para o meu nome! Como proceder para regularizar a minha situação? Agradecida.


  • ivania santos rodrigues disse:    ( 21.12.2012 às 17:54 )

    ola! eu sou ivania comprei uma casa pela caixa e a financiadora nao terminou a reforma,o que posso fazer para que ela conclua a reforma da minha casa?


  • Marcos Jonas disse:    ( 20.12.2012 às 22:37 )

    Comprei um imóvel na planta; fiz um financiamento junto a caixa, porém como ainda não tenho a matrícula individualizada, não consigo quitar este financiamento. Consigo vender este imóvel ou transferir para outra pessoa?
    Obrigado


  • jose jorge disse:    ( 16.12.2012 às 9:41 )

    Bom dia!

    Comprei um imovel aonde o contrato foi assinado com a caixa em 28 de setembro de 2012, porem a imobiliaria só deu entrada no rgi 30 dias apos a assinatura alegando que o rgi é muito rigoroso e nao podreia cair em exigencia. 15 dias após a analise pelo rgi caiu em exigencia, a imobiliaria cumrpiu a exigencia e deu reentrada. 15 dias apos a reentrada caiu em exigencia novamente. ela cumpriu novamente a exigencia e passando 15 dias da analise verificou q está correta e fui pessoalmente no rgi conversei com a advogada do cartorio e ela vai liberar o documento para levar na caixa e liberar o pagamento ao vendedor e no contrato ele ainda tem 30 dias apos o recebimento do dinheiro para sair do imovel. resumindo estou pagando as parcelas do imovel sem morar, esta já é a 4ª e so vou morar após o pagamento da 5ª parcela isso é correto, por favor me ajude…

    sem contar que antes de comprar este imovel a imobiliaria queria me vender um apartamento do PAR a caixa economica que nao deixou.

    Desde ja agradeço a atenção.


  • sidney marques disse:    ( 07.10.2012 às 8:49 )

    Bom dia: não tive a resposta do dia 29/09/2012 as 16:03 minutos , onde encontor a resposta obrigado. informando ainda retornei ao cartorio e falei direto com o tabelião para explicação do que estava escrito na escritura a resposta dele foi nunca aconteceu nada com essa construtoura e o risco que pode acontecer com meu imovel depois que assinar ai fica a seu criterio de assinar eu sai e fui embora .


  • sidney marques disse:    ( 28.09.2012 às 16:03 )

    quitei meu apto, mais não concodei com a escritura publica o que devo fazer assinar ou não, a construtoura, colocou assim, datada em 15 de março de 2012, expedida pelo conselho nacional de justiça corregedouria nacional de justiça,Eliana Calmon,ESTÃO CIENTES de que nome da da vendedora, consta do Banco nacional de devedores Trabalhistas,o inadimplemento de obrigações estabelecidas perante a justiça do Trabalho, e consequentemente dos riscos e implicações que podem futuramente recair sobre o imóvel objeto da presente escritura. gostaria de orientação obrigado.


  • gardenia disse:    ( 25.08.2012 às 11:50 )

    comprei um terreno e não passei para o meu nome e agora quero vender tenho procuração que me dá total poderes p/ vender. mais gostaria de saber qual é a procuração exata p/ isso, modelo que eu possa fazer com o antigo dono esta tudo em dia todos os empostos tudo mesmo e o antigo dono esta a minha disposiçao p/ qualquer procuraçao refernte ao terreno. gostaria muito de ajuda obrigada.


  • vanderléia Lopes disse:    ( 17.08.2012 às 11:10 )

    Vendi um imóvel e foi passada apenas a Sessão de Direito ao comprador não me dirigir à Caixa Econômica Federal (CEF)para fazer a transferência do financiamento para o novo comprador na época, pois Eu não sabia que este procedimento poderia ser feito. Gostaria de saber se existe um meio para que essa transferência seja feita hoje através de uma petição a um Juiz de pequenas causas, pois a pessoa que comprou não quer transferir o financiamento para o nome dele? aber se existe um meio


  • Luciano Barbim disse:    ( 13.08.2012 às 19:43 )

    Comprei um apartamento à cinco anos atras mas não passei para meu nome. Agora quero passar mas o antigo dono esta me enrolando para eu passar para meu nome, porque o Ap. está no nome da construtora e ele terá que passar para o nome dele primeiro, para posteriormente eu passar para meu. Quem devo procurar para poder regularizar minha situação? Obrigado.


  • Emanuel B. V. Araujo disse:    ( 27.07.2012 às 9:40 )

    Bom dia, Estou querendo comprar uma casa que se Trata de DIREITO habitado a mais de 30 anos. IPTU 100% pago no nome do vendador,Ele comprou do tio dele e possui apenas contrato registrado em cartório de compra e venda ha mais de 5 anos… como devo proceder para efetivar a compra? Terei problemas futuros? Estou em Goiânia-GO. Aguardo, Muito obrigado.


  • Benedita Maria disse:    ( 11.07.2012 às 14:28 )

    Posso desistir da venda de um imovel com entrada em dinheiro +o restante financiado pela caixa economica federal, por haver pendencias com um dos vendedores da familia, cuja pendencia é uma ação civil contra um banco e demora a longo prazo sua resolução.Na hora da venda desconheciamos este detalhe e tomamos conhecimento na hora de ser chamados para assinar o contrato. A imobiliária não havia nos informado destes detalhes e nem feito pesquiza para vender e não sabiamos desta exigência.


  • valdir disse:    ( 03.07.2012 às 14:18 )

    boa tarde
    estou querendo comprar uma casa,porem a mesma só possui contrato de compra e venda e iptu,qual os procedimentos que eu devo tomar para finalizar a compra?


  • gloria maria nunes disse:    ( 27.06.2012 às 22:49 )

    Doutor,vendemos uma casa que na minha separaçao ficou para meus filhos com usufrutos meus . o comprador entrou na justça para retirar esta clausa e perdeu na primeira e segunda estacia entrei entao com processo para anular o contrato e desfazer o negocio so que a justiça nao permitio pois falou que ja passou o prazo ja que vendemos em 2005 e pedimos para anular em 2011 e multou meus filhos a pagar uma multa de 5.000 reais e pois por encerrado o processo gostaria de saber o que devo fazer para nao pagas essa multa pois nao tenho esse dinheiro. obrigado


  • Silmara disse:    ( 24.05.2012 às 17:28 )

    Boa tarde!
    Eu e meu esposo queremos vender o nosso apartamento quitado e com escritura. Mas, acho que temos um problema. Meu esposo, tem uma empresa aberta inativa há anos. Existe a possibilidade de vendermos o apartamento para uma pessoa que vai financiar e o dinheiro ficar preso por causa da empresa???
    Agradecida,
    Silmara


  • tiago santos lima disse:    ( 13.05.2012 às 11:27 )

    estou comprando um agio de um colega meu,ele comprou pelo programa minha casa minha vida 300 meses,ele pagou 10 prestaçoes como faço?quais documentos devo pedir?nao nao tranferir pela caixa agora,qual procedimento???grato


  • Claudio Lopes disse:    ( 01.05.2012 às 12:00 )

    Bom dia, estou comprando uma casa, já fiz o Instrumento particular de promessa de venda e compra, irretratavel e irrevogavel, com copia autenticada e firma reconhecida, dei sinal e o restante pagarei na entrega da casa.
    Mas 1 mes depois fiz pesquisa no TJSP e descobri,
    que o PROPRIETARIO da CASA, RESPONDE ATUALMENTE como RÉU juntamente com mais 4 pessoas, PROCESSO DE USUCAPIÃO sobre um IMOVEL.
    Por gentileza, como devo proceder no tocante a este assunto.

    GRATO.


  • Bruno disse:    ( 17.04.2012 às 2:11 )

    Ola !
    Eu estou para adquiri uma casa, cujo a mesmo se encontra nesta situação.
    E um terreno que possui apenas o RGI, são duas casas neste terreno, sendo que o RGI deste terreno não esta no nome de nenhum destes proprietária dessas duas casa.
    Uma dessas casas esta a venda e eu estou endereçado em compra, so que a dona desta casa apenas tem uma Escritura particular de promessa de compra e venda.
    Pergunta eu posso compra esta casa sem que futuramente eu venha a ter problemas?
    Se posso o que deve fazer ou pedir para que eu garanta uma tranquilidade futura?
    Desde já agradeço.


  • lauciene gonçalves souza disse:    ( 13.04.2012 às 9:24 )

    oi;nos vendemos uma casa em 14/12/11a corretora falou que 15 dia o dinhero sairia mais ate hoje nem um comentario;o que devo faser,a pessoa que era nossa representante viajou e ja tem jente moranda na casa;a caixa demora quanto para faser o pagamento se ja estao morando na casa?


  • alice disse:    ( 09.04.2012 às 18:22 )

    estou comprando uma casa do cdhu e gostaria de saber quais as clausulas não posso deixar de colocar no contrato e quais documentos devo exigir do antigo proprietário, para que futuramente não me cause nenhum problema?


  • silva disse:    ( 04.04.2012 às 0:57 )

    comprei o agio de um ap financiado pela caixa.o ex dono me deu 3 anos passar p meu nome.ja tem 10 anos ,e nao passei pro meu nome,q fazer p escriturar,tenho a procuraçao p isso.esse paragrafo unico do documento q mostra q nao passei no prazo estabelecido,pode impedir q use a procuraçao p quitar e escriturar?


  • cibele candido kammer disse:    ( 27.03.2012 às 22:25 )

    Boa noite.Estou comprando um apto atraves de uma imobiliaria, de uma pessoa que comprou da construtora.Como é em outra cidade estou um pouco insegura. O apto esta para ser entregue o mes que vem.Gostaria de saber quais os procedimentos e cuidados que devo ter.Quais documentos devo exigir da imobiliaria? Grata


  • BRUNO PEREIRA MACHADO disse:    ( 22.03.2012 às 14:37 )

    Boa tarde!
    Tenho um amigo que é dono de um condomínio de terrenos. Ele quer que eu dê plantão nesse condomínio para venda dos terrenos. Sou sócio em uma imobiliária, junto com um corretor, eu sou formado em administração de empresas e tenho o curso de TTI. Mas ainda tenho dúvidas de quando levar o cliente para fazer a visita do terreno, quais são todos os documentos necessários para pedir ao comprador,quais documentos do terreno tenho que ter em mãos – se ainda não tiver, onde consegui-los – e o que fazer para finalizar o imóvel no nome do novo proprietário.
    Obrigado! Aguardo resposta.


  • vinicius disse:    ( 13.03.2012 às 8:44 )

    bom dia gostaria de saber tenho um irmão que ganhou uma casa da tia mas ele e interditado e eu sou o seu curados a casa esta em none desta tia somente o usufruto esta em nome dele agora ele quer vender a casa pois não mais mora nesta cidade a unde tem a casa oque devo fazer para poder vender esta casa alem de abrir mão do usufruto coma ja me falarão e a tia quer comprar outra casa para ele ele quer fazer um doação para os filhos dele e colocar ele com usufruto esto e possivel a o lote que ele quer esta em enventaria de familia posso comprar este lote e registrar o contrato de compra e venda esto lhe dara segunça de não perde o lote ate a escritura sair definitivamente


  • Leonardo Henrique disse:    ( 09.03.2012 às 16:48 )

    Minha sogra possui um apartamento que foi financiado em nome de outra pessoa, embora pertença a ela. Como transferir junto à CEF o apartamento para o nome dela?


  • larissa disse:    ( 23.02.2012 às 21:19 )

    É legal que eu tenha de deixar o imovel logo após a venda pela Caixa Federal sendo que o dinhero só estara liberado em 20dias? Por favor responda!


  • marcos disse:    ( 31.01.2012 às 14:02 )

    Alguém poderia me sobre os contratos de gaveta, estou comprando um agio de uma casa, e queria saber da validade deste tipo de contrato.?? Se existe algo mais seguro, enfim e isso ai??


  • debora bastos disse:    ( 30.01.2012 às 19:46 )

    Boa Noite!Gostaria de saber se legal um comprador exigir do vendedor que ele desocupa o imovel logo para depois fechar a venda do mesmo.


  • elisangela cavalcante dos reis disse:    ( 05.01.2012 às 16:26 )

    depois que o credito imobiliario for aprovado pelo banco,quais sao os passos seguintes que devo seguir


  • Emily N. Jabour da Silva disse:    ( 25.12.2011 às 20:03 )

    Boa Noite!
    Tenho uma duvida com relação de compra a imovel já usado, e que seja uma casa, quais os cuidados q devo ter? e quais os documentos que devo pedir e os que devo providenciar da minha parte?
    Agradeceria a vossa resposta,
    atenciosamente,
    Emiliy Jabour


  • luciane disse:    ( 12.12.2011 às 17:22 )

    Boa tarde!estou vendendo meu aparatmento,mas meu nome esta sujo,a pessoa esta comprando a vista.a imobiliaria pediu alguma certidoes.pode alguma coisa dar errado?


  • Juliano disse:    ( 05.12.2011 às 8:50 )

    Olá,

    Estou comprando um imóvel (o qual está ocupado pelo dono), onde o dono solicitou 2 meses para sair depois que ele receber o dinheiro do financiamento. O motivo é que ele precisa de mais tempo para encontrar um imóvel.
    Se depois desses 2 meses ele ainda não conseguir alugar um imóvel, ele disse que pagará o valor da prestação do financiamento a mim.

    Será que é seguro um acordo desse tipo?
    Corro o risco de ficar sem imóvel e sem o dinheiro?
    Será que a melhor e mais segura opção é esperar ele encontrar um imóvel para que quando eu pagar ele já saia?

    Muito obrigado!


  • marcio disse:    ( 30.11.2011 às 12:29 )

    Tenho uma casa da cdhu, quero vendê-la e o comprador vai me pagar pelo que ja gastei na casa e quer quitar a casa e passar para o nome dele, como devo proceder sendo que não faz 2 anos que fui benefiado com a casa? é possível fazer isso?


  • Labanca disse:    ( 28.11.2011 às 11:16 )

    Na época da venda do imóvel o vendedor estava regular com todas as certidões indiespensáveis para escritura. Agora não está! Existe alguma legislação que autorize os tabeliães escriturarem e registrarem o imóvel com base na regularidade existente da época da venda, emdiante uso das certidões antigas?????


  • Maria de Lourdes disse:    ( 27.11.2011 às 20:27 )

    Estou comprando um apartamento novo da construtora, como não concordei com o contrato, o qual diz q tenho que pgr varios impostos, lancei proposta de pagar a vista e lavrar escritura no ato, sem contrato, está correto? qual documentação devo exigir no ato em cartório? o apartamento é pronta entrega.
    ]Grata.
    MLourdes. é o meu primeiro contato.


  • Maria de Lourdes disse:    ( 27.11.2011 às 20:26 )

    Estou comprando um apartamento novo da construtora, como não concordei com o contrato, o qual diz q tenho que pgr varios impostos, lancei proposta de pagar a vista e lavrar escritura no ato, sem contrato, está correto? qual documentação devo exigir no ato em cartório? o apartamento é pronta entrega.
    ]Grata.
    MLourdes.


  • suzana disse:    ( 01.09.2011 às 13:11 )

    quero Comprar uma casa dessas de coab da caixa e mas ela ainda nao esta quitada, mas a dona so em uma declarao do imovel no nome dela . o que devo fazer agora? ela est pedindo 25000.00 mas daqui a tres anos e que ela vai comear a pagar a primeira parcela do imovel sera que vale a pena comprar assim sao 100 x 60.00 reais .e a caixa no vai financiar assim.


  • fernando disse:    ( 07.06.2011 às 12:02 )

    Comprei uma casa dessas de coab da caixa e na epoca nao era quitada e hj consegui quitar, mas esta do nome da pessoa q havia me vendido na epoca. o que devo fazer agora? tenho somente o contrato de venda da epoca? qual o procedimento que devo fazer?


  • rosangela disse:    ( 02.06.2011 às 8:41 )

    estou comprando um apt,e vou dar um agio de outro na entrada e financiar o resto.como o procedimento de venda?


  • antony disse:    ( 23.05.2011 às 10:02 )

    Ola, estou na busca de 1 imovel na capital do RJ, pode me dizer quais os procedimentos para nao comprar 1 imovel alienado hipotecado pendente ou enrolado em qq coisa, etc, para nao perder o valor pago..
    grato


  • mayara disse:    ( 11.04.2011 às 21:25 )

    meus pais compraram uma casa h 4 anos, temos s o contrato de gaveta. A casa no estava quitada pq da cohab ento no tem escritura ainda ; agora meus pais precisam vender a casa para dividir os bens pq se separaram mas o marido da senhora( que a titular) faleceu.Vamos precisar dos herdeiros para assinar os papis ou s a titular j resolve


  • Vanessa Viana disse:    ( 08.04.2011 às 14:50 )

    Estou comprando um imovel que ainda est ocupado pela proprietaria, a documentao est quase pronta, faltava apenas a proprietaria assinar a escritura, a partir dessa assintatura conforme o contrato que a mesma assinou ela teria 30 dias para sair do imovel, porm ela se nega a assinar a escritura e quer que eu espere por mais 2 meses para sair do imovel.
    Pergunta: A escritura tem um prazo para a vendedora assinar, sendo que j pagamos o valor da entrada?
    Caso ela (proprietaria) no assine no prazo o que podemos fazer para agilizar esse processo?
    Se eu entrar na justia o processo pode demorar muito?

    Obrigada!


  • everton disse:    ( 31.03.2011 às 21:36 )

    comprei um imovel de terceiros porem o mesmo sumiu como fao para registra-lo em meu nome,pois o primeiro dono esta vivo e sei a onde mora grato everton


  • giovana disse:    ( 01.03.2011 às 23:01 )

    Ola gostaria de saber quais os documentos nescessarios para comprar uma casa .que devo pedir para o dono do imovel quais os doc. ,que me de garantia que o imovel esta legal.
    grato


  • juciara queiroz disse:    ( 01.12.2010 às 10:31 )

    quais documentos necessario tenho que ter em mos para a transferencia de um imovel que j esta quitado, mais continua no nome do antigo proprietario, sou totalmente leiga no assunto,abrigada.


  • solange maria biagi disse:    ( 29.11.2010 às 20:40 )

    ol..informao por favor.
    Vendi um terreno por $30.000,00 mas o valor seria 35,000,oo
    no combinado era 7,000,00 em dinheiro mais um carro palio e uma moto,td combinado dai ela veio e ofereceu $30,000,00 dando de garantia o carro pra pagar em janeiro e uma moto que ela iria refinanciar pra me acertar em dinheiro no valor de $4.800,00 mas os $3.000,00 concordei fomos na prefeitura paguei os IPTU atrasado fizemos a escritura mas como o terreno estava registrado no meu nome,no fiz o registro agora ela mudou de ideia que consegue refinanciar no banco so que se eu no registrar meu imovel ela proprietaria.o que devo fazer continuar mais esperar o dinheiro pra registrar.
    obrigada
    SOL


  • regilene tavares disse:    ( 25.11.2010 às 12:10 )

    bom dia estou comprando um imovel direto com o proprietario ele que um sinal de 15 mil e o restante financiado
    eu fiz uma um documento de campra e vendo reconhecido no cartorio e ele ja que uns 15 mil isso e certo ou eu posso ta fazendo errado obrigodo.


  • fernando jorge alves da silva disse:    ( 12.11.2010 às 11:02 )

    estou vendendo minha casa e a mesma na epoca não tinha escritura.
    a imobiliaria se responsabilizou em tirar a escritura e descontar do
    valor negociado.
    até ai tudo bem, concordamos plenamente.
    só que está demorando muito para realização do negocio, visto que se
    passou cinco meses.
    eles alegam que houve muitos percalcaços no caminho e ai então a demora.
    enclusive por parte do futura comprador que não colocou o nome da mulher
    para financiamento e a caixa economica descobriu que ela trabalhava e teve
    qua voltar com toda a documentação para inclusão do seu nome.
    não recebemos nenhum sinal da imobiliaria . já assinamos o contrato de compra e
    venda.
    pergunta : posso desistir do negocio devido a demora ?
    posso pedir atualização de valores ?
    eles tem que pagar multa ?
    e como fica a escritura da minha casa, visto que a mesma já está feita ?

    atenciosamente

    Fernando


  • Odilon Amaral disse:    ( 19.10.2010 às 22:36 )

    Olá! Uma ajuda por favor. Gostaria de saber sobre a compra do meu imovel, por lei, quanto tempo os vendedores podem ocupa-lo depois da assinatura do contrato. Eles já receberam todo dinheiro, no dia 08/10 paguei a primeira prestação da casa, onde estou pagando pra eles morarem no conforto de “Minha Casa” e eu estou morando na sala do meu pai.
    Ele já deu a entender que só sai quando a casa dele sair também, mas logo vou pagar outra parcela e nem querem falar comigo.
    Desculpa o incômodo, obrigado e até mais.


  • disse:    ( 28.09.2010 às 10:18 )

    Bom dia. Tenho uma escritura particular de promessa de cesso de direitos compra e venda. Foi pago vista em moeda corrente e registrado em catrio. A pessoa est alegando que no pagamos.
    Mais temos testemunhas que pagamos. Como proceder. Desde de j obrigado.
    Obs: na promessa de cesso est escrito que foi em moeda corrente e j recebido.


  • Fabiana disse:    ( 04.07.2010 às 19:49 )

    Ol,
    Estou comprando uma casa pela imobiliaria, na hora da imobiliaria fazer o contrato de compra e venda fui informada que terei que pagar uma quantia de R$ 600,00. correto? Ou a emisso desse documento j estaria sendo paga pelo vendedor atravs da comisso de 6% que a imobiliaria recebeu pela venda?


  • Maurilio disse:    ( 12.04.2010 às 11:32 )

    Firmei um contrato de compra e venda de uma casa, porm antes de lavrar a escritura o proprietario da casa, o qual firmou o contrato comigo, veio a falecer. Qual o meio mais rapido para lavrar a escritura na atual situao?


  • disse:    ( 17.02.2010 às 14:27 )

    Boa Tarde! Comprei uma casa, j quitei, tenho a promessa de compra e venda, e a escritura e todos os documentos. O antigo proprietrio mudou para So Paulo e no consigo acha-lo. Preciso fazer a tranferncia (Escritura)para o meu nome. Como posso fazer sem o antigo proprietrio?

    Aguardo respostas.
    Elnaman


  • vania texeira disse:    ( 12.02.2010 às 22:24 )

    Como funciona a compra de imoveis ocupados?
    Gostaria de saber quais os procedimentos a serem tomados.
    Quero comprar este imovel,mas ele esta ocupado,o que devo fazer?
    Quem desocupa este imovel? O comprador ou fiador? Quais so as exigencias para a comprar este imovel vista?Gostaria de saber se demorado a desocupao deste imovel?E quais so os cuidados que devo tomar? Quais so as documentaes necessrias?Tenho dvidas,se possvel, me esclarece por favor.Obrigada.


  • Amanda disse:    ( 08.02.2010 às 17:58 )

    minha amiga comprou uma casa e pouco tempo descobriu que a pessoa que me vendeu acasa estava com uma divida de quitaao de um terceiro prprietario que ela comprou.ele veio cobrar a mim,quem paga essa divida,eu?ela?coloco para ser juizado? me oriente po favor onde conseguir advogados do estado?? pra isso?


  • Irlando Paulino de Sousa disse:    ( 15.01.2010 às 22:26 )

    Por favor um esclarecimento:Estou vendendo um terreno e o comprador estar querendo ja fazer
    a transferencia para o seu nome,cartorio diz no precisar fazer contrato
    de compra e venda e que o normal o pagamento apos a transferencia.esta correto isso?Obrigado


  • magda disse:    ( 07.01.2010 às 22:31 )

    moro em uma casa que em 2006 foi comprada com o FGTS. precisei regularizar a documentencao em meu nome ja que comprei e foi constatado que estA alienada finduciariamente junto a caixa economica. tenho apenas uma procuraçao do antigo propietario.
    agradeço.

    magda


  • riardo disse:    ( 01.01.2010 às 17:11 )

    como posso saber das respostas de todas essas perguntas


  • Vanda disse:    ( 27.11.2009 às 9:23 )

    Meus Pais compraram uma casa em 1965,eles só tem uma escritura no nome da pessoa que vendeu para eles com o antigo proprietario, esse senhor morreu mais antes ele tinha se separado e casou denovo, hoje estamos precisando desta escritura, o que devemos fazer?
    Grata
    Vanda


  • jose carlos graciano disse:    ( 23.11.2009 às 10:04 )

    comprei uma casa e pouco tempo descobri que a pessoa que me vendeu acasa estava com uma divida de quitaçao de um terceiro prprietario que ela comprou.ele veio cobrar a mim,quem paga essa divida,eu?ela?coloco para ser juizado? me oriente po favor


  • Daniella disse:    ( 09.11.2009 às 13:21 )

    Boa tarde!

    Estou comprando um apartamento, da CEHAB, sendo que não tem ainda a escritura definitiva. Ele não está no nome da prprietária e sim no nome da empregada da mesma, que foi de quem ela o comprou. A atual proprietária, quem vai me vender o imóvel, tem uma declaração de subestabelcimento. Poderia me informar passo-a-passo para, neste caso, conseguir passar o AP para o meu nome? Como saber se ele já está realmente todo quitado?


  • VANESSA LÚCIO DA SILVA disse:    ( 22.10.2009 às 21:15 )

    MORA NUMA CASA A MAIS DE 20 ANOS .MAS A GENTE SO TEM O DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA DO TERRENO.COMO DEVO PROCEDER E QUAL O PRIMEIRO PASSO Q DEVO TOMAR PARA REGULARIZAR E DEIXAR TUDO CERTO.POR GENTILEZA ME MANDE RESPOSTA URGENTE! FICA COM DEUS


  • nelson rogerio frazon disse:    ( 19.10.2009 às 21:43 )

    Por favor! Gostaria de saber sobre a venda do meu imovel ,quanto tempo eu tenho para ficar no mesmo, depois da assinatura do contrato.
    Tive um problema com imovel q estou comprando e atrasou a documentação e estou preocupado pq o proprietario do meu ex imovel quer q eu saia,mas estou esperando o imovel comprei resolver os detalhes .Posso ficar quanto tempo no meu ex imovel pela lei.
    Por favor!!!!´preciso deum esclarecimento!


  • cristiane pereira disse:    ( 08.10.2009 às 15:06 )

    Boa tarde!
    comprei uma casa e tenho apenas a compra e venda passada para mim pelo ultimo dono, sendo q antes dele já teve dois donos,. estando a escritura casa no nome do primeiro.Como faço pra passar p o meu nome?
    grata


  • CLAUDETE MILAN disse:    ( 25.09.2009 às 10:59 )

    Vendi um imovel e o comprador está fazendo negociação com a CEF (já aprovado) mas ‘ainda não fui chamada para assinar’. A imobiliaria deu aval para que o comprador se mudasse paa o imovel o que aconteceu a um mês e so agora descobri. Como proceder? é normal esse procedimento das imobiliarias?


  • Regina Ramos disse:    ( 24.09.2009 às 11:36 )

    Bom Dia
    Comprei uma casa, e ainda não passei pro meu nome, só tenho um contrato de compromisso de compra e venda, inclusive a quitação ainda está no nome do antigo dono. Por favor me oriente como devo proceder para regularizar esta situação e quanto irei gastar no total para deixar tudo no meu nome sem nenhum transtorno.
    Grata
    Regina Ramos


  • Abelindo Vieira Silva disse:    ( 23.09.2009 às 8:57 )

    Olá!
    Quero comprar uma casa com o propietario.
    quero saber qual o procedimento que devemos tomar para passar o imovél para meu nome?

    Obrigado!!!


  • Leonardo disse:    ( 13.09.2009 às 0:39 )

    Bom dia! Gostaria de saber passo a passo como comprar um imóvel de uma pessoa física.Soube que o vendedor fornesse apenas um comprovante de compra e venda, isso é verdade? Gostaria de saber todo o procedimento, pois sou leigo no assunto.
    Desde já obrigado!!


  • Geraldo disse:    ( 07.09.2009 às 13:55 )

    Tenho um imóvel comprado na planta, para investimento, ja com o sinal pago. Restando 80% total do imóvel.
    Digamos que na data do habite-se, tenha uma valorizão de 100% do valor total do imóvel. Como seria a negociação com o comprador? Se ele teria de assumir o saldo devedor de 80%.
    Geraldo Aju-se. Grato


  • MARLENE LOPES PEDROSO SOUSA disse:    ( 24.08.2009 às 14:17 )

    PRECISO DE UM ESCLARECIMENTO.
    UM AMIGO COMPROU UM IMÓVEL (CASA) ATRAVES DE UM CONTRATO DE COMPRA E VENDA E ANTES DE LAVRAR A ESCRITURA O PROPRIETÁRIO VEIO A FALECER.ELE JÁ PAGOU A CASA CONFORME O CONTRATO, PORÉM OS PROPRIETÁRIOS NEM CHEGARAM A DESOCUPAR.COMO RESOLVEU MUDAR DE CIDADE PRECISA VENDER ESTE IMÓVEL.ELE JÁ TEM COMPRADOR, PORÉM VAI PRECISAR FINANCIAR UMA PARTE JUNTO A .CAIXA.QUAL O EMIO MAIS RÁPIDO PARA REGULARIZAR ESTA SITUAÇÃO???


  • Ana disse:    ( 21.08.2009 às 15:26 )

    Boa tarde, qual o procedimento a ser adotado a uma venda de imóvel que é de um casal separado (na verdade só havia convivência entre o casal, não hove nenhum resgitro civil), sendo que a metade que pertence a ex esposa será comprada pelo ex marido? A casa já está no nome dele, ele apenas comprará a parte dela. Pode ser feito um contrato de compra e venda só por garantia do comprador?


  • Fabiana disse:    ( 14.08.2009 às 23:01 )

    Estou com a mesma dúvida do Edgar Gabriel, estou negociando um apartamento que ainda está alienado, porém a imobiliária me garantiu que irei entrar em um novo financiamento que a dívida do proprietário não passará para mim. Grata.


  • edgard gabriel disse:    ( 02.08.2009 às 19:42 )

    fui informado pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL que nao existe transferencia de divida e sim novo financiamento em nome do comprador mesmo que o imovel esteja alienado pela CAIXA, financiamento este novo sujeito a novas taxas e juros.


  • doroteia disse:    ( 01.08.2009 às 21:25 )

    gostaria de saber…tenho um apto que foi ganho como herança, e ainda não passei pro meu nome, quanto tempo tenho pra fazer isso e quanto me custa e onde farei,e se eu deixar assim até que eu va vende_- lo ,pode ser?,ou tenho que estar com tudo pronto pra vender…obigadu


  • Lucineide Fátima disse:    ( 21.07.2009 às 16:21 )

    …Todo Imóvel se paga IPTU?? Porque ás vezes compramos casa em que a construtora é o proprio governo estadual, daí as pessoas tem a mania de dizer que casa de governo não se paga IPTU pq o terreno ainda não se encontra documentado.Isso procede?


  • jair pereira disse:    ( 21.07.2009 às 11:16 )

    ótimos seus comentários, muito esclarecedor.

    Mas ainda tenho uma dúvida, estou comprando um apartamento de uma pessoa física com contrato de compra e venda. Quem me passará a escritura do imóvel,sanbendo-se que em 03 anos nunca foi escriturado porque foi vendido da Cosntrutora para a pessoa física. Afinal devo quitar quando escriturar? ou quando foi registrar o imóvel? e se a Imobiliária não concordar, quiser receber tudo quando for escriturado?
    E os documentos hávies para realizar a compra deverão ser fornecidos pela pessoa física e jurídica? ou basta apenas da pessoa física que tem apenas um contrato de compra e venda, porém o cheque da compra será para esta. Pode me esclarecer? Obrigao- jair Pereira de Joinville,SC.


  • henrique reiman disse:    ( 20.07.2009 às 21:14 )

    eu gostaria casa ou apartamento que eu possar pagar sem me dividas seu apartamentos aumentaram muito espero possa realizar nmeu sonho sua ajudas de voces,com responsabidade como voces estao passando.


  • Vânia Romeiro disse:    ( 16.07.2009 às 14:23 )

    Boa Tarde! Quais os cuidados ao se adquirir um imóvel usado ocupado pelo proprietário, quitado com escritura e matrícula OK? Ele somente vai comprar outro imóvel quando receber o pgto, ou parte dele. Não gostaríamos de colocar multa diária por atraso – pretendemos colocar em contrato prazo de x meses, existe outro meio de garantir a entrega do imóvel? Grata


  • Vania Romeiro disse:    ( 16.07.2009 às 13:54 )

    Boa Tarde! Quais os cuidados ao comprar um imóvel usado ocupado pelo proprietário, quitado,com escritura e matrícula OK, mas que somente vai desocupar o imóvel quando comprar outro? Grata.



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel