Revista Zap Imóveis » Fechando negócios

Tire suas dúvidas sobre compra, venda e locação de imóvel

Tags:

alugueis

,

aluguel

,

Casa&

,

casas

,

compra

,

dúvidas

,

despejo

,

dificuldades

,

imóveis

,

imobiliária

,

inquilino

,

lei

,

locação

,

locador

,

locatário

,

propriedade

,

reajuste

,

regra

,

venda

publicado em 23/11/2009 às 15:45 ,
atualizado em 02/08/2012 às 9:07
por Verônica Lima | Fonte: Revista ZAP

Comentar
Conheça todos os seus direitos e deveres (Foto: Divulgação)

Conheça todos os seus direitos e deveres (Foto: Divulgação)

Na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel muitas dúvidas surgem. Por isso, o ZAP Imóveis consultou a advogada Katia Peperaio para ajudar você a saber quais são os seus direitos e deveres.

Levamos a ela as perguntas mais frequentes, elaboradas pelos nossos leitores. São dúvidas que vão de vencimento de contrato de aluguel a escritura de um imóvel, todas publicadas nos comentários de cada matéria. Leia e veja se sua dificuldade é a mesma dos nossos leitores.

PROPRIETÁRIA DE IMÓVEL ALUGADO NÃO FAZ MANUTENÇÕES
Cleusa
- Moro no imóvel há 3 anos e a proprietária se nega a fazer qualquer tipo de manutenção. Nós inquilinos já tivemos que trocar fechaduras de portões do prédio e agora a minha lavanderia está destelhada. Já reclamei na imobiliária faz 2 meses e ninguém se manifesta. Disse na imobiliária que não pagaria o aluguel enquanto não fosse feito a reforma. Posso fazer isso ou tem algum outro jeito de resolver. Por favor me respondam.
Katia Peperaio – Existem algumas decisões judiciais no sentido de que o locador não poderia exigir o aluguel, enquanto não cumprir a sua obrigação de manter o imóvel em estado de ser regularmente habitado, mas isso é muito discutível, principalmente porque a falta de pagamento do aluguel pode ensejar a propositura de ação de despejo por falta de pagamento. O mais prudente é permanecer pagando os aluguéis e notificar por escrito o locador, através da imobiliária que administra a locação, por carta registrada, com aviso de recebimento, determinando um prazo para que a reforma seja feita. Caso regularmente notificado, o locador não adote a providência devida, você poderá realizar a reforma e exigir a restituição do valor que você gastou, ainda que seja através de abonos nos aluguéis; ou ajuizar uma ação de obrigação de fazer contra o locador, com pedido liminar, para que ele faça os reparos com urgência, sob pena de multa.

PROPRIETÁRIO NÃO QUER RENOVAR O CONTRATO
Evonete de Farias
O locador da casa onde eu moro pediu a casa no dia 09/11/09 e o contrato vence dia 15/12/09 e ele queria casa para o mês de dezembro, como paguei 15 dias de aluguel antecipado tenho direito de ficar na casa mais esses 15 dias? E se eu não conseguir arrumar outra casa nesse tempo quanto tempo tenho para ficar na casa?
Katia Peperaio – Você tem o direito de permanecer na casa até o prazo final que estiver ajustado no contrato de locação que, pelo que você relatou, será até o dia 15/12/2009, maiores delongas poderão ensejar ação de despejo. Quanto ao alegado pagamento adiantado do aluguel, me estranha bastante, porque o aluguel é cobrado ao final do curso de cada mês da locação, não pode ser cobrado antecipadamente.

AUMENTO DO VALOR DE ALUGUEL
Alexandre Pinta
Estou alugando duas casas, mas não fiz contrato com os locatários e estou sem saber como faço para aumentar o aluguel. Posso apenas aumentar cada vez que completar um ano deles nos imóveis, tem algum indexador que me auxilie nisso?
Katia Peperaio – O caso é de contrato verbal, valendo o ajuste verbal realizado. Esse tipo de contrato enseja muitas discussões vez que é difícil provar o que não está escrito. Você pode realizar o reajuste anual, que é uma prática usual, e um dos índices mais utilizados para locações é o IGPM, mas essa prática poderá ser impugnada e até discutida judicialmente. O ideal é elaborar o contrato de locação escrito e, sendo locação residencial, pelo prazo de 30 meses, com previsão expressa do reajuste, sua periodicidade e índice.

CAUÇÃO
Rafaela
Minha irmã está numa casa de um condomínio, porém, faltam 4 meses para vencer o contrato. Quando ela alugou, pagou dois meses adiantados como exigência do locador. Ela pode simplesmente rescindir o contrato e não pagar o próximo mês? Até por quê, o locador fez com que ela pagasse pra fazerem o contrato, o que li na internet e vi que é ilegal.
Katia Peperaio – Pela Lei de Locações, o aluguel não poderá ser cobrado antecipadamente, exceto nos casos de locação para temporada, que não é o caso. Ao que me parece, esses dois imóveis entregues antes da locação se referem à um caução, consistente numa modalidade de garantia, que pode ser exigida pelo locador para a realização da locação. Os aluguéis deverão ser pagos normalmente pela locatária até a desocupação do imóvel e, inexistindo débitos ao final da locação, o valor dos 2 aluguéis dados a título de caução no início deverão ser devolvidos à locatária. Caso haja débito ao final, será deduzido desse valor do caução e restituído o saldo à locatária.

APARTAMENTO SEM ESCRITURA
Daniella
- Estou comprando um apartamento, da CEHAB, que não tem a escritura definitiva. Ele não está no nome da proprietária e sim no nome da empregada da mesma, que foi de quem ela o comprou. A atual proprietária, que vai me vender o imóvel, tem uma declaração de substabelecimento. Poderia me informar passo a passo para, neste caso, conseguir passar o imóvel para o meu nome? Como saber se ele já está realmente todo quitado?
Katia Peperaio – É necessário realizar uma atenta análise de toda a documentação pertinente e registros imobiliários relativos ao imóvel e seus vendedores, para saber se o imóvel está mesmo desembaraçado para a venda. Na escritura deverá constar a primeira compra e venda e, então, a cessão de direitos para você, com a participação dos todos os envolvidos, sendo que poderá ser aceita a procuração da primeira vendedora, desde que apta a esse negócio. Para o registro da escritura, deverão ser recolhidos os impostos de ambas as transações imobiliárias.

INQUILINO NÃO QUER PAGAR O ALUGUEL
Adriana
Alugo apartamento sem contrato e um inquilino não quer pagar o aluguel. Qais os procedimento que devo tomar? Ela disse que não tem dinheiro pra sair e nem pagar. São 4 pessoas morando, nenhuma trabalha e uma senhora recebe aposentadoria.
Katia Peperaio – O caso é de propositura de ação de despejo por falta de pagamento, cabível também nos casos de contrato de locação verbal.


Marileide França Reis Silva
Posso financiar uma casa com inadimplência, ou seja o nome no SPC. Vivo de aluguel,pagando R$ 350 por mês, sem direito a comprar um imóvel. Sou professora, meu salário bruto é de R$ 1.555,04.
Katia Peperaio – Para conceder o crédito, o agente financeiro realiza uma criteriosa análise, ficando a seu critério outorgar ou não o crédito a uma pessoa que tenha o nome inscrito em cadastros como o SERASA e SCPC, sendo que nesses casos, via de regra, o financiamento não é aprovado.

PAGAMENTO ANTECIPADO DO ALUGUEL
Rosi
- Há alguns dias o síndico do condomínio começou a me procurar, informando que o proprietário pretende vender o imóvel. Caso não houvesse interesse de minha parte em comprá-lo, deveria procurar outro lugar para morar. Como não existe contrato de aluguel (uso livre) não questionei a minha saída em 7 meses e 6 dias. Quando entrei no apartamento, reformei por completo e não fui reembolsada. Paguei para morar até o fim do mês e perguntei se ele me devolveria o valor pago se encontrasse outro imóvel antes do fim do período. Ele disse que o que está pago não se devolve. Tenho todos os recibos, inclusive esse. Tem alguma lei que me ampara a recebe de volta o valor dos dias que não morei no apartamento? O que devo fazer?
Katia Peperaio – O aluguel não deve ser cobrado antecipadamente. Me causa estranheza essa alegada cobrança antecipada, vez que consiste em prática não autorizada pela lei. O ideal é que você pague o aluguel ao final de cada período mensal, e se desocupar o imóvel no meio desse período, pague o proporcional aos dias.

IMÓVEL ALUGADO NÃO TEM CONDIÇÕES DE USO
Raquel Villanova Pimentel
- Somos inquilinos de um imóvel onde funciona uma igreja há cinco anos. O chão está com rachaduras e buracos. Uma metade é lajota e outra metade, cimento queimado.O dono se recusou a abater o valor ou pelo menos parte dele do aluguel.
Katia Peperaio – A obrigação do locador é a de reformar o que for preciso no imóvel, para que ele mantenha sua condição regular de habitação. Não é o caso de abatimento no preço e sim de conserto. O ideal é notificar por escrito o locador, por carta registrada, com aviso de recebimento, determinando um prazo para que a reforma seja feita, caso não atendida, ajuizar ação judicial para obrigá-lo a realizar a reforma, sob pena de multa.

PROPRIETÁRIO QUER VENDER IMÓVEL ALUGADO
Juliana
Moro no imóvel em que estou desde abril, com contrato de locação por um ano. Há alguns dias os corretores da imobiliária começaram a me procurar, informando que o proprietário pretende vender o imóvel, e que, caso não houvesse interesse de minha parte em comprá-lo, deveria assinar a desistência do direito de adquirir o bem e deveria concordar em marcar visitas e mostrar a casa para possíveis compradores. Declarei que eu assinaria a desistência , mas que não concordo com a invasão de minha privacidade até o fim do contrato. Desde então tenho sido pressionado por parte dos corretores. Tenho a obrigação de permitir essas visitas em minha casa? Caso a imobiliária opte por rescindir o contrato , quais são meus direitos? Caso fosse eu quem reincidisse o contrato , teria que pagar multa para isso? Posso impedir essas visitas? Em caso de venda, tenho o direito de permanecer até o final do contrato ou tenho prazo para sair?
Katia Peperaio – A locatária deverá permitir as visitas do corretor de imóveis, com os interessados na compra do imóvel, desde que em datas e horários previamente agendados, conforme prevê expressamente a Lei de Locações, em seu artigo 23, inciso IX. No caso de venda, ficará a critério do novo proprietário se deseja a permanência da locação ou não, sendo que o novo proprietário poderá exigir a desocupação do imóvel, sem pagamento de multa ao locatário. O comprador seria obrigado a respeitar o prazo contratual da locação apenas na hipótese de existir cláusula de vigência no contrato de locação, e o contrato estiver registrado da certidão de registro imobiliária.

AUTORIZAÇÃO PARA DEMOLIÇÃO
Jose Antonio De Nardi
Em caso do imóvel adquirido precisar ser demolido, como solicitar autorização junto a Prefeitura do Município? Isso demora? Quais os documentos necessários? Há custos?
Katia Peperaio – Toda vez que se deseja realizar uma reforma que implique na alteração total do imóvel, com a demolição e nova construção, ou mesmo qualquer acréscimo ou supressão de área em relação à planta original, deverá ser solicitado um Alvará de Aprovação junto à Prefeitura, mediante a apresentação de um projeto que observe as regras relativas ao respectivo zoneamento, feito por um engenheiro que será o responsável pela obra. Só após a concessão do Alvará é que a obra poderá ser iniciada. Deverão ser pagas taxas à Prefeitura, e os valores e prazo são distintos, dependendo da cidade, essas informações específicas quanto a valores e prazos poderão ser obtidas nas respectivas Prefeituras ou Subprefeituras.

QUERO DIVIDIR MINHA CASA EM DUAS
Sonia
Quero dividir minha casa e construir outra em um terreno (quintal). O que devo fazer?
Katia Peperaio – Solicitar o auxílio de um engenheiro, para analisar se essas providências serão possíveis em razão das exigências da Prefeitura e do zoneamento do local. Caso positivo, apresentar o Projeto da Obra à Prefeitura e, caso seja aprovado, será expedido um alvará que a autoriza a realizar a obra.

PRAZO PARA DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL VENDIDO
Carlos Cesar Andrade
Vendi meu imóvel. Quanto tempo por lei eu tenho para continuar no imóvel até eu arrumar outro?
Katia Peperaio – Depende do que estabelece o contrato firmado, se foi ajustado determinado prazo para a desocupação, deverá ser respeitado esse prazo. Caso não haja previsão de prazo para a desocupação, e o pagamento já tenha sido integralmente realizado, a desocupação deverá ser imediata.

POSSO COMPRAR IMÓVEIS COM PENDÊNCIAS JURÍDICAS?
Gabriel
Vou comprar um apto e pagar à vista, dando R$ 50 mil de entrada e o restante na escritura, mas o vendedor está com uma ordem de despejo. Ele alugou uma loja e repassou para outra pessoa, que parou de pagar o aluguel. Então, o vendedor e o proprietário da loja alugada decidiram entrar com uma ordem de despejo, que saiu no nome do vendedor, pois o aluguel estava no nome dele. Isso foi feito para conseguirem tirar o novo inquilino de lá. Minha pergunta: posso ter problemas se comprar esse apto? O vendedor tem outro imóvel, tem como colocar isso em contrato, colocando o outro imóvel como garantia para quaisquer dívidas e livrando o que ele vai me vender?
Katia Peperaio – Esse tipo de compra não é aconselhável. Para que esse outro imóvel fique como garantia da dívida é preciso avaliar se ele é suficiente para garantir a dívida pendente, e você deverá se documentar disso. O ideal seria que o vendedor primeiro resolver essa pendência, para depois vender o imóvel, e ainda assim, é muito importante analisar atentamente uma rie de certidões e documentos, a fim de realizar uma compra segura.

QUERO VENDER MEU IMÓVEL E PAGAR ALUGUEL PELO USO
Junior
Tenho um imóvel, mas quero vendê-lo e continuar morando nele, pagando aluguel. Arrumei um comprador que aceita o acordo. Isso é possível ou há complicações caso eu venha a faleecer?
Katia Peperaio – Sim, você poderá vender o imóvel a um terceiro, transmitindo-lhe a propriedade. O novo proprietário pode firmar um contrato de locação com você. Sendo a venda perfeita, com regular transmissão de escritura e seu respectivo registro no Cartório de Imóveis, sua eventual morte não implicará qualquer complicação ao comprador.

CASAL QUE COMPROU MEU IMÓVEL SE SEPAROU
Lucia
Vendi um apartamento ano passado. O casal que comprou acabou se separando. A mulher do comprador pegou comigo os documentos do apartamento para fazer a transferência, porém logo depois ele me ligou dizendo que não era para transferir o apartamento para ela. Não assinei nada no cartório relativo a transferência. O cartório pode passar o apartamento para a ex-mulher do comprador sem minha assinatura?
Katia Peperaio – Não. Para a outorga de escritura é necessária a assinatura do vendedor. O vendedor poderá constituir procurador com poderes para assinar a transferência do imóvel. Mas, segundo informado, foram entregues apenas documentos do apartamento, sem qualquer procuração. Portanto, não tendo sido outorgada procuração para que terceiro assine essa transferência em seu nome, será necessária sua assinatura.

AUMENTO COM COBRANÇA RETROATIVA
Silvio
Sou locatário de um imóvel onde moro há três anos. O locador não reajustou o valor nesse tempo, agora no início desse novo contrato, ele me apresentou valores correspondentes aos anos anteriores, dizendo que eu deveria pagá-los. Pergunta: Essa cobrança está correta? Mesmo o aumento não ter sido feito por vontade do próprio locador?
Katia Peperaio – Se os recibos de aluguéis apresentaram o valor sem reajuste e sem qualquer ressalva, retratam a vontade do locador de não reajustar. O reajuste deveria ser sido aplicado nas datas ajustadas. Se assim não foi feito, e nenhuma ressalva foi lançada nas cobranças realizadas, os pagamentos mensais representam as respectivas quitações, não cabendo cobrança posterior. Agora, por ocasião da celebração de novo contrato, o locador poderá passar a exigir outro valor, condizente ao atual valor da locação, para os próximos vencimentos.

CONTRATO DE LOCAÇÃO TEM ERROS
Catiane
Locamos um imóvel, mas o proprietário acrescentou objetos no contrato que não constam na casa. A data de início da locação está errada. Eu posso pedir para ele refazer esse contrato?
Katia Peperaio – O contrato deverá expressar a realidade, ou seja, nele não deverá constar a existência de bens inexistentes no imóvel, e a data do início deverá ser a data que você passou a ter a posse do imóvel. É importante se atentar a esses fatores no momento da assinatura do contrato e, caso necessário, alterá-lo antes de sua assinatura. Caso o contrato já tenha sido celebrado com essas inverdades, peça ao locador que faça as correções através de uma aditamento contratual. Mas, se ele se negar, permanece o pressuposto que o contrato expressou a realidade, cabendo a você, caso seja necessário, provar o contrário.

DÚVIDA SOBRE CONTRATO DE LOCAÇÃO
Mauro Isolani
- Quando começa a vigorar o contrato de aluguel: a partir da assinatura do contrato ou a partir da entrega das chaves pela Imobiliária?
Katia Peperaio – O prazo de locação válido é aquele previsto no contrato, seu início deverá constar expressamente como a data de início da locação, sendo que nessa data, o locatário deverá estar na posse do imóvel, com suas chaves.

PAGUEI ANTES DE ASSINAR O CONTRATO
Sonia Leão
– Efetuei um depósito sem assinar o contrato de locação. A proprietária desistiu da locação, ela tem que me restituir a quantia?
Katia Peperaio – É preciso saber a que título foi realizado esse depósito. Se foi referente à taxa com despesas para análise cadastral, cujo valor não é alto, não será devolvido caso o cadastro não seja aprovado, hipótese em que o contrato não será realizado. Mas se o depósito foi feito a título de caução para garantir a locação, ou qualquer outra circunstância relacionada à locação propriamente, deverá ser restituído em virtude da desistência da proprietária.

IMÓVEL ALUGADO SEM MANUTENÇÃO
Lucia
Moro em uma casa alugada há 5 anos e nunca houve manutenção. Todas as vezes que procuro a imobiliária, eles não se manifestam e o imóvel está cada dia pior. Há rachaduras nas paredes, goteiras e falhas no piso do quintal. Preciso de uma solução urgente e peço ajuda.
Katia Peperaio – O caso é de notificar por escrito o locador, através da imobiliária que administra a locação, por carta registrada com aviso de recebimento, determinando um prazo para que a reforma necessária seja feita. Caso regularmente notificado, o locador não adote a providência devida, você poderá realizar a reforma e exigir a restituição do valor que você pagou para a realização dessas benfeitorias necessárias, ainda que seja através de abonos nos aluguéis, ou ajuizar uma ação de obrigação de fazer contra o locador, com pedido liminar, para que o Juiz ordene a ele, que faça os reparos com urgência, sob pena de multa.

ENCONTRE SEU IMÓVEL NO ZAP:


LEIA MAIS:

CONDOMÍNIOS DE LUXO AGORA TÊM GESTÃO ‘PERSONNALITÉ’ EM SP

PREFEITURA ESTUDA FAZER A CALÇADA E COBRAR NO IPTU

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (412)


  • Revista Zap Imóveis disse:    ( 25.06.2014 às 16:29 )

    Leo,

    ele deve comprovar que o imóvel está no nome dele. Caso contrário, não é possível.


  • Revista Zap Imóveis disse:    ( 25.06.2014 às 16:21 )

    Isaquiel,

    saiba mais sobre a sua dúvida no seguinte link: http://revista.zap.com.br/imoveis/financiar-imovel-na-planta-pode-sair-mais-caro-e-exige-cuidados/


  • isaquiel disse:    ( 19.06.2014 às 19:51 )

    Boa noite! Posso vender um imóvel ainda na planta para ser financiado pela caixa?


  • leo disse:    ( 16.06.2014 às 18:51 )

    boa noite…meu sobrinho foi num advogado pedir, uma procuraçao..de nao deixar vender uma casa…que está no meu nome..ele tem o poder de fazer..issoo..obrigado..aguardo repostas…


  • Caroline Pereira disse:    ( 25.03.2014 às 15:25 )

    Olá Fábio. A reportagem a seguir podem ajudá-lo a sanar essa dúvida:
    Confira o que deve haver em seu contrato na hora de alugar um imóvel: http://revista.zap.com.br/imoveis/confira-o-que-deve-haver-em-seu-contrato-na-hora-de-alugar-um-imovel/


  • Fabio Diniz disse:    ( 25.03.2014 às 14:14 )

    ola quero alugar meu apartamento e tem uma mulher interessada… no caso de nao pagamento posteriormente, o processo de despejo é muito demorado? vou fazer um contrato por escrito, mas nao sei se ele será válido, ou é melhor reconhecer firma e tudo? como me asegurar?


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.02.2014 às 16:17 )

    Olá Débora. Converse com o seu advogado para saber o que pode ser feito neste caso.


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.02.2014 às 14:55 )

    Olá Lerina. Confira o que ficou estabelecido no contrato de aluguel ou converse a respeito disso com a imobiliária, que poderá orientá-la.


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.02.2014 às 14:54 )

    Olá Daniele. Você também pode buscar a ajuda especializada de um advogado para poder negociar com a proprietária e tentar parcelar sua dívida.


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.02.2014 às 16:31 )

    Olá Leonardo. Por favor, consulte seu advogado para saber como esse procedimento pode ser realizado.


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.02.2014 às 15:49 )

    Olá Ana Paula. Por favor, apresente essa caso à imobiliária e confira se eles podem aceitar o seu fiador.


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.02.2014 às 15:36 )

    Olá Raquel. Converse como seu advogado para avaliar essa situação. Ele poderá orientá-la da melhor maneira.


  • Caroline Pereira disse:    ( 06.02.2014 às 15:28 )

    Olá Ricardo. Por favor, consulte um advogado de sua confiança para resolver essa dúvida. Ele poderá ajudá-lo da melhor forma.


  • ANA PAULA disse:    ( 04.02.2014 às 23:52 )

    meu fiador tem 62 anos tem um imovel na regiao da penha sp,mas so que nao foi feito o inventario ele pode ser o meu fiador


  • Raquel disse:    ( 04.02.2014 às 8:57 )

    Bom dia. Firmei um contrato de compra e venda de uma casa, na qual ainda residem os vendedores. Na data da assinatura do compromisso, eles pediram prazo de 90 dias para desocupá-la, prazo este a contar da data do registro da escritura definitiva. O prazo vencerá em 03 de março p.f. Ontem, eles entraram em contato, dizendo que gostariam de marcar uma reunião para rever o prazo de desocupação. Pelo visto, pretendem estendê-lo. Caso isso ocorra, posso cobrar aluguel? Obrigada.


  • Ricardo de Almeida disse:    ( 03.02.2014 às 15:14 )

    Eu estou morando há 4 anos, em uma casa que eu comprei da construtora MRV. Pretendo vender esse imóvel para terceiros, pois já quitei totalmente esse imóvel porém, ainda não fiz a escritura definitiva. A construtora e o cartórios alegam que eu não posso tirar a escritura, já no nome do novo comprador, tendo para isso que passar para o meu nome e só depois passar para o nome do novo comprador, pagando no caso, o novo comprador e eu, o valor de duas escrituras, isso é legal?


  • Daniele de Fatima de Andrade disse:    ( 29.01.2014 às 10:28 )

    Gente, bom dia !

    Eu estou com um problema, morei em uma casa de aluguel no valor de 600,00 R$ fiquei em torno de uns três meses lá.
    só consegui pagar um mês de aluguel, e estava com um monte de agua e luz atrasada, são duas casas no terreno e eu morei nas duas uma era o valor de 350,00 R$ , eu conseguia pagar apenas o básico pois eu estava no seguro desemprego, as vezes nem comprava comida por que não chegava a sobrar dinheiro, no entanto fiquei lá uns sete meses ao todo, e nesse tempo eu fiquei devendo apenas dois alugueis, as aguas e as luzes, foi contrato de boca, eu queria pagar , a mulher está me infernizando porque quer 1.700,00 R$ ao todo e eu não tenho todo esse dinheiro, ela não quer parcelado e eu moro de aluguel em uma outra casa, tenho a casa inteira pra sustentar, agua luz, mantimentos,gas e quase não me sobra nada pois eu ganho pouquissimo no meu trabalho, o que eu faço preciso de ajuda porque eu quero pagar e ela nao quer o dinheiro parcelado, alguem pode me dizer quais são os meus direitos caso ela procure um juizado de pequenas causas me acusando de nao pagar? e como eu posso reverter de forma que não me prejudique e nem prejudique ela?


  • lenira côrtes disse:    ( 28.01.2014 às 13:43 )

    Moro em um imóvel alugado, e o dono o colocou a venda. Quero saber se eu sou obrigada a amostrar a casa para terceiros toda vez que a imobiliária, arruma um suposto comprador. Tem alguma lei que me protege quanto a isso? Sou muito ocupada, tenho filhos pequenos, e isso me deixa extremamente constrangida ter que ficar abrindo as portas da casa para um estranho.


  • Caroline Pereira disse:    ( 27.01.2014 às 10:52 )

    Olá Juciene. Confira o que foi firmado em contrato sobre reajuste do aluguel ou converse com a imobiliária.


  • Leonardo disse:    ( 25.01.2014 às 15:39 )

    Olá!
    Estou comprando um imóvel e o vendedor está estudando a proposta de receber o meu imóvel como entrada do pagamento e o restante através de financiamento.
    Como funciona a venda neste caso?
    Obrigado,
    Leonardo


  • juciene disse:    ( 24.01.2014 às 18:06 )

    olá moro em uma casa de aluguel sem contrato,mais o dono aumentou o ano passado para 350 e esse ano pra 400, esse aumentar tá certo ele pode aumentar tudo isso? ou vale mais a pena pedir contrato de 2 anos.


  • Caroline Pereira disse:    ( 20.01.2014 às 10:30 )

    Olá Jezimel. Neste caso, é bom procurar a ajuda de seu advogado. Ele poderá orientá-lo quanto ao que fazer para não perder o terreno.


  • Jezimiel Barbosa disse:    ( 18.01.2014 às 0:31 )

    “Comprei” um terreno, paguei, 90% a vista e parcelei 12 parcelas do restante. Sendo que não paguei os boletos, e isso ja faz huns 3 anos. Entrei em contato para quitar, sendo que ao reler o contrato, consta que o VENDEDOR pode a)requerer o valor corrigido ou b)pedir a resolução do contrato. Levando em consideração que teve valorização expressiva, o que devo fazer para não perder o terreno?


  • Caroline Pereira disse:    ( 17.01.2014 às 10:13 )

    Olá Mira. Você precisa decidir essa questão com o proprietário, já que o acordo foi verbal. Qualquer problema solicita a ajuda de seu advogado.


  • MIRA OLIVEIRA disse:    ( 15.01.2014 às 18:48 )

    Boa tarde! Aluguei um apartamento em 15/01/12, não foi assinado contrato, toda negociação foi feita verbalmente. Paguei um mês de aluguel antecipado. Estarei saindo do apartamento por volta do dia 15/02, tenho q efetuar o pagamento do aluguel nessa data novamente? Se eu sair após o dia 15/02 eu posso pagar o valor proporcional ao aluguel?? Grata desde já!


  • Debora disse:    ( 13.01.2014 às 19:17 )

    Boa noite, Moro num ap alugado por um amigo, o contrato dele venceu em 2012, na epoca liguei p/ o proprietario e pedi a alteraçao contratual, mas até hj ele nao fez, tento falar com ele mas nao atende o telefone. Como devo proceder pois preciso sair do ap por nao ter mais condições de arcar com as despesas, inclusive aluguel que esta atrasado, mas o proprietario não me atende. Por favor me ajudem


  • Caroline Pereira disse:    ( 10.01.2014 às 14:50 )

    Olá Mirially. Confira o que foi firmado em contrato ou consulte seu advogado para esclarecer essa questão.


  • Mirially disse:    ( 09.01.2014 às 15:40 )

    Boa tarde, anunciei meu apartamento nesses sites de aluguel, uma pessoa se interessou e efetuou um depósito da metade do aluguel para que eu segurasse o apartamento pra ele (mora em outro estado), porém quando chegou ele desistiu do apartamento. Eu devo pagar esse valor de volta? já que deixei de alugar pra outras pessoas por causa dele.


  • Caroline Pereira disse:    ( 09.01.2014 às 9:35 )

    Olá Simone. Confira novamente o que foi firmado em contrato e conte com a ajuda de seu advogado para resolver essa situação.


  • simone disse:    ( 08.01.2014 às 22:34 )

    Eu aluguei meu apartamento em Setembro 2013 atraves de uma imobiliaria, mas agora preciso urgentemente do apartamento para morada propria. A imobiliaria me disse que eles nao podem pedir para o locatario sair enquanto o contrato esteja vigente, mas que eu poderia conversar com o locatario e entrar num acordo para ele desocupar o apartamento. Eu estou nos meus direitos de ja que eh para moradia propria deles sairem? Como seria o acordo legal?


  • Caroline Pereira disse:    ( 08.01.2014 às 17:58 )

    Olá Raimundo. Se essa é uma determinação da Caixa não há muito o que dizer a respeito. Qualquer dúvida converse com o seu advogado.


  • Caroline Pereira disse:    ( 08.01.2014 às 15:42 )

    Olá Raphaela. Você pode conferir o que foi firmado em contrato.


  • Raphaela disse:    ( 07.01.2014 às 21:43 )

    Olá, aluguei uma loja e fiz depósito de 2 meses, agora meu contrato acaba daqui a 2 meses e não quero renovar.
    Como faço?Posso ficar esses 2 meses sem pagar o aluguel?Eu vejo esse dinheiro de volta?


  • Caroline Pereira disse:    ( 07.01.2014 às 10:28 )

    Olá Leandro. Consulte o advogado da família e exponha essa situação. Ele poderá orientá-lo sobre os direitos do seu pai neste caso.


  • Leandro disse:    ( 05.01.2014 às 12:18 )

    Gostaria de alguma ajuda
    Meu pai comprou apartamento de uma imobiliária, contrato de compra e venda e agora não consegui passar o imóvel pro nome dele, tenta contato com a antiga proprietária e nada com a imobiliária também não consegue resolver, diz que o apartamento esta no nome de uma construtora que faliu, o que ele pode estar fazendo pra resolver? a imobiliária tem responsabilidade nisso?


  • Caroline Pereira disse:    ( 03.01.2014 às 16:51 )

    Olá Ana Paula. Você pode conferir o que foi estabelecido no contrato de aluguel. Qualquer dúvida consulte seu advogado ou um profissional do setor imobiliário.


  • Ana Paula Costa Silva disse:    ( 03.01.2014 às 14:49 )

    moro de aluguel numa casa e a mesma foi vendida no inicio de dezembro de 2013 e não nos foi informado, pelo contrário foi solicitado o pagamento do aluguel que já pagamos adiantado todo mês, porém fomos informado da venda do imóvel no dia 22 de dezembro e nos foi solicitado sair do mesmo até o dia 13 de janeiro de 2014. O aluguel que foi cobrado foi devido? E o prazo nos dado foi legal?


  • raimundo matos aguiar disse:    ( 03.01.2014 às 11:35 )

    estou vendendo um imóvel financiado pela caixa que está em nome da minha esposa, porém a mesma está viajando e tenho procuração com plenos poderes.
    Obs: tenho o nome com restrição no spc e serasa, e a caixa disse que não posso assinar.Isto está correto?


  • Caroline Pereira disse:    ( 02.01.2014 às 17:18 )

    Olá Vitor. Converse com o seu advogado sobre esse assunto. Ele pode ajudá-lo a tomar a decisão correta.


  • Vitor disse:    ( 02.01.2014 às 11:33 )

    Estou vendendo meu imóvel e tive ganho de capital. Recebi apenas o sinal e estou aguardando os processos internos da Caixa Economica e do cartório para poder assinar a Venda.
    Já posso comprar outro imóvel com o valor do Sinal para evitar o pagamento do imposto sobre o Ganho de Capital? Ou preciso aguardar a assinatura definitiva para comprar outro imóvel?


  • Caroline Pereira disse:    ( 26.12.2013 às 16:22 )

    Olá Manuella. Converse com o seu advogado e exponha essa situação. Ele poderá verificar se essa cobrança está correta ou não.


  • Manuella Vitoria Oliveira da Silva disse:    ( 24.12.2013 às 13:03 )

    Eu quero saber se tem como recorrer,pq no caso da minha mae ela comprou uma casa e assinou,sendo assim o corretor que e o deve dele e do proprietario ter passado o imovel tudo quitado sem nenhuma divida,e minha assinou e quando depois de assinado,falaram pra ela pagar a taxa de agua no R$360 sendo assim ja morando apenas 13 dias.Quero sabber o que devo fazer nessa situaçao,fico grata se puder mim ajudar.


  • Caroline Pereira disse:    ( 18.12.2013 às 17:13 )

    Olá Ari. Consulte seu advogado para esclarecer essa dúvida. Ele poderá verificar essa questão para você, bem como o contrato com o inquilino.


  • ARI NUNES DOURADO disse:    ( 18.12.2013 às 13:24 )

    Prezados, firmei acordo contratual com uma imobiliária, só que até o momento eles não me apresentaram o contrato. Nesse intervalo eles alugaram o meu imóvel. Quero mudar de imobiliária, sendo assim, como fica o contrato com o inquilino?


  • Caroline Pereira disse:    ( 17.12.2013 às 17:59 )

    Olá Kelli. Consulte a imobiliária que realizou essa venda, pois os profissionais poderão dizer o que você precisa fazer (ou não) pelo imóvel vendido.


  • Caroline Pereira disse:    ( 11.12.2013 às 17:55 )

    Olá Fagner. Essa informação pode ser repassada pelo próprio banco que firmou contrato com vocês. Procure o profissional que esteve em contato com vocês.


  • Caroline Pereira disse:    ( 05.12.2013 às 17:07 )

    Olá José. A melhor maneira de responder essa pergunta é consultando um advogado de sua confiança. Ele poderá responder todas as suas dúvidas.


  • Fagner L A C Nascimento disse:    ( 04.12.2013 às 19:58 )

    Olá,

    Eu e minha esposa estavamos comprando um apartamento pelo Projeto do Governo utilizando as nossas rendas conjuntas, pagamos o Sinal de R$ 5500 reais, mas antes de assinar o contrato com o banco, ocorreu de minha esposa ser demitida sem justa causa, o que inviabilizou a compra, gostaria de saber a questão do Sinal já pago. Eu tenho direito de receber quanto de volta?
    Desde já agradeço.


  • Jose Vasconcelos disse:    ( 04.12.2013 às 11:29 )

    oi, eu fiz uma procuraçao de plenos poderes com uma pessoa fisica proprietaria de uma imobiliaria para administrar e vender alguns imoveis de minha propriedade, e ele vendeu um imovel como pessoa juridica, no nome da imobiliaria, queria saber como funciona a lei nesse caso, se posso pedir a rescisao de contrato porque a pessoa que comprou nao honrou com a difvida, se alguem pudesse me orientar agradeço


  • Kelli disse:    ( 03.12.2013 às 18:02 )

    Olá,
    Vendi um apartamento (cobertura) e informei de alguns problemas do apartamento. No entanto, a nova moradora encontrou mais defeitos ainda. E que eu nunca havia percebido. Eu tenho que pagar pela reforma? Não há nada descrito no contrato.
    Abraço


  • Caroline Pereira disse:    ( 26.11.2013 às 14:36 )

    Olá Débora. Consulte seu advogado para saber qual é o melhor procedimento. Ele poderá ajudá-la de forma mais precisa.


  • Débora disse:    ( 23.11.2013 às 12:37 )

    Hoje recebemos o termos de quitação do financiamento da Caixa Economica referente a um imóvel. Pode me dar uma opinião? É melhor fazermos logo a escritura ou podemos esperar mais um tempo no caso de resolvermos vender o imóvel? Não venderemos agora, mas talvez no fim do contrato do aluguel iremos parar p pensar. Assim nós passaríamos direto p o futuro comprador, deixando de ter despesas com as taxas de registro da escritura.


  • Caroline Pereira disse:    ( 21.11.2013 às 14:49 )

    Olá Simone. A própria CEF pode dar informações sobre prazos.Consulte o profissional que está gerenciando esse processo.


  • Simone disse:    ( 21.11.2013 às 11:11 )

    Vendi minha casa pela CEF, minha dúvida e sobre a desocupação, ela ocorre quando eu assino o contrato na CEF ou depois que recebo o valor, uma vez que depois da assinatura o cartorio demora até 15 dias para liberar o registro e a CEF só paga após isso.


  • Caroline Pereira disse:    ( 19.11.2013 às 16:45 )

    Cibele, procure um advogado ou algum profissional do setor imobiliário para te ajudar a verificar essa questões. Ele poderá analisar seu caso com cuidado e buscar a melhor saída para você.


  • Caroline Pereira disse:    ( 18.11.2013 às 15:47 )

    Olá Gláucia. Consulte seu advogado sobre o assunto ou algum profissional do setor imobiliário. Eles poderão te dar suporte nesse processo.


  • Caroline Pereira disse:    ( 18.11.2013 às 15:44 )

    Olá Elza. O ideal seria ter um acompanhamento de um profissional (um advogado, por exemplo) neste processo. Ele pode te ajudar a verificar essa questão de custos e trâmites de venda.


  • ELZA disse:    ( 18.11.2013 às 10:40 )

    Estou vendendo a minha casa e temos um Contrato no qual o comrpador ja deu um sinal de R$ 50.000,,, agora quero desistir d a venda , quais serao as minhas despesas?


  • glaucia disse:    ( 17.11.2013 às 23:49 )

    boa noite estou com uma duvida,estou comprando um terreno e me pediram a entrada,podem não me deram documento algum dissendo que serei proprietária,me falaram que depois de efetivar os pagamentos teria que leva-los ate a construtora,para depois irmos ate ao cartório para fazer o resgistro do terreno esta certo agirem desta forma? desde já obrigada.obs se poder me responder o qnt antes pois tenho q fazer esses depósitos ate o dia 20.11.2013.


  • Cibele disse:    ( 15.11.2013 às 1:09 )

    Moro em um apartamento ha quase 5 anos,e o dono informou que tinha interesse em vender e me comunicou se havia interesse por minha parte eu disse sim ele me passou o valor o qual concordei mas avisei a ele que é apenas com financiamento,o apartamento tinha uma divida de 17 mil reais o qual transferir para sua conta o valor de 28 mil ele quitou me deu a escritura e fui até o banco iniciar o processo, porem ja se passaram 90 dias e o vendedor me ligou na semana passada querendo desfazer o negocio pela demora pode?? falou que está demorando muito e precisa do dinheiro pois passou um cheque pra frente a terceiros para poder adquirir uma casa e agora quer que eu pague 20 mil de juros referente ao cheque que ele passou que não tem nada a ver comigo, estou muito preocupada pois não acho certo pagar por uma divida que não fiz, pedi pra ele mais um tempo até sair o financiamento me deu o prazo até o final deste mês. Como devo proceder.


  • Gabriela disse:    ( 12.11.2013 às 14:56 )

    Assinei uma promessa de compra e venda para vender meu apartamento, em janeiro de 2013. Nesse meio tempo, houve um pedido de indisponibilidade do terreno onde está localizado o meu imóvel, pois ele era, anteriormente, de uma empresa. A construtora que construiu o edifício me disse que o Juiz se confundiu e acabou declarando a indisponibilidade do meu imóvel. Consequentemente, eu não posso realizar a venda, estou arcando com todas as despesas do imóvel e, no contrato de promessa de compra e venda não há a previsão de reajuste do valor de venda inicialmente combinado, ao longo do tempo. Gostaria de saber se há como eu quebrar essa promessa, por motivos de força maior. Além disso, também gostaria de saber se é possível eu locar o meu apartamento para terceiros, possuindo uma promessa de compra e venda com uma determinada pessoa.

    Obrigada


  • regina nunes disse:    ( 12.11.2013 às 7:54 )

    estou vendendo um terreno que não terminei de pagar,posso fazer contrato de compra e venda ou tenho que transferir(o preço é muito caro)


  • Patrícia disse:    ( 08.11.2013 às 0:26 )

    Patrícia 8 de novembro de 2013 às 2:26Olá, gostaria de saber sobre a devolução do sinal dado para a imobiliária na efetivação do contrato de compra e venda de um imóvel.O comprador ofertou um sinal no valor de R$ 5mil no dia da assinatura do contrato, pediu para colhermos a assinatura do vendedor para que o mesmo pudesse então fazer o depósito do restante do sinal R$ 15 mil. Ocorre que qdo fomos atrás dele com o contrato assinado e reconhecido firma por ambas as partes, o comprador nos disse que teve problemas com relação a liberação do financiamento em sua instituição financeira devido a um restritivo em seu CPF no passado.Por conta desse restritivo seu crédito foi negado e o negócio terá de ser desfeito. Gostaria de saber se nesse caso, como estamos de posse do contrato assinado e reconhecido firma por ambas as partes, se teremos de devolver o valor do sinal, trabalhamosfazendo a nossa parte, atendemos o comprador fora de horário, fomos atrás das certidões, bem como colhemos a assinatura do vendedo. Foram muitas idas e vindas durante esse processo de negociacao onde acreditamos não termos culpa se o comprador não nos contou sobre seu impedimento restritivo. Esse caso somos obrigados a devolver o sinal de inicio ao processo? Lembrando que o valor de venda seria R$ 235 mil e que a comissãoCorreta seria de R$ 14.100, 00 onde ficamos com apenas R$ 5 mil que foi oque recebemos no ato da assinatura do contrato. Poderia nos ajudar?


  • paulo disse:    ( 06.11.2013 às 17:21 )

    ola tenho uma pergunta boa para quem souber responder …. aluguei um prédio commercial, e o inquilino pagou 2 meses de aluguel e estava adequando o imovel para o uso dele, ou seja ainda não ocupou o imovel, e parou de pagar o aluguel, o que faço posso pedir uma liminar para impedilo de ocupar por falta de pagamento ? ou uma ação que impeça a ocupação ?


  • Kátia Penteado disse:    ( 06.11.2013 às 17:03 )

    Fiz um contrato de locação no ano de 2004 com prazo indeterminado. O proprietário vendeu o imóvel e o atual proprietário não fez outro. Quero sair do imóvel e avisei a imobiliária que sairia em quinze dias e fui informada que deveria ter avisado com antecedência. Pergunto: Se não fiz contrato com o novo proprietário, quais são meus direitos e deveres?


  • Caroline Pereira disse:    ( 05.11.2013 às 16:33 )

    Olá Mário. A mlehor forma de resolver essa questão é procurar o suporte ou orientação de um advogado ou de um profissional do setor imobiliário. Eles podem te ajudar nisto.


  • Mario disse:    ( 05.11.2013 às 16:03 )

    tenho uma duvida
    morava com um parente num imóvel alugado, devido a diversos desentendimentos meu parente, que continua morando no imóvel, me pediu para sair, sai dois dias depois para evitar mais estresses – não há nenhuma pendencia financeira da parte de ninguém – mas agora ele quer que eu pague para ele alguma coisa porque, disse ele, na entrega de um imóvel deve-se refazer a pintura e manutenção.

    gostaria de saber: isto esta correto? mesmo que a causa para esse pedido de saída seja desavença pessoal.


  • Augusto Sergio disse:    ( 05.11.2013 às 8:48 )

    Como faço para comunicar a entrega de um imóvel alugado no caso dos proprietários morarem em outra cidade? não há intermédio de imobiliária.


  • Caroline Pereira disse:    ( 04.11.2013 às 16:44 )

    Olá Gildete. O que você pode fazer para sanar esta dúvida é consultar um advogado, que pode avaliar essa situação de forma mais precisa.


  • Gildete Silva disse:    ( 03.11.2013 às 13:43 )

    Ola ,minha duvida e tem oito anos que por força maior tive q vender a minha parte na herança de uma casa sem consentimento das minhas duas irmãs,fui no cartório e assinei um papel como estava vendendo minha parte eu gostaria de saber se e valido pq eu não tenhp contrato de venda enem quem comprou tem o contrato de comprar só ele tem um papel c/ a minha assinatura e valido essa venda ou não….


  • Caroline Pereira disse:    ( 01.11.2013 às 17:50 )

    Olá Thaysnara. Procure assistência jurídica para resolver essa caso. O profissional poderá te ajudar a ver essa questão e conferir seus direitos.


  • Caroline Pereira disse:    ( 01.11.2013 às 17:10 )

    Olá Clélia. Consulte seu advogado ou um profissional da imobiliária para conferir se existe essa possibilidade. Eles vão avaliar seu caso e dar a melhor resposta.


  • Caroline Pereira disse:    ( 01.11.2013 às 17:02 )

    Olá Marcelo. A melhor forma de resolver essa questão é procurar a ajuda especializada (assessoria jurídica). O profissional poderá avaliar sua situação de forma mais precisa.


  • Marcelo Hugo Angelo disse:    ( 31.10.2013 às 12:15 )

    Olá! Excelente prestação de serviço para aqueles que têm dúvidas e não têm condições de contratar uma acessoria jurídica. Comprei um imóvel a 3 anos(estou terminando de pagar agora-pagamento em dinheiro)por isso não peguei a escritura ainda. Nesse meio tempo me interessei por outro imóvel. Posso vendê-lo para outro e passar a escritura direto para o nome dele, para evitar de pagar o registro para o meu nome? O vendedor tem uma procuração em seu nome modelo caixa. Ele pode me substabelecer para eu vender a casa? Se eu for substabelecido terá algum problema meu nome estar sujo na hora da venda para o terceiro? A procuração modelo caixa tem validade?


  • Caroline Pereira disse:    ( 28.10.2013 às 16:14 )

    Olá Kelli. Confirme essa questão com a imobiliária que gerencia seu imóvel. Eles poderão te ajudar de uma forma mais precisa.


  • kelli cristine lopes de souza disse:    ( 28.10.2013 às 14:51 )

    boa tarde
    tenho um apartamento alugado o contrato é de 3 anos, mas agora queria pega-lo para morar, terei que pagar quebra de contrato
    obrigada


  • thaysnara nogueira reis disse:    ( 25.10.2013 às 20:56 )

    Boa Noite fui num feirão e paguei antecipado 100,00 para asegurar um apartamento, tenho o comprovante assinado pela corretora.pegou meus documentos e de meu marido.
    desde então não me ligou mais pra saber se ficaria sim ou não ontem me ligou pra saber se queria outro ap.informei que outro não me disse que os outros já avia vendido.nem me ligou pra devolução do mesmo.
    procurei rever se me entregaria os 100,00 não me atende, o que faço.nem sei se a caixa aprovou ou não.me sentir lesada. o que devo fazer…


  • clelia menezes disse:    ( 21.10.2013 às 11:16 )

    Estou pagando um apartamento com minhas filhas porém, meu nome não consta no contrato. Existe alguma documento que possa me dar garantia de que também sou proprietária.
    att


  • Silvânia disse:    ( 18.10.2013 às 17:58 )

    Moro de aluguel no mesmo lugar há 7 anos e a proprietária agora quer vender o imóvel. Hoje a imobiliária veio fazer uma avaliação e sem me pedir permissão tirou várias fotos para colocar na internet e anunciar a venda. Gostaria de saber se isso pode acontecer e se tenho prioridade na compra?


  • Silvânia disse:    ( 18.10.2013 às 17:57 )

    Moro de aluguel no mesmo lugar há 7 anos e a proprietária agora quer vender o imóvel. Hoje a imobiliária veio fazer uma avaliação e sem me pedir permissão tirou várias fotos para colocar na internet e anunciar a venda. Gostaria de saber se isso pode acontecer e se tenho prioridade na compra.


  • Adriane disse:    ( 10.10.2013 às 22:13 )

    Estou adquirindo imovel que alugo, com financiamento habitacional da CEF, já assinei contrato de promessa de compra e venda, o aluguel deverá ser pago até liberação do financiamento? Pois no contrato de compra e venda, diz que sou responsável por toda e qualquer despesa a partir da assinatura. Obrigada!!


  • Lindsay disse:    ( 07.10.2013 às 15:05 )

    Boa tarde, fiz dois negócios ao mesmo tempo, comprei uma casa e vendi um apartamento, porém na hora de fazer os contratos a imobiliária responsável colocou minha saída do apartamento como imediata (após pagamento total)mas deu prazo de 30 dias para o dono casa. Depois que assinarmos a escritura ele ainda tem esse direito de 30 dias? No aguardo e obrigada.


  • Juliana disse:    ( 24.09.2013 às 17:20 )

    Olá, poderia me ajudar?
    Fiz um contrato de aluguel com a data de vencimento no dia 20 e agora quero mudar essa data para o dia 30. A imobiliária pode se recusar a fazer a alteração?


  • HELENA ALVES MACIEL disse:    ( 19.09.2013 às 0:56 )

    comprei o apartamento que estou morando alugado,dei o sinal no ato da assinatura, em 16/08/2013, o valor financiado a Caixa só paga dps que o Cart.Reg.de Imóveis registrar o mesmo , a pergunta eh esta: Tenho obrigação ainda de continuar pagando o aluguel até o repasse da Caixa para o vendedor?


  • Eduardo disse:    ( 12.09.2013 às 21:35 )

    Comprei um apartamento, assinamos com a CEF e ja saiu do cartório, quanto tempo a ex Dona tem para ficar no apartamento?
    Muito obrigado.


  • anderson luiz disse:    ( 28.08.2013 às 12:52 )

    Bom dia Drª.Katia , eu aluguei um imóvel em março de 2011 com contrato de 30 meses , então , a cada um ano o proprietário reajustou o meu aluguel , a pergunta é a seguinte , esse ano de 2013 ele já reajustou o meu aluguel no mes de março quando completou mais um ano , ele por motivo de vencimento de contrato poderá reajustar o valor do aluguel novamente em setembro quando termina os 30 meses ? ou por já ter reajustado em Março ele não poderá reajustar mais esse ano ? obrigado desde já pela ajuda que será prestada e parabéns pelo site !!


  • Paula disse:    ( 27.08.2013 às 17:35 )

    Aluguei um imóvel e o mesmo foi a leilão sem eu ser avisada o que deve fazer para nao sair ?


  • André Rodrigues Evangelista disse:    ( 25.08.2013 às 4:34 )

    minha mãe faleceu a poucos meses e tem um inquilino em uma casa que era dela que não quer mais pagar aluguel e se recusa a sair da casa… não há contrato de locação nem nada do tipo. Onde procuro pra resolver isso? Procon? Prefeitura? onde?
    .
    E outra, o ímovel pelo que parece é posse, no caso minha mãe comprou a 7 anos, temos apenas o contrato de compra e venda, mas pagamos impostos e tudo direito… Gostaria de saber se isso pode me atrapalhar? E se eu mesmo posso dar entrada nesse pedido de despejo? grato!


  • valeria disse:    ( 22.08.2013 às 10:17 )

    Bom dia, paguei um sinal na compra de imóvel novo que tem toda instalação elétrica, mas não foi ligada a luz,segundo a imobiliária caiu em exigência da art, no contrato não foi citado a luz, e tem um prazo para pagar o restante, o que devo fazer? Poderia solicitar que seja redigido um novo contrato colocando um novo prazo atrelado a solução da pendência da luz?


  • RICARDO AQUINO DE OLIVEIRA disse:    ( 21.08.2013 às 17:55 )

    Ajude-me, por favor.
    Dei um sinal de R$ 7.000,00 como parte de pagamento da entrada de um imóvel da CEHAB que seria financiado pela CEF no valor de R$ 70.000,00, isto sendo feito no dia 03/08/13, com a promessa que em até 35 dias estaria resolvido, só que até o momento nada foi feito. Não me devolvem o dinheiro e dizem que CEF estava passando por uma auditoria interna. Tenho recibo assinado pelo dono da imobiliária do valor entregue e garantia que se a CEF não aprovasse a venda por qualquer motivo me devolveriam o dinheiro em até 48horas. Até quanto tempo eles podem reter meu dinheiro, e o que faço para que me devolvam e eu possa esta vendo outro imóvel, pois já vi que esse esta muito enrolado.


  • Thereza Pessanha disse:    ( 20.08.2013 às 19:31 )

    Prezada, Comprei um imóvel e a proprietária está me enrolando para sair. O prazo de 90 dias para ela sair já terminou e ela não sai nem me dá satisfaçao. O que faço?


  • karina disse:    ( 20.08.2013 às 17:02 )

    Boa noite eu estou num apartamento alugado no prédio todo aparecerão ratos lugei a Proprietário. Para faser dedetização el disse que não tenh nada aver com isso que problema temos que resolver nós eu tenho crianças pequenas.a final quem tenh que pagar a empresa?


  • tania passos disse:    ( 10.08.2013 às 11:27 )

    Tenho imóvel alugado há nove anos e já pedí o imóvel de volta através de processo que gerou ação de despejo e inquilino não sai. Coloquei a venda e enviei carta avisando inquilino, e ele não pode comprar e não quis assinar AR de aviso. Agora, estou vendendo o imóvel, estando tudo encaminhado. Como faço com o inquilino que é renitente?!


  • samanta oliveira disse:    ( 31.07.2013 às 21:59 )

    dei entrada na papelada de compra de um imóvel pela imobiliária deixei as papeladas gastei dois mil com um decore de 2 mil reais gasto. tem 15 dias que deixei a papelada la com eles só aguando a resposta do banco e a dona do imóvel disse que não vai mas vender quais meus direitos?


  • ciomar silva braga disse:    ( 28.07.2013 às 19:52 )

    comprei um apartamento na planta junto com a mrv engenharia paguei um sinal para parte de corretagem e conforme combinado com a corretora devo pagar 24*de 219reais ate a entrega do apartamento so que esta chegando parcelas fora do meu orçamento muito alto valor entrei em contato com a mesma ela nao sabe me da informaçoes pois e novata na empresa e tdo que estou pagando ea entrada do apartamento nao sei o que fazer pq virou uma bola de neve nao tenho como pagar esses valores o que eu faço


  • Sandra Sousa disse:    ( 26.07.2013 às 12:52 )

    Olá,fiz um contrato de 1 ano e o locatário me exigiu 1 mês adiantado de 800,00 e mais 1,000,00 de caução. Só que ele prometeu entregar dia 20 de junho e até hoje(26) não entregou.Dei um adiantamento de 400,00 e o contrato foi registrado em cartório.Só que quero desistir e agora ele está me cobrando mais um valor de 400,00(Que corresponde a um aluguel) para tirar minhas coisas de lá que ainda estão encaixotadas.Isso é certo?Ainda não entrei no imóvel,mas minhas coisas estão lá.


  • Michele disse:    ( 25.07.2013 às 12:37 )

    Boa tarde,
    Sou propietaria de um apartamaneto e aluguei a uma pessoa em Janeiro de 2011, não fiz contrato só de boca, ela não mora no apartamento ele fica fechado e agora quero vender o apartamento e ela não tem o dinheiro e quer somar os valores q gastei com o apartamento e pagar esse valor.
    è possivel ela querer tomar meu apartamento e alegar q é dela?
    Já que não tenho contrato assinado por ela e meu apartamento ainda é financiado? Me ajudem por favor preciso saber disso urgente.
    Obrigada


  • ana selma disse:    ( 23.07.2013 às 0:32 )

    aluguei um imovel por 6 meses e agora o proprietario quer dividir o imovel no meio para alugar para outra pessoa comigo dentro,sendo que só estou nele á 4 meses, isso pode?


  • elisa elena disse:    ( 15.07.2013 às 21:30 )

    dei um sinal para segurar um imóvel, e em no tempo determinado pagar o restante e fechar negócio mas o vendedor alugou o imóvel, queria saber se isso é legal perante a lei


  • elisa elena disse:    ( 15.07.2013 às 20:57 )

    deu um sinal em um imovel para segurar o imovel mas o propretario alugou o imovel, isso ta certo visto que ja estavamos quase fechando o negocio?


  • Cassia disse:    ( 11.07.2013 às 11:40 )

    Aluguei uma casa com contrato de 3 anos (moro ha 14 meses no imóvel), no entanto recebi uma oferta para comprar um imóvel e quero fechar o negocio. A imobiliária quer cobrar a multa por rescisão. O que fazer?


  • Araujo Sobrinho disse:    ( 02.07.2013 às 7:50 )

    comprei um apartamento quando fui receber o vendedor havia retirado, sem me falar antes da venda, um dos roupeiro. É correto isso o que posso fazer?


  • camila disse:    ( 01.07.2013 às 16:37 )

    meu marido fez um contrato de aluguel de 30 meses porem a casa não tem ventilação ta tendo infiltração nas parede tudo aqui ta embolorando e fora falta agua um dia sim outro não banheiro vazando eu vou ter um bebe agora e nao da pra nois fica na casa oque podemos fazer


  • izabela disse:    ( 29.06.2013 às 8:01 )

    fiz um contrato de compra e venda do nosso apartamento e colocamos uma cláusula que a negociação teria um prazo de 120 dias podendo ser prorrogado em comum acordo.Mas o comprador fez diversas reformas no imóvel antes de assinar com a CAIXA e antes de vencer o prazo.O prazo venceu e a negociação ainda não acabou.Podemos então dar este contrato como desfeito?Aguardo muito sua resposta.Desde já muito obrigada.


  • Ana disse:    ( 25.06.2013 às 12:57 )

    Posso cancelar um contrato de venda após o comprador ter me dado um sinal? Tudo começou quando me interessei em comprar uma casa que custa R$150 mil. Então a imobiliária avaliou minha casa no valor de R$100 mil. Na ocasião o dono da imobiliária disse que compraria meu imóvel e que eu daria apenas o restante. Dois dias depois o mesmo disse que não poderia mais comprar, mas que acharia um comprador para a minha para que eu pudesse comprar a que eu queria. Ele me prometeu que a casa que eu tinha interesse seria minha. resumindo: Ele achou um comprador para a minha e o comprador fez um financiamento que ainda não saiu…. e me deu um sinal de R$27 mil, porém ele vendeu a casa que eu tinha interesse para outra pessoa. Agora o dono da imobiliaria so me mostra casas piores do que a minha. caso eu sia da minha casa não sera benéfico nem para mim nem para a minha familia, já que só aceitei a venda do imóvel pq tinha interesse naquela outra casa. Fui tentar cancelar e ele me disse que eu teria que pagar uma multa que seria o dobro do que o comprador deu de sinal. me ajudem pq ele esta agindo de má fé


  • anderson disse:    ( 21.06.2013 às 17:31 )

    efetuei á venda do meu apartamento fiz um contrato só que o comprador não efetuou o sinal o financiamento não deu certo o contrato e valido ainda


  • Anônimo disse:    ( 21.06.2013 às 17:21 )

    fiz um contrato de venda do meu apartamento,mas o sinal no foi feito e o financiamento não progrediu que posso fazer o contrato tem validade


  • antonio disse:    ( 15.06.2013 às 15:41 )

    boa tarde tenho uma casa e quero vende-la pela caixa;estou com a documentação toda pronta e ja tenho o comprador.mesmo assim precisso de um corretor registrado para realizar o negocio, ou posso ir direto a caixa e realizar o negocio.me orientam por favor. agradeço.


  • antonio disse:    ( 15.06.2013 às 15:40 )

    boa tarde tenho uma casa e quero vende-la pela caixa;estou com a documentação toda pronta e ja tenho o comprador.mesmo assim precisso de um corretor registrado para realizar o negocio, ou posso ir direto a caixa e realizar o negocio.


  • Beatriz disse:    ( 06.06.2013 às 10:15 )

    Em marco/2012 aluguei um apartamento em maio/2013 pedi pra sair e me deram ate 02 de junho para entregar as chaves. Liguei na imobiliaria que entregaria a chave no dia 07/06 por atraso no caminhão de mudança e fui informada do seguinte: após a imobiliaria receber as chaves, fazer a vistoria e os consertos, se houver, e pintura aí sim que vai parar de cobrar os meus dias de condominio e aluguel. Pergunta, eu entrego as chaves no dia 07/06 se eles levarem 20 dias pra fazer reparo e pintura eu sou obrigada a pagar aluguel e condominio???. Sendo que nem dentro do apartamento eu estou mais? Isso nao é abusivo?


  • thiago disse:    ( 04.06.2013 às 14:37 )

    Olá moro em uma casa que está no nome da minha avó paterna, meus pais não são separados legalmente, de alguns meses para cá minha vó decidiu cobrar aluguel,queria saber se ela tem o direito de cobrar tendo em vista que eu sou neto e tenho parte da herança!!!


  • Silvia disse:    ( 28.05.2013 às 22:34 )

    Olá comprei um apto na planta que ainda nao foi entregue e gostaria de trocar com outro proprietário do mesmo prédio. É possível fazer essa transação sem incidencia de impostos? Como seria? Como ainda não foi entregue e não existe habite-se a construtora tem como fazer essa transação?


  • rose disse:    ( 15.05.2013 às 7:04 )

    Olá! Aluguei um terreno para uso comercial. Porem nunca foi usado .Neste meio tempo vendi a minha loja que montaria em cima do terreno e a pessoa que comprou a loja não esta pagando o aluguel que sta com 45 dias em atraso como posso fazer.O terreno está no meu nome?


  • Ana Clara disse:    ( 13.05.2013 às 17:12 )

    Alugamos uma vaga para guardar o carro e a 30 dias a casa foi vendida e o sobrinho da antiga dona ainda vem cobrar o valor do aluguel, ele disse que ainda não saiu o inventário e o novo proprietário ainda não tem a escritura definitiva…a quem devemos pagar o aluguel


  • Valéria disse:    ( 13.05.2013 às 14:48 )

    Boa tarde.
    Fiz um documento de compra e venda de um determinado imóvel, o comprador e eu fomos no cartório, autenticamos o documento e reconhecemos a assinatura. Caso o comprador venha a perder esse documento eu posso requerer segunda via no cartório onde autenticamos?


  • alexandre disse:    ( 13.05.2013 às 10:17 )

    recebi parte do deposito de tres meses para alugar minha casa, qd do restante e entrega da casa o possovel inquilino desistiu!
    tenho que devolver o dinheiro dado como garantia???


  • Sandra disse:    ( 10.05.2013 às 13:55 )

    olá, por favor mim ajude eu comprei uma casa encima de outra casa tenho a xerox no documento do terreno e o documento de compras e vendas registrado no cartório, mais o terreno não tem escritura como faço para obter,ja que e encima de outra casa?


  • Gabi disse:    ( 06.05.2013 às 12:19 )

    Comprei uma casa e passei um compromisso, e agora o ex dono não quer assinar a escritura e pede dinheiro para assinar o que eu faço? Que providências tomar?


  • Dayane disse:    ( 26.04.2013 às 13:23 )

    Boa Tarde,

    estava vendo um imóvel para alugar, levei a documentação da fiadora , primeiro eles me cobram uma taxa de R$100,00 para que pudessem fazer consultas dos nomes (locatario e fiador), ai ele consultaram e me disseram que minha fiadora tem um processo de ordem e despejo e que por isso não pode alugar a casa para mim, levo o comprovante que esse processo ja foi pago no próprio foro e reconhecido pelo cartório, ai eles falam que so poderiam alugar a casa com essa fiadora se tiver mas um locatário e se fizessem caução do imóvel dela, vejo na internet que isso não pode ai falo para eles, ai passa 1 dia eles mentem que o proprietário da casa não vai mais alugar o imóvel agora vai vender, ai liguei la e me passei por outra pessoa pedindo informação do imóvel e o mesmo ainda esta para alugar… eles podem fazer isso … se recusar a alugar um imóvel e mentir… tenho tudo comprovado por e-mail.


  • cleide de oliveira disse:    ( 19.04.2013 às 1:20 )

    ola gostaria muito quer mim ajudasse se for possivel.eu aluguei uma casa e fiz e paguei a metade do depois para garantir a casa e terminei a outra metade do depoisto quer e de 2 meses quer o proprietario pediu. só quer ele esta reformando trocando umas janelas e ainda não entregou a casa para mim só quer eu perguentei.o mese comerça a valer quando eu reseber as chaveis ner .só quer o dono falou quer não des de quando eu paguei a primeiro depois.e eu não posso entra pq esta trocando as janela.ee ele não mim deram a chaveis o quer fazer como e certo a partir do primeiro depossito ou quando eles mim entregam a casa.des de ja obrigadoa agradeço por mim ajudar.obrigado a doro esse Site.


  • Eduardo Silva disse:    ( 04.04.2013 às 13:20 )

    Vendi um imóvel através de uma imobiliária, fui bem transparente dizendo que o imóvel estava com o iventário parado no tempo a anos. a imobiliaria vendeu o imóvel através deuma escritura de compra e venda, foi dado o sinal pelo comprador, a 2ª parte e agora na 3ª e ultima o comprador não quer pagar enquanto não terminar o inventário. Obs: na copra e venda esta bem claro que na entrega das chaves seria pago o valor restante e este contrato venceu dia 15/02/2013 e até agora esta a enrolação, minhas mobilias e eletrodomesticos tumutuado em casa de vizinhos e eu sem poder tocar minha obra…. Pelo Amor de DEUS oq posso fazer em face da imobiliaria e dos compradores??? obrigado!


  • Helen Chrystian disse:    ( 25.03.2013 às 11:00 )

    Gostaria desaber se tem alguma lei que ampare uma desistencia de venda de uma terreno. Pois tinha vendido um terreno, a pessoa me pagou uma entrada avista e 03 cheques pré-datados, mas desistir da venda. Devolvi o valor da entrada e os cheques que ainda não tinha vencido. Não teve nenhum documento assinado, apenas verbal.


  • Ercidio Pereira Fernandes disse:    ( 11.03.2013 às 20:06 )

    Gostaria de saber qual a maneira de retirar da Declaração de Imposto de Renda um carro que vendi em 2012 e não tenho a documentação do comprador


  • ivana disse:    ( 05.03.2013 às 9:26 )

    bom dia, dei inicio ao financiamento pela caixa economica, cheguei a pagar o engenheiro e o proprietario do imovel depois que já estava tudo certo vendeu o imovel; eu tenho direito de receber de volta a valor pago para engenheiro??? já que a pessoa desistiu de me vender o imovel.


  • MARILENE RODRIGUES DA SILVA disse:    ( 01.03.2013 às 21:44 )

    Tenho a posse e 90% da propriedade de 1 imóvel avaliado em 800.000,00 – Botafogo 90m²(com escritura no RGI).Em relação ao direito de preferencia, Pergunto: Posso vender com déposito em juízo os 10% que pertence a um parente que tem sido um estorvo.Aguardo resposta.
    Agradeço desde já, Marilene – email acima no texto, obrigado


  • SUELI ALENCAR disse:    ( 27.02.2013 às 10:38 )

    Minha dúvida é a seguinte: Um amigo tem um imóvel, cuja escritura já está em andamento pela prefeitura. Ele deseja vender este imóvel.Qual o procedimento? Ele pode emitir uma promessa de compra e venda e Quando a escritura sair fazer a escritura definitiva para o comprador?
    Desde já agradeço pela orientação.
    Sueli Alencar


  • marcio m d lima disse:    ( 11.02.2013 às 15:46 )

    fui fiador de uma pessoa para alugar um salão ela pode passar este salão para outra pessoa sem a minha permisão?


  • vanilda disse:    ( 03.02.2013 às 18:34 )

    boa tarde!
    gostaria de ajuda de vcs.comprei um carro financiado 48 vzs.paguei 20 parcelas, devo o resto.venceu os 48 meses e ate hoje o banco não mim procurou,o que faço?pois n posso pagar o restante.


  • Ana Paula disse:    ( 31.01.2013 às 11:59 )

    Boa tarde,gotaria de uma ajuda !
    Um contrato de locação foi feito,referente a imóvel pertencente a minha avó, através de procuração outorgada à minha mãe (sua nora). Ocorre que minha avó veio a falecer, tornando, portanto, invalida a referida procuração, né ? Caso queira rescindir este contrato, que hoje já vigora por tempo indeterminado, minha mãe pode fazê-lo ??? Ressalto que o inventário de partilha foi aberto, porém, por falta de recursos e desentendimentos familiares não foi dado prosseguimento, não havendo, por isso, inventariante apto a solicitar a rescisão contratual. Meu pai, como filho da minha falecida avó, pode rescindir ? Quem pode fazê-lo, afinal de contas, sendo certo que o inventário se encontra paralisado????


  • Trisi disse:    ( 02.01.2013 às 18:38 )

    Por favor, me ajude!

    Minha casa só tem recibo de promessa de compra e venda, tenho todos os IPTUS pagos de 10 anos que moro nela, para fazer a escritura o ex-dono n quer facilitar e quero entrar com usucapião, até aí sei que posso, mas quero alugar essa casa, isso atrapalharia no processo de usocapião?

    Muito obrigado!

    Trisi


  • viviane disse:    ( 29.12.2012 às 12:23 )

    gostaria de saber se o proprietario pode fazer o aumento,de 280 para 380,pois todo ano,o aumento era de 30 reais,este ano ele que aumenta 100 reais,ele poder aumenta tanto assim.


  • carlos mauros disse:    ( 23.12.2012 às 18:01 )

    quero comprar uma casa, de 03 irmãos, estes estão ha 08 anos sem pagar iptu, agua, a casa é herança da mãe e pai e mãe moreram , ñ fizeram a escritura, o que posso fazer para ligalizar???


  • Carla Guimarães disse:    ( 03.11.2012 às 21:09 )

    Gostaria de saber se legalmente uma imobiliária pode negar o DECORE como comprovante de renda e exigir declaração de IR? Obrigada.


  • jamille disse:    ( 26.09.2012 às 10:55 )

    aluguel um imovel, q ue possui 2 vagas, o dono do imovel vendeu as minhas vagas para outra pessoa sem me consultar e meu contrato ainda nao terminou, preciso das vagas. o que eu faço?


  • alexandra amanda ribeiro de macedo melo disse:    ( 19.09.2012 às 21:32 )

    estou comprando uma casa no valor de 78 mil e já foi aprovado a compra pela a caixa economica e depois do documento todo assinado o contrutor disse que teria de dar 3 mil a ele por que a caixa teria liberado sor 75 mil e eu não tenho este dinheiro para dar a ele o que eu devo fazer?
    eu posso cancelar ainda estar compra da casa?
    sim. Quando agente foi fechar o contrato da compra fomos comunicado que iria dar sor 2 mil a eles e não daria mais dinheiro algum a eles e tudo seria resovido com eles.


  • Getulio Luiz Scherer disse:    ( 13.09.2012 às 11:01 )

    Gostei, exelentes publicações, otimo trabalho de apreendizagem


  • HAKUNA MATATA disse:    ( 07.09.2012 às 21:39 )

    empréstimo para ser rico

    Você precisa de um empréstimo para alcançar a grandeza em sua vida e em seu negócio?

    Ou você foi à procura de empréstimo para iniciar seu próprio negócio? Não procure mais aqui é o seu legítimo e firme empréstimo testado que vai lhe dar um empréstimo, sem qualquer esforço, a satisfação do cliente hakunamatataloanfirm10@gmail.com nossa nossa prioridade é ter certeza de que você está fora do que a pobreza e ser um cidadão rico em sua país. contacte-nos hoje e testemunhar e testemunhar as maravilhas aqui no hakunamatataloanfirm10@gmail.com vamos dar o melhor!


  • jadiane cordeiro disse:    ( 06.09.2012 às 7:45 )

    recebi o papel dando preferença de venda a mim se dentro de 30 dias eu não decidisse, venderia a casa,apois dessa venda quanto meses eu tenho pra sair.


  • Mr Banky disse:    ( 27.08.2012 às 9:37 )

    Eu sou um emprestador de dinheiro respeitável que dar empréstimos a particulares e empresas que necessitam de empréstimo. Você tem um mau crédito ou você está precisando de dinheiro para pagar as contas? Eu vou ser feliz para prestar-lhe um serviço de empréstimo com taxa de juros de 3%. Você já tentou obter empréstimos do banco, mas sem sucesso? Você precisa de dinheiro urgente para sair das dívidas? Você precisa de financiamento para expandir ou criar o seu próprio negócio? Nós oferecemos a longo prazo e de curto prazo do empréstimo. Nós também oferecemos empréstimo para ajudar a refinanciar sua hipoteca da casa. Se o seu crédito está no bom para excelente gama e seu olhar para sair de seu atual programa podemos refinanciar sua hipoteca em uma taxa fixa. Por favor, aguardo sua resposta se você estiver interessado. Você pode chegar até nós através do e-mail: bankyloan_investment1@yahoo.com


  • Omar disse:    ( 24.08.2012 às 12:26 )

    Meu contrato comercial, após 24 meses com caução de 2 alugueis, venceu. A Minha intenção seria de renovação. Foi discutido antes do termino alguns descontos referente a melhorias no ímovel, tempo de duração do novo contrato, valor, entre outros. Contudo, o que foi confirmado verbalmente não foi confirmado no papel. Não quero mais ficar no ímovel. Quanto tempo eu tenho para desocupar e se eu posso usar a Caução feita na assinatura do contrato terminado?


  • Maristela disse:    ( 18.07.2012 às 16:50 )

    comprei um apto, 50% paguei em dinheiro e outros 50% financiamento da caixa. Como a caixa demorou mais de 60 dias para assinatura do contrato o vendedor alega não sair do imóvel, pois houve qubra de contrato. Quer continuar morando sem pagar aluguel até que se pague os juros/multa. o atrazo não foi minha culpa, o que devo fazer? a imobilária que vendeu não tem autonomia para retirá-lo de lá? Desde já agradeço sua orientação.


  • erik disse:    ( 12.07.2012 às 16:08 )

    Comprei um apartamento onde assinamos os documentos no dia 25/06/12.
    Hoje, 12/07/12 a antiga dona ainda não saiu.
    Posso exigir que a mesma saia imediatamente?


  • Milene disse:    ( 28.06.2012 às 20:00 )

    Aluguei um imóvel há 15 dias, quando peguei as chaves via que a cas está sem condições de moradia a imobiliária recusa a cancelar o contrato. O que devo fazer?


  • LEANDRA disse:    ( 26.06.2012 às 13:14 )

    BOM DIA! GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA QUANTO AO ALUGUEL DE UM SALÃO. MINHA FILHA PARTICIPA DE UM GREMIO ESTUDANTIL de 2º grau E ELES RESOLVERAM FAZER UMA FESTA PARA ARRECADAR FUNDOS. VERIFICARAM SALÕES E ESCOLHERAM UM SALÃO DIA 16 DE JUNHO E DERAM UM SINAL DE r$ 1200,00 ( o total seria 1600,00 só de aluguel, se quizessem dj pagariam + 550,00 se fossem mais 6 seguranças + 750, se quizesem garçons mais ¨x¨ por cada garçon, etc…) O DONO DO SALÃO NÃO QUIZ FAZER UM CONTRATO E solicitou um cpf de um aluno que tivesse mais de 18 anos. EMITIU UM RECIBO DE PAGAMENTO DE SINAL DE r$ 1200,00, descrevendo que era um pagamento de sinal de adiantamento de aluguel para a festa jovem que se realizaria no dia 23 de Junho(07 dias!após a data do sinal…). Bem o grêmio resolveu cancelar a festa umas trinta horas antes pois o dono do salão disse que não permitiria a festa sem receber antecipado o dj, garçons e seguranças… E não aceitou receber mediante a bilheteria. Bem por esta razão o grêmio decidiu não fazer mais pois o dono do local impossibilitou eles de contratarem os seus seguranças, os seus garçons, e o seu dj que poderiam receber mediante a festa. Ocorre que agora ele não quer devolver o dinheiro do sinal dado disse que o que pode fazer é aceitar que o grêmio transfira a data, mas está obrigando o grêmio à usufruir dos seus serviços completos, e assim será impossível… Então estamos sendo lesados em 1.200,00 do sinal que ele não quer devolver. Fizemos ele assinar um papel para comprovar que solicitamos a devolução no dia 22(véspera do baile), onde diz: solicitamos a devolução do sinal, ou, em ÚLTIMO CASO, SOMENTE CASO LEGALMENTE NÃO SEJA POSSÍVEL A DEVOLUÇÃO DA IMPORTÂNCIA QUE ENTÃO FOSSE FEITA A TRANSFERÊNCIA DE DATAS MEDIANTE CONSULTA DE DATAS. MAS NÃO TEREMOS CONDIÇÕES DE FAZER DA FORMA COMO ELE ESTÁ IMPONDO! É CLARO PARA ELE FICOU FÁCIL NÃO QUIS FAZER CONTRATO CONOSCO SOMENTE EMITIU RECIBO, SABIA QUE ESTAVA LIDANDO COM JOVENS INEXPERIENTES, INCLUSIVE SOLICITOU O CPF DE QUEM TIVESSE MAIS DE 18(UMA ALUNA COM 18…) ENTÃO AGORA SAÍREMOS PREJUDICADOS???O QUE PODEMOS FAZER NESTE CASO ELE ESTÁ CORRETO???


  • Sara disse:    ( 22.06.2012 às 15:32 )

    estou em um imóvel alugado ha 17 anos, no mês 11 da ano de 2011 me foi oferecido para compra, naquela data não havia possibilidade de eu compra-lo, porem o imóvel não foi vendido.
    Agora terei a possibilidade de compra-lo, gostaria de saber se ainda tenho a prioridade na compra, ja que o imóvel não foi vendido, e já se passaram 8 meses.


  • Renildo Alves disse:    ( 18.06.2012 às 14:09 )

    Meu inquilino esta pagando o aluguel, más está com 3 meses de taxa de condominio em atraso. Devo negociar com ele e o condominio o parcelamento ou entrar com uma ação de despejo…


  • Ricardo Guedes disse:    ( 13.06.2012 às 15:57 )

    a casa que aluguei, mas agora o dono esta pedindo que eu pinte a casa na parte externa aonde foi danificada por causa das chuvas, eu sou obrigado a pintar a parte de fora do imovel?
    Agradeço desde ja !


  • ana claudia disse:    ( 12.06.2012 às 14:31 )

    aluguei uma casa a tres meses pago semppre em dia , quando aluguei a propietaria morarava sozinha nos fundos da minha casa, apoucas semanas ela voltou para o ex marido que insiste em ficar o dia todo em cima da minha lage o que acaba invadindo a minha pirvacidade no contrato que assinei nao consta nada do tipo o que fazer ,se ja comuniquei a mesma a minha insatisfaçao e nada fez??????????


  • luis claudio fernandes disse:    ( 12.06.2012 às 13:08 )

    comprei uma casa financiada em 1994, paguei todas as parcelas e agora eu tenho que tirar a escritura não posso porque o proprietario mudou para outro estado e eu não tenho mais contato com ele.gostaria de saber se tem como eu tirar a escritura sem a assinatura ou procuração dele.


  • Bruna disse:    ( 27.05.2012 às 9:55 )

    Olá, o meu vizinho teve seu imóvel leiloado por divida de condominio, e eu comprei sua casa. O meu vizinho ex dono da casa, pode recorrer a justiça por seu imóvel ter sido vendido com ele ainda morando lá? Não fui avisada de que ele poderia fazer isso. Quais os meus direitos? Obrigada desde já.


  • elenise disse:    ( 24.05.2012 às 12:15 )

    gostaria de saber quais os documentos necessários para venda de imóvel no Brasil de proprietária casada nos EUA com americano e quais e o percentual dos impostos incidentes.


  • Iris disse:    ( 21.05.2012 às 19:58 )

    Boa Noite
    Gostaria de saber se é possível financiar um imóvel 100%, o que fazer com uma renda de 864,00, todo imóvel que eu pesquiso é necessário dar entrada, mesmo com subsidio do mcmv.
    O governo possui o cdhu mas nunca tem inscrições para capital.
    Qual a sugestão?


  • Roberto B. Ramos disse:    ( 15.05.2012 às 20:44 )

    ola, moro na casa dos meus pais, eles faleceram ha 11 anos, casa esta quitada, foi comprada de uma construtora antiga que nao sei o nome e nem existe mais ha anos, sem herdeiros pq todos morreram, portanto, sao um conjunto de casa iguais na mesma rua ao total de 7 casa geminadas, temos contratao de compra e venda em nome de todos os proprietarios inclusive esta o nome do meu pai.
    Precisava vender e nao temos escritura, meus pais sao falecidos e nao fizemos o inventario. Queria saber qual as providencias que devo tomar e o valor aproximado destes documentos,,ah o IPTU esta sendo pago normamlmente e esta em nome do meu pai. Somos em 5 irmaos vivos no caso os herdeiros..obrigado e aguardo orientaçoes, se possivel…abraços


  • adriano fernandes da silva disse:    ( 09.05.2012 às 11:16 )

    ola meu nome é adriano,comprei minha casa pela caixa federal financiada vai fazer um ano que peguei a casa, desde quando mudei na minha casa nova ela ja estava com rachadura,mas não liguei para isso,dai meu amigos falaram para recramar das rachadura,porque paresse que esta aumentando,que fasso.obrigado


  • nadja cunha disse:    ( 09.05.2012 às 3:04 )

    meu contrato termina em julho, devo comunicar minha saida ao proprietario? com qtos dias de antecedencia? a casa me foi entregue toda pintada, porem devido as chuvas, a partes externas da casa ta com mofo e descascando, tenho que pintar a parte externa tb? ou apenas as internas, que tb estao com mofo devido a infiltraçoes das chuvas?


  • Katrina disse:    ( 07.05.2012 às 16:54 )

    Eu comprei uma casa de um fulano, porém, necessitei de um financiamento pela CAIXA, que autorizou o financiamento após a vistoria como de praxe. Depois de 1 ano e meio, precisei sair do imóvel pois começou a apresentar defeitos de construção. Fui atrás do fulano e este disse que não era problema dele, apresentei o problema para a CAIXA e após uma 2º vistoria foi constatados defeitos no teto, gesso paredes, mas me negaram o seguro… e agora quero entrar com pedido de indenização por danos materiais, mas quero entender em que se deve pautar a minha defesa, quais artigos e o que eu posso alegar. Já fui em advogados e ninguem me apresenta solução!!!


  • CLÁUDIONOR disse:    ( 04.05.2012 às 18:47 )

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Uma procuração para vender, doar etc. de APENAS um imóvel PERDE A VALIDADE com a morte do outogante? Volto a dizer, mesmo sendo uma procuração para a venda de apenas um imóvel, que foi destacado dos outros bens do outorgante?


  • Eliseu Nunes Neto disse:    ( 03.05.2012 às 14:01 )

    Boa tarde! Tenho um contrato de locação de apartamento de 30 meses, dos quais ainda restam 20, mas o proprietário pediu a entrega do imóvel. Não temos problemas de atraso. Trabalho próximo ao imóvel e meus filhos (05 e 03 anos) estudam ao lado dele. A saída do imóvel me custaria algo em torno de R$ 6.000,00 entre transportadora (R$ 1500,00) e escola (3500,00 entre metrículas, mensalidades, material, uniformes e transporte em nova escola), além de ser inviável para minha esposa (que trabalha e chega em casa de madrugada e aqui encontramos transporte 24 h). O mesmo alega que vai casar, e necessita dele para reformar e morar. Ele pode rescindir o contrato em qualquer tempo? O mesmo se recusa a pagar multa (que não está clara no contrato), tenho direito a indenização? Ele solocitou o imóvel para 30 dias, este é o máximo de tempo que terei? Caso não seja do meu interesse, posso permanecer mais tempo? Quanto tempo duraria uma ação de despejo até que se concretizasse? Posso solicitar um prazo maior do que 30 dias ao juiz e indenização que me auxilie nesta mudança brusca?


  • Kalixto disse:    ( 30.04.2012 às 22:58 )

    Prezados leitores deste anuncio
    Gostaria de informar que sou consultor imobiliário da conceituada empresa Fernandez Mera, aproveito para informar da disposição de nossas excelentes opções para investimentos ou moradia própria. Temos imóveis em lançamentos, em construção e prontos.
    Fiquem a vontade para nos contatar através do telefone 11 8955 9601. obrigado Consultor Calixto


  • carmem morgado disse:    ( 17.04.2012 às 18:36 )

    gostaria de saber como proceder n meu caso..moro a 8 anos numa casa alugada..tinha contrato por 3 anos de 2004/2007, este venceu e nem a imobiliária e nem eu renovamos…nunca fui procurada para renovar etb não me preocupei, pois sempre houve reajustes nesse anos e nada foi falado na imobiliária sobre renovação de contrato…agpra em 2012 a imobiliaria lugou dizendo que a proprietaria quer o imovel para reformar…Não devo aluguel..Não gostaria de deixar o imóvel e queria saber que direitos tenho.e se tiver que sair que prazo tenho ????agradeço muito se me responderem urgente….


  • Marcelo de Sousa Cunha disse:    ( 16.04.2012 às 16:11 )

    Estou tentando rescindir um contrato de aluguel, prazo de 30 Mêses e já decorrido 24 mêses.
    Este aluguél tem a garantia por seguro fiança, e hoje eu teria que renovar ele. Fiz o pedido de rescisão hoje, a imobiliária se recusou a receber o pedido de rescisão e o pagamento do aluguel.
    Ela pode fazer isso?


  • geni pereira disse:    ( 15.04.2012 às 15:45 )

    Boa tarde , qual o orgão da prefeitura que devo procurar , por danos causados em minha casa por causa de uma construção ao lado, já procurei o engenheiro e o construtor , mas me disseram que como minha casa não tem planta , não poderia ser feito nada . E os prejuisos ,rachaduras , que constam ,como devo proceder.


  • GENIVAL FRANCISCO DOS SANTOS disse:    ( 15.04.2012 às 15:30 )

    COMPREI UMA CASA PELO PR. MINHA CASA MINHA VIDA, GANHEI SUBSÍDIO DE 9 MIL REAIS, VOU PAGAR O RESTANTE EM 300 PRESTAÇÕES À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR É…
    POSSO ALUGAR 0 IMÓVEL, JÁ QUE NÃO ESTOU CONSEGUINDO PAGAR ?


  • Josi disse:    ( 14.04.2012 às 18:51 )

    Olá, fui na imobiliária pois vi um anuncio de dois terrenos do mesmo proprietário, já faz mais de um ano que tem esse anuncio na imobiliária. Fui lá e disse que estava interessada em um terreno a moça da imobiliária disse que eu podia escolher qual deles, escolhi um matr.74, tava tudo certo, comecei a encaminhar os papeis na caixa, fiz a planta com a arquiteta, e ia dar uma entrada no terreno pra isso a imobiliária disse que ia fazer um contrato, feito esse contrato a dona do terreno disse que não ia mas vender, se eu quisesse que eu ficasse com o outro, do qual tem um vizinha que tem um janela de divisa e a chuva da casa cai dentro do terreno. A dona do terreno pode desistir da venda???


  • Naely disse:    ( 13.04.2012 às 14:12 )

    Comprei um apartamento na planta, assinei o contrato, mas nao me entregaram o mesmo. Quero cancelar a compra e pedir meu dinheiro de volta, como faço??? Nao sei as normas do contrato já que nao me entregaram até hoje, faz qualidade 8 meses e nada.


  • Eduardo disse:    ( 12.04.2012 às 11:13 )

    Olá meu pai comprou uma casa de praia e o antigo dono só tinha o terreno na prefeitura o mesmo ficou de arrumar e meu pai procurou um advogado na época e o mesmo pediu que meu pai fizesse cartas promissorias tudo registrado o proprio advogado que fez meu pai fez comforme foi orientado e o antigo assinou tudo e meu pai quardou tudo e quando passou algum tempo procurou o antigo dono não encontrou e quando foi até a casa teve uma surpresa o antigo dono vendeu a casa novamente e foi até o advogado que entrou com um pedido de bloqueio dos bens do antigo dono mais ele avisou ao meu pai que será muito dificil ele recuperar e casa isso já faz mais de 5 anos e nada até hoje então me pegunto para que se gastou tempo e dinheiro fazendo as tal promissorias se de nada valeu me de uma luz


  • aparecida disse:    ( 22.03.2012 às 11:52 )

    Entrei nesta pagina para tirar uma duvida… porém não tinha nenhuma pergunta relacionada a ela… Gostaria de saber: Acabei de comprar um imovel que esta alugado a 8 meses num contrato de um ano. Há interresse do inquilino continuar no imovel. Gostaria de saber se tenho que fazer um novo contrato, já que faltam apenas 4 meses para seu termino. Caso tenha, poderei aumentar o valor dos 4 meses restantes?


  • guilherme disse:    ( 20.03.2012 às 19:05 )

    Boa tarde,

    meu vizinho tera seu imovel leiloado por divida de condominio, o leilao ja foi marcado. posso assumir a divida e comprar o imovel dele:?


  • Johnny Anderson disse:    ( 20.03.2012 às 18:41 )

    PREZADOS. POSSUO UM IMÓVEL (MEU *2º IMÓVEL) PELO QUAL PAGO FINANCIAMENTO PARA A CAIXA ECON. FEDERAL (CEF), EM SISTEMA DE FINANCIAMENTO NÃO SBPE, OU SEJA, SEM O USO DE FGTS, POIS JÁ POSSUO IMÓVEL FINANCIADO PELO FGTS. PERGUNTO: POSSO ALUGAR ESSE *2º IMÓVEL, UMA VEZ QUE O FINANCIEI COM INTUITO DE FAZER INVESTIMENTO, MESMO AINDA ESTANDO FINANCIADO PELA CAIXA?


  • Dayanne disse:    ( 20.03.2012 às 11:53 )

    minha mãe comprou um apartamento na planta previsto para ser entregue em agosto\2012 e só pagou a entrada para construtora e ainda não assinou contrato com a financiadora como faço para transferir o apartamento para o meu nome.


  • Dayanne disse:    ( 20.03.2012 às 11:48 )

    Comprei um apartamento na planta previsto para ser entregue em agosto\2012 no nome da minha mãe só paguei a entrada para construtora e ainda não assinei com a financiadora como faço para transferi o apartamento para meu nome.


  • jurema disse:    ( 19.03.2012 às 14:29 )

    Aluguei uma casa,com 2 meses de deposito.O corretor disse que 1 mes é dele .Esta correto?obrigado .Aguardo.


  • nilda decorações disse:    ( 17.03.2012 às 20:01 )

    tendo um imovel alugado, o mesmo não tem escritura, só cadastro na prefeitura, pode o inquilino ficar com minha unica casa. tem contrato de locação por um ano, registrado em cartorio.grato,


  • LUANA DIAS disse:    ( 09.03.2012 às 19:15 )

    eu e meu noivo fomos alugar uma casa pela imobiliaria,os papeis foram para o forum e acabou dando restrição pelo fato do nome do meu noivo estar sujo, mas queremos ir em outra imobiliaria com os papeis com o nome de um equilino com o nome limpo, eu queria saber se ao caso poderia dar restrição novamente pelo fato se usarmos o mesmo fiador? so com o nome do equilino diferente? mandaram o papel para forum semana passada, e essa semana queremos mandar novamente, sera que acontece algo de errado?


  • andrea louise haerlitzka disse:    ( 09.03.2012 às 12:14 )

    Comprei uma casa pelo programa minha casa minha vida… com renda comprovada de R$ 2.000,00, posso locar este imóvel? preciso avisar a Caixa Economica sobre isto?

    Obrigada.


  • Daniela Marini disse:    ( 09.03.2012 às 0:18 )

    Boa noite! Meu pai pretendia alugar um imóvel. Depois de o contrato assinado, somente por ele e os fiadores, na hora de entregar este contrato ao advogado do locatário para assinatura dele e em seguida a entrega das chaves, o mesmo solicitou a cobrança de uma taxa, equivalente a metade do valor do aluguel, alegando que ele era advogado e não imobiliária. Ele pode cobrar essa taxa? Meu pai tem algo a fazer, senão desistir, pois já foi criada expectativa em todos da família?!


  • Eliana disse:    ( 08.03.2012 às 1:32 )

    Boa Noite!
    Ao alugar um imovel por seis meses com pretençao de compra firmada no contrato do interesse de compra quais meus direitos, ou seja, é seguro que poderei comprar este imovél já que no contrato fica claro do meu interesse de compra, inclusive o sinal e o valor que quero financiar?
    Por favor me responda.


  • Adriana disse:    ( 06.03.2012 às 17:56 )

    Olá, minha mãe alugou um imovel (por meio de deposito) para ela morar, o contrato é de 1 ano e ela ficou apenas 4 meses. Ela precisou ir pra Fortaleza-CE a trabalho onde pode ficar até 1 ano. Ela pediu pra q eu ficasse nesse imovel ate q ela voltasse, mas o proprietario quer que eu atualize o contrato de locação. Tambem esta pedindo dados como: onde trabalho, endereço e telefone do mesmo e inclusive minha renda (todos esses dados do meu marido tambem), sendo que minha mae é quem irá continuar pagando o aluguel. O proprietario tambem quer aumentar o aluguel em 30% por eu estar acompanhada do meu marido. Este imovel fica num terreno que divide com mais 11 casas e ele cobra condominio por morador e ainda cobra um valor fixo pelas contas de agua e luz (por morador) sem sequer mostrar quanto foi gasto. Não contente ele quer pintar muros e fachadas e avisou que vai ratear entre os moradores. Não acredito que tudo isso seja legal, mas preciso de um parecer pra eu poder prosseguir. Por favor me ajude, ele disse que tenho 2 dias.


  • Samuel Dias dos Reis disse:    ( 02.03.2012 às 7:33 )

    Bom Dia!
    Recentemente adquiri um imóvel que esta alugado, após o término de toda documentação fui até a imobiliária e os mesmos me informaram que eu teria que esperar o contrato de locação feito pelo antigo dono terminar para que só depois eu tome posse do imóvel. Gostaria de saber se realmente sou obrigado a esperar, ou posso solicitar a imediata liberação do imóvel?
    Obrigado.


  • Fernanda disse:    ( 29.02.2012 às 16:08 )

    Olá, minha irmã comprou um apartamento, ele ainda esta na fase de construção, mas ela me perguntou se eu queria comprar junto com ela, eu aceitei, apesar de estar tudo no nome dela. É possível realizar um contrato alegando que eu tenho direito a 50% do apartamento? apesar de ainda estar-mos pagando o ap? como faço este contrato? vc possui um modelo? Depois eu so reconheço no cartorio e ele já fica valendo? Minha irmã é divorciada e não possui filhos. Por favor me ajude. obrigada, fernanda


  • oliveiros riberio de andrade disse:    ( 28.02.2012 às 21:04 )

    boa noite preciso tirar de uma imobiliaria um iomvel que esta sendo admistrado por ela que devo faser quai seus direito


  • Sr. Camila James disse:    ( 28.02.2012 às 20:25 )

    Olá,
    Oferta de empréstimo aqui, você está interessado? Inscreva-se agora.
    Este é o Sr. James Loan Company Camila é ajudar as pessoas em necessidade
    assistência, incluindo assistência financeira. Então, se você está passando por dificuldades financeiras, se você estiver em um caos financeiro, e você precisa de dinheiro para iniciar a sua própria empresa, ou você precisa de empréstimo para liquidar a sua dívida ou pagar suas contas, começar um negócio bom, ou você está achando difícil a obtenção de empréstimo de capital de bancos locais. Contacte-nos agora via e-mail: (kredit.offer10@gmail.com)


  • luciane reinbrecht disse:    ( 27.02.2012 às 17:03 )

    Boa tarde, meu contrato de aluguel vence dia 29/02/2012. O proprietario avisou por carta com tres de antecedencia que nao renovaria o contrato pois sua filha vai morar no imovel. Eu comprei um imovel e devo receber as chaves no final de abril, mas o proprietario quer que eu desocupe o imovel até o final de março. A filha do proprietario sempre morou com ele, porém eu não tenho para onde ir no mês de abril, tenho direito de permanecer no imóvel até a entrega das minhas chaves?
    Obrigada, Luciane Reinbrecht


  • Anderson disse:    ( 25.02.2012 às 16:03 )

    Acabei de financiar uma casa no minha casa minha vida, ainda esta em fase de construção , será que já posso registrar uma outra casa que já tenho em meu nome e vender no mesmo financiamento para outra pessoa?


  • Mr Isaac disse:    ( 25.02.2012 às 7:27 )

    Oferta de empréstimo a 3% Aplicar Hoje

    bom dia
    Você está procurando um empréstimo bussiness, empréstimo pessoal, empréstimo, etc. Ou eram
    você recusou um empréstimo por um banco ou qualquer instituição financeira para uma ou mais
    reasons.You estão no lugar certo para
    soluções de seu empréstimo! Eu sou um credor privado, eu conceder empréstimos a empresas e
    indivíduos com um
    taxa de juros baixos e acessíveis de 3%. Interessado? Contacte-nos para o
    acompanhar o processamento do empréstimo e transferência no prazo de 48 horas;

    PORMENORES DE APLICAÇÃO
    nome
    Data de nascimento:
    Sexo:
    Estado civil:
    endereço:
    cidade:
    país:
    telefone:
    Valor do Empréstimo:
    Empréstimo Duração:
    Renda líquida mensal.
    CONTATO COM EUA
    isaacborow.loanlender@gmail.com


  • carlos disse:    ( 24.02.2012 às 11:58 )

    boa tarde
    Gostaria de saber se eu comprando um imovel usado, atraves da imobiliaria e, dando um sinal e, assinando a promessa de compra e venda, a imobiliaria entregara a chave para mim,posso ewntrar na casa para poder fazer a limpeza como pintura e etc….


  • solange gama disse:    ( 22.02.2012 às 21:42 )

    JA LOQUEI UM IMOVEL SEM CONTRATO A 10 MESES, POSSO FAZER UM CONTRATO DE LOCAÇÃO COM DATA RETROATIVA? SENDO QUE O LACATÁRIO SE RECUSA A ASSINAR O MESMO O QUE DEVO FAZER?


  • andrisa disse:    ( 22.02.2012 às 17:29 )

    oi, moro num apartamento com um contrato de aluguél de doze meses, e agora comprei uma casa, e quero entreegar o apartamento se eu pagar a multa ainda assim tenho que dar o aviso ou não é necessario?


  • divanir disse:    ( 21.02.2012 às 16:04 )

    comprei um imóvel pela caixa, o prazo para desocupação era de 60 dias até 15/02/2012, e o ex-proprietário vendendor que ocupa o aptº fica adiando a desocupação,a quem devo recorrer ao PROCON ou tenho que constituir advogado?


  • Paula disse:    ( 18.02.2012 às 12:44 )

    Gostaria de saber como pode ser feito o contrato de locação de um imóvel que está a venda,(pois a venda poderá acontecer logo ou não). O locatário interessado sabe que está a venda.
    -qual o prazo da locação? Poderá ser de 12 meses?
    -o imóvel precisa de reforma (o locador não tem condições)o locatário interessado se propôs a arrumar e descontar do aluguel, tem problema?
    - se o imóvel for vendido, qual o prazo para o inquilino desocupar o imóvel, caso seja antes do término do prazo do contrato e o comprador não queira continuar com a locação?
    -é possível estipular no contrato, que o imóvel está a venda e que o locatário está ciente e deverá desocupar o imóvel após a venda em x dias?
    -existe prazo determinado em lei para que o vendedor do imóvel desocupe-o?


  • carla disse:    ( 17.02.2012 às 11:46 )

    se meu inquilino entrar no imóvel dia 29.02.2012 o aluguel eu devo receber dia 29.02.2012 ou so no dia 30.03.2012?


  • Su disse:    ( 17.02.2012 às 10:34 )

    Olá!
    Meus pais tem um imóvel compra há mais de de 43 anos, sendo que não temos escritura e sim apenas o contrato de compromisso de compra e venda e o recibo de quitação do imóvel. O proprietário da imobiliária que vendeu morreu a muitos anos antes de assinar a escritura.
    Como proceder neste caso para fazermos a escritura?…e quanto nos é cobrado para isto?
    Obrigada


  • Su disse:    ( 17.02.2012 às 10:33 )

    Olá!
    Meus pais tem um imóvel compra há mais de de 43 anos, sendo que temos escritura e sim apenas o contrato de compromisso de compra e venda e o recibo de quitação do imóvel. O proprietário da imobiliária que vendeu morreu a muitos anos antes de assinar a escritura.
    Como proceder neste caso para fazermos a escritura?…e quanto nos é cobrado para isto?
    Obrigada


  • Barr,John Winson disse:    ( 16.02.2012 às 22:09 )

    serviço de empréstimo de elevação

    Você já foi à procura de dinheiro?? e você não sabe o que fazer ou você tem problema financeiro que precisava ser resolver com o dinheiro aqui é você oportunidade para você pegar seu empréstimo sem qualquer demora ou decepção de qualquer tipo, por favor contacte-nos hoje em (solidrockloanfirmplc.01@gmail.com) Devemos ter certeza que você sorrir depois que você começa seu empréstimo.


  • Clark Lindson disse:    ( 16.02.2012 às 22:07 )

    oferta de empréstimo de libertação

    Você está na necessidade de empréstimo? ou você quer libertar sua auto de limitação financeira
    aqui é uma fonte testada e verdadeira de sua renda que lhe dará bem viver, você está em dívida, ou você quer começar um negócio, venha a clarklindsonloanfirm.01@gmail.com damos o empréstimo, sem qualquer demora, porque o Bíblia diz Lucas 10:11, pedir e será dado a você e você deve procurar e encontrar e bater o será aberta. bater (clarklindsonloanfirm.01@gmail.com) hoje e sua vida nunca mais será a mesma novamente.


  • hallysson disse:    ( 15.02.2012 às 16:48 )

    moro de aluguel ja tem 2 anos a dona da casa vendeu ela e gostaria de saber quanto tempo ainda tenho na casa, fiquei sabendo que e 90 dias quero saber se e isso mesmo.


  • silvia disse:    ( 15.02.2012 às 16:32 )

    vendi um imovel e fiz um contrato de compra e venda,do qual recebium sinal,ja se passaram 28dias corridos e o comprador ainda nao apresentou a escritura e nem o restante do pagamento.tal procedimento esta correto?


  • cesar disse:    ( 14.02.2012 às 14:20 )

    Dúvida sobre uma futura compra de imóvel. Gostaria de saber se é possível comprar um imóvel junto com minha mãe e minha irmã não ter futuros direitos sobre ele já que ela e casada e tem sua própria família.
    A idéia era realizarmos um financiamento.

    Atenciosamente
    Cesar


  • ADRIANO disse:    ( 10.02.2012 às 17:39 )

    Prezada Kátia, Boa tarde!
    Minha dúvida é semelhante a abaixo exemplificada pela Senhora, comprei um imóvel, e estou na iminência de fechar o contrato, no referido documento não existe prazo definido para permanência do antigo proprietário. E como exemplificado por vc, a posse deve ser imediata. No entanto, gostaria de saber se existe algum dispositivo legal em que me ampare (além do contrato)nesta situação?

    desde já a agradeço pela atenção.

    Adriano.

    PRAZO PARA DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL VENDIDO
    Carlos Cesar Andrade – Vendi meu imóvel. Quanto tempo por lei eu tenho para continuar no imóvel até eu arrumar outro?
    Katia Peperaio – Depende do que estabelece o contrato firmado, se foi ajustado determinado prazo para a desocupação, deverá ser respeitado esse prazo. Caso não haja previsão de prazo para a desocupação, e o pagamento já tenha sido integralmente realizado, a desocupação deverá ser imediata.


  • neto disse:    ( 10.02.2012 às 10:58 )

    POSSO ALUGAR MEU IMÓVEL RECEM TIRADO PELO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E ASSIM ME BENEFICIAR COM UM ALUGUEL ACIMA DO VALOR QUE PAGO PARA A CAIXA ECONOMICA?


  • JOAO EDOSN disse:    ( 06.02.2012 às 13:54 )

    OLA, TENHO UMA DUVIDA. ALUGUEI 1 IMOVEL COM CONTRATO DE PAPELARIA, OBJETIVO DO ALUGUEL , MORAR E FAZER UM COMERCIO. NO ATO DO CONTRATO, TUDO ISSO FOI FALADO E A PROPRETARIA ALTORIZOU DANDO ATE PALPITES DE COMO DEVERIAMOS FAZER PARA COLOCAR O COMERCIO. BOM DESCOBRI , DEPOIS DE GUASE 1 ANO QUE A AGUA QUE ELES USAM PARA LAVAR CARROO(TODOS OS DIAS) GARAGEM E CALCADA SOU EU QUEM PAGO POIS ESTA LIGADO NO MEU HIDROMETRO. FIZ A RECLAMACAO FORMAL DIZENDO QUE NAO ESTARIA CERTO ISSO POIS MINHA CONTA ESTA VINDO MUITO CARA TOMANDO EM CONSSIDERACAO QUE SOU SO EU MINHA ESPOSA E MINHA FILHINH MORAND NO IMOVEL. BOM , EM RESUMO AGOERA EM MARCO IRA TERMINAR O CONTRATO , QUE FOI FEITO POR 1 ANO ELA DISSE QUE RENOVARIA SEM PROBLEMAS. AGORA ESTOU RECEBENDO UMA CARTA REGISTRADA PEDINDO9 A DESOCUPACAO DO IMOVEL NO TERMINO DO CONTRATO. DEPOIS DE EU TER FEITO AS BENFEITORIAS NECESSARIAS PARA A ABERTURA DO SPA .NAO SEI O QUE FAZER , QUERO ESTAR DENTRO DA LEI POREM SE EU SAIR , NAO TENHO P ONDE IR, TENHO QUE ARRUMAR UM OUTRO LOCAL, NESSE PERIODO NAO TEREI ENTRADA DE DINHEIRO, MINHA ESPOSA E MINHA FILHINHA DE 6 ANOS MORAM COMIGO E TAMBEM NAO SEI COMO FAZER. POR FAVOR PRECISO DE UMA ORIENTACAO. OBRIGADO


  • Thais Garrido disse:    ( 06.02.2012 às 8:52 )

    Comprei junto com minha irmã um apartamento.Tenho o contrato de compra e venda com a imobiliaria.Para tirar a escritura queria que a mesma saisse em nome apenas da minmha irmã.
    O que devo fazer para a imobiliaria aceitar.Uma procuração, uma doação ou um simples comunicado abrindo mão da minha parte
    Agradeço a análise e a resposta
    Grata Thais


  • toni disse:    ( 04.02.2012 às 18:07 )

    gostaria de saber se à alguma influência qdo eu for vender um imovel,sendo q vendo por um preço e na escritura esta outro preço?


  • john henshew disse:    ( 03.02.2012 às 10:22 )

    Você precisa de empréstimos a uma baixa taxa de juros? Você foi negado empréstimos por banco
    porque você não tem garantia ou tem mau crédito? Você está cansado de banco
    stress? Então você está no lugar certo, entre em contato conosco agora
    halmsfundsplc@gmail.com


  • rosangela disse:    ( 01.02.2012 às 11:48 )

    Olá,boa tarde!
    Gostaria de saber quanto devo cobrar por um aluguel de um terreno no bairro Juliana (Venda Nova) de 800 m². Se for para um orgao público o que devo exigir no contrato?
    Agradeço a atenção e aguardo contestação.


  • Lara disse:    ( 31.01.2012 às 13:22 )

    Vendi minha casa e fiz um contrato de promessa de compra. AS pessoas me deram um veículo , terão que me dar mais R$ 30.000,00 e financiar R$ 80.000,00 e entrariam na casa. Fiz a besteira de deixar eles entrarem na casa. Fazem 3 meses e até agora nada de financiamento, pois eles tem 12 cheques devolvidos que não conseguem pagar. O carro como de acordo foi transferido no meu nome, esse ela já perdeu, foi o conversado e colocado no contrato. Não sei mas o que fazer, pois sai da casa e estou pagando aluguel,a minha intenção é financiar uma outra casa no centro da cidade e por isso eu preciso desse dinheiro para dar entrada e também tirar a casa do meu nome .A casa que eu vendi é financiada e estou também pagando o financiamento e o aluguel dessa que estou morando
    Vai ser dificil tirá-los de lá,pois eles sairam de um aluguel super barato,perderam o carro,venderam o outro. Estou pensando em fazer um novo contrato com prazo estipulado e pedir o valor de R$ 30.000,00.O que deve fazer?


  • silvia disse:    ( 30.01.2012 às 20:24 )

    boa noite,moro numa casa alugada e o contrato é de 30 meses mais dentro d eum ano o dono pode vender ou eu poderei sair, so que ele vendeu financiado pela caixa ele deu entrada hj dia 30-01/2012 na caixa qual é o prazo pra eu ter que desocupar e se é de direito a nova dona ficar vindo aqui tirando medidas de paredes pra comprar moveis e etc….
    qual é o meu direito nisso tudo, onde eu fico nisso preciso d eajuda pois precido saber quando desocupar na verdade se é depois de concretizada a venda ou nao?

    grata sivia


  • VALTER HENRIQUE disse:    ( 28.01.2012 às 18:10 )

    olá, preciso registrar um imovel em meu nome, mas tenho restrições SPC E SERASA, esse vai ser meu unico imovel, mas tenho medo de registrar em meu nome e a casa ficar bloqueada para futura venda ou até mesmo tentarem confiscar o bem. isso é possivel acontecer ou posso registrar sem medo, já que é minha unica casa que tenho, obrigado
    valter


  • Gustavo Pina disse:    ( 28.01.2012 às 17:35 )

    Ola minha duvida é estou começando o processo de comprar um apartamento no plano minha casa minha vida, mas o corretor pediu a entrada antes de incaminhar os papéis para a caixa isso e certo?


  • andre luiz santos morais disse:    ( 27.01.2012 às 16:09 )

    gostaria de saber o seguinte:
    sou corretor e vendi uma casa para o cliente pagar atraves de financiamento junto a Caixa, como a liberação ja vai direto para a conta do vendedor e como eu peguei um sinal de negocio, ja tirei minha comissão. isso é correto ou não?


  • ROSANE PIRES DE LIMA disse:    ( 26.01.2012 às 15:34 )

    OLA!
    cOMPREI UM APARTAMENTO DE UMA IMOBILIARIA PELO PLANO MINHA CASA, MINHA VIDA, POREM FAZ DOIS MESES QUE MUDEI P/ O IMOVEL E O MESMO JA APRESENTOU VARIAS RACHADURAS NAS PAREDES. RECLAMEI AO VENDEDOR E O MESMO MANDOU FAZER OS REPAROS, MAS EM APENAS 5 DIAS AS RACHADURAS REAPARECERAM. ALEM DISSO, O IMOVEL FOI MUITO MAL FEITO, COM MAL ACABAMENTO NAS PAREDES E TORTAS,PORTAS COM PROBLEMAS, ETC, ETC. GOSTARIA DE UMA ORIENTACAO E QUAIS SAO MEUS DIREITOS. POSSO PEDIR A TROCA DESSE IMOVEL POR OUTRO EM MELHORES CONDICOES OU O QUE FAZER NESSE CASO? FACO A RECLAMACAO JUNTO A CAIXA ECONOMICA OU JUNTA A IMOBILIARIA? POIS OBSERVEI QUE O VENDEDOR DO IMOVEL NAO ESTA MUITO PREOCUPADO COM O MAL ACABAMENTO FEITO NA OBRA.ESTOU MTO AFLITA, POR FAVOR ME AJUDEM.


  • Fernando disse:    ( 26.01.2012 às 13:44 )

    Boa Tarde,

    Comprei um imovel atraves de recursos proprios e quero me mudar paro o imovel mas a construtora diz que nao posso me mudar se nao pagar a escritura.Isso e possivel? Existe uma lei que me obrigue a fazer a escritura de imediato?


  • Verônica disse:    ( 26.01.2012 às 8:35 )

    Olá, minha dúvida: estarei passando um Ap em uma negociação de trocas que ainda tenho que fazer uma volta em dinheiro. Porém o Ap ainda não é quitado. Como devo proceder? Haveria algum documento que posso fazer comprometendo que o mesmo deve ser vendido para assim ser quitado e então entregue?


  • anni scheunemann disse:    ( 24.01.2012 às 15:30 )

    boa tarde! vendi minha casa com 50% de entrada, sendo metade destes em dinheiro e metade foi um carro colocado no negocio isto em dezembro de 2010. Os 50% restantes seriam pagos: metade em julho e o restante no findar da papelada ( a casa esta em usucapiao), tudo certinho em cartorio. Acontece que o carro eu nao consegui vender porque era de lising e o banco liberou quase um ano depois e os 25% que o comprador deveria ter pago em julho ele tbm nao pagou, só pagou agora. O que me deixa mais infeliz ainda é que a papelada ficou a cargo do comprador, que tbm é advogado, e até agora NEM MEXEU EM NADA, OU SEJA, QUANDO VOU RECEBER???
    Gostaria de saber se eu poderia pegar a casa de volta? Não sei como funciona, mas talvez devolvendo o q ele pagou, pois vendi bem mais barato que ela vale, ja que precisava de dinheiro.
    POR FAVOR ME RESPONDAM

    ATT

    ANNI


  • Clark Lindson disse:    ( 24.01.2012 às 3:58 )

    libertação oferta de empréstimo

    Você está na necessidade de empréstimo? ou você quer libertar sua auto de limitação financeira
    aqui é uma fonte testado e genuíno de sua renda que lhe dará bem estar, você está em dívida, ou você quer começar um negócio, vem a clarklindsonloanfirm.01@gmail.com damos o empréstimo, sem qualquer demora, porque o Bíblia diz Lucas 10:11, peça e será dado a você e você deve procurar e encontrar e bater o será aberta. bater (clarklindsonloanfirm.01@gmail.com) hoje e sua vida nunca mais será a mesma novamente.


  • John Henshew disse:    ( 23.01.2012 às 19:40 )

    Você precisa de empréstimos a uma baixa taxa de juros? Você foi negado empréstimos pelo banco
    porque você não tem garantia ou tem mau crédito? Você está cansado de banco
    stress? Então você está no lugar certo, entre em contato conosco agora
    halmsfundsplc@gmail.com


  • Ricardo disse:    ( 23.01.2012 às 6:56 )

    Bom dia, gostaria de saber se após eu entregar as chaves do imovel ao locador e este fizer a vistoria, durante o tempo em que eu como locatário faço as devidas manutencoes, eu ainda serei cobrado pelos dias que sucederam esta vistoria. Obrigado


  • jeremy disse:    ( 23.01.2012 às 1:18 )

    Sou um estrangeiro residente no brasil, proprietario de 7 imoveis residenciais (1 utilizado como residencia propria e os outros 6 alugados), comprados entre o ano 2006 e o ano 2010 por um gasto total de 600.000 reais, no ano que vem quero vender todos os meus imoveis por aproximadamente 2.000.000 reais e comprar entre 180 dias outro imovel por cerca de 2.500.000 reais, se eu entendi bem no ano 2013 nao deverei pagar nada como imposto de renda, e se vendessi o ultimo imovel por 2.500.000 reais depois de 1 ano ou ate’ depois 1 dia deveria pagar algo de imposto de renda? obrigado….Jeremy.


  • Iris disse:    ( 22.01.2012 às 18:49 )

    Boa noite! Alugamos um apartamento em 08/02/2010 com o contrato autenticado em cartório com prazo de 3 anos, no dia 18/01/2011 a dona do imóvel foi até lá pedir-nos o imóvel, alegando que precisa colocar seu neto e a esposa dele lá, sendo que nos informou que caso não queiramos sair ela conhece uma juíza que falou que se ela nos processar poderá alegar que já tem uma certa idade e está passando por constrangimentos com seu neto e esposa na sua residência. Isso procede? e no caso de continuarmos o restante do prazo ela pode aumentar exorbitantemente o contrato?


  • Clark Lindson disse:    ( 22.01.2012 às 1:01 )

    oferta de empréstimo de capital

    Você está procurando urgentemente de um empréstimo para melhorar a sua Finanças?

    Falar com um credor real hoje. Se nós dizemos a vocês para aprovar, então podemos fundos de você para você em menos de três dias e às vezes mais rápido em caso de emergência.

    Somos especializados em, empréstimos pessoais, empréstimos de consolidação, empréstimos de capital, empréstimos de negócios e empréstimos para qualquer finalidade útil. Se um indivíduo, empresas privadas, investidor imobiliário ou apenas à procura de um refinanciamento, nós podemos ajudá-lo a sair da dívida ou iniciar um negócio.

    Oferecemos empréstimos a uma taxa muito baixa, moderada e acessível, a nossa taxa de juros é tão baixo como 3%.

    Oferecemos rápido, profissional e ética soluções financeiras para os nossos clientes e ter prioridade na satisfação das suas needs.contact-nos hoje em clarklindsonloanfirm.01@gmail.com satisfação das suas necessidades é a nossa prioridade.


  • Barr,John Winson disse:    ( 22.01.2012 às 0:57 )

    serviço de empréstimo de elevação

    Você foi à procura de dinheiro?? e você não sabe o que fazer ou você tem problema financeiro que precisavam ser resolvidos com dinheiro aqui é você oportunidade para você pegar seu empréstimo sem qualquer demora ou decepção de qualquer tipo, por favor contacte-nos hoje em (solidrockloanfirmplc.01@gmail.com) Devemos ter certeza que você sorrir depois que você começa seu empréstimo,


  • cleia lopes da silva disse:    ( 19.01.2012 às 13:23 )

    oi comprei um imovel pela caixa e no contratro que eu fiz com a corretora dizia pra mim entregar a casa nova porque a casa estava inacacada por isso deixa-la nova só que antes de terminar a reforma a dona da casa tomou a chave e não quer mais nos trabalhar alegando que estamos mechendo nos pertences dela ela pode deixar os pertences delas depois de por uma praca de vende e a gente ja ter dadao uma entrada de compra do imovel por favor me responda ainda hoje


  • mickaella megumi moriyama disse:    ( 18.01.2012 às 19:28 )

    Tenho uma casa alugada que ate pedi alvara de demolicao, mas o inquilino ja faz tres meses que me avisou que iria desocupa-lo, mas nao o fez.A casa esta com rachaduras enormes e as portas ja nao mais fecham, construtores me avisaram que a casa nao possui estrutura alguma e nao seria possivel reestrutura-la com eles morando la dentro.O que eu faco?Eles tem uma crianca recem nascida que me preocupa…


  • antonio soares disse:    ( 16.01.2012 às 21:29 )

    Comprei uma casa pela caixa, a área construida veio menor do que no contrato de compra e área do terreno também é menor, agora a casa ta cheia de rachaduras, paredes com infiltração e pintura danificada por causa das rachaduras, vai fazer em março dois anos que recebi o imovel novo e já apareceu tantos defeitos, o que devo fazer? tenho a escritura e o contrato que mostram a diferença no que foi comprado e no que foi recebido. por favor me oriente.


  • lisiane disse:    ( 12.01.2012 às 23:35 )

    aluguei uma casa por seis meses mais com a intençao de comprar a casa assim que o contrato acabase so que no dia que acertamos acasa na imobilaria autenticamos no cartorio paguei o primeiro aluguel e peguei a chave quando cheguei na casa que aluguei chegou o dono da mobilaria divendo que vendeu a casa como eu fico? tenho direito de continuar ate seis meses? deve aceitar o novo comprador na minha porta querendo olhar a casa direto? e eu tenho direito de nao querer uebrar o contrato? e tenho direito da compra primeiro?


  • elaine garcia disse:    ( 10.01.2012 às 16:45 )

    Boa tarde;

    Alugo uma casa através da imobiliária, o contrato era de um ano e este prazo já passou, mas o proprietário continuou com a imobiliária, agora ele quer vender o imóvel no contrato não diz nada sobre pagar porcentagem para a imobiliária em caso de compra, tenho que pagar alguma coisa a imobiliária?
    Agradeço e aguardo.


  • Jocelia disse:    ( 10.01.2012 às 13:09 )

    Olá

    Aluguei um apartamento sem contrato para uma pessoa. Esta ficou por 2 meses e ao sair alegou que não pagaria a luz porque pagou pelas chaves e deixou outras dividas na casa. Também deixou moveis dele no ap enrolando sempre e nunca buscou. Isto já faz 3 meses. O que posso fazer com os moveis dele . E se acaso ele aparecer como devo proceder , posso ficar com os moveis como garantia da divida deixada ja que ele sumiu do mapa não atende celular, e não gosta de cobranças. Não posso esperar a vida toda

    Obrigada


  • Sara Camargo disse:    ( 10.01.2012 às 7:05 )

    Bom dia ,

    O meu caso é o seguinte , vendi um imóvel em Outubro de 2011 , e foi fechado que a moça daria uma entrada de 40 mil e depois financiaria o resto.
    Fizemos um contrato pela imobiliária e nesse contrato , está dizendo que a data limite para p financiamento é dia 08/12/2011.
    Bom Hoje é dia 10/01/2012 e até agora não recebemos o dinheiro.
    Gostaria de saber se temos direito de desistir do negócio , ja que o comprador não esta cumprindo o contrato?


  • AMANDA CHAVES DE JESUS disse:    ( 09.01.2012 às 10:23 )

    Bom dia,

    Moro em um condomínio de kitnets alugadas e aconteceu uma inundação no meu apartamento e no dos meus vizinhos também. Fiquei sabendo através de pessoas que moram lá que isso já havia acontecido no ano passado. Aquela é uma região onde não há enchentes, apenas o meu condomínio foi afetado, então para mim fica claro que é por falta de manutenção da rede hidráulica. Como isso já havia acontecido antes, o proprietário não poderia ter alugado o apartamento para mim sem antes fazer as reformas necessárias para que não acontecesse novamente, correto? Ele tem que arcar com os prejuízos?


  • mara disse:    ( 07.01.2012 às 9:06 )

    olá

    muito bom!!!!

    queria tb uma informação.
    aluguei um imovel há 02 meses e 20 dias.morei um mes e fomos surpreendidos as 23.30 hs no dia 24 por homens procurando por um advogado qu8e morava alí, dizendo tratar-se de cobrança de dívida ,insistiu em saber quanto tempo morávamos alí e só saiu lá para as 2 hs e 30 da madrugada ,após passar uma viatura da pm.
    Nos retiramos do imóvel, imediatamente,pois não conseguiria continuar alí,já que não sabíamos do que se tratava,talvez um dos inquilinos anteriores tivesse problemas de dívias ou, sei lá.
    Comuniquei o fato logo depois a imobiliária,contudo, a funcionária desde o dia 02.01.2012 não quer receber a chave e diz não ter autorização ,somente se eu pagar 03 meses de aluguel como multa. não acho justo,passei risco de vida com minha familis,não tenho nada a ver com o que ocorreu. e aí….
    que devo fazer ,….
    peço que me oriente com urgencia paguei o 1º mes adiantado,como caução e já pageuei 02 meses normalmente, o 3º vence no dia 20,próximo.
    agradeço urgente orientação.
    obrigada.


  • Celina disse:    ( 05.01.2012 às 21:07 )

    Hoje me aconteceu uma situação super chata,preciso muito da sua ajuda.Fui em uma determinada imobiliaria,para alugar uma casa,o empregado me deu um lista de documentos que eu precisaria levar pra ao meu cadastro ser aprovado.Levei todos os documentos,sem nenhuma restrição(spc ou serasa),e simplesmente eles me falaram que meu cadastro não foi aprovado e não querem me dizer o porque,disseram que sera para não me causar nenhum constrangimento.Eles podem fazer isso?Eu sabendo que todos os meus documentos estão em ordem e não tem nenhuma restrição?Grata,aguardo resposta.


  • Paula disse:    ( 03.01.2012 às 7:56 )

    Bom dia,

    Moro num prédio antigo e neste prédio eu tinha um contrato de locação do apartamento 202, mas depois me mudei para o apartamento 201 e isso já tem uns 10 anos, nunca recebi um novo contrato. O proprietário pode exigir que eu saia do apartamento?

    Nunca paguei um aluguel atrasado. O preço do imóvel é reajustado anualmente como manda a lei.


  • PATRICIA disse:    ( 02.01.2012 às 15:44 )

    comprei um imovel pela CEF e a escritura ainda n�o saiu muito embora j� come�ei a pagar a parcela mensal e já dei 40.000,00 de entrada gostaria de saber se o ex propietario deve me passar o imovel antes de receber o valor restante da caixa que corresponde a 80% do imovel ou se a partir do momento que assinamos o contrato ele j� deve me repassar as chaves, desde j� agrade�o a resposta.
    OBS: o contrato foi assinado em 07/11/2011.
    Obrigada!


  • Quitéria Farias disse:    ( 02.01.2012 às 15:08 )

    Boa Tarde!
    Preciso de uma orientação, há 2 anos moro em um kitnet de condominio fechado, no ato do aluguel o proprietário exigiu que pagassemos um calção equivalente o valor do aluguel.
    Meu contrato vence agora dia 06/12 e preciso ir para uma casa maior deixei de alugar duas casas por que o proprietario disse que alugaria uma pra mim,porém o mesmo só veio me falar em cima da hora que a casa não vai dar certo. Bom minha dúvida é preciso pagar o aluguel tendo em vista que dia 06/01 já vai vencer o contrato ? eu quero sair o mais rapido possivel mais ele está exigindo que eu pague o aluguel.Por favor me ajudem.
    Desde já eu agradeço!


  • Val de Figueiredo disse:    ( 18.12.2011 às 9:43 )

    Gostaria de saber como posso fazer para comprar uma casa sem o habite-se,pedi ao proprietário que nos mostre tdos.os documentos que tem desde a compra do terreno até aa construção…
    GRATA,fico no aguardo da resposta.
    Val de Figueiredo


  • Oriente disse:    ( 16.12.2011 às 9:16 )

    Tenho uma duvida meus pais ja venderam uma casa a mais de 20 anos. tudo documentado conforme lei,sendo que agora um vizinho da casa vendida entrou com ação de danos materias e morais contra meus pais e eles estão apavorados porque foi tudo feito correto e esse vizinho questiona infiltração em seu imovel so que ele fez obras posteriores a venda pelo que eu entendo ele que teria que verificar a sua obra e não a da casa que ja estava ali agradeço se responder com urgencia pois a aud. e 06/02/12 rio de janeiro envia pro meu e-mail muito obrigado sou estagiario de direito


  • Oriente disse:    ( 16.12.2011 às 9:10 )

    Bom dia!gostei muito das respostas


  • Leandro C. Stockschneider disse:    ( 13.12.2011 às 9:38 )

    bom dia, minha avó faleceu, ela arrendava para um individuo, após o termino do contrato se ele não sair, o que agente pode fazer?pois vamos fazer notificação com o prazo pra ele retirar suas coisas, a agente pretende vender, tambem dando uma notificação dando condições e prazo para a compra…pois temos que repartir entre herdeiros…
    se no caso ele não sair, colocamos ele pra justiça?
    Obrigado


  • Fernanda disse:    ( 12.12.2011 às 14:31 )

    Gostaria de saber como poderia proceder no caso de ter dado um valor de entrada num imovel e a compra foi desfeita por mim pois a documentação estava com problema na escritura e agora o proprietario do imovel não quer me restituir o valor.


  • Anderson disse:    ( 02.12.2011 às 12:47 )

    Aluguei uma casa direto com o proprietário e ele mora na casa vizinha.
    A casa foi alugada em 30 de maio de 2011 o contrato é de 1 ano e para alugar paguei 3 meses deposito no valor do aluguel, agora o dono da casa me pediu para devolver a casa agora em dezembro, pois reclama que eu não faço a limpeza do portão que segundo ele deve ser realizada 1 vez por semana e a limpeza das janelas que também devem ser mensal sendo que nenhuma destas imposições esta acordada em contrato de locação.
    Em ultima conversa com ele solicitei que ele me paga-se a multa de rescisão do contrato e ele me disse que pela nova lei ele não é obrigado a pagar a multa.
    Pergunto: qual o caminho que devo tomar para garantir meus direitos.

    Sem mais Obrigado


  • RenatoSAntos disse:    ( 01.12.2011 às 15:46 )

    Comprei um apto na planta no valor de R$164 mil paguei em duas parcelas. Contudo, tive que dar mais 05 cheques com recibos (valores p corretor/gerente/supervisor/taxa contrato/sinal do negocio) num valor total de R$5.950,00 a titulo de corretagem, está correto?


  • Carlos Rodrigues da Silva disse:    ( 25.11.2011 às 13:00 )

    Sobre o comentario anterior informo que foi vendido o meu comercio, não o imovel. E o proprietario do imovel concorda comigo e o comprador pois entramos em acordo sobre a conservação do imovel. Se houver avarias no meu periodo eu sou o responsavel. mas o que acho absurdo é ter que tirar tudo de dentro para fazer vistoria.


  • Carlos Rodrigues da Silva disse:    ( 25.11.2011 às 12:54 )

    Preciso de ajuda. Tenho um comercio num imovel ha mais ou menos 7 anos e agora (novembro de 2011)apareceu um interessado e comprou o mesmo.
    A imobiliaria informou que precisa fazer a vistoria do imovel e exige que eu tire tudo de dentro do referido imovel para fazer a mesma ou seja moveis e o que ela achar necessario. Sempre honrei meus compromissos junto a mesma e não devo nada e nem atrasei sequer um aluguel. O comprador se compromete que se houver avarias no mesmo ser o responsável(sendo que não há).informo que os moveis oferecem total acesso as qualque angulo de visão dentro do imovel. Por favor alguem pode me informar se isso é legal?


  • Ester disse:    ( 25.11.2011 às 12:04 )

    Por favor , me ajude, comprei um imóvel financiado com a caixa economica. Quando fui ver imóvel tinha um rapaz morando junto com a familia, o construtor disse que ela já ia sair do imovel, que era o pintor, e ficava lá pra cuidar das casas. Fechei o contrato com a imobiliaria, e o rapaz nada de sair do imóvel, como ele ficou por lá tinha algumas coisas para arrumar no sobrado, tanto com relaçao a limpeza, pintura, quanto a pequenos reparos.Combinamos no contrato o que deveris ser feito, e deixei um valor de 5 mil para garantir que o proprietario faria os ajustes como prometido, e foi colocado um prazo de 30 dias para a entrega das chaves.Quando deu o prazo fui até a casa e o propritario nao tinha feito nada.Aguardei mais uma semana e nada, agora já fazem dois meses que estou esperando, nao aceitei as chaves porque ele não cumpriu com o combinado e disse que não pagaria os 5 mil porque ela nao tinha feito os reparos na casa.Ele nao aceitou e disse que fará os reparos, e so irá pagar a multa por atraso.Já fazem dois meses que estou pagando a casa, nao estou morando ainda, tenho que ficar pagando aluguel e ainda comprei um imóvel novo , e ele está querendo me entregar um imóvel em pessimo estado de conservação e com vários reparos a ser feito. O que eu faço?


  • Lúcia disse:    ( 24.11.2011 às 19:36 )

    Boa noite,
    Eu e meu namorado vamos comprar um terreno, gostaria de saber se tem como colocarmos esse terreno no nome dos dois? pois ainda não somos casados.
    Obrigada e aguardo retorno
    Lúcia


  • moair disse:    ( 24.11.2011 às 8:07 )

    Gostaria de saber se quando o inquilino deixa de pagar o aluguel e as despesas de consumo de agua e luz, a imobiliaria que é a administradora do imovel pode ser responsabilizada por danos materiais para resarssimento dos prejuízos causados ao proprietário do imóvel?


  • valeria disse:    ( 19.11.2011 às 7:06 )

    Tenho um banheiro construído a 10 anos. Um morador comprou a casa de cima a 3 anos. Após este tempo ele quer que eu faça a demolição do mesmo. Terei que fazer isso?
    Desde já , muito obrigado.


  • jaime augusto de almeida filho disse:    ( 18.11.2011 às 11:50 )

    Tenho 50% do apto onde mora minha ex, que se recusa a vende-lo.A partilha esta homologada, o divorcio efetuado e a matricula do imovel se encontra devidamente averbada.Gostaria de saber qual o tipo de ação judicial devo impetrar para que não haja possibilidade do imovel ir a leilao.Posso entrar com ação exigindo a desocupação do imovel para venda e estabelecer multa até a sua desocupação?E se afirmativo, qual seria essa ação?Grato


  • catarine disse:    ( 16.11.2011 às 8:38 )

    antes de entrar na casa dei adiantamento,
    e agora o dono me pédiu a casa. tenho um prazo para sair da casa??
    qual é essa lei?
    ele quer me cobrar masi um aluguel esta correto?
    me ajudem


  • cassia luciane dal colletto disse:    ( 09.11.2011 às 11:35 )

    aluguei uma casa e proprietario ficou enrolando para me entregar o contrato, no ato da locação assinei promissorias em branco e dei caução de dois alugueis para ele, venceu meu contrato de 1 ano e me mudei, pois logo depois de 1 mes deu uma chuva a casa inundou, teve infiltrações, que tive que chamar a defesa civil e foi constatado que a casa estava inapropriada para moradia, tentamos falar com proprietario e fomos ate agredidos e ameaçados.nisso comecei a procurar outra casa antes de vencer 1 ano, nesse meio tempo ele não deu nenhuma manutenção na casa que ficou em estado lastimavel a cada chuva. entrei em contato com ele para acertos da entrega das chaves e pedi todos os meus documentos de direito marcando uma data até dia 10 para desocupar a casa e acertos.comecei a minha mudança, e dia 7 cheguei na casa para pegar restante de mundança, e ao abrir a porta fui surpreeendida pela invasão do proprietario, colocando materiais de reforma dentro da casa.fiz uma ocorrencia ref a essa invasão.logo no dia 8 fui buscar restante de mudança e fui surpreendida que ele simplesmente trocou as fechaduras da casa, não pude pegar minhas coisas, tornei a ligar amigavelmente para ele para entrar em um acordo pois ele tinha em mãos promissorias assinadas por mim em branco e o contrato.o mais absurdo que no ato do acerto ele me descontou agua, luz do mes anterior e do atual(mudei a 10 dias)antes de vencer contrato, e descontou 1 aluguel da caução, e outro valor do caução ele descontou manutenção da casa, coisa que ele nunca fez. do contrato e promissorias, ele simplesmente só rasgou a minha assinatura e me devolveu, não quis me entregar o contrato.Acabei ficando sem nada e ele com tudo. quais os meus direitos, o que posso fazer nesse caso, pois alem de proprietario ele tambem é corretor, e fiz tudo isso sobre ameaças, pois ele é uma pessoa violenta, e só encherguei tudo isso depois de ter alugado a casa.por favor me orientem.


  • wadson solano dos santos disse:    ( 05.11.2011 às 10:33 )

    BOM DIA, VENDI MEU APTO E RECEBI 2 CHEQUES, UM PARA SER DEPOSITADO NO DIA 26/09/2011 E OUTRO NO DIA 31/10/2011, SENDO QUE OS BANCOS ENTRARAM EM GREVE NO DIA 27/09 E SO VOLTOU 3SEMANAS APOS SEU INICIO, SENDO QUE SO CONSEGUI RETIRAR O DINHEIRO DO PRIMEIRO CHEQUE APOS ESSA GREVE E O SEGUNDO CHEQUE SO FOI COMPENSADO ESTA SEMANA NO DIA 03/11/2011. A PARTIR DAI QUANTO TEMPO TENHO PRA DEIXAR MEU IMOVEL SENDO QUE ESTOU ESPERANDO A PESSOA QUE COMPREI O IMOVEL DEIXA-LO TAMBEM?
    FUI AMEAÇADO PELO SR. NARCIO QUE SE DIZ PROPRIETARIO DA IMOBILARIA MLIMOVEIS SITUADO NO RIO DE JANEIRO, MAS NAO O CONHEÇO. FIZ AET BOLETIM DE OCORRENCIA NA DELEGACIA DE POLICIA. ELE PODE ME OBRIGAR A DEIXAR O IMOVEL, MESMO TENDO O ATRASO DEVIDO A GREVE DA CEF, ONDE ABRI CONTA ESPECIALMENTE PRA DEPOSITAR ESSES CHEQUES? OBRIGADO PELA ATENÇAO, E BOM DIA.


  • Paula Rafaela disse:    ( 03.11.2011 às 16:24 )

    Olá gostaria de saber uma coisa. Moro em um ap alugado, o contrato começou vigorar em 09 de dezembro de 2011. nesta ocasião entreguei ao locador R$ 3.300,00 como caução. Agora com vencimento em 09 de dezembro de 2012, vou entregar o apartamento nesta data, gostaria de saber se este aluguel que irá vencer dia 9 de dezembro tenho que pagar ou paga-se em novembro para morar ate dezembro?? \grata desde já!!!


  • zalmiro disse:    ( 02.11.2011 às 17:23 )

    foi feito um contrato BNH em 1996, o agente financeiro na época cobrou R$ 450,00 como adiantamento para registro do contrato, ja fui no cartório de registro de imoveis mas nao tem nada registrado no meu nome até o momento. qual o tempo que se tem para efetuar o registrar do contrato.


  • vanessa aparecida disse:    ( 01.11.2011 às 0:49 )

    bom dia alugamos um imovel a 1 mês através de um responsavel que era um inquilino e não conheçemos o dono , fizemos um contrato de 3 anos tirado pela internet onde o inquilino se apresenta como representante do dono e reconheçemos firma , a inquilina nos comunicou que comprou a casa agora , gostaria de saber se o contrato é valido ou tenho que pedir outro comprovando que eles são o dono da casa ?


  • Cardoso disse:    ( 24.10.2011 às 11:48 )

    contratei um corretor para alugar meu apartamento ele disse que os corretores cobram um aluguel e mais dez % do aluguel ao mes pela taxa de manutenção.Como devo pagar ele é isso mesmo?


  • cassia disse:    ( 21.10.2011 às 21:04 )

    Gostaria que me informasse o que devo fazer ou que tipo de ação devo entrar na justiça, uma vez que comprei um imóvel do proprietário Joâo e tenho apenas um contrato de compra e venda, porém tem uma pessoa de nome Maria que nada tem a ver com a propriedade do imovel morando no imovel que eu comprei. E certo entrar com uma ação de despeso contra a Maria !
    Aguardo responda, obrigada
    Cassia


  • Amália Soares disse:    ( 20.10.2011 às 12:41 )

    Ola!!
    eu tenho uma duvida, eu tenho uma casa de tres andares,so que dividir em 3 casas para aluguel,eu posso vender um andar separado? se sim, como devo fazer? no momento é só uma escritura.
    Obrigada !!


  • ana paula disse:    ( 19.10.2011 às 21:01 )

    Olá meu nome e ana paula,eu comprei uma casa da CEHAB mas eu nâo tenho o documento da casa só compra e venda feita em cartorio,casa esta quitada,mas não conhecemos o antigo proprietario da casa que esta cadastrado na CEHAB,como faço para passa essa casa para o meu nome ja mora nela já faz 2 anos, esse antigo proprietario ja não mora nessa casa de 1984.os hedeiro tem algum direito.Grato


  • Roberta disse:    ( 17.10.2011 às 7:17 )

    Alugo uma sala comercial há 4 anos. Recentemente decidi comprá-la e dividimos o valor em 3x de 35mil. O atual dono do imóvel quer me cobrar aluguel até o final desses 3 meses. Isso é correto?


  • simone mara disse:    ( 16.10.2011 às 16:27 )

    vendi um apartamento o rapaz me deu 12.000 e vai me pagar mais parcelas de 500 me disse que em tres meses pagaria o restante por esse m,otivo naõ coloquei nem um real de juro agora ele quer desistir e quer o dinheiro de volta mas naõ tenho pois vendi para pagar a divida do apartamento naõ quero desfazer o contrato ele quer tenho que devolver o dinheiro dele


  • mauro sergio disse:    ( 15.10.2011 às 20:33 )

    sou proprietario de 2 imoveis o primeiro mora 10 anos na epoca nao fiz nenhum tipo de contrato agora fiz um contrato de locaçao mas ele nao assina o aluguel esta muito abaixo do mercado o segundo minha esposa contratou uma imobiliaria as pessoas estao morando no imovel ha 2meses a imobiliaria falou que recebeu 1mes para documentaçao pedir o contrto esta sem assinar e sem reconhecer firma o que devo fazer


  • Juliana disse:    ( 14.10.2011 às 1:59 )

    Boa noite! Estou com uma duvida. Comprei uma casa financiada pela caixa. Quando fui conhecê-la tinha marca de bolores pelas paredes, porém não achei que fosse algo tão grave. Assinei (dia 09-08-11) o contrato com a Caixa (após a vistoria do engenheiro enviado pela Caixa), porém acredito que ele não vistoriou o porão, uma vez que a escada que dá acesso a ele havia desmoronado hà um bom tempo, e por apresentar muito mato na entrada, se não olhar com atenção não se nota que é um porão. Ontem fui até a casa (após a compra e pela 1ª vez sem inquilinos) e desci até o porão com uma escada improvisada. Lá notei muita infiltração e grandes rachaduras na estrutura (muro de “arrimo” que sustenta a casa sob o porão), além disso onde eu achava que era apenas bolor, após dar “umas batidinhas” com a mão o reboque caiu e mostrou uma colonia de cupins sob o mesmo.Gostaria de saber como e a quem devo recorrer, pois há um seguro embutido no valor das prestações, e também não sei se é possível recorrer a Caixa novamente, uma vez que o engenheiro da vistoria foi pago por mim (incluso nas taxas do financiamento)porém foi escolhido por eles?


  • Juliana disse:    ( 14.10.2011 às 1:57 )

    Boa noite! Estou com uma duvida. Comprei uma casa financiada pela caixa. Quando fui conhecê-la tinha marca de bolores pelas paredes, porém não achei que fosse algo tão grave. Assinei (dia 09-08-11) o contrato com a Caixa (após a vistoria do engenheiro enviado pela Caixa), porém acredito que ele não vistoriou o porão, uma vez que a escada que dá acesso a ele havia desmoronado hà um bom tempo, e por apresentar muito mato na entrada, se não olhar com atenção não se nota que é um porão. Ontem fui até a casa (após a compra e 1ª vez sem inquilinos) e desci até o porão com uma escada improvisada. Lá notei muita infiltração e grandes rachaduras na estrutura (murro de “arrimo” que sustenta a casa sobre o porão), além disso onde eu achava que era apenas bolor, após dar “umas batidinhas” com a mão o reboque caiu e mostrou uma colonia de cupins sob o mesmo.Gostaria de saber como e a quem devo recorrer, pois há um seguro embutido no valor das prestações, e também não sei se é possível recorrer a Caixa novamente, uma vez que o engenheiro da vistoria foi pago por mim (incluso nas taxas do financiamento)porém foi escolhido por eles?


  • cristiane disse:    ( 14.10.2011 às 0:22 )

    olá, gostaria de saber como devo proceder, recentemente vendi um imovel em abril, sendo que o valor avista seria de 60 mil,e pagando em duas parcelas seria 65mil, acerto tudo, a primeira parcela, porém aconteceu que a compradora nao efetuou o pagamento como combinado, depositando em parcelas menores, agora 6 meses depois, ela se recusa a quitar a dívida, pois fala que quer pagar somente pelo preço de a vista, uma vez que isso não é possível.
    Então gostaria de saber como devo proceder para receber,ou se é possível cancelar a venda uma vez que ela não cumpriu com o acordo.
    grata , aguardo informações.


  • wilson disse:    ( 13.10.2011 às 11:32 )

    Bom dia vendi meu ap. para dar entrada em outra casa, só que ainda não me mudei devido a caixa estar em greve sendo que a construtora só vai entregar a chave quando assinar o contrato gostaria de saber qual o prazo legal para ficar no ap. sendo que o comprador não esta tendo paciencia em aguardar, e se passar do prazo mais quanto tempo, já expliquei a situação e ele não quer compreender.
    desde já agradeço.


  • Alcino disse:    ( 12.10.2011 às 14:21 )

    Aluguei uma casa de fundos para um casal e uma filha. Depois de tres meses eles mudaram as escondidas e colocaram outra familia no imovel. Fiquei sabendo por um vizinho e comuniquei a Administradora que cuida deste imovel. A mesma primeiro alegou que não tinha outra familia lá. Insisti e disseram-me que era um cunhado dele com a esposa e duas filhas e os real locatário sumiu. A Administradora disse que o real locatário do contrato assumia tudo junto com o fiador caso ocorresse algo de falta de pagamento, etc. Eles estão pagando sempre com atraso de 2 meses e até agua e luz não tem pago em ordem, além de brigarem com os vizinhos da frente. Portanto esta tudo errado, O real inquilino do contrato não mora mais lá a muito tempo, a Administradora foi alertada pela quebra de contrato que proibe sublocar, transferir ou ceder o imovel a outras pessoas. Pergunto: Que tipo de ação tenho que entrar e contra quem para tira-los do imóvel. Já passou de um ano do contrato inicial. Posso acionar a administradora também por ter ficado sabendo das mudanças e não ter feito nada. Tenho emails entre eu e a Administradora alertando para as coisas estranhas que aconteciam e acontecem no imovel. Sei que pela quebra de contrato por ceder o imovel a outro posso pedir despejo, mas despejo contra quem se eles que estão morando não constam em lugar nenhum do contrato. Peço retomada ou reintegração do imovel, ou despejo, ou ação de perdas e danos contra a Imobiliaria Administradora também, caso eles saiam e não paguem. Enfim, quero saber contra quem e como posso tira-los e cobrar as despesas caso não sejam pagas por eles. Tenho mais de 10 emails onde solicitei a administradora o despejo deles e não fizeram nada, inclusive relatando as irregularidades e artigos do contrato que estavam sendo infringidos. Se abrir despejo contra o locatário original do contrato, simplesmente vão alegar que ele não mora mais lá.


  • ely disse:    ( 11.10.2011 às 20:46 )

    aluguei uma casa com garagem, como não tenho carro, aluguei a vaga da garagem para um amigo, a proprietária acho ruim e proibiu,no contrato não consta que teria alguma restrição com a garagem, pois a mesma faz parte do imóvel, o que devo fazer?


  • DIVA disse:    ( 11.10.2011 às 15:05 )

    FIZ UMA PERMUTA DEI UM TERRENO PARA UMA COSTRUTORA EM TROCA DE UM SOBRADO ,NAO SAIO COMO O COMBINADO O QUE FAÇO AGORA


  • jeferson disse:    ( 05.10.2011 às 9:15 )

    Dra. Katia gostaria de saber qual o procedimento a ser tomado sobre a venda de meu imovel, pois foi vendido particularmente sem a presença de uma imobiliaria, fechamos o acordo em 10/08/2011 no qual o comprador deu a entrada de 10.000,00, e em 10/09/2011 teria que dar 80.000,00 no qual seria atraves de apresentações de certidões, nas quais forão apresentadas em 08/09/2011, devidamente quitadas mas sem o obj. e pé, e em 23/09/2011 foi apresentado a certidão de obj e pé, onde o comprador se comprometeu a pagar o restande de 170.000,00, mas não foi feito o pagamento das parcelas restante, queria saber também se o prazo pelas 48hs para aviso pode ser contado ou não pois ja havia avisado por 2 vezes, tenho que registrar a carta ou aguardo até a ultima data que é 10/10/2011 pois o bco esta em greve mas o comprador teve prazo de 1 semana antes da greve


  • angelica disse:    ( 04.10.2011 às 23:01 )

    meu nome e angelica gostaria e saber o seguinte estava morando
    numa casa o proprieario me pedio a casa em agosto,eu e meu marido entramos pagando que foi no mes dezembro de 2010,qando foi no mes de janeiro pagams de novo resumindo,saimos de la agora no dia 24 de setembro gostaria de saber se devo paga os 14dias que se passarão ou realmente tenho por lei 15 dias para sair sem pagar,nada porque meu aluguel la vencia todo dia 10,é se tenho que paga a conta de energia de lá mesmo,me de uma resposta obrigado boa noite


  • Douglas Vieira disse:    ( 01.10.2011 às 22:17 )

    Por favor: Em 2009 adquiri um terreno através de uma imobiliária de Curitiba. Quando indaguei ao vendedor sobre a proprietária, o mesmo me informou que ela havia se mudado para Porto Alegre e que ele não tinha o número do telefone para me fornecer. Obviamente para que eu não tivesse contato com a mesma, fato este que ficou evidente, pois a poucos dias, vim a descobrir que esta pessoa nunca saiu de Curitiba, ou seja, o corretor mentiu descaradaemnte para mim. Assim sendo, acredito que o valor recebido pela imobiliária foi maior do que o solicitado pela proprietária-vendedora. Se efetivamente houve má fé por parte da imobiliária o que posso fazer? Agradeço antecipadamente.
    Saudações.


  • PAULA disse:    ( 25.09.2011 às 16:20 )

    RESIDO NO APTO ALUGADO POR MAIS DE 8 ANOS, E AGORA NO COMEÇO DESTE ANO O CONTRATO VENCEU. EU NÃO ESTOU NO APTO DEVIDO GRAVIDES E MINHAS COLEGAS PERMANECEM NO APTO. O PROPRIETARIO FEZ UM CONTRATO DE LOCAÇÃO COM AS MENINAS SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO , SENDO QUE,MINHAS COISAS (MOVEIS) AINDA ESTÃO NO APTO. ISSO PODE ACONTECER, MESMO MEU CONTRATO VENCIDO ELE PODE FAZER UM NOVO CONTRATO


  • Lucelia disse:    ( 23.09.2011 às 12:04 )

    Meu contrato de aluguel venceu (2 anos e meio), fui ate a imobiliaria para fazer a renovação e ver se faço um acordo ja que estou comprando uma casa e pretendo ficar de aluguel por mais 3 meses, o proprietario não aceitou acordo e ainda quer um reajuste maior do que a taxa fixada no contrato, esse ano ja teve reajuste, mas como e renovação ele quer aumentar muito acima do valor que pago hj, quais os meus direitos , sendo que moro na casa, gostaria de saber se nesse caso tenho um prazo maior para desocupar o imovel, levando em conta que nao tenho condições de pagar o que ele me pede.


  • rafaela lamounier silva disse:    ( 19.09.2011 às 22:25 )

    Boa Noite,
    Tenho uma casa que aluguei no periodo de 12 meses, porem como a inquilina nao me pagava os alugueis corretamente quebrei o contrato e pedi pra ela sair 3 meses antes, o problema que ela nao pagou contas de energia e agua que dao aproximadamente 700,00 e nao entregou a casa em boas condicoes. o pior de tudo e q o contrato nao possui registro em cartorio. o q devo fazer?


  • Ana disse:    ( 19.09.2011 às 12:05 )

    Uma pessoa pode comprar dois apartamento da cehab e colocar os dois no nome dela?


  • angela silva disse:    ( 15.09.2011 às 19:25 )

    Quero vender o apto da minha me que faleceu,j arrumei comprador,mas sei aonde apanhar a escritura j que o imvel t quitado,e minha me sempre dizia que tinha que ir l apanhar a escritura,mas faleceu derrepente,e eu sei se ela pegou ou ,o imvel da ceab.obs. estou achando na papelada que encontrei,posso pedir 2via? aonde?desde ja obrigado.


  • graciele lima disse:    ( 14.09.2011 às 19:58 )

    gostaria de saber tenho um imovel no nome e fiz uma compra de um apto dei uma entrada de vou financiar um tanto, vou para o sistema SBPE, quando assinar com a caixa o financiamento final de setembro ainda vou estar com o imovel no nome, vou tirar o imovel do nome s em janeiro ento posso usar o FGTS para a amortizar o valor quando comecar a pagar as parcelas, j que no vai mais constar o imovel no meu nome pois j vendi no registro de imovel tambm. ~ENTO POSSO USAR O FGTS DEPOIS SIM OU NO COMPROVANDO NO TER MAIS NADA NO NOME? SIM OU NO FELO FATO DE QUANDO FIZ O FINANCIAMENTO EU TINHA. OBRI
    E-MAIL graciele.daina@bol.com.br


  • veraci disse:    ( 09.09.2011 às 16:19 )

    gostaria de saber qual o percentual hoje, de juros e mora, que so cobrados nos contratos de locao comercial, seja, respaldado pela lei em caso de atraso nos aluguis?

    sem mais agradeo.


  • vania disse:    ( 07.09.2011 às 21:51 )

    VENDI UMA CASA A SETE MESES ATRAZ, A PESSOA PAGOU 80% NA HORA, 10% EM AGOSTO E O RESTANTE DE MAIS 10% SERIA AGORA SETEMBRO, MAS ACHO QUE ELA ARREPENDEU DO NEGOCIO E QUER DESFAZER O NEGOCIO, ELA PODE FAZER ISTO DEPOIS DE SETE MESES?
    OBRIGADA,
    VANIA.


  • TATIANA disse:    ( 06.09.2011 às 10:43 )

    Ol. Gostaria de esclarecer uma dvida. Posso comprar o imvel de uma pessoa, depois revender para a mesma pessoa? Gostaria de assim estar utilizando meu FGTS. Existe algum impedimento?
    Obrigado!


  • silvana costa disse:    ( 05.09.2011 às 17:12 )

    Tenho uma duvida sobre locaao pde quartos,gostaria de sbaer se comum,o anunciante solicitar deposito antecipado para este tipo de locaao, vistoque o lugar onde vou alugar fica em outro estado. Estaria fazendo um deposito sem conhecer o anucinate apenas por um anuncio em site de oferta de imoveis. Como me precaver de fraudes,estelionatos e coisas deste tipo. O anuciante pessoa fisica….Grata Silvana Costa


  • disse:    ( 05.09.2011 às 14:34 )

    Comprei uma casa e o vendedor no me informou que existe dbitos de gua e luz, paguei vista e foi firmado em contrato particular entre as partes a desocupao do movel um ms pos a assinatura do contrato e o pagamento, agora o vendeddor disse que s sai do movel quando eu pagar os dbitos de gua e luz. Que tipo de medida tenho de tomar neste caso, qual tipo de ao devo ingressar na justia se for o caso.


  • Patricia disse:    ( 05.09.2011 às 12:06 )

    Alugamos um imovl em 2009 que foi at 02/2011, continuamos no apart. at dia 10 de junho de 2011, sendo que tinhamos um ms de fiana e no pagamos, o aluguel pois venceria dia 25 de junho, e no pagamos o condominio que a data de vencimento era dia 05de junho.O contrato estatr no nome do meu marido e a proprietria passou uma mensagem me chamando de escroque, velhaca e outras palavras, s porque deixei as chaves do apart. na portaria, sendo que liguei para poder entregar as chaves os recibos das contas pagas ( IPTU, LUZ E CONDOMINIO )e a mesma estava no shopping e falou por telefone que no poderia falar comigo.Depois de um ms que saimos do apart. ela disse que ira para a justia, quero saber se ela pode sendo que ficamos no apart. mais de um ano sem contrato de locao( com as contas em dias), a nica divida que temos o ms de junho ( alugul e cond.)Pois deveriamos entregar o part. em 25/06/2011 e entregamos em 10/06/2011. Por favor espero um retorno.
    Grata,
    Patricia


  • Lenize Barros Rodrigues disse:    ( 27.08.2011 às 15:19 )

    Estou vendendo meu apartamento e tenho contrato at dezembro/11 com um corretor de imveis. Eu mesma consegui um comprador. Assim mesmo tenho que pagar a taxa de corretagem?


  • disse:    ( 24.08.2011 às 15:09 )

    O proprietrio faz um contrato de aluguel por 3 meses e deixa essa informao por extenso, entretanto, no momento de colocar o perodo do contrato, engana-se e coloca o incio e a data final para 6 meses depois. O proprietrio, vencido os 3 meses, reclama o imvel, mas o inquilino se recusa sair alegando que o prazo fixado foi de 6 meses. Nesse caso, o proprietrio pode exigir a sua desocupao j que houve um equvoco na elaborao do contrato? Muito obrigado.


  • flavio disse:    ( 22.08.2011 às 16:23 )

    vendi meu imovel,mas o inquilino est dificultando sua saida.
    por lei qual o prazo maximo dele sair,no temos contrato s verbal.j tem 40 dias que solicitei a desocupao do imovel.E tem mas de 2 anos que o inquilino sabe da venda do imovel.o que fao.


  • heloisa helena L. Silva disse:    ( 22.08.2011 às 12:17 )

    Meu filho comprou um imvel num prdio que pertence a uma nica proprietria, que resolveu vender algumas unidades. Acontece que no h um condomnio constitudo e a conta de gua no vem sendo paga pela proprietria, o que resultou em corte do fornecimento causando, claro, enormes prejuzos. Apesar de todas as solicitaes, a situao no resolvida. Gostaria de saber se possvel solicitar a devoluo do imvel por falta de condies de habitao. Grata.
    Heloisa


  • olimpio de souza disse:    ( 18.08.2011 às 12:10 )

    Oi, tenho um imovel comercial que esta alugado a terceiro, sem contrato de locao, s que agora quero vende o imovel, ele no esta intereado a compra o imovel, como teve proseguir, tenho que fazer o quer, tenho que manda uma ordem de despeso proposta de venda a ela, etc…


  • MARCELO disse:    ( 05.08.2011 às 23:22 )

    Ol, tudo bem? a minha pergunta fiz um contrato de aluguel por um ano a proprietaria exigiu dois meses adiantados para eu alugar isso foi dia 1 de setembro de 2010 a data q entrei no imovel agora vai vencer e eu vou sair,a mesma disse q tenho q pagar dia 1 de setembro o mes e sair dia 30 de outubro agora em 2011 esta correto isso? e os dois meses q eu paguei adiantado? obrigado


  • marly disse:    ( 28.07.2011 às 14:24 )

    estou precisando MUITO comprar uma casa, dificil dentro do valor que possuo… apareceu uma tima, dentro do que eu posso pagar, mas ela POSSE… que risco eu corro comprando esta casa? vale a pena?
    grata
    marly


  • Jorge Souza disse:    ( 14.06.2011 às 12:45 )

    Muito bom esse site, pelo menos a minha opinio pois me ajudou bastante, obrigado.


  • ligia disse:    ( 09.06.2011 às 9:54 )

    Moro num apartamento de meus pais por 26 anos e agora querem vender, e a pessoa que vai comprar vai pagar a vista.preciso ter um prazo ainda para ficar.Como fazer?Posso nao concordar com a venda?


  • sylmara disse:    ( 02.06.2011 às 21:39 )

    eu e meu marido compramos um apartamento da familia dele, que tem um num. de matricula, e fizemos um financiamento em 2007.Agora estou vendendo este imvel e percebi que a garagem que tem outro num. de matricula ainda consta no nome da familia dele.
    Posso fazer uma venda direta da familia dele(com todos assinando) para o novo proprietrio ou tem que passar antes pro meu nome e do meu marido


  • Regina Aguiar disse:    ( 02.06.2011 às 10:02 )

    Aluguei uma sala a um ms atras. Logo que aluguei o proprietrio da mesma perguntou se eu tinha interesse de compra?
    Eu comprei dando um sinal de R$ 5.000,00 (em 26/05) e estou fazendo um funanciamento de R$ 75.000,00. Neste interim, ainda sou obrigada a continuar a pagar o aluguel,a vencer em 05/06/2011, at sair o financiamento??????

    Grata
    Regina


  • Rosangela disse:    ( 26.05.2011 às 15:45 )

    Boa tarde
    Estou comprando um apto de cem mil, semana que vem assino contrato na caixa, mas at agora no assinei nem um papel com o corretor de uma imobiliria, agora ele veio nos cobrar cinco mil reais de comisso, mas isso no havia sido acertado antes, ele no vai receber comisso da pessoa que esta vendendo? Ele pode cobrar comisso do comprador e de quem est vendendo? Quero saber quanto ele pode comprar pra fazer a escritura do apto. Me ajudem por favor, com quem posso me informar a respeito desses detalhes?
    Obrigada
    Rosangela


  • vera disse:    ( 23.05.2011 às 9:49 )

    minha filha tem um contrato de tres meses em uma casa sendo que tem um mes pago adiantado, queria saber se ela tem que sair antes de vencer os tres mesesou se depoisque vencer, ela tem direito a mais um mes pra ficar?


  • Alaine disse:    ( 17.05.2011 às 12:40 )

    Bom dia!

    Adquiri um imvel anunciado pela Imobiliria e confirmado pela proprietria, como que possuindo vaga de garagem demarcada, que poderia ser coberta. No entanto, aps pagamento e finalizao de todo o processo de compra, me mudei para o imvel e descobri que as vagas so rotativas. Inclusive a vaga que me foi apresentada pela antiga proprietria, juntamente com o corretor, est ocupada por outro morador e a vaga disponvel para mim no momento no pode ser coberta. Mesmo aps a finalizao da compra, embora a escritura ainda no tenha sido registrada, posso mover alguma ao por conta desta informao? J que eu procurava um apartamento com vaga que, se no fosse coberta, eu pudesse cobrir e que fosse demarcada.
    Grata.


  • Gilliard disse:    ( 26.04.2011 às 9:13 )

    Bom dia!
    Aluguei um imvel sem contrato, e paguei o proprietrio adiantado. Antes mesmo de completar um ms de locado o dono me deu a notcia de que o imvel foi vendido e pediu para que eu desocupasse o mesmo at o vencimento de um ms. Tenho algum direito? j que no encontro outro aluguel. Tenho algum prazo para desocupar ou devo permanecer algum tempo no imvel? O proprietrio tem direito de me despejar?
    OBS:
    Moro com minha esposa e meu filho de 4 anos.
    Obrigado!


  • rodnelio disse:    ( 24.04.2011 às 12:26 )

    eu ,vendi uma casa ,o comprador comprou pelo financiamento da caixa ,eu recebi da caixa 53.000.00 o comprador falou que ia me passar 7.000.00 e no passou como eu fao para receber este dinheiro


  • bruno regis disse:    ( 14.03.2011 às 20:30 )

    tem um amigo que tem uma casa .. alugada …e vai muda para outra casa …. e quer passa a casa que ele ta morrado para mim ….. tem como ou a imobiliaria nao aceita


  • elcio disse:    ( 07.03.2011 às 17:44 )

    - sou militar, e moro em um apartamento do estado a sete anos, sendo que no tem nada a ver com a coabh, ou fundao guimares rosa.este apartamento estou pagando um preo simbolico de r$90,00 reais mensal, e todo ano tenho que assinar um termo de uso do apartamento, sendo que o batalho de policia a qual perteno que esta sendo responsavel pela administrao deste imovel, e que pelo contrato de uso assim que eu reformar terei trinta dias para desoculpar este apartamento. pergunto se h alguma forma de adquirir este apartamento ou compra-lo.
    aguardo resposta em meu e-mail
    obrigado


  • fernanda disse:    ( 28.02.2011 às 23:43 )

    BOA NOITE, MEU IRMO ALUGOU UM COMODO EM GUARULHOS SEM CONTRATO, FICOU DESEMPREGADO E ATRASOU 5 MESES, UM DIA CHEGOU EM CASA E O DONO DA CASA HAVIA TROCADO O CADEADO E FICOU COM OS MVEIS. MEU IRMO CONSEGUIU OUTRO EMPREGO, FICOU NA CASA DOS AMIGOS DE FAVOR, E COMEOU A ACERTAR OS ALUGUIS, AGORA ELE ALUGOU UMA CASA E S FALTA R$ 190,00 PARA ACERTAR, O DONO DISSE QUE NO VAI DEVOLVER ENQUANTO ELE NO PAGAR S QUE OS MVEIS ESTO PARA FORA MOLHANDO, O QUE FAZER ENTO?
    MESMO ELE PAGANDO OS ALUGUEIS ATRASADOS O DONO NO DEIXOU ELE VOLTATAR NEM RETIRAR OS MVEIS.
    OBRIGADA BOA NOITE.


  • GENESIO PAES disse:    ( 26.02.2011 às 22:58 )

    boa noite, comprei um imovel pela CEF e a escritura ainda no saiu muito embora j comeei a pagar a parcela mensal, gostaria de saber se o ex propietario deve me passar o imovel antes de receber o valor restante da caixa que corresponde a 90% do imovel ou se a partir do momento que assinamos o contrato ele j deve me repassar as chaves, desde j agradeo a resposta


  • Diego Fortes disse:    ( 02.12.2010 às 9:31 )

    Ola, estou tentando alugar um imovel, e a imobiliaria pediu um imovel calo. Gostaria de tirar algumas dvidas sobre isso.
    A escritura do imovel que sera usado com calo tem que ficar na imobiliaria?
    Muito obrigado pela ateo.


  • Maria disse:    ( 29.11.2010 às 20:33 )

    Tenho uma casa herdada de meu pai, nela mora um inquilino h mais de vinte anos. A casa tem mais de 100 anos e queriamos derruba-la e construir uma nova. Que passos temos que dar.


  • disse:    ( 29.11.2010 às 17:18 )

    Eu aluguei um apartamento atravs do ZAP, administrado pela REIS PRINCIPE e estou com inmeros problemas como vazamentos (muitos), mofo, cupim no armario, nos pontos de iluminao, janelas e portas com as ferragens agarrando, etc problemas que no constavam no laudo que eu assinei antes de usar. O conttrato eu fechei no dia 1 de outubro, isso tem quase dois meses e a adm no resolve.O que eu posso fazer?


  • eliana G. M. Cremoneze disse:    ( 22.11.2010 às 16:30 )

    Boa tarde!
    tenho um apto que comprei ainda na planta fazem 8 meses e j deu uma otima valorizada, paguei apenas a entrada, algumas parcelas e algumas anuais, mas quero vender este apto e s quero receber o que ja paguei e a valorizao.
    Encontrei uma pessoa que possue 2 terrenos que juntos daria o valor total do que ja paguei no apto, quero saber como devo proceder quanto a documentaes para efetuarmos a troca do apto pelos terreno.
    Obrigado!!!!


  • Maria Helena Rodrigues disse:    ( 20.11.2010 às 13:09 )

    tenho um cliente que esta com 02 meses de aluguel vencido, gostaria de saber se cobra cada mes a multa de 10% por cento, ou se cobro 20% de multa, sendo 10% de cada Mes.


  • Juarez Fernandes disse:    ( 18.11.2010 às 15:58 )

    Boa tarde,Seria possivel tirar esta duvida que creio muitas pessoas passam por isso ou desejam algo . Meu primo tem um imovel financiado pela caixa,este deixou de pagar a 3 anos.eu posso assumir este financiamento..digo comprar ja que ele abandonou o imovel.


  • rosane disse:    ( 16.11.2010 às 21:04 )

    Oi, tudo bem! estou precisando com urgencia tirar algumas dvidas. Moro de aluguel a quatro anos sempre paguei o aluguel em dia, mas quando viemos morar estava em mau condies, ento resolvemos reform-la mas o dono nunca quiz que decontasse no aluguel colocamos tintae varias outras coisas, fora nossa mo de obra, agora que est toda reformada ele quer aumentar o aluguel ou ento diz que quer vender a casa, moramos em quatro pessoas eu meu marido e tenho dois filhos um de 10 anos e o outro de 5 anos, quero saber quais so os nossos direitos.desde j agradeo!


  • luis henrique disse:    ( 03.11.2010 às 12:00 )

    por favor, peo ajuda na seguinte situao: deixei um imovel ha 1 mes, foram feitas a vistoria e a quitaao das ultimas pendencias. O proprietario disse q n iria realizar abatimento do cheque cauo pois ele devolveria o valor integral. Ja se passaram 30 dias e ele ainda n realizou o deposito. Como devo proceder judicialmente?


  • Enivaldo disse:    ( 26.10.2010 às 18:16 )

    boa tarde Katia
    a situao essa moro com minha mae a mais de 25 ano em uma casa de aluguel
    sendo que fao todas as manutenes, eu tenho alguma desconto ou direito sobre o imovel?


  • Persia disse:    ( 18.10.2010 às 19:01 )

    Boa Noite,

    GOstaria de saber se existe alguma lei onde o ex proprietario tem 90 dias para ficar na casa ? depois que ja recebeu do banco nao fizemos contrato ainda fao antes dela receber o dinheiro no banco ??


  • ANA PAULA disse:    ( 07.10.2010 às 13:57 )

    O contrato de locao do apartamento que eluguei, venceu em julho deste ano, mas o proprietrio nao se manifestou sobre a renovao do mesmo.
    No contrato nao h nada que diz respeito renovao e sim quanto ao trmino no mesmo, que se dava em julho e que tnhamos que sair do imvel, mas como nao houve manifestao alguma, continuamos morando, pagando devidamente todos os alugueres.
    Agora preciso me mudar em novembro ou dezembro, pois comprei um imvel.
    Tenho que pagar alguma multa de resciso? Como devo fazer o aviso de sada do imvel?
    Obrigada,
    Ana


  • Paulo disse:    ( 04.10.2010 às 8:32 )

    ol D. Katia
    Encontramos um documento de registro no CRECI da 9 regio daqui sobre um terreno q meu pai comprou e quitou h 20 anos. H 10 anos procurei o escritrio do corretor e no existia mais.Procurei informaes sobre ele no CRECI e s me deram o novo endereo dizendo que ele no atua mais devido a ilegalidades. Esta semana(02/08/10) fui ao endereo que consta no documento e achei o local do terreno desocupado. Me passaram informaes de que sem-terras tinha ocupado a rea s que o governo desapropiou e deixou um algum tomando conta da rea. No sei se este ilegal ou no. Gostaria de saber como fao para tomar posse deste terreno?


  • alex disse:    ( 29.09.2010 às 15:50 )

    Oi boa tarde, Gostaria de saber como fasso para financiar um imvel que j est financiado, moro nesta casa 2 anos e gostaria de compra-la, s que ela est financiada em nome do proprietrio.

    Grato!!!


  • Vanessa disse:    ( 28.09.2010 às 14:02 )

    Boa tarde!
    A manuteno do imvel alugado de responsabilidade do locador ou do locatrio?
    Pode ser alterado no contrato a clusula informando que a responsabilidade da manuteno do locatrio?


  • Juarez Fernandes disse:    ( 27.09.2010 às 15:27 )

    Boa tarde Dra.Katia.seria possivel me tirar uma duvida ?agradeo antecipadamente.Meu irmao comprou um apart pela caixa.apos anos pagando este imovel sofreu abalo na estrutura que ja foi reformado todo etc.porem durante a obra ele deixou de pagar a caixa!.Eu posso refinanciar para mim este ,digo ir na caixa e financiar o apart.para mim. gratro

    juarez


  • robelio lucio de jesus disse:    ( 23.09.2010 às 3:51 )

    meu contrato foi emitido, em 10/09/2005 sendo que tenho reajustes anuais, mais com termino em 10/09/2007 dessa data do fim do contrato ate hoje no ouve outro contrato, agora a imobiliaria me chama para um acerto,se continuar ela pode modificar , e almentar o valor sem entendimento entre as partes,sendo que avia dito que no era presiso faser outro contrato, quando venceu, em 2007, e se o fiser como seria? se eu ficar mais um ano,e possivel me dar um almento que ela queira, ou e abusivo qual meu dever ja que paguei todos reajustes anuais?


  • Bela disse:    ( 20.09.2010 às 23:09 )

    o gesso da cozinha do meu apartamento caiu. J moro nesse apartamento h 3 anos. De quem a responsabilidade do conserto do gesso, meu ou do proprietrio?


  • disse:    ( 18.09.2010 às 18:48 )

    Estou regularizando a planta de um imvel para obter financiamento pela CAIXA, j paguei uma Engenheira e uma Arquiteta que elaboraram a planta e a enviaram para a prefeitura, o imposto da casa j vem com a metragem inclusa no valor h dez anos.
    Achei que fosse um processo simples pela casa apenas no ter planta, mas j pagar IPTU com a metragem certa, mas h dois meses no obtenho resposta alguma da prefeitura. Isso comum? Se no com que base posso argumentar com a prefeitura?

    Muito Obrigado.
    Fabrcio.


  • eliezer disse:    ( 16.09.2010 às 11:56 )

    ola, queria saber se uma casa sem escritura, pode ser alugada… mesmo sendo uma imobiliaria que alugue?


  • Sumaya disse:    ( 14.09.2010 às 13:02 )

    Tenho um terreno que est alugado e o contrato vence em Jan 2011. Porm, recebi uma oferta de permuta. Trocar esse terreno por duas casas. Nesse caso, o locatrio tem preferncia de compra?
    E se eu pedir para o locatrio desapropriar o terreno?


  • SILVIA M. DE FARIA disse:    ( 11.09.2010 às 16:42 )

    POR FAVOR TENHO MUITAS DUVIDAS, ME AJUDEM!MORO NESSE IMOVEL A 5 ANOS NUNCA ATRASEI MEU ALUGUEL E O ANTIGO DONO FEZ UM CONTRATO COMIGO DE 4 ANOS S QUE NAO FOI REGISTRADO EM CARTORIO, MAS TEM A ASSINATURA DELE DA ESPOSA E A MINHA. NESSE CONTRATO DIZ QUE POSSO MORAR POR 4 ANOS SERIA AT 2014, S QUE DE REPENTE SEM ME DIZER ABSOLUTAMENTE NADA O DONO VENDEU O IMOVEL, QDO FIQUEI SABENDO JA HAVIA VENDIDO, A NOVA DONA JA TROUXE O PAPEIS P EU ASSINAR CASO EU QUEIRA SAIR DA CASA. JA ASSINEI, S QUE EU DISSE A ELA QUE EU VOU ALUGAR A CASA.QUERO SABER SE O OUTRO CONTRATO VALE ALGO POIS NAO FOI REGISTRADO EM CARTORIO, E O FATO DO ANTIGO DONO NAO TER ME OFERIDO A CASA, ACARRETA ALGO, MESMO PQ NO CONTRATO DIZIA QUE SE ELE QUEBRASSE TERIA QUE ME PAGAR UM INDENIZAAO DE TRES MESES NO VALOR DO ALUGUEL, NAO PAGOU E FICOU POR ISSO MESMO.


  • Francisco Almeida disse:    ( 07.09.2010 às 12:24 )

    Amigos: qual o TEXTO da “clusula de vigncia”, para o caso de venda do imvel residencial ? A finalidade, garantir que o Inquilino possa permanecer no imvel at o final do contrato de 30 meses. Agradecido !!! Francisco.


  • cris dellano disse:    ( 31.08.2010 às 23:24 )

    Boa noite, gostaria de obter uma informao.Fiz um contrato de 30 meses no qual paguei todos em dia, sa do apt com a vistoria em OK;fui cobrada pelo corretor todos os dias 5 de cada ms,isso se fazia por telefone ora por inter-fone, achava super chato e errado pois era sempre por volta das 07:00 da manh.Bem mas a questo ,deixei deposito no valor de 3 alugueis, no qual na sada ele no me pagou no exato dia 5 nem to pouco me repassou os juros, ele me fez uma proposta de me pagar 1/3 do valor em duas vezes.A quem pertence os juros, se o dinheiro meu? Grata.


  • Cesar Roberto disse:    ( 28.08.2010 às 21:20 )

    fui casado no regime de comunhao parcial de bens no momento da sentena de separao o juiz deixou bem claro que existia um imovel comum a nos dois,so que agora quero vende-lo e minha exposa nao quer,como devo proceder dinte desta situao ate mesmo porque o imovel esta em outro municipio diferente do meu o qual e onde ela mora.posso constituir um advogado em meu municipio para que ele peticione para o juiz daquele municipio para obriga-la a cumprir a lei no que tange q metade do bem e meu e a outra e dela sendo assim ocorreria a venda,posso constituir o advogado em meu municipio e obter exito com a venda do imovel a qual ela se recusa a vende-lo?obrigado


  • fabiola disse:    ( 26.08.2010 às 12:30 )

    Ol , sou inuilina de um imovel e pago meus alugueis em dia , esse imovel est a venda e nos interessamos a compra- lo , mas somente teremos todo o dinheiro da entrada em maro do ano q vem, nossa cas esta anunciada em uma imobiliaria e agora surgem possiveis compradores , sou obrigada a mostrar a casa ? Isso no invaso de privacidade? Estou preocupada q esses possiveis compradores sejam bandidos , o q eu fao?


  • PAULO ribeiro disse:    ( 24.08.2010 às 18:12 )

    Minha irm se separou e uma chacara que possuia ficou pra meu cunhado. Ele no registrou o formal de partilha e vendeu o imovel e quer que ela assine escritura direto para o terceiro. Ser que ela vai ter problemas com o Imposto de Renda. O valor do imvel no atinge o limite de R$300.000,00. Se a Receita pegar ela quanto mais ou menos ter de pagar????


  • Evandro disse:    ( 23.08.2010 às 15:47 )

    Ol, gostaria de solucionar uma dvida que envolve o direito imobilirio no que tange a Compra e Venda de imveis. Minha dvida a seguinte: no sendo acordado por escrito entre as partes, o que fica e o que sai quando se compra um imvel usado?
    Por exemplo, portas, blindex, etc, fazem parte do imvel ou o vendedor poder retir-los sem comunicar ao comprador?
    Att,
    Evandro Leite.


  • paulo luiz disse:    ( 17.08.2010 às 8:39 )

    Na cpmpra de um imovel na planta:
    Aceito as condies de pagamento, parcelas etc, temos tbm um vlor a ser pago que a entrega das chaves, que por sua vez acaba sendo um valor maior. A entrega das chaves para o mes de 10/2010, Pergunto eu comprador:
    A obra esta em atraso com previsao de entrega para 02/2011, eu necessariamente tenho que pagar o valor de chaves no mes 10/2010.
    obrigada.


  • daniela disse:    ( 10.08.2010 às 21:49 )

    Ola, sou proprietaria de um imovel. Recentemente houve um problema de vazamento no mesmo e acordamos que o inquilino estaria providenciando o concerto, disso ja fazem 20 dias. Quanto tempo mais ele pode ficar segurando o aluguel vencido para descontar no que for gasto. Isso legal. Obrigada


  • gislaine disse:    ( 05.08.2010 às 13:12 )

    aluguei uma casa a 2 meses e gostaria de quebra do contrato ao comunicar me com a imobiliaria foi me passado que eu deveria pagar tres meses de aluguel por quebra de contrato mai eu nao tenho em maos uma copia do contrato onde diz que tenho que pagar multa ja que na locaao foi dito q na quebra de contrato seria cobrado apenas 120,00 reais. obrigada por enquanto


  • Angelita disse:    ( 04.08.2010 às 8:23 )

    preciso saber; minha me comprou uma casa h onze anos e a mesma financida pela caixa mas minha me j a terceira compradora do imovel o primeiro dono pede dinheiro e mora em outro estado como fazer para ele vir assinar e mais agora est separado o que fazer ?pode ser atrvs de uma procurao enviada de forum pra outro?


  • Luiz disse:    ( 01.08.2010 às 19:42 )

    Fui at uma imobiliaia e entreguei meu imovel para alugarem. J se passaram 6 meses e percebi que o inquilino esta “destruindo” meu imovel. No tenho o documento de vistoria, posso pedir a imobiliaria?
    E quando o inquilino desocupar meu imovel e no deixa-lo igual quando ocupou, o que devo fazer? J tive essa experiencia!!!
    Se caso o inquilino fazer um servio de reforma inferior, o que devo fazer??
    Att, Luiz


  • Adriana de Jesus Santos disse:    ( 25.07.2010 às 17:58 )

    Ol meu marido comprou um terreno ,mais esta muito ruim porque o valor das pacelas cada mes almenta de R$150,00 passou para R$170,00 ns no sabemos oque fazer mais ,,,,,,,,,,,,,,,me de uma ajuda………obrigada,,,


  • Sergio M. Junior disse:    ( 24.07.2010 às 21:41 )

    Gostaria de saber qual documento tem mais valor perante o recebimento de aluguel de um imvel comprado em quatro parcelas…O contrato de compromisso de compra e venda menciona que o Antigo dono continua recebendo pos alugueis,at a quitao total da divida, j a Escritura diz que o comprador ter a posse, dominio, jus e e todos os direitos a partir da transcrio da mesma…Alguem pode me responder??


  • meire disse:    ( 22.07.2010 às 23:08 )

    vendi minha casa pela imobilhiaria,com transao pela caixa ,e fas seis meses ,que a imobilhiaria esta enrolando ,podemos desistir sem pagar a multa,sendo que seria o prazo de trnta dias obrigado


  • Renato Oliveira disse:    ( 17.07.2010 às 19:26 )

    Bom dia,

    Gostaria de sanar uma dvida.

    Estou comprando um imovel e esta transao est sendo intermediada por uma imobiliaria credenciada no Creci. J dei um sinal bastante alto e agora surgiu uma questo sobre a idade avanada do imovel que dificultaria a tomada do financiamento necessario. Gostaria de saber mais sobre esta questo de imoveis de idade avanada e de saber se a imobiliria foi omissa neste quesito e deve se responsabilizar para o acerto da questo?

    Confesso que fiquei muito chateado e assustado com tudo isso… espero que vc possa me ajudar.

    Obrigado,

    Renato


  • Janete disse:    ( 14.07.2010 às 13:51 )

    Tenho um imovel e quero vender, mas tenho o nome no SPC, vou vender a vista.
    Ser que tem algum problema, quando for fazer a transferencia, por conta no nome restrito.
    desde ja agradeo.

    Janete


  • adriana disse:    ( 12.07.2010 às 21:46 )

    estou vendo uma casa de condominio fechado que na horizontal sendo que a que eu quero comprar a ultima casa e todas as casas tem a lavanderia no fundo da casa mais a ultima casa a lavanderia na frente gostaria de saber se posso fechar pelo fato das minhas coisas ficarem expostas para todo mundo,e no estarei tirando area de lazer de ningum ser que eu poderia estar fechando?…obrigada desde j.


  • maria grass disse:    ( 11.07.2010 às 8:23 )

    Bom Dia
    Tinha um apto na praia esse entrou no negocio para a compra de outro,foi feito uma procurao passando esse imovel para o comprador.So que no foi feito a escritura no nome dele,e veio a cobrana do IPTU pra mim,se ele no pagar o iptu fica meu nome como tivesse dividas? ou seja fico com nome sujo? ATT. MARIA


  • Cristina Oliveira disse:    ( 09.07.2010 às 13:30 )

    O ap onde moro meu. Foi financiado pela CEF. Quitei no final do ano passado, mas ainda no tenho escritura. Estou aguardando liberao de hipoteca. Legalmente, eu poderia financiar outro ap no mesmo prdio?

    Comprar imvel residencial para alugar um bom negcio?

    Alugar apartamento mobiliado para temporada bom negcio? Tem legislao especfica para o contrato?

    Estou pensando em comprar outro apartamento no prdio onde eu moro, mobili-lo e alugar quartos e vagas para moas. Isso permitido legalmente? Tem legislao especfica para os contratos com as “inquilinas”?


  • FERNANDO QUEIROZ disse:    ( 06.07.2010 às 18:26 )

    Gostaria de saber o seguinte, estou comprando o imvel que habito, a escritura foi assinada no dia 05.07.10, eu ainda tenho que pagar o aluguel que vence no dia 15.07.10.

    Aguardo uma resposta o mais breve possvel.

    Atenciosamente.

    Fernando Queiroz.


  • disse:    ( 04.07.2010 às 11:04 )

    Aluguei um imvel j advertindo ao proprietrio que no tenho costume de levar pouco tempo em um imvel. Falei com antecedncia que no tenho condies de suprir um aumento em menos de um ano.Passando os dois meses de aluguel, ele trouxe um contrato de seis meses pelo qual no aceitei e ainda no assinei.J completamos seis meses no aluguel e o proprietrio quer aumentar. correto a posio do proprietrio?


  • Claudio disse:    ( 29.06.2010 às 19:45 )

    Boa noite,
    Dei entrada na transferencia de averbao do meu imvel(foreiro) h cinco meses e at agora no saiu o resultado do processo. Gostaria de saber se h algum prazo a ser cumprido pela SPU e se posso tomar alguma providncia pra acelerar o processo. Desde j agradeo.


  • Patricia disse:    ( 24.06.2010 às 20:48 )

    Ol
    minha me possui um imvel, mas no nome do meu irmo e meu. gostaria de saber se posso fazer o contrato de aluguel no meu nome, ja tenho 18 anos.obg


  • Alessandro disse:    ( 21.06.2010 às 22:54 )

    Achei super estranho alguns comentrios acima de falta de manuteno de imvel locado pelo proprietrio do imvel. Sou eng de manuteno e digo que, pelo menos no meio comercial, isso no tem o menor cabimento. Ningum em s conscincia vai fazer um contrato de locao onde ele, o proprietrio, que tem que fazer a manuteno!! Quando se loca um imvel faz-se uma entrega, um relatrio fotogrfico, pe em contrato, etc., e o que mais for necessrio, para que quando da devoluo do imvel o inquilino seja obrigado a devolver exatamente da forma que recebeu…proprietrio reformar imvel locado…ah ah ah, s se isso estiver no contrato meu amigo, do contrrio o nus seu, ou vai querer morar num chiqueiro? Onde j se viu, o inquilino detona e devolve de qq jeito, faa-me o favor vai..


  • joao marcelino siqueira barreto do carmo disse:    ( 21.06.2010 às 17:04 )

    meu visinho construiu um primeiro andar e deixou meu quarto com as paredes laterais quebrada por fora no momento da obra um de seus operarios caiu na minha residencia ele colocou as telhas de qualquer jeito e ainda fez cimento dentro da casa para nivelar telhas e com a chuva que deu a casa parecia um rio a casa conjulgada ele poderia ter feito o primeiro andar colocado com a minha? o que eu devo fazer vesse caso? o outro visinho tambem fez um muro no em cima do meu muro e ainda derrubou meu tanque de lavar roupas tambem esta correto? so fui ver os estragos quando voltei a morar na residencia a casa estava alugada o que eu devo fazer


  • JHUMBERTO disse:    ( 18.06.2010 às 23:41 )

    QUERO TIRAR UMA DUVIDA.
    COMO TODO OS CONTRATOS SO ACIMA DE 30 MESES,USANDO 01(UM) ANO POSSO SAIR DO IMOVEL SEM PAGAR MULTAS DO CONTRATO?


  • gilda disse:    ( 17.06.2010 às 9:09 )

    locatario morando a mais de 01 ano obrigado a pintar a casa por causa de mofo ou o locador que tem que fazer?


  • val disse:    ( 14.06.2010 às 14:47 )

    comprei um terreno e tenho contrato de compre e venda so comprovante bancario de que fiz o pagamento na conta do proprietrio, como fao para ter a escritura do imovel?


  • getulio disse:    ( 12.06.2010 às 21:44 )

    gostaria de saber, qual o juro e multa, que eu possa cobrar do inqulino pelo atraso do aluguel.


  • AMANDA ALVES BOMFIM disse:    ( 12.06.2010 às 12:42 )

    OLA BOA TARDE GOSTARIA DE UMA INFORMAO:EU SOU SNDICA DE UM CONDOMINIO ONDE MORO, DAI TEM UM APARTAMENTO FECHADO S QUE TODO MES A PROPIETRIA S QUER FAZER O PAGAMENTO PARCIAL DO CONDOMINIO, DAI EU NO SEI OQ UE FAZER , POIS N SEI SE ELA OBRIGADA A PAGAR O VALOR INTEGRAL OU PARCIAL DO CONDOMINIO , POIS EU SEMPRE DIVIDO OS GASTOS CONTANDO COM ELA ,ME AJUDEM ATIRAR ESSA DUVIDA, POIS EU JA NO SEI O QUE FAO MUITO GRATA AMANDA AGUARDO A RESPOSTA


  • Salete R Souza disse:    ( 09.06.2010 às 15:31 )

    Comprei um terreno, e quando fui fazer a escritura o dono sendo um procurador no apresentou a certido de casamento, dos donos legitimos. Eu paguei todas as despesas da prefeitura. Ele com raiva desistiu do negocio.
    E agora quem paga as despesas?


  • JOANA disse:    ( 09.06.2010 às 6:27 )

    ESTOU FECHANDO UMA VENDA COM UM IMOVEL PEDIA P/ A COMPRADORA ME DAR 3 MESES ATE EU ARUMAR OUTRA E ELA SO QUER ME DAR 2 MESES AFINAL POR LEI QUANTO TEMPO EU POSSO CONTINUAR NO IMOVEL OBRIGADA joana


  • Sidney Oliveira disse:    ( 08.06.2010 às 23:23 )

    Em 2003,comprei um terreno da v da minha esposa,fizemos o contrato de compra e venda,que nos foi orientado pelo tabelio,o documento est todo reconhecido em cartrio,durante esse 7 anos construi minha casa sobre a casa da v de minha esposa e prometi que s iria tomar posse por completo do imovel,quando ela falecesse,dia 02/05/10 ela faleceu,j dei entrada no IPTU e na CODEN,para ter a escritura defitiva,porem agora uma das filhas desta senhora,quer uma parte do terreno alegando quere-lo como herana,pergunto,ela possui este direito uma vez que fiz a compra em vida a 7 anos atrs e tal documento possui assinatura tanto da senhora que faleceu quanto de seu esposo (separados na ocasio),tudo feito de comum acordo? Na epoca ela estava completamente lucida,bem como seu esposo que ainda est vivo…pergunto quais os meus direitos,e o que devo fazer?


  • marcia disse:    ( 27.05.2010 às 19:08 )

    estou vendendo meu apto e comprando uma casa , os dois e financiado , posso dar entrado todo junto?


  • PEDRO disse:    ( 27.05.2010 às 16:38 )

    Comprei uma casa financiada pela caixa, em janeiro de 2010, ja esta aparecendo defeitos como rachaduras, o vendedor no concerto, o que devo fazer para executa-lo para pagamentos dos danos.


  • Anailda disse:    ( 27.05.2010 às 0:38 )

    OL. ADQUIRI EM SETEMBRO DE 2006 UMA CASA RESIDENCIAL ATRAVS DE FINANCIAMENTO PELA CAIXA FEDERAL. PARA TAL FIM FORAM REALIZADOS TODOS OS TRAMITES LEGAIS EXIGIDOS PELA CEF PARA ASSINATURA DO CONTRATO. ACOMPANHEI A VISITA DO ENGENHEIRO AO IMVEL NA POCA DA VISTORIA E NO O VI FAZER QUALQUER ANOTAO OU CONSIDERAO. O ENTO ENGENHEIRO FEZ SUA VISTORIA EM NO MAIS QUE 5 MINUTOS. APS A AVALIAO SEGUIU-SE A ASSINATURA DO CONTRATO. MUDEI-ME PARA O REFERIDO IMVEM EM FEVEIRO DE 2007. OCORRE QUE NOS LTIMOS MESES O IMVEL VEM APRESENTANDO RACHADURAS EM DIVERSOS LUGARES, SALA, QUARTOS, COZINHA, BANHEIROS, REA DE SERVIO. EM FUNO DAS RACHADURAS, INCLUSIVE NO TETO – QUE DE GESSO – ESTOU DORMINDO NA SALA H PELO MENOS UNS TRS MESES. ENTREI EM CONTATO COM A CEF SOLICITANDO PROVIDNCIAS, UMA VEZ QUE PAGO UM SEGURO, OBRIGATRIO NOS CONTRATOS DE FINANCIAMENTO. DEI UMA OLHADA NO CONTRATO DE COMPRA E NELE CONSTA NA CLUSULA 21, QUE O SEGURO, NO COBRE O QUE ELE CHAMA DE “VCIOS DE CONSTRUO”. A SEGURADORA, ATRAVS DE UM TELEGRAMA, ASSEGURA QUE A CASA APRESENTA TAIS RACHADURAS EM FUNO DO ATERRO E DA UMIDADE, NEGANDO INCISIVAMENTE O PEDIDO DE PROVIDNCIAS, AFIRMANDO QUE O IMVEL NO APRESENTA RISCO DE DESMORONAMENTO. DIANTE DESSE IMPASSE GOSTARIA DE SABER QUAIS PROVIDNCIAS PODERIA TOMAR PARA NO FICAR COM O PREJUZO SOZINHA, VEZ QUE CONSIDERO A CLUSULA ACIMA MENCIONADA ABUSIVA, J QUE SE O MUTURIO NO CONCORDAR COM ESTA NO PODER ASSINAR O CONTRATO?


  • abel disse:    ( 26.05.2010 às 16:51 )

    vou viajar durante um ano, gostaria de emprestar meu apartamento par um conhecido, em troca ele pagaria o condominio as contas e eu retornaria a morar no ano seguite, pode dar problemas? tem algum tipo de contrato para esse caso?


  • Christina disse:    ( 25.05.2010 às 22:50 )

    Moro h 4 anos em um imvel alugado. Na ocasio da locao fizemos um “dpsito” de 3 meses do alugel.
    Agora, estou comprando, pela Caixa, um outro imvel.
    Gostaria de saber se tenho que pagar a multa? E como fica o valor do depsito? Tenho direito de receb-lo?

    Obrigada


  • zinete disse:    ( 25.05.2010 às 16:42 )

    minha inquilina esta em atraso 25 dias com o aluguel, o aluguel de 350,00.quanto devo cobrar por esses dias de atraso? posso cobrar juros por atraso?


  • THOMAS disse:    ( 10.05.2010 às 18:13 )

    ACABEI DE COMPRA UMA CASA FINANCIADA PELA CAIXA GOSTARIA DE SABER SE POSSO ALUGAR???
    EH SE O INQUILINO NAO ME PAGAR SE POSSO COBRA LO JUDICIALMENTE??


  • Dayana disse:    ( 05.05.2010 às 10:32 )

    Ol gostaria de saber se pra tirar uma casa que comprei do nome do vendedor necessrio fazer escritura, ou se apenas uma procurao resolve o problema, porque a escritura fica caro


  • Deize da Silva Pereira disse:    ( 03.05.2010 às 12:53 )

    TENHO UMA CASA ALUGADA PARA UMA IDOSA,O CONTRATO FOI FEITO DE UM ANO,SENDO QUE ESTE JA ACABOU,ELA JA ESTA MORANDO A MAIS DE 2 ANOS E VIVE ATRASANDO O ALUGUEL MAIS NAO FOI FEITO A RENOVAO DO CONTRATO. ELA MORA COM A FILHA E A IDOSA ALEGA QUE A FILHA GASTA TODO O SEU DINHEIRO.O QUE FAO NESTE CASO? POR ELA SER UMA IDOSA E NO TER MAIS CONTRATO.O QUE DIZ O ESTATUTO DO IDOSO.


  • Alessandra disse:    ( 30.04.2010 às 22:30 )

    estou comprando um imovel financiado e no estou dando nenhum sinal no negcio. Como o Banco que ir financiar no inclui a clasula que me assegura o prazo do proprietrio desocupar o imvel, gostaria de saber como eu poderia proceder para me assegurar quanto ao tempo que ele me entregaria as chaves? Devo fazer um `contrato parte para isto? Se sim, seria registrado em Cartrio? O proprietrio solicitou 30 dias aps o recebimento do valor pelo Banco. Isto legal?


  • Vivian disse:    ( 27.04.2010 às 12:53 )

    Moro em um prdio de 3 andares. Os apartamentos de fundos do 1 andar, tem uma rea externa, que segundo a Sndica pertence ao prdio, porm a mesma est anexada ao apartamento. O novo morador, resolveu instalar uma churrasqueira e chuveiro, dizendo ser de sua propriedade a rea, podendo fazer ele o que bem entender. Onde consigo informaes sobre a metragem do prdio, para saber se realmente essa rea pertence ao condomnio ou ao apartamento dele. E tb gostaria de saber se permitido a instalao dessa churrasqueira, uma vez que ir incomodar todos os vizinhos com a sujeira e fumaa sada dela. Fico noo aguardo. Muito obrigada.


  • Augusto Neto disse:    ( 25.04.2010 às 10:56 )

    Uma amiga pretende alugar uma casa mas, como a proprietria da mesma ainda insiste em fiador, essa mesma amiga far esse papel j que dona de um imvel na cidade de SP.
    Minha amiga me pediu que o contrato de locao seja feito em meu nome e por isso eu gostaria de saber se existe alguma implicao negativa caso eu aceite oq ela me pede.
    Eu posso alugar mais de um imvel em meu nome?
    Tenho receio de emprestar meu nome a ela e depois ter dificuldades para alugar um imvel pra mim.
    Obrigado.


  • gabriel disse:    ( 23.04.2010 às 9:01 )

    Sempre que vou pagar o aluguel tenho dificuldades em encontrar o procurador do locador. Ele nunca est no escritorio onde ficou determinado o pagamento, ou ele me pede que deixe o cheque em sua residencia que me trar o recibo, e eu sou obrigado a ficar fazendo prova por escrito de que estou procurando por ele, com assinatura de porteiros. Agora ele est doente, no hospital, e fiz dois pagamentos na conta bancaria dele, sem obter os recibos. Posso pedir a resciso do contrato de locao com multa, por estar sendo obrigado a sair do imovel em razo desses transtornos?


  • Rodrigo Pires disse:    ( 20.04.2010 às 13:35 )

    Moro em Campinas e em julho de 2007 aluguei uma casa com contrato de 30 meses pela imobiliria. O contrato venceu em janeirode2010 e renovou-se automaticamente. Eu fiz uma proposta ao dono do imvel e estou comprando a casa. A imobiliria na qual o imvel est alugado quer que o dono pague os 6% de comisso e no deixou que o dono cancelasse o contrato de aluguel. Est no meu contrato que caso eu venha comprar a casa, a comisso deve ser paga. Isso legal? Pois, eles no fizeram nada em relao compra da casa para que tenham direito a comisso. Eles foram contratados apenas para administrar a locao do imvel.


  • pedrina disse:    ( 14.04.2010 às 18:01 )

    Aluguei minha casa sem bater contrato, e a inquilina saiu e disse que no vai pagar as contas de gua e luz, o que fao? por eu no ter batido o contrato ele tem o dever de pagar as contas. Me ajudem no sem o que fao.


  • mitiko sakaue disse:    ( 24.03.2010 às 19:54 )

    tenho um cliente que vendeu um terreno…o comprador comprou parcelado mas, quando chegou num valor de 80% ja pagos o comprador nao pagou mais pelo fato do vendedor nao ter enviado as promissrias que ja estavam pagas, conclusao o vendedor quer receber a importancia com juros e correcao monetria, destes 20% restante,o total do imvel foi de 70.000,00reais e faltaram 10mil reais,mas o vendedor nao quer os dez mil ele quer 35.mil, certo calcular tudo isso de juros??,mas tem um porem o comprador est vendendo o imvel por um valor maior e o vendedor quer receber a diferenca do que ele vendeu, sendo que nao tem nada a ver… porque o comprador fez varios comercios e benfeitorias no terreno, qual atitude devemos tomar quanto ao vendedor… certo o vendedor cobrar uma coisa que ja nao pertence a ele? ou correto ele cobrar somente o valor devido com juros nao abusivos?por favor me oriente… obrigada desde ja.


  • disse:    ( 24.03.2010 às 14:12 )

    Boa tarde Katia Peperaio,moro num apto. de aluguel, ele foi vendido, foi me dada a preferncia,por um valor x,no respondi porque o valor estava alto.Isso aconteceu a quatro anos,nunca mais ouvi falar da venda, continuei pagando o aluguel para a imobiliria.Agora que receb uma carta da imobiliria informando de que no administra mais o imvel e que devo pagar os alugueis para uma pessoa cujo nome consta na carta.Peguei uma cpia do registro do imvel e descobri que ele foi vendido a mais de um ano(um ano e meio),e por um valor 25% a menos do que me foi oferecido.Bom como recorrer se o contrato de locao no est registrado junto ao registro do imvel,e de que adiantaria estar registrado se foi escondida a venda e passou mais de um ano?O que posso fazer para amenizar essa grande safadeza de que fui vtima?Agora vem um novo proprietrio pedindo para eu desocupar o imvel em 30 dias.A imobiliria, a proprietria ou o novo proprietrio, no deveriem ter me notificado a venda em at 90 dias?E pode vender o imvel por um valor bem menor depois de mais de dois anos que me ofereceram?Estou indignada com a atitude da imobiliria da qual tenho um contrato, pago rigorosamente em dia e pelo que sei depois do contrato vencido, ele continua valendo por tempo indeterminado.Mais indignada ainda do novo proprietrio receber meu aluguel por mais de um ano e tudo vai ficar por isso mesmo?L aqui na internet, que se o imvel vendido e o novo proprietrio ficar recebendo o aluguel, ele deve respeitar o prazo de 36 meses para poder pedir o imvel.Isso procede?Onde posso adquirir essa afirmao para apresentar a um adgogado?Muito obrigada e aguardo sua resposta, por favor no meu e-mail.Devo afirmar que tudo que aqui declatei tenho como provar.Se possvel gostaria de um advogado para se for o caso abrir um possvel processo.


  • correa disse:    ( 23.03.2010 às 15:56 )

    quero comprar uma casa ou apartamento ja financiado assumir prestaao no rio de janeiro ou baixada fluminense boa tarde


  • disse:    ( 17.03.2010 às 15:54 )

    Bem, tenho uma grande dvida, minha casa e terreno so herana do meu avo, ele tem a matricula registrada do cart.reg.de imoveis, isso tem mais de 30 anos,este imovel no tem escritura, a minha duvida , por ele no ter escritura porisso nunca pagamos iptu nesse tempo todo? Ou o que est errado? Como corrigir Aguardo retorno. Obrigada.


  • diogo pinheiro disse:    ( 17.03.2010 às 13:37 )

    em novembro de 2009 paguei antecipado um calao equivalente a um mes para comear a morar num apartamento a partir de fevereiro de 2010 em fortaleza. mas quando cheguei para morar em fortaleza a proprietaria havia deixado meu apartamento alugado pra outra pessoa, ela me pediu alguns dias para poder desocupar e me passar o apartamento. durante mais de um mes fiquei em outro apartamento da mesma proprietaria inclusive paguei o mes de aluguel. mas a proprietaria nao quer me dar o contrato que nos assinamos com duas testemunhas e ainda nao desocupou o apartamento q eu havia combinado anteriormente.
    quero saber se pelo fato de ter pagado o calao e um mes de aluguel, se posso entar na justia ou pequenas causas caso a proprietaria desista da locao?
    eu nao quero ganhar nenhum direito, s quero o direito de ficar no apartamento q aluguei.
    caso ela desista de me alugar o q tenho direito? indenizao? quanto? posso exigir q eu fique no outro apartamento dela pelo mesmo valor estipulado no primeiro?
    muito obrigado


  • diogo disse:    ( 17.03.2010 às 10:58 )

    em novembro de 2009 paguei antecipado um calao de um mes para comear a morar num apartamento a partir de fevereiro de 2010. mas quando cheguei para morar em fortaleza a proprietaria havia deixado meu apartamento alugado pra outra pessoa, ela me pediu alguns dias para poder desocupar e me passar o apartamento. durante mais de um mes fiquei em outro apartamento da mesma proprietaria inclusive paguei o mes de aluguel. mas a proprietaria nao quer me dar o contrato e ainda nao desocupou o apartamento q eu havia combinado anteriormente.
    quero saber se pelo fato de ter pagado o calao e um mes de aluguel, se posso entar na justia ou pequenas causas caso a proprietaria desista da locao?
    eu nao quero ganhar nenhum direito, s quero o direito de ficar no apartamento q aluguei.
    caso ela desista de me alugar o q tenho direito? indenizao? quanto? posso exigir q eu fique no outro apartamento dela pelo mesmo valor estipulado no primeiro?


  • vania disse:    ( 16.03.2010 às 15:59 )

    Pela nova lei, qual o prazo mnimo do contrato. 30 ou 12 meses??


  • neide soares disse:    ( 06.03.2010 às 2:45 )

    moro em uma casa a 8 anos so fiz o primeiro contrato que e renovado a cada 30 meses . sempre foi renovado nunca precisei me preocupar pois o proprietario sempre renovou ,porem sempre fiz as reformas de manuteno pois o imovel e muito antigo e esta sempre com problemas, agora com as chuvas deu vazamento perdir os moveis do quarto . comuniquei a ele que me autorizou a fazer o servio. mais meu contrato estava para vencer e arrumei .porem agora ele me pediu o imovel dando prazo de 30 dias nao entendir ,sendo que ele sempre renovou o contrato .mais acho que 30 dias e pouco para arrumar outro imovel ,o que devo fazer? ele poderia ter me dito que no ia mais renovar o contrato que quando vencesse era para eu desocupar . me sentir desprotejida sendo que sempre fui uma boa inquilina pago sempre em dia , o que devo fazer ?por favor me responda gratos neide


  • ROBERTO disse:    ( 04.03.2010 às 15:15 )

    RECEBI DA DONA DO AP UM AVISO POR ESCRITO PARA DESOCUPAR O AP, POIS ELA QUER VENDER O MESMO, S QUE ME DEU 30 DIAS PARA DESOCUPAR O IMVEL E ME LEVOU O DOCUMENTO PARA EU ASSINAR COM DATA RETROATIVA, OU SEJA FALTADO APENAS 8 DIAS PARA EU ME ORGANIZAR E ACHAR OUTRO LOCAL.ELA NO RESPEITOU A DATA MINIMA QUE DE TRINTA DIAS ANTES DO VENCIMENTO DO CONTRATO A SOLICITAO DE DESOCUPAO DO IMOVEL.
    A DONA AGORA ESTA ME PRECIONANDO PARA EU ASSINAR O DOCUMENTO.
    O QUE DEVO FAZER?


  • disse:    ( 24.02.2010 às 11:19 )

    Sou locatario de um imovel comercial a mais de 15 anos e o contrato da data da locao. Esse imovel foi herdado e os herdeiros continuaram com o mesmo contrato. Agora um dos herdeiros comprou a parte dos outros. Recebi da imobiliaria a notcia de que na data do trmino do cotrato o aluguel ser reajustado em 130% e caso no aceite devo desocupar o mesmo. Isso est correto?


  • ivani de almeida disse:    ( 19.02.2010 às 15:56 )

    ALUGUEI MINHA CS VERBALMENTE E A PESSOA NAO PAGA E SE NEGA SAIR O QUE DV FAZER?


  • ciro gomes disse:    ( 17.02.2010 às 21:42 )

    oi como eu fao para alugar o um apa como eu posso fazer isso ta , vc podeemi ajudar ta gostaria dea lugar um apa em sobradinho01 brasilia vcs tem algo para mi ofereser


  • disse:    ( 12.02.2010 às 10:15 )

    Moro em uma casa a 5 anos , desde o inicio tivemos problema com vazamento no telhado , falamos com o dono da casa , ele sempre falou que ia arrumar, mais nunca fez nada , com esses dias de chuva um dos quartos tem um vazamento no gesso e esta caindo, notificamos e at agora no foi tomada nenhuma resoluco e meus moveis do quarto esto estragando , que devo fazer , pois pago meu aluguel em dia. grata


  • Marcelo Crocelli. disse:    ( 12.02.2010 às 1:05 )

    Sou Administrador de imveis e gostaria de ter um guia completo sobre a Nova Lei do Inquilinato, como devo fazer???? E minha grande duvida como devo proceder para fazer uma ao de despejo com esta nova Lei e se consegue que seja rpido mesmo?????


  • rose disse:    ( 10.02.2010 às 19:51 )

    gostaria de saber quais documentos devo ter em mos ,pois comprei uma casa em uma imobiliaria j paguei 50% do valor da casa e o restante estou pagando em prestaoes e o nico documento q tenho uma xerox de comprovante da entrada e das parcelas e consta apenas o endereo da casa.estou super arrependida pois acho q fui passada para trs como devo agir,e tem mais deram um prazo de entrega da casa e a dona nem sabia desse prazo um rolo s !!! no sei como agir e tenho medo de perder o que j paguei e se devo continuar pagando as prestaoes da casa me ajudem por favor estou desesperada e p da vida com aqueles enganadores …no mundo mundo dificil encontrar pessoas em que se pode confiar !


  • Dani disse:    ( 05.02.2010 às 14:04 )

    Aluguei um imvel a principio sem nenhum estado de conservao adequado, pintura da fachada predial toda desbotada (com mais de 4 anos sem pintura nenhuma).
    Diante disso o proprietrio diz que sou obrigada a pagar quaisquer taxas extras que venham a incidir sobre o imvel. No caso como eu aluguei o apto cujo predio encontravam-se nessas disposioes justo que eu pague por essa manuteno predial?


  • casio disse:    ( 24.01.2010 às 21:24 )

    moro em uma casa onde tenho irmaos como herdeiros e a mulher do meu pai que nao minha me de sangue, meu pai faleceu, eu moro na casa, eu tenho que pagar aluguel para eles, eu nao posso pagar o aluguel o juiz vai me despejar? como lido com isso?
    obirgado.


  • Tatiana F. disse:    ( 19.01.2010 às 19:43 )

    Comprei um apto de 2 dorms na planta por 94 mil, agora q está pra ser entregue seu valor é de 104 mil.Não poderei ficar com o imóvel pois meus planos mudaram e vou sair da cidade, tenho uns 5 mil pagos da entrada, posso vender nas chaves?


  • tatiana disse:    ( 19.01.2010 às 13:21 )

    Bom dia!tenho uma duvida moro numa casa de aluguel,ha oito meses e o proprietario não fez contrato o valor do aluguel era de 250reais e ele almentou o valor para trezentos reais depois de 4 meses, dei 500 de deposito e no mes seguinte paguei o valor normal do aluguel gostaria de saber se esse 500 é valido como dois mese de aluguel ,tenho direito a ficar os dois ultimo mese sem pagar ?


  • Marlise Mertz disse:    ( 19.01.2010 às 10:41 )

    Oi!!!
    Bom dia, estou com um problema, aluguei um apartamento com contrato de 30 meses, faz algum tempo que tenho cachorros e agora os tacos estão caindo, quando enttrei se percebia tacos soltos mas morando se percebe que tem muitos tacos soltos e muita sugeira embaixo, mas o maior problema estava no banheiro teve vazamento e vazou no vizinho de baixo, a proprietária manda sempre uma pessoa que mexe nas miunhas coisas conseguiu até quebrar a boca do meu fogão. Então por isto o vizinho fez a obra, e descobrimos que o vazamento erra de esgoto onde esta mesma pessoa fez a reforma e cerrou o cano do esgoto. Por fim estou querendo sair pois os tacos estão criando fungos e meus cachorros estão com alergia, mas querem cobrar a multa para quebra de contrato. O que eu posso fazer?
    obrigado.


  • Neuci disse:    ( 14.01.2010 às 22:56 )

    Tenho um imovel comercial alugado para uma pizzaria, o inquilino esta solicitando que eu de manutenção (pintura) nas paredes laterais, esta dizendo que tem bolor devido ao periodo de chuva. Tenho obrigação de fazer isso ou é responsabilidade dele? pois quando aluguei o mesmo estava em perfeita condições de uso.
    Aguardo retorno.
    Att.
    Neuci Golfe Andreazzi


  • Abadia Regina disse:    ( 10.01.2010 às 23:01 )

    Ola moro numa casa que aluguei sem contrato so verbalmente so que a casa tem varios defeitos orriveis que a proprietaria ficou de ver quando aluguei e foi por isso que aluguei ela ficou de ver os defeitos para repara-los depois pois ela alegava estar sem condiçoes na epoca que aluguei e ate agora não foi feito nada mais ela quer aumentar o aluguel ate ai tudo bem mais o problema é que ela quer um almento de 30% no aluguel e os defeitos que tem na casa pode me dar muitos problemas por exemplo tem mais 2 casas no fundo e o esgoto das lavanderias delas caiem na minha casa a ceú livre e a fiação dos padroes das casas passam por dentro da minha sem proteção nenhuma as caixas de energia estão abertas atras e estão dentro da casa onde moro fora outras coisas,quero saber se ela pode aumentar o aluguel tanto assim e quais são os meus direitos perante estes defeitos PS:preciso de uma resposta pois quero sentar e conversar com a proprietaria logo.


  • cleuza disse:    ( 07.01.2010 às 22:14 )

    moro numa casa de a luguel so que a gora em fevereiro vemce o a luguem a dona da casa que a casa a sim que vencer nao que me da nenhum meis pra rumar outra casa qua o meu direito de quilinata


  • lori disse:    ( 07.01.2010 às 13:56 )

    oi,moro em um imovel alugado, a 3 anos,nao fizemos contrato escrito nenhum,e quendo aluguei o dono me falou que eu ficaria o tempo que eu quisesse,a alguns dias ele me falou que precisaria da casa, e pediu para mim sair,nao estipulou prazos, por lei quanto tempo tenho para desocupar,e a esposa dele fica o tempo todo encomodando e precionando pra quando vou sair de la, e outra coisa, quando aluguei a casa paguei 1 mes adiantado, agora quando eu sair o ultimo mes , tenho que pagar alugue?desde ja abrigada


  • osmair alves de chaves disse:    ( 11.12.2009 às 9:23 )

    tenho uma casa de aluguel um idosa mora nela a 12 anos no qual seu genrro e quem locol para ela e paga os aluqueis durante 11 anos nao cobrei nenhum aumento quando cobrei a 2 anos atras começou as encrencas no inicio de 2009 fiz outra casa do lado dessa dei preferencia a ela por se tratar de uma casa menor nao quiz sendo assim nao houve como eu reformar a qual ela mora. hoje eles estao me obrigando a reformar esta casa sem ela desocupar a casa nao tenho como reformar .tem que trocar o telhado e o forro nenhum pedreiro e carpinteiro quer tocar a obra com uma idosa dentro de casa . com provavel causa de risco


  • Wallace Alvim disse:    ( 11.12.2009 às 4:32 )

    Olá, gostaria de avisá-los que a foto publicada na matéria é minha (encontra-se nesse link http://66.249.128.93/showthread.php?t=378802 ) e ficaria agradecido se puderem dar o devido crédito. Wallace Alvim. Obrigado.


  • Andna Paula disse:    ( 10.12.2009 às 20:43 )

    Comprei um apto com um inquilino dentro, o prazo venceu em novembro, e ele não quer sair e diz que só entrega o apto no final de fevereiro/2010. Estou desesperada, disse a ele que entraria com judicial e ele respondeu que se fosse assim teria + 6 meses e que ninguem o tira de lá. Quero saber até que ponto ele tem esse direito ou se posso ter meu apto de imediato? ja tentei tudo com conversa amigável e estou precisando do apto urgente. O que faço por favor?


  • Adriana disse:    ( 10.12.2009 às 15:55 )

    Tenho uma duvida
    Aluguei um imóvel comercial por contrato por 12 (doze) meses, so que a inquilina não esta utlizando o imovel, o mesmo continua fechado, alem disso a mesma paga tds os alugueis com atraso. O imóvel fechado esta me causando grande transtorno pois fica abaixo de minha casa, e por se tratar de um local nobre do comercio, ambulantes ficam parados em frete a ele, impedindo assim ate mesma a minha entrada em casa. Pergunto- posso solicitar a rescissão deste contrato e reaver a posse do imóvel? Pois ja estudei o despejo e se ela “purga a mora” continuara no imóvel, certo?


  • Daniela disse:    ( 08.12.2009 às 10:28 )

    Quero morar sozinha…Porém estou com nome sujo me impossibilitando de alugar por meio de seguro fiança e não tenho ninguem q possa ser meu fiador.
    Então o que resta é a loçação por meio de depósito(caução).

    Mesmo sendo por depósito eles analisam o histórico de quem está pretendendo alugar?

    Como estou com nome sujo consigo alugar por depósito ou não?


  • CLEONI LUZIA DE AZEVÊDO disse:    ( 06.12.2009 às 22:58 )

    preciso vender uma casa mais esta alugada por um ano por motivo de doença da minha mãe precisamos vender para gastar o dinheiro com a mesma já ofereci a casa a pessoa que mora e mesma não pode comprar o que faço para vender e não pagar multa como posso agir nesta situação peço ajuda a senhora doutora e tambem um tipo de documento que possar exitir para provar que a mesma não quer comprar o imovel minha mãe precisa se tratar não tem condições de pagar o jeito e vender o que tem a inquilina disse que eu teria que pagar multa isto procede, obrigada atenciosamente cleonice.


  • MARIA DE LOURDES SILVA disse:    ( 06.12.2009 às 18:41 )

    Meu inquilino saiu do imovel com 04 para meses para vencer o Contrato e ainda deixou 02 meses de aluguel vencimendo + 04 de condominio como devo proceder para recuperar este prejuiso


  • PAT disse:    ( 03.12.2009 às 11:45 )

    Olá, gostaria de saber como funciona as fichas para análise. Eu mandei uma, no final da tarde de um dia me falaram que precisavam de tais documentos e no dia seguinte de manhã já tinham outras duas fichas na minha frente, sendo que não tive nem tempo de providenciar a documentação que disseram estar faltando.É assim mesmo???


  • nair aparecida fernandes de lima disse:    ( 02.12.2009 às 19:04 )

    gostria de perguntar a Doutora me ajudasse como proceder comprei um imovel a vista e esta alugado ,foi oferecido a locataria (igreja) porem esta nao qer desocupar , como proceder?


  • Gabriella disse:    ( 25.11.2009 às 16:42 )

    Alugo um apartamento há 6 anos e meu contrato já venceu há mais de 2. Recebi uma carta da administradora me pedindo para sair em 60 dias, isto é em meados de janeiro.
    Me parece, sem ter certeza, de que ela quer o apartamento para o neto morar.
    60 dias neste período de festas é muito pouco, considerando que não posso pagar o preço médio de um apartamento de 2 quartos. Preciso procurar muito para achar algo decente para mim e minha filha de 4 anos. Ainda por cima estou em processo de pensão alimentícia e aguardo uma resposta sobre uma bolsa de estudos para minha filha.
    O que posso fazer para prolongar este prazo até, ao menos, abril?

    Muito obrigada,
    Gabriella


  • francisco disse:    ( 24.11.2009 às 21:39 )

    gostaria de perguntar a ilustre advogada o seguinte : acabei de entregar um apto no qual residi por mais de 3 anos , já peguei o recibo de entrega de chaves mas a proprietária se recusa a fazer a recisÃO DO CONTRATO mediante eu apresentar as contas de luz e gás pagas e ainda pagar a faxina que ela fez no imovel. eu sou obrigado a isso?
    pois o novo morador ao passar aluz e gás pro nome dele não implicará em débitos anteriores , pois pretendo pagar estas contas só masi tarde. atenciosamente francisco


  • Andrea disse:    ( 24.11.2009 às 20:09 )

    Tenho uma casa conjugada com meu cunhado mas ele não tem como comprar minha parte pois a casa não esta com a documentação em dia.Porem pensamos em ele compra uma financiada pela caixa e me passar. Existe algum documento que possamos fazer dele assumindo todas as responsabilidades de pagar esta casa e eu deveria ja passar a minha parte para ele? o que devo fazer…….me ajude??


  • Andreia disse:    ( 24.11.2009 às 19:57 )

    Eu moro em uma casa a 2 anos, desde a primeira semana comecei a ter problemas com a dona do imovel, nos ultimos 6 meses comecei a ter problemas financeiros e eventualmente eu atraso o aluguel, mas nunca passa de 20 dias o atraso e sempre faço o deposito com juros.
    Ela esta ameaçando entrar com uma acao de despejo (o atraso é a desculpa que ela queria para que eu saisse) ela pode fazer isso? Ela entrando com essa acao como funciona? eu preciso ser notificada? posso recorrer quando for notificada? quanto tempo demora esse tipo de acao?


  • Lula Ribeiro disse:    ( 24.11.2009 às 14:02 )

    temos contrato até janeiro de 2010 mas o proprietario disse que irá vender o ape. Temos que sair exatamente em janeiro ou temos algum tempo para acharmos ape?


  • Marcela disse:    ( 23.11.2009 às 23:20 )

    ola, moro em uma casa alugada a 8 anos, e agora a proprietaria pediu a casa, o nosso contrato vai até 12/12/2009,fizemos um contrato apenas de seis meses, gostaria de saber pelo o tempo que tenho na casa, se ainda posso ficar tres meses a mais sem desocupar enquanto arrumo outra para morar, ou se tem que sair logo.


  • jurema fraga da silva disse:    ( 23.11.2009 às 21:40 )

    em 1994 fiz um financiamento de um apto pela caixa economica federal em 2002 passei esse financiamento com um contrato de gaveta,tudo registrado em cartorio e agora estou sem saber como fazer para passar definitivamente o imovel para a nome da compradora ou seja a atual compradora.



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia

encontre seu imóvel




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel